Escreva para pesquisar

DESTINOS NACIONAIS Florianópolis Santa Catarina

O que fazer em Florianópolis

Compartilhar

Roteiro: O que fazer em Florianópolis – Santa Catarina

Neste roteiro selecionamos as melhores dicas sobre o que fazer em Florianópolis, uma das mais bonitas e curiosas capitais brasileiras. Com parte da cidade no continente e parte na Ilha de Santa Catarina, suas características de clima, vegetação, cultura e tradições são únicas não apenas na região, mas provavelmente em todo Brasil. Praias encantadoras, temperaturas quentes, boa gastronomia regional, diversão e dançar até o sol raiar. Se estes são os ingredientes para as suas férias de sonho, então Florianópolis é uma excelente escolha para a próxima temporada de Verão! Leia as nossas dicas e descubra os melhores pontos turísticos para visitar em Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. 

O que fazer na Ilha do Campeche - Como chegar - O que visitar no Campeche - Trilhas na Ilha do Campeche em Florianópolis - Santa Catarina

Como chegar a Florianópolis – SC

A cidade de Florianópolis situa-se na região Sul do Brasil, e é a capital do Estado de Santa Catarina.

Localizada a 695 km de São Paulo e a 1.135 km do Rio de Janeiro, a principal rota dos turistas para chegar a Florianópolis é por via aérea.

O aeroporto que serve a cidade e a região é o Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, localizado no Sul da Ilha, distante cerca de 12 km do Centro de Florianópolis.

Outros meios para chegar a Floripa são por via terrestre, em ônibus ou carro.

Quantos dias ficar em Florianópolis

Se o objetivo da sua viagem a Florianópolis é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias na cidade para compensar o deslocamento.

Agora se a ideia for passear e explorar com calma os lugares turísticos da ilha, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita. 

Roteiro: O que fazer em Florianópolis – SC: Melhores pontos turísticos

O que fazer na Ilha do Campeche - Como chegar - O que visitar no Campeche - Trilhas na Ilha do Campeche em Florianópolis - Santa Catarina

Florianópolis é uma ilha internacionalmente reconhecida como destino turístico de grande qualidade.

Conta com inúmeras praias de grande beleza natural, atrações históricas, bons restaurantes de gastronomia contemporânea  e hotéis confortáveis.

Para além das suas praias maravilhosas, Florianópolis também é conhecida pela intensidade e diversidade da sua vida noturna.

Desta maneira, em Floripa vai encontrar sempre formas de relaxar e se divertir, a qualquer altura do dia ou da noite!

1 – Hotel Boutique Quinta das Videiras

O que fazer em Santo Antônio de Lisboa - Pontos Turísticos em Santo Antônio de Lisboa - Pontos de Interesse em Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis

Hotel Boutique Quinta das Videiras / Divulgação

Localiza-se em plena Lagoa da Conceição, muito perto de algumas das melhores atrações de Florianópolis, como a Praia da Joaquina, Barra da Lagoa, Praia Mole, Praia da Galheta, dentre outras.

O Quinta das Videiras é um refúgio de tranquilidade no coração de Florianópolis e um dos hotéis boutique mais charmosos da Ilha. 

A unidade 5 estrelas está inserida num casarão de estilo português do século XIX e conta com apenas 11 suítes exclusivas.

A residência apresenta corredores com pé direito alto e vitrais coloridos que deixam a iluminação e o ambiente do hotel intimista e super elegante.

Os quartos dispõem de camas com dossel, enxoval Trussardi e amenities L’Occitane, ofurô de madeira, pantufas e roupão aveludado, além de uma varanda privada com vista panorâmica para a Lagoa da Conceição.

O café da manhã, à la carte, é servido diariamente das 8h às 12h e onde você preferir: no jardim à beira da piscina, no quarto ou no próprio Bistrô do hotel. Ideal para um fim de semana romântico.

Endereço: Hotel Boutique Quinta das Videiras, Rua Afonso Luís Borba, 113 – Lagoa da Conceição, 88062-040, Florianópolis – Santa Catarina, Brasil.

2 – IL Campanario Villaggio Resort

IL Campanario Villaggio Resort / Divulgação

O IL Campanario Villaggio Resort é, hoje, uma das principais opções de hospedagens em Florianópolis – SC.

A unidade ganhou este título com muito mérito, já que exibe uma estrutura completa: acomodações luxuosas com kitnet equipada e uma varanda privativa com vista sobre o mar, piscinas externas e piscina interna aquecida, saunas, espaço kids, áreas de lazer e serviços.

Localizado a apenas 2 minutos a pé da Praia de Jurerê Internacional, uma das praias mais famosas do Brasil, este Resort é destinado aos turistas que desejam descansar nas encantadoras praias do Norte da Ilha.

Além disso, O restaurante do Il Campanário Villagio Resort serve pratos da culinária contemporânea e o bar do hotel dispõe de bebidas e petiscos deliciosos.

Para maior comodidade, o complexo oferece parque de estacionamento privativo gratuito, serviço de Wi-Fi em todos os espaços, Spa e centro de bem-estar.

Endereço: IL Campanario Villaggio Resort, Avenida dos Búzios, 1760 – Jurerê Internacional, Florianópolis – Santa Catarina, 88053-301, Brasil

3 – Costão do Santinho All Inclusive

Costão do Santinho Resort Golf & Spa / Divulgação

É um Resort localizado em Florianópolis, e aposta no conceito All time, que proporciona as mais variadas opções de lazer para os hóspedes.

O Costão do Santinho Resort Golf & Spa, que está situado em plena Praia do Santinho, Florianópolis, oferece acomodações confortáveis e amplas áreas de lazer com vista panorâmica sobre o mar.

Nas proximidades do complexo ficam algumas das praias mais conhecidas de Santa Catarina, entre elas, as belíssimas Mole e a Joaquina, dois dos principais redutos de surfistas.

Os melhores atrativos dentro do Resort ficam por conta das piscinas ao ar livre e do Costão Spa.

Além disso, os restaurantes do hotel apresentam um menu contemporâneo, com deliciosos pratos da gastronomia brasileira, portuguesa, italiana e japonesa.

Há estacionamento privativo e serviço de Wi-Fi gratuitos. Hotel ideal para casais e famílias com crianças.

Endereço: Costão do Santinho Resort Golf & Spa, Praia do – Estr. Ver. Onildo Lemos, 2505 – Santinho, Florianópolis – Santa Catarina, 88058-700, Brasil

4 – WK Design Hotel Florianópolis

WK Design Hotel Florianópolis / Divulgação

No ranking dos melhores hotéis de Florianópolis, o WK Design Hotel merece posição de destaque. Sua decoração minimalista é incontestável e os hóspedes retribuem todo o conforto com as melhores notas em sites de turismo e reservas.

A seu favor também está a localização, em plena Rua Bocaiúva, paralela à Avenida Beira-Mar Norte, no centro de Florianópolis.

O Rooftop com piscina de borda infinita e vista panorâmica para o mar é, literalmente, um dos pontos altos deste sofisticado hotel 5 estrelas.

