O que fazer na Guarda do Embaú

Receba nossas dicas e novidades

O que fazer na Guarda do Embaú - Roteiro Turístico Guarda do Embaú - Pontos de Interesse - Melhores passeios - Dicas de Viagem - O que visitar

O que fazer na Guarda do Embaú

Santa Catarina: o que fazer na Guarda do Embaú

Localizada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a Guarda do Embaú apresenta uma variedade de paisagens espetaculares. O destino encontra-se no município de Palhoça (litoral de Santa Catarina), a 46 km ao sul de Florianópolis. Se é um amante da natureza, vai adorar os cenários surpreendentes da região, compostos por rios, praias, dunas, montanhas cobertas pela Mata Atlântica, animais silvestres e costões rochosos. Além disso, o vilarejo da Guarda é rústico e possui uma atmosfera de colônia de pescadores. O turismo e a pesca são os principais setores econômicos do balneário, que abriga aproximadamente 1000 moradores. Aqui, um roteiro turístico redondinho para você curtir um dos destinos mais surpreendentes do Sul do Brasil. Verifique abaixo o que fazer na Guarda do Embaú, onde dormir, onde comer bem, dentre outras dicas indispensáveis.

Onde dormir na Guarda do Embaú

Na Guarda do Embaú não existem hotéis e resorts luxuosos. A vila abriga alojamentos simples e aconchegantes com clima familiar. Na verdade, o luxo da Guarda fica por conta da natureza. Confira a seguir as pousadas bem localizadas com avaliações fantásticas:

Foto divulgação: Pousada Doce Mar – Guarda do Embaú – SC

Guarda Beach House: situada a pouco mais de 300 metros do Rio da Madre e da praia.

Pousada Doce Mar: a dois passos do mar e do Rio da Madre, próxima aos melhores restaurantes, bares e lojas de comércio local.

Moradas Dona Dalcema: localiza-se rua Candida Maria dos Santos, somente a um minuto a pé do Rio da Madre e do mar. No artigo completo você encontra mais opções de alojamentos. Veja (aqui).

Nota: as hospedagens da região têm uma taxa de ocupação alta durante as férias escolares, fins de semana e feriados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias garanta o seu quarto com antecedência através do Booking. Reservar com até 50% desconto.

Praias da região

Não por acaso a Guarda do Embaú está entre os nossos locais preferidos no Brasil. As paisagens da região são um espanto! O areal da Praia da Guarda do Embaú é extenso e as águas do mar excelentes para prática de surf.

Cenário paradisíaco da Prainha, um dos nossos recantos preferido na Guarda do Embaú – SC

O charmoso Rio da Madre, separa a vila da Guarda da praia do centro. O trajeto para chegar às suas areias pode ser feito a nado, de canoa guiada pelos nativos (R$ 4,00) ou por uma trilha leve de 5 minutos, que inicia junto à R. Candida Maria dos Santos, 48.

A Prainha e a Praia do Maço (nossas preferidas) são os lugares perfeitos para relaxar a dois. Ambas “selvagens”, acessíveis somente por trilhas ou barco. Não possuem qualquer tipo de infraestrutura. Por isso, se pretende passar o dia nelas, recomendamos levar lanche e bebidas.

A Praia da Pinheira e a Praia de Cima (vizinhas à Guarda do Embaú), oferecem uma boa infraestrutura de pousadas e casas de aluguel por temporada. Além disso, a Praia de Cima é super aconchegante e apresenta uma panorâmica incrível das ilhas e das praias ao redor. Os locais mencionados acima estão entre os melhores pontos turísticos da Guarda do Embaú e arredores.

Melhores trilhas

Para os trilheiros de plantão, o percurso entre as Praias da Pinheira e a Guarda do Embaú é imperdível! O trajeto de aproximadamente 10 km passa pela PrainhaVale da Utopia e Praia do Maço. Vá prevenido com água, chapéu, repelente e protetor solar!

A trilha que leva à famosa Pedra do Urubu rende fotos absolutamente deslumbrantes. O percurso inicia próximo à R. Candida Maria dos Santos, 48 – Guarda do Embaú, e dura cerca de 30 minutos (nível de esforço médio). Do alto do morro, é possível avistar a Baixada do Maciambú, Rio da Madre, Praia da Guarda do Embaú, Praia da Pinheira, Ilha dos Corais, Siriú, Praia da Gamboa, Garopaba, Paulo Lopes, etc. Sensacional!

A Ponta das Andorinhas é o local ideal para quem curte piscinas naturais. A trilha parte do canto sul da Praia de Cima. Além do banho relaxante durante o horário da maré baixa, os visitantes ainda podem apreciar a vista da Ponta do Papagaio e da parte sul da Ilha de Santa Catarina. Gostou das dicas sobre o que fazer na Guarda do Embaú? Salve o post nos favoritos!

Comer bem na Guarda do Embaú

A excelente gastronomia é um dos principais cartões de visita do litoral catarinense. A culinária mistura sabores da cozinha açoriana com traços indígenas, sobretudo nos temperos. Os pratos são especialmente dedicados aos que apreciam peixes e frutos do mar frescos.

Algumas das especialidades que mais se destacam: filé de peixe ao molho de camarão, tainha frita ou assada, pastel de berbigão, pirão de peixe, caldo de cana, ostra ao natural ou recheada, anchova, siri (casquinha, bolinho).

Até à data que escrevo este artigo, o melhor restaurante para comer na Guarda do Embaú é o Restaurante Big Bamboo, com excelente localização na R. Candida Maria dos Santos, 48. Fica a dica!

Quantos dias ficar na Guarda do Embaú

Quantos dias ficar na Guarda do Embaú? Programe-se para dispor de pelo menos 4 dias inteiros. A Guarda é linda e há muito o que ver e fazer tanto nela, quanto em seus arredores.

Melhor época para visitar a Guarda do Embaú

Pode-se visitar a região durante todo o ano. No entanto, se a intenção é curtir a natureza aproveitando os banhos de sol e mar, os meses ideais são de novembro a março (primavera-verão). É bom lembrar que o Réveillon e Carnaval são épocas mais agitadas no litoral catarinense e, por conta disso, existe um grande aumento no preço das hospedagens, passeios e restaurantes. Em breve mais artigos sobre o o estado de Santa Catarina. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !



Booking.com


*Gostou do post sobre o que fazer na Guarda do Embaú? Compartilhe!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Onde ficar na Praia do Rosa - Onde se hospedar na Praia do Rosa - Melhores hotéis na Praia do Rosa - Melhores Pousadas na Praia do Rosa -

Onde ficar na Praia do Rosa

Melhores Cachoeiras próximas a Marau - Cascatas em Marau - Cachoeiras mais bonitas em Marau - Dicas de Cachoeiras perto de Marau, RS - Parques de Cachoeiras

Cachoeiras próximas a Marau

Onde ficar em Garopaba - Onde se hospedar em Garopaba - Hotéis bem localizados em Garopaba - Melhores pousadas em Garopaba - Pousadas Baratas em Garopaba

Onde ficar em Garopaba

Onde ficar na Praia do Campeche - Onde se hospedar no Campeche - Hotéis bem localizados no Campeche - Melhores Pousadas - Hotéis baratos no Campeche

Onde ficar na Praia do Campeche

Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!