Diamantina – MG, Parque do Biribiri, Cachoeiras, Dicas

Receba nossas dicas e novidades

Diamantina Biribiri cachoeiras MG

Diamantina – MG, Parque do Biribiri, Cachoeiras, Dicas

Parque Estadual do Biribiri

O Estado de Minas Gerais, é um dos maiores do Brasil e possui um privilegiado santuário ecológico de biodiversidade da Mata Atlântica. Ao norte de Minas, a cerca de 300 km da capital Belo Horizonte está situada Diamantina. A cidade, faz parte da maior rota turística do país – a Estrada Real. Diamantina preserva um belo centro histórico. A natureza que cerca o lugar guarda boas surpresas, com belezas naturais encantadoras. O parque Estadual do Biribiri é uma atração à parte nessa região.

o que fazer em Diamantina Minas Gerais

No complexo da Serra do Espinhaço, a pouco mais de 20 km do centro da cidade, o turista encontra uma das principais atrações da região – o Parque Estadual do Biribiri. Com uma área de 16.998,66 hectares, o local abriga uma rica mata nativa que é composta por cerrado, matas de galeria e campos rupestres.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Diamantina Biribiri cachoeiras MG

A região possui bela fauna, infelizmente, (assim como em diversas outras regiões do país) muitos dos seus elementos estão ameaçados de extinção – onças-pardas, suçuaranas, tamanduás-bandeira, jaguatiricas e lobos-guará, também podem ser encontradas no parque.

Diamantina Biribiri cachoeiras MG o que fazer pontos turísticos

Contudo, os atrativos que mais seduzem os turistas que vem em busca da natureza, são realmente as belas Cachoeiras da Sentinela e Cristais, além da bucólica Vila do Biribiri.

Cachoeira da Sentinela

Diamantina Biribiri Cachoeiras MG cachoeira mais bonita do Brasil pontos turísticos

Cachoeira da Sentinela

Cachoeira da Sentinela é perfeita para adultos e crianças, pelo fato de não possuir grandes dificuldades no acesso. Possui várias quedas d’água, que variam entre 1 a 5 metros de altura, formando jacuzzis naturais e poços de água quentinha e cristalina, que convidam a um banho relaxante. Da entrada do parque, até à Cachoeira da Sentinela são apenas 7 km. A estrada de acesso é de terra, mas está bem sinalizada.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Diamantina Biribiri Cachoeiras MG cachoeira mais bonita do Brasil pontos turísticos o que fazer

Vila do Biribiri

Vila do Biribiri, é também conhecida popularmente como “vila fantasma”. Começou a ser construída no ano de 1876, por Dom João Antônio dos Santos, para abrigar os funcionários da fábrica de tecidos. Infelizmente, anos mais tarde com o encerramento das atividades da fábrica, a vila acabou perdendo seus moradores.

Em 1998, o vilarejo foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) – atualmente abriga 30 moradias, uma população de cinco pessoas, dois restaurantes com estrutura simples que servem bebidas geladas e pratos mineiros, uma igreja colonial do século 19 que abriga um relógio doado pela Coroa Portuguesa, uma escola e um clube desativados.

Diamantina Biribiri cachoeiras MG

Com uma atmosfera serena e bucólica, o lugar foi escolhido para a gravação do filme “A Hora é a Vez”, de Augusto Matraga e da novela Chica da Silva, de Walcyr Carrasco. O nome Biribiri, vem de origem tupi-guarani e significa buraco fundo.

“Não se adquiria riqueza, nem nada. Mas, também não tinha confusão, não tinha briga, perseguição, não tinha nada. Comer, trabalhar, dormir, jogar futebol, dançar, namorar e pronto” – Gilson de Oliveira (antigo morador de Biribiri.)

Cachoeira dos Cristais

Diamantina Biribiri cachoeiras MG

A cerca de 13 km da portaria do parque, depois da Cachoeira da Sentinela e antes da Vila do Biribiri, o visitante encontra a linda Cachoeira dos Cristais. O acesso é muito fácil, contudo, o banho aqui, não é indicado para crianças, devido à profundidade e ao maior volume de água. A Cachoeira dos Cristais, possui duas quedas d’água e poços de água cristalina que formam piscinas naturais belíssimas. Local excelente para banho e mergulhos refrescantes.

Diamantina Biribiri cachoeiras MG cidade histórica pontos turísticos

Informações úteis

O parque funciona todos os dias das 9h às 18h e a entrada é gratuita. Evite levar objetos de valor que chamem atenção, ou deixá-los visíveis dentro do carro. Segundo informações de alguns moradores locais, já ocorreram casos de objetos furtados por lá.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Diamantina Biribiri cachoeiras MG

Os restaurantes e bares da Vila do Biribiri, não aceitam pagamentos com cartão de crédito, só dinheiro. Não se esqueça de levar calçado confortável, traje de banho, protetor solar e repelente. Nas cachoeiras, não existem lanchonetes, portanto, leve bebidas e lanches e a sacolinha para recolher o seu lixo. A melhor época para visitar o Parque do Biribiri, é nos meses de seca, ou seja, de abril a outubro.

Onde ficar em Diamantina

Em Diamantina ficamos hospedados no Pouso da Chica, uma pousada em estilo colonial, super charmosa e bem decorada. A localização é ótima, fica próxima aos pontos turísticos e a apenas 100 metros de distância da principal praça do centro histórico. Os quartos dos chalés, são confortáveis e arejados. No café da manhã o Pouso da Chica oferece: frutas, sucos, pão de queijo quentinho, biscoitos e bolos frescos. Saiba mais sobre a Pousada: Clique aqui!

Como ir de Belo Horizonte ao Parque Estadual do Biribiri

Diamantina Biribiri cachoeiras MG

Para chegar ao Parque Estadual do Biribiri, a partir de Belo Horizonte, basta seguir a BR 040 no sentido Brasília – acessar a BR 259 até Curvelo – seguir pela BR 367, sentido Diamantina/Couto de Magalhães de Minas. Chegando no trevo de acesso, ao bairro Cidade Nova, seguir pela Avenida Geraldo Edson do Nascimento, até o número 600, onde fica localizada a portaria do parque. Distância de Belo Horizonte: 290 Km (aproximadamente)

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o Parque Estadual do Biribiri? Compartilhe!

Share
Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É Empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!