O que fazer em Piranhas – AL

Receba nossas dicas e novidades

Piranhas o que fazer

O que fazer em Piranhas – AL

Piranhas – dos caminhos do Imperador à Rota do Cangaço

Poucos conhecem ainda a interessante cidade de Piranhas, no estado de Alagoas. Apesar do nome temerário, a cidade não tem nada de ameaçadora ou violenta – muito ao contrário. Como a maioria das pequenas cidades do interior nordestino, Piranhas possui uma população para lá de acolhedora e um ritmo de vida calmo e simples do sertão.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

O que fazer em Piranhas Alagoas sertão rio São Francisco pontos turísticos férias dicas nordeste

Amanhecendo em Piranhas – cenário apaixonante, a partir do Mirante Secular

Onde ficar em Piranhas

Em nossa estadia na cidade, tivemos uma grata experiência no Hotel Pedra do Sino. A propriedade é super bem localizada e abriga uma estrutura muito confortável. O hotel possui um visual maravilhoso para o Rio São Francisco, além disso fica próximo ao Centro Histórico. Saiba mais sobre a hospedagem (aqui). Contudo, existem outras opções com excelente custo-benefício, com é o caso da Pousada O Imperador, Pousada Bonita, Hotel São Francisco, Pousada Porto de Piranhas, Pousada Sol Nascente e ainda mais em conta existe o Hostel Velho Chico. Uma vez que a região é carente de alojamentos, não deixe de fazer sua reserva com antecedência, através do site Booking. com. Reservar com desconto (aqui).

Piranhas o que fazer

A cidade “Lapinha do Sertão” foi recanto preferido do grande seresteiro Altemar Dutra

Para quem não sabe, a cidade é porta de entrada para aqueles que desejam fazer a Rota do Cangaço. As saídas para o passeio, são feitas de barco, a partir do Cais de Piranhas, percorrendo cerca de 12 quilômetros pelo leito do Rio São Francisco.

o que fazer em Piranhas Alagoas nordeste sertão pontos turísticos Brasil férias dicas viagem

Em 1859, Piranhas foi uma das cidades visitadas pelo Imperador D. Pedro II

Veja o post completo sobre a Rota, aqui. Vale lembrar que, o lugar é ótima opção de pernoite para quem quer conhecer o paradisíaco Cânion do Xingó, por exemplo. Confira o post completo com dicas e fotos sobre o Cânion, aqui.

o que fazer em Piranhas Alagoas sertão nordeste Brasil férias dicas viagem, pontos turísticos

Piranhas é uma das mais tradicionais cidades históricas do sertão nordestino, peculiar e pacata, mas ao mesmo tempo transparecendo um pouco da cultura dos sertanistas que ali viviam, já há quase dois séculos. Em 2003, a cidade foi tombada pelo IPHAN e recebeu o título de Patrimônio Histórico Nacional.

o que fazer em Piranhas Alagoas sertão nordeste Brasil turismo dicas férias viagem pontos turísticos

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

o que fazer em Piranhas Alagoas Brasil nordeste sertão viagem dicas férias

A charmosa “Lapinha do Sertão”, apelido carinhoso que ganhou de D. Pedro II, já serviu de cenário para vários filmes que se tornaram famosos no mundo inteiro, como: “Bye Bye Brasil” de Cacá Diegues (1979) e “Baile Perfumado” (1997) de Lírio Ferreira e Paulo Caldas. Em Piranhas, também foram rodadas as cena das novela de época “Cordel Encantado” e a minissérie “As Brasileiras – o Anjo de Alagoas”.

o que fazer Piranhas Alagoas cidades históricas nordeste sertão Brasil pontos turísticos

Mirante Secular

Um ponto que se destaca na cidade colonial, é o Mirante Secular. Uma formação piramidal, erguida no século XIX, que funcionava como um pequeno farol para os barcos que realizavam a travessia do “Velho Chico”.

Se você estiver em dia com os exercícios físicos, e disposto a aguentar um sol que pode queimar a 40°C, suba até o monumento pelas escadarias, mas já aviso, são 387 degraus. Contudo, se bater a preguiça ou, por outro lado, a comodidade, é possível chegar até lá de carro. Rende belas fotos!

