Escreva para pesquisar

Compartilhar

Visitar as cascatas da Serra Amarela

Quando o tema é cascata, a Serra Amarela dá um banho, literalmente! A região é rica em diferentes tipos de paisagens naturais como as marcantes montanhas, rios, poços e cachoeiras de sonho. Por aqui, os aventureiros de carteirinha vão poder desfrutar à vontade de belas quedas d’água e lagoas paradisíacas, perfeitas para um mergulho refrescante nas tardes ensolaradas de verão. Lendo o nosso guia turístico, vai ficar a conhecer as melhores lagoas e cascatas da Serra Amarela, além de descobrir como lá chegar facilmente. Por isso, se vai visitar a região não pode perder as cascatas mais bonitas, bem como as suas piscinas naturais. Confira as nossas dicas e saiba quais são os trilhos e os caminhos certos que o vão conduzir até alguns dos mais belos recantos de Portugal Continental. 

Cascatas da Serra Amarela: como ir às cachoeiras, lagoas e poços

Onde ficam as cascatas e lagoas da Serra Amarela

Cascatas da Serra Amarela: como ir às cachoeiras, lagoas e poços

Inseridas no Parque Nacional da Peneda-Gerês, as melhores cascatas e lagoas da Serra Amarela estão, em sua maioria, concentradas próximas à Ermida – pequena aldeia de montanha do concelho de Ponte da Barca (Norte de Portugal). 

Lembrando que a melhor maneira de explorar o parque é de carro, por conta própria, ou através de excursões guiadas. Vamos conhecer as mais lindas?

Cascata do Poço da Carcerelha

Cascatas da Serra Amarela: como ir às cachoeiras, lagoas e poços

Se você estiver pelos concelhos de Ponte da Barca ou Arcos de Valdevez, dê um pulo na Cascata do Poço da Carcerelha, que está nada mais, nada menos que no deslumbrante vale do rio Carcerelha, localizado na Serra Amarela, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Já exploramos a Serra Amarela diversas vezes e afirmamos: o Poço da Carcerelha é uma das atrações mais bonitas da região. A piscina natural desta cascata é um convite irrecusável para se refrescar nos dias mais quentes. 

Como chegar à Cascata do Poço da Carcerelha

A Cascata do Poço da Carcerelha está localizada junto à estrada CM1349, que liga Lourido à Ermida – sem dúvida uma das mais belas estradas que já percorremos em Portugal. Prepare a máquina fotográfica, porque o trajeto de ida e volta rende fotos lindas!

Chegar ao local de carro é fácil, mas a descida para a cascata requer alguma cautela. Não recomendável a pessoas com mobilidade reduzida. 

Poço Negro (Cascata da Ermida)

Cascatas da Serra Amarela: como ir às cachoeiras, lagoas e poços

O Poço Negro ou Cascata da Ermida é uma das quedas d’água mais altas da Serra Amarela, no concelho de Ponte da Barca. Alimentada pelo rio Carcerelha, a piscina natural desta cascata é um verdadeiro deleite. 

O acesso de carro para chegar ao local é canja. Contudo, a descida para os banhos é íngreme! Portanto: prudência e bom senso diante da natureza nunca é demais, certo? Não recomendável a pessoas com mobilidade reduzida. 

Como ir ao Poço Negro 

A forma mais rápida de chegar ao Poço Negro é seguir pela estrada CM1349, que liga Lourido à Ermida. A cascata fica do lado esquerdo junto à ponte, situada a menos de 500 metros do Poço da Carcerelha. Há placas indicativas pelo caminho. 

Lagoa de Chão d’Além

As águas transparentes com espaços para mergulhar e as rochas lisinhas que convidam à toalha estendida fazem desta uma das melhores lagoas da Serra Amarela.

A Lagoa de Chão d’Além também está entre as atrações naturais mais conhecidas e frequentadas da região, por ter acesso fácil de carro, e exigir apenas uma curta caminhada a pé (5 minutos). Local excelente para adultos e crianças!