Além disso, a unidade dispõe de amplas acomodações equipadas com camas king size e enxovais Trousseau, amenities L’Occitane, roupões aveludados, frigobar e cafeteira Nespresso. 

O WK Design também conta com um restaurante de gastronomia contemporânea, salas de convenções e eventos, centro de fitness, estacionamento e Wi-Fi de alta velocidade. Para completar, Café da manhã excecional!

Endereço: WK Design Hotel Florianópolis, Rua Bocaiuva, 911 n/a, Centro de Florianópolis, Florianópolis, Santa Catarina, CEP 88015-530, Brasil

5 – Casa Mar Campeche

O que fazer em Florianópolis

Casa Mar Campeche / Divulgação

Todos os quartos são aconchegantes, cheios de luz e de bom gosto, em tons claros, e com varanda privada e redes de descanso.

A poucos metros da Casa Mar fica a Praia do Campeche, muito frequentada por surfistas e famílias por conta da grande disponibilidade de hospedagem.

A Praia do Campeche pode não ter o mar mais calminho de Floripa, mas a Casa Mar Campeche tem seguramente um dos ambientes mais tranquilos da ilha.

Além disso, importa referir que em frente à Praia do Campeche está localizada a Ilha do Campeche, um dos mais importantes sítios arqueológicos de Santa Catarina e, seguramente, uma das Ilhas mais bonitas do Sul do Brasil.

Na área externa da pousada encontra-se uma piscina, terraço para banhos de sol e um belo jardim tropical.

Para completar, bom atendimento por parte dos colaboradores e um excelente café da manhã incluso no valor da tarifa.

Endereço: Casa Mar Campeche, Condomínio Morada do Sol, n 24 – Campeche, Florianópolis – Santa Catarina, 88063-193 – Brasil

6 – Pousada dos Chás Hotel Boutique

O que fazer em Florianópolis

Pousada dos Chás Hotel Boutique / Divulgação

São apenas 4 apartamentos disponíveis para garantir a exclusividade e o atendimento personalizado aos hóspedes.

A mistura de decoração vintage com praia é perfeita, além do exótico jardim e toda a ambientação sofisticada.

O mar, inclusive, está pertinho e pode ser alcançado a menos de 5 minutos a pé da Pousada dos Chás

Como se isso não bastasse, a unidade ainda conta com uma piscina ao ar livre, espreguiçadeiras para banhos de sol e uma banheira de hidromassagem.

O buffet de café da manhã e o chá da tarde, com deliciosos quitutes caseiros, são momentos aguardados do dia.

Para completar, atendimento de ponta, estacionamento privado gratuito e Wi-Fi disponível em todos os ambientes.

Endereço: Pousada dos Chás Hotel Boutique, Rua Francisco Gouvêa, 54, Jurerê, Florianópolis, CEP 88053645, Brasil

7 – Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge

Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge / Divulgação

Localizada a 10 minutos da Praia do Campeche, a Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge garante sossego e exclusividade aos hóspedes.

A unidade dispõe de suítes aconchegantes e climatizadas, equipadas com mobiliário em madeira reciclada, cama king size, lençóis de fios egípcios, toalhas especiais, ofurô e rede de descanso na varanda.

Além disso, a Vila Tamarindo Eco Lodge prepara o café da manhã com uma atenção especial.

Pela manhã, os hóspedes podem degustar de uma grande variedade de produtos naturais e caseiros, especialmente frutas, compotas, bolos, pães e mel.

Na Vila Tamarindo irá encontrar uma agradável piscina ao ar livre, onde poderá nadar à sua vontade, além de poder tomar banhos de sol nas espreguiçadeiras ou relaxar no Spa e centro de bem-estar.

Fora isso, quem se hospeda nesta pousada pode ainda aproveitar com facilidade as melhores atrações turísticas do Sul da Ilha de Florianópolis: Ilha do Campeche, Morro das Pedras, Praia da Armação, Praia do Matadeiro, Praia do Pântano do Sul, Praia da Lagoinha do Leste, dentre outras.

Endereço: Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge, Avenida Campeche, 1836, Campeche, Florianópolis, CEP 88063-300, Santa Catarina, Brasil

8 – Palace Praia Hotel

Palace Praia Hotel / Divulgação

O Palace Praia Hotel oferece aos hóspedes uma boa relação preço/qualidade entre os hotéis espalhados pela região Norte da Ilha.

Isto porque: a qualidade apresentada é compatível com a dos outros hotéis da região e os preços cobrados costumam ser bem mais convidativos.

A unidade 4 estrelas possui localização privilegiada em Canasvieiras, com saída direta para a praia.

O Palace Praia Hotel disponibiliza acomodações amplas e confortáveis com uma varanda privativa e vista sobre o mar, cozinha equipada com micro-ondas e geladeira, ar condicionado split e Wi-Fi.

Na área de lazer, o hotel dispõe de uma piscina de borda infinita em frente à praia, banheira de hidromassagem e um lounge bar.

Para completar, existe estacionamento privado e o café da manhã servido no estilo buffet, está incluso no valor da tarifa.

Endereço: Palace Praia Hotel, Praça Republica do Libano,40, Canasvieiras, Florianópolis, CEP 88054-072, Santa Catarina, Brasil. 

9 – Praia da Lagoinha do Leste

O que fazer em Florianópolis

A Praia da Lagoinha do Leste é um dos tesouros mais bem escondidos de Florianópolis, localizada no lado leste do Sul da Ilha, entre as praias do Matadeiro e Pântano do Sul. 

De aspecto selvagem e paradisíaco, a Lagoinha do Leste possui um areal extenso rodeado por montanhas verdejantes, mar com ondulação forte, além de uma enorme lagoa, que dá o nome à praia.

Um dos principais atrativos da praia é o Morro da Coroa, um belo mirante natural a 400 metros de altitude, que oferece uma vista panorâmica espetacular da paisagem.

Local de visita obrigatória para quem gosta de praias desertas e que procura acima de tudo recarregar baterias longe do agito das grandes cidades.

Como ir à Praia da Lagoinha do Leste

Pode-se chegar à Praia da Lagoinha do Leste caminhando pelas trilhas ou de barco.

Trilhas

Há duas opções de trilhas para visitar a Praia da Lagoinha do Leste, uma que começa na Praia do Pântano do Sul (2,2km), e a outra com início na Praia do Matadeiro (3km).

As distâncias não são longas e as trilhas estão bem sinalizadas. Contudo, ambos os percursos são de elevado grau de dificuldade, por conta do terreno irregular e das subidas íngremes até ao topo da montanha. Logo, convém ter um certo preparo físico para realizar as trilhas.

Barco

Há também a possibilidade de chegar à Praia da Lagoinha do Leste de barco.

Cada trecho (ida e volta) custa aproximadamente R$ 30,00 e há saídas a cada 30 minutos, entre as 09h e as 17h.

O barco pode ser contratado na tenda dos pescadores, situada no canto esquerdo da Praia do Pântano do Sul, ou no trapiche da Praia da Armação (um dia antes). 

