Escreva para pesquisar

Lugares mais bonitos do Sul do Brasil

Compartilhar

Dicas de viagem: visite os 10 lugares mais bonitos do Sul do Brasil

O Sul do Brasil compreende uma área territorial de 576 774,31 km², formada por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já tivemos o privilégio de viajar pelos três estados inúmeras vezes e afirmamos: eles possuem uma variedade de lindas paisagens naturais e não só! Acredite, quando o assunto é viagem a região sulina não decepciona. Muito pelo contrário, a quantidade de pontos turísticos é enorme. De cachoeiras a praias de sonho, o Sul do Brasil acolhe diversos locais para se encantar. Além disso, a gastronomia é rica e variada com forte influência das cozinhas portuguesa, alemã e italiana. O clima é subtropical e a melhor época para passeios ao ar livre vai de Outubro a Maio. Aqui, uma lista redondinha para os viajantes que desejam conhecer os lugares mais bonitos do Sul do Brasil.

1 – Cataratas do Iguaçu

As famosas Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das 7 maravilhas da natureza, estão entre os lugares mais bonitos do Sul do Brasil. O lado brasileiro das Cataratas encontra-se localizado em Foz do Iguaçu (Paraná), uma cidade trinacional que une Brasil, Paraguai e Argentina. Para desbravar o destino recomendamos reservar no mínimo 4 dias inteiros. Uma das melhores maneiras de chegar é através do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, situado a pouco mais de 10 km do parque. Além disso, a região abriga uma boa diversidade de hotéis e restaurantes. Confira (aqui) os melhores alojamentos para se hospedar em Foz.

2 – Guarda do Embaú

Localizada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a Guarda do Embaú apresenta uma variedade de paisagens espetaculares. O destino encontra-se no município de Palhoça (litoral de Santa Catarina), a 46 km ao sul de Florianópolis. Se é um amante da natureza, vai adorar os cenários surpreendentes da região, compostos por rios, praias, dunas, montanhas cobertas pela Mata Atlântica, animais silvestres e costões rochosos. Além disso, o vilarejo da Guarda é rústico e possui uma atmosfera de colônia de pescadores – charme total! Uma das formas mais práticas de chegar é através do Aeroporto Internacional de Florianópolis / Hercílio Luz (SC), situado a 50 minutos de carro da Guarda. Acesse o post completo e saiba o que ver e fazer por lá. Veja também: melhores hospedagens para ficar na Guarda do Embaú.

3 – Cânion Fortaleza

O exuberante Cânion Fortaleza fica no município de Cambará do Sul (Rio Grande do Sul), a pouco mais de 70 quilômetros da Praia de Torres e a 200 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre. Possui cerca de 7,5 km de extensão e seus paredões chegam a atingir mais de 800 metros de altura. As trilhas do Morro Fortaleza, Cachoeira do Tigre Preto e da Pedra do Segredo oferecem a vista mais espetacular da paisagem. O aeroporto mais próximo ao destino, é o Aeroporto Internacional de Porto Alegre, Salgado Filho. Saiba mais do Cânion Fortaleza no post completo. Veja preços de hotéis em Cambará do Sul no Booking. Continue lendo as nossas informações sobre os lugares mais bonitos do Sul do Brasil.

4 – Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche localiza-se em frente à Praia do Campeche, no litoral do estado de Santa Catarina. É um dos destinos mais deliciosos de Florianópolis. Apresenta gravuras rupestres, águas calmas e cristalinas cercadas por matas verdejantes e trilhas incríveis para explorar. É Tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). Ocupa uma área de 1500 metros de extensão de norte a sul e mais de 500 metros de leste a oeste. O acesso é feito de barco com saídas diárias desde as praias do Campeche, Armação e  Barra da Lagoa. Uma das formas mais práticas de chegar à região do Campeche, é através do Aeroporto Internacional de Florianópolis / Hercílio Luz (SC). Saiba mais sobre a ilha paradisíaca no artigo completo. Verifique também o post sobre onde dormir na Praia do Campeche.

