Escreva para pesquisar

Compartilhar

Visitar as cascatas de Vieira do Minho

Boa parte dos poços, lagoas e cascatas de Vieira do Minho está concentrada na área do Parque Natural da Serra da Cabreira, um destino perfeito para umas férias em qualquer período do ano. Além da infraestrutura turística sustentável, a região reserva paisagens naturais bem preservadas, com lugares idílicos que representam de forma singular a riqueza natural do Norte de Portugal. Neste guia turístico vamos dar-lhe a conhecer as melhores cascatas com piscinas naturais para você desfrutar dos dias de calor na maior tranquilidade. Preparado para descobri-las?

cascatas de Vieira do Minho

Quais são e onde ficam as cascatas de Vieira do Minho

As cascatas de Vieira do Minho podem ser visitadas em qualquer altura do ano, mas nos meses de primavera – verão conseguem ser magníficas. Role a página e descubra quais são e onde ficam as cascatas mais bonitas e secretas para uma escapadinha romântica de fim de semana ou umas férias em família. Lembrando que pode fazer os passeios por conta própria ou através de excursões guiadas. 

Cascata da Candosa

cascatas de Vieira do Minho

Escondida em plena Serra da Cabreira, a Cascata da Candosa é um dos locais mais lindos do concelho de Vieira do Minho.

Alimentada pelo magnífico rio Ave, a queda mais bonita desta cascata termina num poço de água cristalina, sendo o local perfeito para mergulhos refrescantes nas tardes quentes de verão.

Como chegar à Cascata da Candosa

A Cascata da Candosa faz parte do famoso percurso pedestre “Moinhos do Ave” (PR6), e a única forma de lá chegar é a pé. O trilho inicia-se no pequeno povoado de Lamedo, junto à antiga Casa do Telhado. 

Quase todo o percurso é calcorreado na companhia do rio Ave, por isso não faltam lagoas nem oportunidades para ir a banhos.

Se puder visite a cascata entre as 13h e as 15h, horário em que o sol revela toda a beleza do lugar. O percurso está bem sinalizado, por isso só tem de ficar atento às placas no caminho. Obrigatório levar calçado apropriado para trekking! 

Lagoa do Boco

cascatas de Vieira do Minho

A Lagoa do Boco é uma das pérolas de Vieira do Minho. Espere encontrar uma piscina natural gigantesca de águas cristalinas e relativamente quentes. Acredite: aqui vai tomar um banho de rio muito aprazível!

Não à toa, o local está entre os recantos prediletos de muitas famílias com crianças e grupos de amigos que procuram um refúgio em meio à natureza. Veja de seguida como lá chegar. 

Como ir à Lagoa do Boco

Para aceder à Lagoa do Boco viaje até Parada do Bouro e depois estacione o carro junto à Ponte de Parada sobre o rio Cávado (1km do centro da aldeia). A partir daí só precisa de fazer o resto do caminho a pé. A lagoa avista-se da ponte. A descida para ir a banhos é bastante simples (2 minutos de caminhada). Confira a localização exata no Google Maps

Poço Negro

 

O Poço Negro é uma das mais belas lagoas “secretas” e “desconhecidas” de Vieira do Minho. Fica timidamente escondido perto da Ponte Romana de Agra e a única maneira de lá chegar é a pé.

Além de lindo, o local é pouco explorado por turistas. Nós adoramos o Poço Negro por ser um dos lugares mais selvagens e tranquilos para desfrutar a dois na região de Vieira do Minho.

Como chegar ao Poço Negro

Para ir ao Poço Negro basta estacionar o carro junto à Ponte Romana de Agra (aldeia de Agra) e depois seguir pelo trilho que começa junto ao moinho. O percurso é muito simples (10 minutos de caminhada leve). Recomenda-se cautela na descida para os banhos. 

Poço das Traves

Recanto idílico, inserido no Parque de Lazer das Traves. O Poço das Traves é o destino ideal para uma escapadinha em família na região de Vieira do Minho.  

O local oferece uma boa infraestrutura turística. Além da belíssima lagoa, espere encontrar uma área verde bem cuidada e arborizada, com uma praia fluvial excelente para adultos e crianças, um café, mesas de pic-nic e estacionamento nas imediações. Acesso fácil a todos!

Como chegar ao Poço das Traves

O Poço das Traves está localizado na pequena freguesia de Ruivães, junto à estrada N103. Chega-se ao local facilmente de carro. Verifique as coordenadas de GPS no Mapa do Google.

Pronto para fazer as malas? Antes disso, é hora de escolher onde ficar a dormir em Vieira do Minho.

Onde dormir em Vieira do Minho

Divulgação: Quinta Cercas da Costa

A seguir listamos os melhores alojamentos com bom preço-qualidade para dormir na região de Vieira do Minho. Além de confortáveis, as hospedagens também oferecem acesso fácil às cascatas e lagoas mencionadas acima. Clique nos links do Booking e saiba mais!

Quinta Cercas da Costa – Alojamento de Turismo Rural. Disponibiliza acomodações confortáveis e piscina ao ar livre com vista para a montanha. Acesso fácil à Cascata da Candosa e ao Poço Negro. 

Quinta do Rio Gerês – Alojamento de Turismo Rural. Dispõe de quartos confortáveis e amplas áreas de lazer com piscina interior. Além disso, oferece acesso fácil à Lagoa do Boco. 

Casa de Dentro – Capitão Mor – Casa de Turismo Rural. Propriedade aconchegante, com fácil acesso ao Poço das Traves. 

 

 

Dicas de outras cascatas e praias fluviais a visitar

Agora que você já descobriu os caminhos e trilhos pedestres para ir às melhores cascatas, poços e lagoas de Vieira do Minho, aproveite e verifique os nossos roteiros turísticos com outros destinos lindos para visitar no Norte de Portugal. Saiba o que ver e fazer!

+ Melhores praias fluviais de Ponte da Barca

+ Cascatas da Serra Amarela

+ Visitar a Serra da Cabreira

+ Melhores praias fluviais do Gerês

+ Cascatas em Pitões das Júnias

+ Melhores praias de Caminha

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre as cascatas de Vieira do Minho? Compartilhe com seus amigos!

Tags::