10 – Ilha do Campeche

O que fazer na Ilha do Campeche - Como chegar - O que visitar no Campeche - Trilhas na Ilha do Campeche em Florianópolis - Santa Catarina

Cercada por costões cobertos pela vegetação da Mata Atlântica, a Ilha do Campeche é um importante Santuário Ecológico e Sítio Arqueológico, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por seu conjunto de inscrições rupestres de 5 mil anos.

Além das diversas inscrições rupestres, o local apresenta uma bela enseada formada por vegetação nativa, areia branquinha e águas azuis e cristalinas (quase caribenhas).

Esta ilha está entre os mais belos locais para visitar em Florianópolis, onde é possível realizar trilhas guiadas e praticar mergulho com cilindro feito com o acompanhamento de um instrutor de mergulho.

A Ilha do Campeche também conta com um restaurante à beira-mar servindo petiscos e drinks variados.

No entanto, o restaurante da Ilha do Campeche não aceita pagamentos com cartão de crédito, então convém ir prevenido com dinheiro.

Além disso, os preços das comidas e bebidas são salgados (uma lata de cerveja, por exemplo, custa cerca de R$14,00).

Logo, se quiser economizar, a dica é levar lanche e bebidas para passar o dia com mais conforto.

Como chegar à Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche está localizada na Costa Leste da Ilha de Santa Catarina, em frente à Praia do Campeche, mas para lá chegar só mesmo de barco.

As embarcações para a Ilha partem diariamente da Praia do Campeche (R$150,00), da Barra da Lagoa (R$ 160,00) e da Praia da Armação (R$100,00).

O horário de funcionamento das embarcações é das 9h às 12h, e o tempo de permanência na ilha é de 4 horas.

Se possível, chegue no primeiro horário para garantir a sua visita, principalmente na alta temporada.

11 – Praia do Matadeiro

Praias para se hospedar em Florianópolis - Hotéis bem localizados para ficar em Floripa, melhores lugares para férias

Não se deixe levar pelo nome. A Praia do Matadeiro em nada lembra um ambiente pouco agradável. Muito pelo contrário!

A paisagem belíssima já é motivo suficiente para atrair os turistas até lá, mas a praia vai muito além e oferece um mar maravilhoso (ideal para prática de surf e bodyboarding), ambiente tranquilo, estrutura com bares e restaurantes, áreas de vegetação intocada, belas trilhas e mirantes naturais.

Como ir à Praia do Matadeiro

A Praia do Matadeiro está localizada no Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, mesmo ao lado da Praia da Armação.

A praia fica a 22 km do Centro de Floripa, e o acesso de carro é feito pela Rodovia Francisco Thomaz dos Santos. Peça ajuda ao GPS do Google Maps. 

12 – Praia da Joaquina

O que fazer em Florianópolis

É uma das praias mais famosas de Florianópolis, bastante movimentada nos meses de verão.

A Praia da Joaquina possui um enquadramento paisagístico de grande beleza, em que as dunas de areia branca contrastam com as encostas verdejantes, que se avistam ao fundo.

O mar tem uma ondulação forte, muito apreciada pelos praticantes de bodyboard e surf. Aliás, nesta praia acontecem frequentemente campeonatos de surf por causa das ondas fortes.

Além da prática de esportes aquáticos, dos banhos de sol e de mar, você ainda pode aproveitar o sandboard e skibunda nas Dunas da Joaquina, situadas um pouco antes da chegada à praia. Ao longo das dunas, existem vários pontos de aluguel de equipamentos.

No canto esquerdo da Praia da Joaquina fica a Ponta da Pedra, um belo recanto para relaxar, curtir a paisagem e tirar fotos.

Nas imediações, existem bons restaurantes especializados em peixe e marisco, estacionamento pago e lojas de roupa de praia da Mormaii, dentre outras marcas. A não perder!

Como chegar à Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina está localizada entre a Praia do Campeche e a Praia do Gravatá, pertinho da Lagoa da Conceição. 

Partindo do centro de Floripa, siga pela Rodovia Admar Gonzaga, Avenida das Rendeiras e Avenida Pref. Acácio Garibaldi São Thiago (13 km). Ao longo do caminho encontrará diversas placas que irão ajudá-lo no trajeto. 

13 – Praia Mole

O que fazer em Florianópolis

“A vida é dura, mas a praia é mole” – não poderia ter melhor slogan para esta deliciosa praia a leste da Ilha da Magia.

Para quem não sabe, a origem do nome Praia Mole, advém da espessura da areia, que permite que os pés afundem cerca de 5 a 10 centímetros. Por essa razão, os pescadores locais apelidaram a praia de “mole”. 

Cercada por vegetação nativa e ondas para todos os gostos, a Praia Mole é uma das principais praias de Florianópolis, com grande número de jovens em busca de festas, especialmente durante a alta temporada.

Além disso, esta praia tem sido palco de múltiplas provas nacionais e internacionais de surf, por causa das ondas grandes e consistentes. 

É nesta praia que fica a curiosa Pedra do Dragão, uma enorme rocha granítica cuja silhueta faz-nos imaginar um Dragão.

Na Praia Mole há também boas opções de bares pé na areia que oferecem petiscos, música ao vivo, além de locação de cadeiras (R$ 10,00) e guarda-sóis (R$ 20,00).

Uma vez no local, não deixe de visitar o Mirante Ponto de Vista, com visual privilegiado da Lagoa da Conceição e das principais atrações da região: Avenida das Rendeiras, Costa da Lagoa, Dunas da Joaquina e parte da Praia Moçambique.

O espaço conta com um binóculo panorâmico para quem quiser ver mais longe, além de lojas de souvenirs e de quiosques servindo comidas e bebidas. Imperdível no horário do pôr do sol.

Como ir à Praia Mole

A Praia Mole está localizada a 15 km do centro de Floripa e a 2 km da Lagoa da Conceição.

Para lá chegar siga pela Avenida das Rendeiras e depois pegue a Rodovia Jornalista Manoel de Menezes até avistar uma estátua de um surfista.

A partir daí só tem de caminhar alguns metros por uma mini trilha para chegar à praia. Há estacionamento nas imediações.

14 – Praia da Galheta

O que fazer em Florianópolis

Areia branca, água azul-esverdeada, peixinhos a nadar e uma paisagem deslumbrante.

Bem vindo (a) à Praia da Galheta, uma das enseadas selvagens mais bonitas de Santa Catarina.

Inserida no Parque Natural Municipal da Galheta (área de preservação permanente), a Galheta é uma praia semideserta, perfeita para surfistas e casais aventureiros adeptos do naturismo liberal.

A praia não oferece nenhuma estrutura básica ou serviço de alimentação. Logo, vá prevenido com água e lanchinho, pois a área é isolada e não há bares ou restaurantes por perto.

Absolutamente imperdível para quem gosta de praias preservadas, calmas e paradisíacas!

