Escreva para pesquisar

Compartilhar

Dicas de viagem: visite os 10 lugares mais bonitos do Sul do Brasil

O Sul do Brasil compreende uma área territorial de 576 774,31 km², formada por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já tivemos o privilégio de viajar pelos três estados inúmeras vezes e afirmamos: eles possuem uma variedade de lindas paisagens naturais, e não só! Acredite, quando o assunto é viagem a região sulina não decepciona. Muito pelo contrário, a quantidade de pontos turísticos é enorme. De cachoeiras a praias de sonho, o Sul do Brasil acolhe diversos locais para se encantar. Além disso, a gastronomia é rica e variada com forte influência das cozinhas portuguesa, alemã e italiana. O clima é subtropical e a melhor época para passeios ao ar livre vai de Outubro a Maio. Aqui, uma lista redondinha para os viajantes que desejam conhecer os lugares mais bonitos do Sul do Brasil. Confira abaixo os principais e melhores destinos para conhecer.  

1 – Cataratas do Iguaçu

lugares mais bonitos do Sul do Brasil

As famosas Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das 7 maravilhas da natureza, estão entre os lugares mais bonitos do Sul do Brasil. O lado brasileiro das Cataratas encontra-se localizado em Foz do Iguaçu (Paraná), uma cidade trinacional que une Brasil, Paraguai e Argentina.

Quantos dias ficar? Para desbravar o destino recomendamos reservar no mínimo 4 dias inteiros. Uma das melhores maneiras de chegar é através do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, situado a pouco mais de 10 km do parque.

Além disso, a região abriga uma boa diversidade de hotéis e restaurantes. As Cataratas do Iguaçu também estão entre os pontos turísticos mais visitados do Paraná e do Brasil. Confira o post hotéis bem localizados em Foz do Iguaçu.

2 – Guarda do Embaú

lugares mais bonitos do Sul do Brasil

Localizada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a Guarda do Embaú apresenta uma variedade de paisagens espetaculares. O destino encontra-se no município de Palhoça (litoral de Santa Catarina), a 46 km ao sul de Florianópolis. Se é um amante da natureza, vai adorar os cenários surpreendentes da região, compostos por rios, praias, dunas, montanhas cobertas pela Mata Atlântica, animais silvestres e costões rochosos. 

Além disso, o vilarejo da Guarda é rústico e possui uma atmosfera de colônia de pescadores – charme total! Uma das formas mais práticas de chegar é através do Aeroporto Internacional de Florianópolis / Hercílio Luz (SC), situado a 50 minutos de carro da Guarda.

Acesse o artigo completo sobre o que fazer na Guarda do Embaú e verifique os melhores passeios e dicas para o seu roteiro de viagem Aproveite e saiba também onde ficar na Guarda do Embaú

3 – Cânion Fortaleza

lugares mais bonitos do Sul do Brasil

O exuberante Cânion Fortaleza fica no município de Cambará do Sul (Rio Grande do Sul), a pouco mais de 70 quilômetros da Praia de Torres e a 200 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre. Possui cerca de 7,5 km de extensão e seus paredões chegam a atingir mais de 800 metros de altura.

As trilhas do Morro Fortaleza, Cachoeira do Tigre Preto e da Pedra do Segredo oferecem a vista mais espetacular da paisagem. O aeroporto mais próximo ao destino, é o Aeroporto Internacional de Porto Alegre, Salgado Filho.

Acesse o nosso guia sobre o que fazer no Cânion Fortaleza e confira as dicas das melhores atividades para fazer no parque, passeios, trilhas, cachoeiras e percursos pedestres. Continue lendo as nossas informações sobre os lugares mais bonitos do Sul do Brasil.

+ Veja preços de hotéis em Cambará do Sul no Booking.

4 – Ilha do Campeche

lugares mais bonitos do Sul do Brasil

A Ilha do Campeche localiza-se em frente à Praia do Campeche, no litoral do estado de Santa Catarina. É uma das ilhas mais bonitas de Florianópolis e do Sul do Brasil.

Apresenta gravuras rupestres, águas calmas e cristalinas cercadas por matas verdejantes e trilhas incríveis para explorar. É Tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). Ocupa uma área de 1500 metros de extensão de norte a sul e mais de 500 metros de leste a oeste.

O acesso é feito de barco com saídas diárias desde as praias do Campeche, Armação e Barra da Lagoa. Uma das formas mais práticas de chegar à região do Campeche, é através do Aeroporto Internacional de Florianópolis / Hercílio Luz (SC).

Veja o nosso roteiro turístico com o que fazer na ilha do Campeche. Buscando informações sobre os melhores hotéis para ficar na região? Verifique o post onde ficar na Praia do Campeche.

5 – Cânion do Itaimbezinho

O Cânion do Itaimbezinho encontra-se no Parque Nacional dos Aparados da Serra, no município de Cambará do Sul (Rio Grande do Sul). É possível chegar à região utilizando estradas importantes até boa parte do caminho, como a BR-116 ou a BR-101, litorânea.