Como ir à Lagoa de Chão d’Além

Veja no Google Maps onde começa o trilho que conduz à Lagoa de Chão d’Além. Ver aqui

Poço da Gola

Visitar o Poço da Gola é uma das melhores atividades na Serra Amarela para quem, como nós, gosta pouco de multidões veranis.

A queda d’água é lindíssima, formando uma lagoa natural cercada de pedras graníticas. O acesso é bastante simples. Porém, não recomendável a pessoas com mobilidade reduzida. 

Como ir ao Poço da Gola

O Poço da Gola fica próximo a Lindoso, uma das aldeias históricas mais bonitas e visitadas da Serra Amarela, no Gerês.

A maneira mais fácil de chegar é estacionar o carro perto do Café Restaurante Mó, em Parada, e depois seguir pelo trilho até ao Poço (aproximadamente 700 metros a pé). Aproveite e veja o nosso roteiro completo: o que visitar em Lindoso

Poço de Froufe

Nesta lagoa natural com atmosfera selvagem, vai tomar um banho muito aprazível. Alimentado pelas águas puras e translúcidas do rio Froufe, o Poço de Froufe é uma das lagoas secretas e escondidas da Serra Amarela.

Além de ser um local lindo e super tranquilo, tem a vantagem de ter um bosque ribeirinho repleto de carvalhos que providenciam sombra nos dias mais quentes.

Como ir ao Poço de Froufe

O Poço de Froufe fica junto à ponte da pequena aldeia de Froufe. Dá para lá chegar facilmente de carro. Confira a localização exata e coordenadas GPS no Google Maps. Acesso fácil. 

Onde dormir na Serra Amarela

Divulgação: Cerca dos Passais – Alojamento de Turismo Rural

Se pretende conhecer e aproveitar ao máximo as cascatas e lagoas que sugerimos neste guia turístico, considere montar base em Entre-Ambos-os-Rios, pequena aldeia de montanha com acesso fácil aos melhores trilhos, percursos pedestres e, claro, aos locais citados acima. 

Vale referir que não existem muitos alojamentos na região. E como deve saber a Serra Amarela, no concelho de Ponte da Barca, é um dos destinos de férias mais procurados do Minho.

Por isso, a dica é garantir o seu alojamento com bastante antecedência, sobretudo se pretende visitar o destino nos meses de férias escolares, fins de semana ou feriados prolongados. Clique nos links a seguir e faça a sua reserva com até 50% desconto no Booking!

Cerca dos Passais – Alojamento de Turismo Rural em Entre Ambos-os-Rios. Disponibiliza acomodações confortáveis e piscina exterior com vista paradisíaca para a montanha. 

Cantinho Redondo Gerês – Casa de férias rústica e aconchegante, com excelente localização em Entre-Ambos-os-Rios. 

Casa das Catrinas – Alojamento de Turismo Rural com bom preço-qualidade e excelente localização em Lourido (Entre-Ambos-os-Rios). 

Holiday home CM1349 – Casa de férias completamente equipada, com boa localização no povoado de Lourido (Entre-Ambos-os-Rios). 

Chalet CM1349 – Chalés da montanha aconchegante, com excelente localização em Entre-Ambos-os-Rios. 

Quando visitar as cascatas da Serra Amarela

Recomendamos a visita de Maio a Outubro. Evite os meses de inverno, sobretudo os dias de chuva com nevoeiro. 

Outras cascatas e lagoas lindas a visitar

Agora que já descobriu as melhores cascatas e lagoas da Serra Amarela, aproveite e conheça outros poços e locais fantásticos da região do Minho (Norte de Portugal).  

+ Visitar a Serra da Cabreira

+ Cascatas e lagoas da Serra d’Arga

+ Visitar a Serra d’Arga

+ Cascatas em Arcos de Valdevez 

+ Locais para visitar na Serra da Peneda 

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou das dicas sobre as cascatas da Serra Amarela? Compartilhe com seus amigos!

Tags::