Como ir à Praia da Galheta

A Praia da Galheta fica escondida entre a Praia Mole a Ponta do Caçador, na parte leste da Ilha de Santa Catarina.

Há duas trilhas que conduzem os visitantes até à Praia da Galheta. Um percurso curto e fácil, que começa no canto esquerdo da Praia Mole (20 minutos). E um percurso longo, chamado Trilha da Boa Vista, com acesso pela Barra da Lagoa (1h30 / grau de dificuldade médio).

15 – Barra da Lagoa

o que fazer em Florianópolis - pontos turísticos em Florianópolis - pontos turísticos em Florianópolis

A Lagoa da Conceição é ligada ao oceano por um estreito canal, ao redor do qual há uma pequena vila, um bom lugar para se hospedar.

Na outra ponta do canal, você pode aproveitar a Barra da Lagoa, muito frequentada por amantes da tranquilidade e entusiastas do cenário cultural da ilha.   

O local está entre os mais bonitos para visitar em Florianópolis e apresenta uma ótima infra-estrutura de pousadas, bares, restaurantes, lojas de comércio variado, dentre outros atrativos.

Durante a visita à Barra da Lagoa, você pode aproveitar a Praia da Barra da Lagoa, fazer um passeio de barco, relaxar nas piscinas naturais, visitar o Projeto Tamar, explorar os sítios arqueológicos datados da pré-história e a Pedra do Frade e conhecer o Farol da Barra, um dos principais cartões de visita da praia.

Além disso, um ótimo restaurante na Barra da Lagoa, com cardápio variado e ambiente acolhedor, é O Timoneiro.

A paisagem encantadora do rio, o bom atendimento e menu são razões mais que suficientes para uma visita. Você vai adorar!

Como ir à Barra da Lagoa 

A Barra da Lagoa fica a 6 km da Avenida das Rendeiras e a 3,5 km da Praia Mole. O acesso faz-se pelas Rodovias Jornalista Manoel de Menezes e João Gualberto Soares. 

16 – Praia do Santinho

O que fazer em Florianópolis

Praia do Santinho / Divulgação

A Praia do Santinho caracteriza-se pela forte ondulação do mar, pelas dunas e pelos morros cobertos com vegetação da Mata Atlântica.

É a praia de eleição de muitos para a prática de esportes aquáticos e para aproveitar uma boa tarde de Verão com os amigos.

A Praia do Santinho está entre as mais belas enseadas de Floripa, localizada no Norte da Ilha, entre a Praia dos Ingleses e a Praia Moçambique.

Possui 2 km de extensão, alguns restaurantes e acolhe o emblemático Morro das Aranhas, sítio arqueológico que contem um dos maiores acervos de arte rupestre da Ilha de Santa Catarina.

Nesta praia também fica um dos mais famosos hotéis de Florianópolis – O Costão do Santinho Resort Golf & Spa, como já referido no relato acima. 

A unidade 5 estrelas aposta no conceito All Time, que proporciona as mais variadas opções de lazer para os hóspedes.

Como chegar à Praia do Santinho 

É fácil chegar à Praia do Santinho, principalmente se você estiver nos bairros da região Norte de Florianópolis.

Tendo como referência a Praia dos Ingleses, siga pela Estrada Vereador Onildo Lemos por aproximadamente 2,5 km até à Praia do Santinho. 

17 – Praia da Lagoinha da Ponta das Canas

O que fazer em Florianópolis

Situada no extremo Norte da Ilha, a Praia da Lagoinha de Ponta das Canas apresenta uma bela paisagem composta por areia branca, água azul-esverdeada e costões repletos de vegetação nativa.

A enseada é protegida das ondas fortes, tem areia limpa e a água do mar é tranquila, o que a converte numa praia ideal para famílias com crianças.

O local convida à prática de stand-up, mergulho, caiaque e caminhadas.

Se gosta de ecoturismo e turismo de aventura, vai certamente adorar percorrer as várias trilhas dos arredores da Lagoinha, uma das mais bonitas é a Trilha do Churão, que liga a Praia da Lagoinha à Praia Brava.

Para completar, a praia tem estrutura de quiosques que oferecem petiscos de sabor a mar, ótimos drinks e cerveja geladinha.

Como ir à Praia da Lagoinha da Ponta das Canas

Chega-se facilmente de carro a partir do Norte da Ilha. Saindo de Canasvieiras, por exemplo, são apenas 8 km pela Avenida Luiz Boiteux Piazza até à Praia da Lagoinha da Ponta das Canas. Há estacionamento nas proximidades.

18 – Jurerê Internacional

Onde ficar em Jurerê Internacional, hotéis de luxo. Dicas de onde se hospedar, melhores pousadas em Jurerê Internacional

Jurerê é uma praia e um bairro nobre situado na região Norte de Florianópolis. Do lado direito, bons hotéis, casas de praia e presença constante de famílias.

Do esquerdo, Jurerê vira Internacional e ganha pinta de Miami Beach – um bairro luxuoso e bem planejado com infraestrutura completa. 

A área é sofisticada e abriga algumas das mansões mais caras do Brasil, habitadas por ricos e milionários famosos.

Com boa estrutura de quiosques, a Praia de Jurerê é muito gostosa e conta com trechos mais agitados, sempre cheios de gente bonita e também locais mais sossegados, para quem quer relaxar.

Além disso, há uma grande oferta de restaurantes contemporâneos, bares e cafeterias que oferecem deliciosos acompanhamentos como sanduíches, cupcakes, crepes, dentre outras guloseimas.

Jurerê Internacional também é imperdível para quem adora frequentar beach clubs e festas badaladas ao som de batidas eletrônicas. Posh Club, 300 Cosmo, P12 Parador Internacional e Terraza são algumas das melhores opções. 

19 – Praia do Forte e Fortaleza de São José da Ponta Grossa

o que fazer em Florianópolis - pontos turísticos em Florianópolis - pontos turísticos em Florianópolis

A Praia do Forte é daqueles lugares lindos que não dá para deixar de conhecer na Ilha da Magia.

Escondida entre a Praia de Jurerê Internacional e a Praia da Daniela, a enseada do Forte apresenta uma das paisagens mais encantadoras do Norte da Ilha.

O cenário é composto por pedras, vegetação nativa e águas cristalinas, tranquilas e ideais para relaxar.

A Praia do Forte conta com casas de veraneio, bons restaurantes regionais, pousadas charmosas e opções de quiosques pé na areia.

Além de ser conhecida por sua beleza natural, o local é também famoso pelo seu patrimônio histórico, já que abriga a imponente Fortaleza de São José da Ponta Grossa, uma das mais importantes construções coloniais de Florianópolis, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde1938.

Como chegar à Praia do Forte

É bastante fácil chegar à Praia do Forte, sobretudo se você estiver na região Norte da Ilha. A partir do centrinho de Canasvieiras são apenas 20 minutos de carro até lá, seguindo pela Avenida dos Búzios (8km).