O que fazer Piranhas Alagoas sertão cidade histórica nordeste Brasil pontos turísticos dicas viagem hotel

Peças originais – Museu do Sertão

A cidade guarda a história do Rei do Cangaço e seu bando. Peças, objetos, armas e roupas da época dos cangaçeiros foram recuperadas e hoje se acumulam na própria Piranhas, no célebre Museu do Cangaço. Murais e cordéis, contam a história de todo o movimento ao longo da década de 30, e reconstroem o reinado de Lampião e tantos outros cangaceiros que habitaram a região.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

O que fazer em Piranhas Alagoas sertão nordeste Brasil turismo cidade histórica

A antiga Estação Ferroviária abriga o Museu do Sertão

Um dos destaque fica por conta da famosa foto do bando de Lampião, exposta como troféu – existente em vários livros escolares e de história, a foto original encontra-se no museu e foi tirada, na verdade, nas escadarias da prefeitura da cidade de Piranhas, em 1938. Veja a foto, aqui.

o que fazer Piranhas Alagoas cidade histórica sertão rio São Francisco

Os objetos do museu mostram ainda trechos e passagens da vida simples dos cangaceiros – um pouco diferente dos românticos livros , esplendorosas novelas e séries criadas, a partir da história de Lampião e seus seguidores.

o que fazer Piranhas Alagoas sertão nordeste Brasil rio São Francisco

Para melhorar o cenário de época, o museu ainda fica na antiga Estação Ferroviária – uma atração à parte, com as bonitas portas e arcos. Funciona de terça a domingo, das 8h às 17 – entrada R$ 2.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Torre do Relógio

o que fazer Piranhas Alagoas

Torre do Relógio da Estação (1879)

Em frente ao museu, a Torre do Relógio da estação de trens ainda brilha, com seu carrilhão inglês operando, firme e forte, no interior do edifício, datado do ano de 1879. Para turistas, um pequeno café dentro da torre serve bebidas e pequenos quitutes, para matar a fome ao longo da visita. Aberto das 15h às 21h.

Centro de Exposição & Cultural de Artesanato

Próximo ao Museu do Sertão e à Torre do Relógio está situado, o Centro de Exposição & Cultural de Artesanato. Aqui, o turista encontra belas peças de artesanato regional, como: estatuetas de São Francisco, Lampião e Maria Bonita.

o que fazer em Piranhas Alagoas artesanato pontos turísticos cidades históricas férias viagem dicas

Lindas peças de artesanato regional – Centro De Exposição & Cultural De Artesanato

Outro destaque da feira, são os móveis feitos com pedaços de madeira. Para quem pretende fazer umas comprinhas, a dica é ir prevenido com dinheiro, o lugar não aceita pagamento com cartão de débito ou crédito. Em Piranhas, existe apenas um caixa eletrônico do Banco do Brasil. O mercado funciona de quarta a domingo, das 10h às 17h.

Praça do Centro Histórico

o que fazer em Piranhas Alagoas nordeste sertão passeio dicas viagem Brasil

Aos finais de semana, no centrinho histórico, às margens do rio São Francisco, grupos de músicos locais, apresentam seus tradicionais espetáculos de forró ao vivo. É também na mesma pracinha, que o visitante encontra alguns dos melhores restaurantes e bares da cidade, com um cardápio variado de comidas regionais e internacionais.

Onde comer bem em Piranhas

Onde comer bem em Piranhas o que fazer Alagoas nordeste sertão dicas viagem férias Brasil

Carne de sol, queijo coalho dourado e feijão tropeiro

Cachaçaria Altemar Dutra

Endereço: Praça Centro Histórico, Piranhas – Alagoas

Hotel Pedra do Sino

Endereço: Rua Alto do Mirante, 1600, Piranhas – Alagoas

Flor de Cactus

Endereço: Rua Alto do Mirante, 1600, Piranhas – Alagoas

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre Piranhas? Compartilhe com seus amigos! Obrigada e até +++

Share
Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É Empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!