O parque apresenta belas quedas d’água e corredeiras com cenários únicos e selvagens, proporcionando aos visitantes imagens inesquecíveis.

Além disso, o Cânion do Itaimbezinho pode ser combinado a viagem ao Cânion Fortaleza. O aeroporto mais próximo ao destino, é o Aeroporto Internacional de Porto Alegre, Salgado Filho.

Entre no nosso guia e confira as informações sobre os melhores programas, trilhas e pontos a visitar no parque. Saiba o que fazer em Aparados da Serra.

+ Veja preços de hotéis em Cambará do Sul no Booking.

6 – Morro da Igreja

O emblemático Morro da Igreja com 1.822 metros de altitude, localiza-se próximo à cidade de Urubici – região da Serra Catarinense. Está entre os pontos turísticos mais bonitos do Sul do Brasil.

Além do Morro da Igreja, o destino apresenta outras atrações naturais fantásticas como: Cascata Véu de Noiva (cerca de 70 metros de altura), Cascata do Avencal, situada no Parque Cascata do Avencal e o Morro do Campestre, localizado na Fazenda Morro da Cruz.

Um dos aeroportos mais próximos a Urubici, é o Aeroporto Internacional de Florianópolis / Hercílio Luz (SC). Confira o nosso roteiro de viagem sobre o que fazer na Serra Catarinense e descubra os melhores passeios para fazer na região de Urubici. Está gostando das dicas sobre os lugares mais bonitos do Sul do Brasil? Salve o post nos favoritos!

+ Veja preços de hotéis no Booking

7 – Gramado e Canela

Dotadas de uma arquitetura e um ar europeu típicos, as cidades de Gramado e Canela atraem milhares de visitantes todos os anos, não apenas brasileiros, mas também estrangeiros. Encontram-se no coração da Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul).

Ambos os destinos oferecem atrações para todos os gostos e idades. Aliás, Gramado e Canela são procuradas desde o requintado turista, até aventureiros dispostos a desbravar a inebriante natureza local. 

Uma das maneiras mais práticas de chegar à região, é através do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, Salgado Filho. Acesse o post o que fazer em Gramado e Canela e verifique os melhores pontos de interesse para conhecer, onde ficar hospedado e comer bem. 

Veja preços de hotéis no em Gramado e Canela no Booking.

8 – Serra do Rio do Rastro

Lugares mais bonitos do Sul do Brasil - Melhores lugares do Sul do Brasil - Pontos Turísticos Atrações Turísticas - Dicas de Viagem - Pontos de Interesse

Considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil e do mundo, a Serra do Rio do Rastro é também um dos principais lugares turísticos para conhecer no estado de Santa Catarina. O destino encontra-se no topo da Serra Catarinense, entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.

Além dos belíssimos mirantes, a região também abriga locais incríveis tais como: Cânion da Ronda, Cânion das Laranjeiras, Cascata da Barrinha e o Cânion do Funil. O aeroporto mais próximo à Serra do Rio do Rastro, é o Aeroporto Internacional de Florianópolis / Hercílio Luz (SC). Veja preços de hotéis na Serra do Rio do Rastro no Booking.

9 – Serra do Mar

Foto divulgação: janelaparaomundo.com

Na lista dos lugares mais bonitos do Sul do Brasil, não poderia faltar a Serra do Mar. A travessia pela Serra do Mar foi classificada pelo jornal americano The Wall Street Journal como uma das três viagens ferroviárias mais bonitas do mundo. Já o jornal britânico The Guardian colocou a travessia entre as dez mais interessantes do planeta.

O trajeto parte da Estação Ferroviária de Curitiba em direção à cidade histórica de Morretes, no litoral do Paraná. Durante o percurso, a cadeia de montanhas do Marumbi, a Cascata Véu da Noiva e a Ponte São João, saltam aos olhos dos turistas. Veja preços de hotéis no Booking.

+ Saiba o que fazer em Curitiba em 2 dias

10 – Salto Ventoso

O Parque do Salto Ventoso situa-se a pouco mais de 10 km do centro de Farroupilha, no estado do Rio Grande do Sul. O local abriga a Cascata do Salto Ventoso, eleita uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil.

A famosa Cascata despenca de 55 metros de altura e escorre sobre uma gruta, formando uma cortina d’água simplesmente deslumbrante.

A visita ao Parque do Salto Ventoso pode ser realizada em poucas horas. O destino encontra-se na região da Serra Gaúcha, possibilitando uma viagem combinada com outros destinos como Gramado e Canela.

Veja o nosso guia com dicas sobre o que fazer em Farroupilha e saiba mais. Esperamos que tenha gostado das nossas informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre os lugares mais bonitos do Sul do Brasil? Compartilhe com seus amigos!

Tags::

Você também vai gostar