20 – Praia da Daniela

Aluguel de Temporada na Praia da Daniela em Florianópolis - Imoveís temporada - Casa de férias na Praia da Daniela em Florianópolis - SC

Inserida numa mini-península cercada por água dentro da Reserva Ecológica de Carijós, a Praia da Daniela é uma das melhores opções para curtir férias em família na região Norte da Ilha.

O bairro é super tranquilo e residências de luxo se misturam com casas tradicionais. Há diversas casas confortáveis a poucas quadras do mar, que são ideais para aluguel de temporada.

Inclusive, na nossa última visita à Praia da Daniela ficamos hospedados na Barcellos House, uma casa residencial com amplo ambiente em projeto de cozinha com ilha e sala de estar integradas, quartos e suítes espaçosas, jardim e garagem privativa para 3 carros. Recomendamos a todos os amigos e viajantes!

+ Confira: Aluguel de temporada na Praia da Daniela

A enseada da Daniela possui um areal de 3,5 km de extensão, mar tranquilo com águas cristalinas e mornas, onde as crianças podem brincar com segurança.

Além disso, a praia e o bairro dispõem de alguns restaurantes à beira-mar, mini-mercados e estacionamento gratuito.

Para quem gosta de caminhadas na natureza, vale a pena percorrer a pequena trilha que liga a Praia da Daniela à Praia do Forte.

A trilha é bem demarcada. São apenas 40 minutos (ida e volta) de uma praia à outra por um caminho em meio à mata nativa, enseadas escondidas e pedras. 

Como ir à Praia da Daniela 

A Praia da Daniela está localizada no Norte da Ilha, pertinho dos bairros de Jurerê Internacional, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.

Tendo como referência a Av. Beira Mar Norte, siga pela pelas Rodovias SC – 401 e SC – 400 por aproximadamente 23 km até à Praia da Daniela.

21 – Ilha de Anhatomirim

Santa Catarina Florianópolis Floripa o que fazer dicas de viagem pontos turísticos ilha praias passeios dicas viagem hotel onde ficar onde comer

Se vai passar férias em Florianópolis, inclua no seu roteiro uma visita à Ilha de Anhatomirim, um local interessante não apenas de paisagem, mas também de história.

Conhecida como a “Alcatraz Brasileira”, a Ilha de Anhatomirim é uma pequena ilha rochosa em frente à Baía Norte, próxima ao continente, e atrai milhares de turistas durante todo o ano. 

O local acolhe a imponente Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, a principal fortificação do antigo sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina.

No período colonial, a Ilha foi palco de lutas entre portugueses e espanhóis. As disputas giravam em torno da Fortaleza de Santa Cruz, projetada e construída a partir de 1739 pelo militar, engenheiro e administrador colonial português José da Silva Paes.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Ilha de Anhatomirim é, atualmente, uma área de Proteção Ambiental (APA) e a Fortaleza de Santa Cruz está sob a guarda e a tutela da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para além dos atrativos históricos, vale salientar as belezas naturais da ilha, que serve de abrigo a uma grande diversidade de animais, principalmente a espécies marinhas.

Roteiro do passeio de barco

Vista panorâmica da Ilha do Francês e das praias de Jurerê, Daniela e do Forte;

Visual do Forte de São José da Ponta Grossa;

Vista panorâmica da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim;

Visita guiada à Ilha de Anhatomirim;

Parada para observação de Golfinhos na Baía dos Golfinhos;

Parada para almoço (não incluso no valor do passeio) e banho de mar na Praia da Costeira da Armação, em Governador Celso Ramos. 

Como chegar à Ilha de Anhatomirim

A Ilha de Anhatomirim (“pequena ilha do diabo” em língua tupi) está localizada na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina e pertence ao município de Governador Celso Ramos.

Para lá chegar só mesmo de barco. Boa parte das escunas parte da movimentada Praia de Canasvieiras, fazendo de Anhatomirim um belo passeio para quem estiver visitando Florianópolis.

Outros pontos de partida das embarcações: Iate Clube Veleiros da Ilha, (bairro da Prainha), e Cais sob a Ponte Hercílio Luz.

Preço do passeio e tempo de duração

Baixa Temporada: R$ 85,00 por pessoa

Alta temporada: R$ 100,00 por pessoa

Tempo de duração do passeio: cerca de quatro horas

22 – Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui

O que fazer em Santo Antônio de Lisboa - Pontos Turísticos em Santo Antônio de Lisboa - Pontos de Interesse em Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis

Seguindo com o que fazer em Florianópolis, não deixe de conhecer a região do bairro de Santo Antônio de Lisboa e mais à frente, o bairro e a Praia do Sambaqui.

Situado na região Noroeste da Ilha, Santo Antônio de Lisboa é um lugar de notória importância histórica.

Lá, você vai notar pistas fortes sobre os porquês da cultura tão diferenciada de Florianópolis, em relação ao restante do Estado de Santa Catarina.

A forte influência de portugueses do arquipélago dos Açores teve início neste bairro, originalmente a primeira comunidade desses imigrantes na Ilha.

Construções, como igrejas e casarões em estilo português e com características açorianas, estão espalhados por todo o bairro de Santo Antônio de Lisboa e no Sambaqui.

As mais conhecidas dentre as construções locais são a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e o Casarão Engenho dos Andrade – uma autêntica casa rústica açoriana, sede de uma propriedade que produzia derivados de cana e mandioca, que foi tombado pela própria família – os Andrade, é claro.

Santo Antônio de Lisboa é puro charme e acolhe bons restaurantes na orla, que servem pratos de frutos do mar de primeira linha, ateliês, lojas e oficinas que comercializam peças e lembrancinhas de viagem típicas da região.

Pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa

Importa referir que Santo Antônio de Lisboa está entre os melhores locais para ver e fazer “aquela” foto do pôr do sol em Floripa. 

A atmosfera do lugar é encantadora e a paisagem ganha um colorido incrível no final da tarde. Sem dúvida, um espetáculo com direito a aplausos merecidos.

No local, você também pode brindar o pôr do sol com cerveja gelada, drinks exóticos e ainda petiscos clássicos da região. Vai perder?

Dica: Convém chegar pelo menos 30 minutos antes do espetáculo para conseguir um bom lugar nas esplanadas dos bares à beira da praia. 

23 – Ponte Hercílio Luz e Forte de Sant’Ana do Estreito

Florianópolis o que fazer dicas praias pontos turísticos ilhas Santa Catarina férias viagem hotel pousadas hotéis turismo passeios

Ponte Hercílio Luz e Forte de Sant’Ana do Estreito

Patrimônio histórico, artístico e arquitetônico de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz é um dos principais cartões de visita da Ilha de Santa Catarina.

Está localizada na região central de Florianópolis, e foi construída para ligar o continente à Ilha de Santa Catarina. 

A Ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo erguida em estruturas metálicas – são mais de 5 mil toneladas de aço.

A obra foi inaugurada no ano de 1920, e substituiu a travessia por balsas, única comunicação anterior do continente com a ilha. 

Ao atravessar a “ponte nova” para a ilha, você verá a Hercílio Luz à esquerda – tente fazer o caminho à noite, para ver a maravilhosa estrutura iluminada. Prepare a máquina fotográfica!