5 – Cânion do Itaimbezinho

O Cânion do Itaimbezinho encontra-se no Parque Nacional dos Aparados da Serra, no município de Cambará do Sul (Rio Grande do Sul). É possível chegar à região utilizando estradas importantes até boa parte do caminho, como a BR-116 ou a BR-101, litorânea. O parque apresenta belas quedas d’água e corredeiras com cenários únicos e selvagens, proporcionando aos visitantes imagens inesquecíveis. Além disso, o Cânion do Itaimbezinho pode ser combinado a viagem ao Cânion Fortaleza. O aeroporto mais próximo ao destino, é o Aeroporto Internacional de Porto Alegre, Salgado Filho. Conheça mais do Itaimbezinho no post completoVeja preços de hotéis em Cambará do Sul no Booking.

6 – Morro da Igreja

O emblemático Morro da Igreja com 1.822 metros de altitude, localiza-se próximo à cidade de Urubici – região da Serra Catarinense. Está entre os pontos turísticos mais bonitos do Sul do Brasil. Além do Morro da Igreja, o destino apresenta outras atrações naturais fantásticas como: Cascata Véu de Noiva (cerca de 70 metros de altura), Cascata do Avencal, situada no Parque Cascata do Avencal e o Morro do Campestre, localizado na Fazenda Morro da Cruz. Um dos aeroportos mais próximos a Urubici, é o Aeroporto Internacional de Florianópolis / Hercílio Luz (SC). Confira o post completo e conheça mais da região. Veja preços de hotéis no Booking. Está gostando das dicas sobre os lugares mais bonitos do Sul do Brasil? Salve o post nos favoritos!

7 – Gramado e Canela

Dotadas de uma arquitetura e um ar europeu típicos, as cidades de Gramado e Canela atraem milhares de visitantes todos os anos, não apenas brasileiros, mas também estrangeiros. Encontram-se no coração da Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul). Ambos os destinos oferecem atrações para todos os gostos e idades. Aliás, Gramado e Canela são procuradas desde o requintado turista, até aventureiros dispostos a desbravar a inebriante natureza local. Uma das maneiras mais práticas de chegar à região, é através do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, Salgado Filho. Acesse o post completo e saiba mais sobre Gramado e Canela.  Veja preços de hotéis no em Gramado e Canela no Booking.

8 – Serra do Rio do Rastro

Lugares mais bonitos do Sul do Brasil - Melhores lugares do Sul do Brasil - Pontos Turísticos Atrações Turísticas - Dicas de Viagem - Pontos de Interesse

Considerada uma das estradas mais belas do mundo, a Serra do Rio do Rastro é também um dos principais cartões postais do estado de Santa Catarina. Encontra-se no topo da Serra Catarinense entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. Além dos belíssimos mirantes, a região também abriga lugares incríveis tais como: o Cânion da Ronda, Cânion das Laranjeiras, Cascata da Barrinha e o Cânion do Funil. O aeroporto mais próximo à Serra do Rio do Rastro, é o Aeroporto Internacional de Florianópolis / Hercílio Luz (SC). Veja preços de hotéis na Serra do Rio do Rastro no Booking.

9 – Serra do Mar

Foto divulgação: janelaparaomundo.com

Na lista dos lugares mais bonitos do Sul do Brasil, não poderia faltar a Serra do Mar. A travessia pela Serra do Mar foi classificada pelo jornal americano The Wall Street Journal como uma das três viagens ferroviárias mais bonitas do mundo. Já o jornal britânico The Guardian colocou a travessia entre as dez mais interessantes do planeta. O trajeto parte da Estação Ferroviária de Curitiba em direção à cidade histórica de Morretes, no litoral do Paraná. Durante o percurso, a cadeia de montanhas do Marumbi, a Cascata Véu da Noiva e a Ponte São João, saltam aos olhos dos turistas. Veja preços de hotéis no Booking.

10 – Salto Ventoso

O Parque do Salto Ventoso situa-se a pouco mais de 10 km do centro de Farroupilha, no estado do Rio Grande do Sul. O local abriga a Cascata do Salto Ventoso, eleita uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil. A famosa Cascata despenca de 55 metros de altura e escorre sobre uma gruta, formando uma cortina d’água simplesmente deslumbrante. A visita ao Parque do Salto Ventoso pode ser realizada em poucas horas. O destino encontra-se na região da Serra Gaúcha, possibilitando uma viagem combinada com outros destinos como Gramado e Canela. Saiba mais sobre o parque (aqui). Esperamos que tenha gostado das nossas informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre os lugares mais bonitos do Sul do Brasil? Compartilhe com seus amigos!

Tags::