“Coladinho” com a Ponte Hercílio Luz, em sua conexão com a ilha, está ainda o antigo Forte de Sant’Ana do Estreito, um pequeno, mas importante ponto de vigia construído na ilha na época do Marquês de Pombal.

Além do belo cenário e do bom estado de conservação, há muitas histórias que cercam o forte, como por exemplo uma suposta passagem do inconfidente Tiradentes por ele. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

24 – Mercado Público de Florianópolis

A primeira impressão da ilha não difere muito da movimentada cidade que cobre a parte continental. Entretanto, algumas boas surpresas já capturam o visitante logo de cara.

Na parte central da cidade, uma boa dica é o Mercado Público de Florianópolis, que proporciona uma diversidade de restaurantes, bares e banquinhas repletas de produtos de qualidade e preços democráticos, bem diferentes dos praticados nos restaurantes e lojas da região Norte e Sul da ilha.

Ali, é possível comprar todo tipo de produto! Há uma grande variedade de frutas e verduras, cogumelos frescos, queijos, peixe e frutos do mar fresquinhos.

E não há como negar, o Mercado Municipal é um bom point para almoçar ou para um happy hour com os amigos.

O Box 32 é um dos melhores bares para tomar uma cerveja geladinha e experimentar uma porção de lula à doré ou camarão frito.

O Mercado Público de Florianópolis fica a poucos minutos de caminhada da Ponte Hercílio Luz e da Avenida Beira-Mar Norte. Há estacionamento e transporte público acessível na região. 

Endereço: Mercado Público de Florianópolis, Rua Jerônimo Coelho, 60 – Centro, Florianópolis – SC, 88010-030, Brasil

Horário de funcionamento do Mercado: De segunda à sexta da 07h às 22h; sábados e domingos das 07h–17h. 

25 – Lagoa da Conceição

melhores praias para se hospedar em Santa Catarina. Praias mais bonitas para ficar no litoral catarinense.

O coração da Ilha de Santa Catarina abriga a vasta e bonita Lagoa da Conceição, cercada por montanhas com densas matas.

Por ali, locais oferecem ótimos passeios pela lagoa e imediações, enquanto o bairro conta com restaurantes de primeira linha e hotéis com bom custo-benefício.

Não faltam motivos para explorar a Lagoa da Conceição. Se você ainda não conhece, precisa conhecer esta encantadora região da cidade de Florianópolis.

Além de bons restaurantes, a Lagoa também abriga inúmeras lojas dedicadas ao artesanato – sendo as famosas “rendas de bilro” um dos mais tradicionais.

Pontos turísticos a visitar na Lagoa da Conceição: Mirante do Morro da Lagoa, Parque Nacional das Dunas da Lagoa da Conceição, Avenida das Rendeiras, Artesano Pizza Bar, Restaurante Lagoa Azul. Continue lendo as nossas dicas sobre o que fazer em Florianópolis.

26 – Passeio de barco e almoço na Costa da Lagoa

Ilha de Anhatomirim historia forte de santa cruz passeio de barco dicas viagem Florianópolis Santa Catarina pontos turisticos praias ilhas hotel o que fazer

Quando visitar Florianópolis faça um passeio de barco a dois, em família ou com amigos pela Costa da Lagoa.

Divirta-se e usufrua do melhor que esse trecho da Ilha da Magia tem para oferecer. A Costa da Lagoa é um belo recanto isolado na margem interior da Lagoa da Conceição.

Você pode lá chegar de barco ou pela Trilha Ratones – Costa da Lagoa (total de 2 horas de caminhada com grau de dificuldade médio.)

Durante o passeio de barco poderá desfrutar das paisagens intactas da Lagoa de uma forma confortável, segura e descontraída.

A Costa da Lagoa acolhe um tradicional vilarejo de pescadores e conta com restaurantes típicos às margens da lagoa, lojinhas de souvenirs e uma cachoeira que pode ser alcançada por meio de uma pequena trilha, que leva aproximadamente 10 minutos para ser percorrida.

Para almoçar na região da Costa da Lagoa, recomendamos o Restaurante Sabor da Costa, que fica na parada 16. Não deixe de experimentar a ostra, a lula empanada e a caipirinha no pote! Horário de funcionamento do restaurante: Diariamente das 10h às 17h.

Dicas extras

As embarcações para visitar a Costa da Lagoa partem do Terminal Lacustre Luiz Osvaldo D’Acampora e do trapiche/píer da Lagoa da Conceição.

Saída do Terminal Lacustre: Tempo de duração aproximadamente 10 minutos. Preço do bilhete R$ 8,50 (ida e volta).

Saída da Lagoa da Conceição: Tempo de duração 40 minutos. Preço do bilhete R$ 20,00 (ida e volta).

O bilhete de barco pode ser adquirido na hora do embarque e o horário do último barco é até às 18h. 

27 – Ribeirão da Ilha

Florianópolis o que fazer dicas praias pontos turísticos ilhas Santa Catarina férias viagem hotel pousadas hotéis turismo passeios Santo Antônio de Lisboa

Igreja Nossa Senhora da Lapa, construída com base em pedra, cal e óleo de baleia

Seguindo na direção Sul de Florianópolis, você irá se deparar com um pequeno bairro igualmente histórico – o Ribeirão da Ilha – que divide com Santo Antônio de Lisboa o título de povoado mais antigo da região.

Antes mesmo do estabelecimento dos açorianos, o bairro era habitado por índios Carijós. Com suas construções históricas, casinhas coloridas e ruas estreitas, o bairro do Ribeirão da Ilha merece uma visita a pé.

Uma vez por ali, não deixe de conhecer a Igreja Nossa Senhora da Lapa, edificada pelos portugueses em 1763 (Rua Alberto Cavalheiro, 238) e o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha, instalado numa casa colonial, com acervo que retrata os usos e costumes dos açorianos que colonizaram a Ilha de Santa Catarina (Rod. Baldicero Filomeno, 10106).

Ribeirão da Ilha abriga 3 praias, sendo a mais famosa a Praia da Árvore Que Fala – a enseada forma um cenário encantador e rende fotos lindas!

No final da tarde, aproveite para curtir o visual o pôr do sol sentado numas das esplanadas que ficam nos decks dos restaurantes à beira mar. Seja sentado em um banco ou até mesmo na praia, o que vale é a vista.

Bateu aquela fominha? O negócio então é pedir uma ostra – o local é conhecido como o maior produtor brasileiro.

Aliás, importa referir que todos os anos, no mês de Outubro, acontece no Ribeirão da Ilha a tradicional Festa da Ostra com mais de 100 pratos à base de frutos do mar, especialmente ostras e mexilhões.

Restaurantes e cafés em Ribeirão da Ilha

Ostradamus: Templo das ostras no Sul da Ilha.

Muqueca da Ilha: Restaurante à beira-mar com ambiente despojado e boa comida. 

Tens Tempo Café: Oferece um ambiente aconchegante e serve doces portugueses. 

Amoriko Brigaderia: Casa especializada em brigadeiros gourmets.

28 – Ostradamus Bar e Restaurante

Situado no areal da praia, com uma vista encantadora sobre o mar, o Ostradamus é um dos mais emblemáticos restaurantes de peixe e marisco de Florianópolis e do Brasil.

O restaurante apresenta ambientes diversificados e o cardápio vem enrolado em forma de pergaminho.

A casa destaca-se entre os mais famosos restaurantes brasileiros especializados em ostras, um dos produtos mais nobres da alta gastronomia.

Com sabor intenso a mar, as ostras são servidas ao natural e ao bafo, apenas com umas gotas de limão, grelhadas, em tempura ou até gratinadas com molho branco e queijo cheddar. 

Importa referir, o restaurante conta com um aquário de ostras vivas sendo depuradas logo na entrada.

Aos sábados acontece o Festival da Ostra, com diversas receitas tendo o molusco como base.

Além disso, a casa serve bons drinks, dentre outros petiscos e diversos pratos de frutos do mar incontornáveis, preparados com maestria pelo Chefe Jaime Barcellos. Simplesmente imperdível!

Endereço: Ostradamus Bar e Restaurante, Rodovia Baldicero Filomeno 7640 z – Ribeirão da Ilha, Florianópolis – Santa Catarina, 88064-002, Brasil

Horário de funcionamento: De terça a domingo das 11h às 23h

Contato para reservas: + 55 48 3337-5711

Algumas especialidades do Ostradamus Restaurante

Camarão no espeto, Arroz de frutos do mar, Ostra gratinada, Bolinho de Siri, Lula recheada, Moqueca de Peixe, Polvo com batatas ao murro, Risoto de frutos do mar, Rocambole com sorvete de canela.

29 – Dolce Vita Restaurante

No Canto da Lagoa, a 13 km do centro da cidade, encontra-se um dos melhores restaurantes de Florianópolis, o Dolce Vita Restaurante.

O ambiente no Dolce Vita é iluminado e agradável e o menu conta com criações exclusivas.

Este restaurante é representado pelo Chef Ricardo Caldas, que comanda uma cozinha contemporânea, com pratos delicados que agradam tanto os olhos quanto a boca.

As receitas variam entre Lombo de Cordeiro com musseline de abóbora e Carpaccio de Peito de Pato com mel trufado e lâminas de banana.

A casa está localizada na Av. Laurindo Januário da Silveira. Fácil acesso, com estacionamento privativo. Atendimento excepcional.

Endereço: Dolce Vita Restaurante, Rua Laurindo Januário da Silveira, 1233 – Canto da Lagoa, Florianópolis – Santa Catarina, 88062-200, Brasil

Horário de funcionamento: De terça a domingo das 22h às 22h

Contato para reservas: +55 48 98427-6643

Algumas especialidades do Dolce Vita Restaurante

Arraia grelhada com manteiga de alcaparras e cuscuz Marroquino, Mix de folhas verdes com manga e Lagosta grelhada, Lombo de bacalhau confitado, Tornedor de filé mignon acompanhado de polenta grelhada, Torrone de chocolate com calda de chocolate e sorvete.

30 – Restaurante O Timoneiro

A comida típica de um lugar costuma atrair os turistas. Experimentar e apreciar bons pratos pode até ser o motivo para a viagem. 

Em plena Barra da Lagoa, a 7 minutos de carro da Praia Mole, encontra-se um dos restaurantes mais afamados de Florianópolis, O Timoneiro.

Localizado à margem do rio, este restaurante une excelente gastronomia, música ao vivo de qualidade, bom atendimento e visual inesquecível.

A casa é especialista em comida típica brasileira, com  pratos regionais que dão água na boca.

Além das receitas à base de peixe e frutos do mar, há pratos vegetarianos e diversos petiscos para um delicioso happy hour com amigos ou em família. Bom preço-qualidade!

Endereço: O Timoneiro Restaurante, Rua Laurindo José de Souza, 205 – Barra da Lagoa, Florianópolis – Santa Catarina, 88061-400, Brasil

Horário de funcionamento: De terça a domingo das 11h às 23h

Contato para reservas: +55 48 3204-4084

Algumas especialidades do Restaurante O Timoneiro

Camarão à Grega, Polvo à Timoneiro com batatas ao murro, Ostras gratinadas, Bolinhos de peixe, Anchova grelhada, Camarão no Abacaxi, Tentáculo de Lula, Salmão ao molho de maracujá.

31 – Tropilha Grill Churrascaria

É difícil definir uma churrascaria como a melhor de Florianópolis, pois existem ótimas casas na capital; contudo, caso deseje visitar uma com bom padrão de qualidade, com excelentes cortes de carnes e com um buffet gostoso e variado, o Tropilha Grill é, sem dúvida, uma escolha certeira.

Equipe experiente, serviço completo de rodízio e os melhores ingredientes caseiros. Desde o buffet aos acompanhamentos, tudo é muito saboroso. Bons pratos da culinária brasileira!

Para além disso, o local é super confortável e oferece ótimos rótulos de vinhos e sobremesas.

Não é dos restaurantes mais baratos de Florianópolis, mas vale a visita caso aprecie carnes. Garantia de uma deliciosa refeição e bons momentos.

Endereço: Tropilha Grill Churrascaria, Rua Cassol, 850 – Kobrasol, São José – Santa Catarina, 88102-340, Brasil

Horário de funcionamento: De segunda a domingo das 11h às 15h e das 19h às 23h.

Especialidades do Tropilha Grill

Rodízio de carnes nobres, buffet com frutos do mar, peixes e iguarias, buffet de saladas frias, buffet de queijos nacionais e importados, Sushi e Sashimi, Creme de Papaya com Cassis.

32 – Marisqueira Sintra

O que fazer em Santo Antônio de Lisboa - Pontos Turísticos em Santo Antônio de Lisboa - Pontos de Interesse em Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis

Opção ideal para um almoço em família, um encontro entre amigos ou uma refeição romântica.

A Marisqueira Sintra está localizada em pleno centrinho histórico de Santo Antônio de Lisboa, um dos bairros açorianos mais antigos e charmosos da Ilha de Santa Catarina, tendo recebido seus primeiros habitantes ainda no século XVII.

Inspirada nas marisqueiras portuguesas, o restaurante importou as especialidades da gastronomia dos colonos para o Brasil e, desde 2009, serve pratos à base de peixe e frutos do mar, sob influência da cozinha portuguesa.

Na verdade, as receitas da Marisqueira Sintra são a união perfeita entre Portugal e a Ilha de Santa Catarina.

Os pratos são bem elaborados com ingredientes escolhidos a dedo e carta de vinhos excelente.

Para além disso, o restaurante oferece um ambiente aconchegante com uma vista encantadora sobre o mar. Recomendamos de olhos fechados.

Endereço: Marisqueira Sintra, Rua Quinze de Novembro, 147 – Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis – Santa Catarina, 88075-220, Brasil

Contato para reservas: +55 48 3234-4219

Algumas especialidades da Marisqueira Sintra

Polvo à Lagareiro, Camarões Rosa grelhados no forno, Bacalhau Doce Sintra, Mini Abóbora com purê de mandioquinha e aspargo, Mexilhões frescos, Ceviche de Robalo, Bolinho de Bacalhau, Pastel de Nata, Pera Bêbada. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

O que fazer em Florianópolis com chuva

Chegou na Ilha de Santa Catarina e deu de cara com o mau tempo? Ou está planejando visitar Floripa e a previsão do tempo dá chuva nos seus dias de viagem? Fique tranquilo, na Ilha da Magia não há tempo ruim para o turista!

Sabendo o que fazer em Florianópolis com chuva, é possível ter uma experiência incrível na cidade! Descubra algumas das melhores atrações a visitar!

Museu de Arte de Santa Catarina

É um dos mais importantes Núcleos Museológicos do Estado de Santa Catarina. Reúne um acervo permanente de obras de artistas de renome mundial.

Endereço: Museu de Arte de Santa Catarina, Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis – SC, 88025-202, Brasil

Horário de funcionamento: Diariamente das 10h às 21h

Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa

Localizado na Praça XV de Novembro, o Museu Histórico de Santa Catarina é um dos principais museus de Florianópolis.

Está instalado no imponente Palácio Cruz e Sousa (antigo Palácio Rosado) – um belo edifício histórico do século XVIII que mescla os estilos neoclássico e barroco.

O acervo conta designadamente com mobiliário, utensílios e diversas obras de arte decorativas.

Endereço: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, 102, Praça XV de Novembro, 227 – Centro, Florianópolis – Santa Catarina, 88010-400, Brasil

Horário de funcionamento: De segunda a sábado das 10h às 17h

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Trata-se de uma das atrações históricas mais importantes de Florianópolis.

Construída pelos colonizadores portugueses, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa está localizada no ponto mais alto do morro da Ponta Grossa, na parte Norte da Ilha com uma vista sublime para a Praia do Forte.

Dentro das muralhas encontra-se um pequeno Núcleo Museológico que conta a história da Fortaleza e da região desde 1740. Preço de entrada para visitação: R$ 8,00.

Endereço: Fortaleza de São José da Ponta Grossa, Serv. da Carioca, s/n – Praia do Forte, Florianópolis – Santa Catarina, 88010-000, Brasil

Horário de funcionamento: De terça a domingo das 09h às 12h e das13h às 17h.

Ecomuseu do Ribeirão da Ilha

Instalado numa antiga propriedade rural, o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha, criado em 1971, reúne um acervo que retrata os usos e costumes dos açorianos que colonizaram a Ilha de Santa Catarina.

Das várias peças que exibe o museu destacam-se: a mó de moinho, com pedra de basalto e de lavas vulcânicas da Ilha do Pico Açores, um baú de viagem e um antigo oratório, todos trazidos pelo primeiro morador do terreno, José Lino Vieira, natural da Ilha do Pico.

Endereço: Ecomuseu do Ribeirão da Ilha, Rod. Baldicero Filomeno, 10106 – Ribeirão da Ilha, Florianópolis – Santa Catarina, 88064-002, Brasil

Mercado Público de Florianópolis

Principal atrativo turístico do Centro Histórico de Florianópolis. O espaço conta com várias lojinhas e bancas de produtos frescos, restaurantes e bares.

Endereço: Mercado Público de Florianópolis, R. Jerônimo Coelho, 60 – Centro, Florianópolis – Santa Catarina, 88010-030, Brasil

Horário de funcionamento: De segunda à sexta das 07h às 22h; sábados e domingos funciona das 07h às 17h.

Casa da Alfândega

Abriga o maior Mercado de Artesanato da Ilha de Santa Catarina. A Casa da Alfândega é um ótimo local para comprar lembrancinhas e artigos em geral.

Há peças artesanais feitas com muito capricho, para usar, decorar a casa e presentear alguém especial. Produtos com preços que cabem no seu bolso!

Endereço: Praça XV de Novembro, 270 – Centro, Florianópolis – Santa Catarina, 88010-560, Brasil

Horário de funcionamento: De segunda a sábado das 13h às 18h

Casa Açoriana Artes e Tramóias Ilhôas

Localizada no bairro histórico de Santo Antônio de Lisboa, mesmo ao lado da Igreja Nossa Senhora das Necessidades, a Casa Açoriana apresenta uma bela exposição de obras de arte e peças únicas de artesanato.

Endereço: Casa Açoriana Artes e Tramóias Ilhôas, R. Cônego Serpa, 30 – Santo Antonio de Lisboa, Florianópolis – Santa Catarina, 88050-440, Brasil

Projeto Tamar da Barra da Lagoa

Projeto surpreendente de preservação das Tartarugas Marinhas. Tanques mostram várias espécies de tartarugas em diversos estágios de vida. Passeio ideal para fazer com crianças.

Endereço: Projeto Tamar da Barra da Lagoa, Rua Prof. Ademir Francisco, s/n – Barra da Lagoa, Florianópolis – Santa Catarina, 88061-160, Brasil

Horário de funcionamento: Segunda, quarta, quinta, sexta e domingo das 10h às 17h. Encerra às terças-feiras e aos sábados.

Nota importante

Quando visitar Florianópolis, não se esqueça de recolher todo o seu lixo, inclusive o orgânico, numa sacola e depositá-lo no contentor de lixo mais próximo.

A visão de lixo dá um aspeto horroroso e muito menos combina com paradisíacas paisagens de Santa Catarina. Vamos juntos preservar e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações. Lembre-se: “lugar do lixo é no lixo”.

Quando ir a Florianópolis: Melhor época

Florianópolis o que fazer dicas praias pontos turísticos ilhas Santa Catarina férias viagem hotel pousadas hotéis turismo passeios

O Inverno em Florianópolis é marcado pela chegada de frentes frias e presença de massas de ar frio e seco, como ocorre na maior parte da Região Sul do Brasil.

Assim sendo, é claro que o Verão é a melhor época para estar na ilha. Contudo, nessa altura a movimentação de turistas é maior, preços dobram e voos e estradas estão mais congestionadas.

Tudo isso, faz com que os meses entre Fevereiro e Abril, sejam a melhor opção para quem quer aproveitar o calor e as praias de Floripa. Porém, fugir um pouco da superlotação e dos altos preços praticados na região.

+ Dicas de lugares a visitar 

Agora que você já descobriu o que fazer em Florianópolis, aproveite e confira outros destinos turísticos para visitar no Sul do Brasil. 

+ O que fazer na Guarda do Embaú

+ Melhores praias para se hospedar em Santa Catarina

+ Cachoeiras em Urubici

+ Lugares mais bonitos do Sul do Brasil

+ Cachoeiras do Rio Grande do Sul

+ Cachoeiras em Cambará do Sul

Ficamos super felizes em ajudar no seu planejamento de viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Florianópolis – SC? Salve nos favoritos e compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar