Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: visitar a Serra da Cabreira

Destino maravilhoso para atividades ao ar livre, a Serra da Cabreira é uma região abençoada pela frescura dos cursos de água que escorrem das suas encostas. Além do delicioso clima serrano, pode ainda aventurar-se por caminhos e trilhos rurais de montanha, que irão levá-lo a belas cascatas e lagoas paradisíacas. Gostou da ideia? Então confira a nossa seleção dos lugares mais bonitos para você já ir sonhando. Veja a seguir quais são os melhores sítios, percursos pedestres, dentre outros pontos de interesse para passear quando visitar a Serra da Cabreira.

Visitar a Serra da Cabreira  

Visitar a Serra da Cabreira

Onde fica a Serra da Cabreira?

A Serra da Cabreira é uma elevação de Portugal Continental, com 1262 metros de altitude. Situa-se no Baixo Minho e no Baixo Barroso (Norte de Portugal), abrangendo os concelhos de Montalegre, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto. A melhor maneira de conhecer a região é de carro, por conta própria, ou através de excursões guiadas. 

Quais são os locais a visitar na Serra da Cabreira

A Serra da Cabreira é um paraíso recheado de belos lugares para explorar. Para facilitar a sua vida, listamos neste guia de viagem as melhores dicas de passeios imperdíveis a fazer quando visitar o destino.

Veja de seguida as principais atividades para incluir no seu roteiro de fim de semana ou numas férias em família. Vale a pena!

Cascata da Candosa

Visitar a Serra da Cabreira

Alimentada pelo rio Ave, um dos mais importantes cursos de água do Norte de Portugal, a Cascata da Candosa é uma das atrações a não perder na Serra da Cabreira.

A queda mais bonita termina num poço de água cristalina, sendo o local perfeito para mergulhos refrescantes nas tardes quentes de verão.

Esta Cascata faz parte do percurso pedestre “Moinhos do Ave” (PR6), e a única forma de lá chegar é a pé. O trilho inicia-se no pequeno povoado de Lamedo (Vieira do Minho), junto à antiga Casa do Telhado e termina na Ponte Romana de Agra. 

Quase todo o percurso é calcorreado na companhia do rio Ave, por isso não faltam lagoas nem oportunidades para ir a banhos.

O trilho “Moinhos do Ave” tem uma extensão de 4 km com grau de dificuldade médio. Há placas indicativas pelo caminho. Se puder visite a cachoeira entre as 13h e as 15h, horário em que o sol revela toda a beleza do lugar. Obrigatório levar calçado apropriado para trekking!

Dica extra: se precisar de um hotel perto da Cascata da Candosa, fique hospedado na Quinta Cercas da Costa, um dos melhores alojamentos da Serra da Cabreira. 

Ponte Romana de Agra

Visitar a Serra da Cabreira

Testemunho de que o território se inseria numa região estratégica para os romanos, a Ponte Romana de Agra, sobre o rio Ave, é um dos mais belos cartões postais da Serra da Cabreira.

Localizada a apenas 1 km da aldeia histórica de Agra (concelho de Vieira do Minho), o local  faz parte do percurso pedestre “Moinhos do Ave” pelas margens do rio, com vários moinhos (azenhas), lagoas e a Cascata da Candosa, uma das mais emblemáticas quedas-d’água desta região serrana.

A Ponte Romana de Agra fica junto à estrada M526, sendo possível lá chegar de carro ou pelo trilho “Moinhos do Ave” (PR6), que começa em Lamedo (Vieira do Minho), junto à Casa do Telhado, como já referido no tópico acima. 

Dica extra: se precisar de um hotel perto da Ponte Romana de Agra, fique hospedado na Quinta Cercas da Costa, um dos melhores alojamentos da Serra da Cabreira. 

Poço Negro

Visitar a Serra da Cabreira

O Poço Negro é uma das mais belas lagoas “secretas” da Serra da Cabreira. Fica timidamente escondido perto da Ponte Romana de Agra e a única maneira de lá chegar é a pé.

O Poço Negro, além de lindo, é pouco explorado por turistas que visitam esta serra, sendo por isso um dos melhores lugares sossegados e românticos para desfrutar a dois. 

O acesso é feito a pé pelo trilho que começa junto ao moinho da ponte (menos de 10 minutos de caminhada leve). Recomenda-se cautela na descida para os banhos. 

Poço dos Gatos

Belíssima piscina natural, abastecida pelas águas cristalinas do rio Ave. O Poço dos Gatos está localizado entre a Ponte Romana de Agra e o Poço Negro.

A única forma de lá chegar é a pé. Aliás, o pequeno trilho que conduz ao Poço dos Gatos é o mesmo que leva ao Poço Negro.

Destino excelente para ir a banhos com crianças. Nas proximidades há um parque de merendas e um estacionamento próprio. Acesso fácil.  

Santuário Nossa Senhora da Lapa

Localizado no sopé da serra, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa é um dos atrativos históricos mais lindos e encantadores da região da Cabreira.

Fica perto da freguesia de Soutelo (concelho de Vieira do Minho), e chega-se ao local facilmente de carro. 

Construída em baixo de um enorme penedo de granito, a famosa capela data de 1694. O cenário inquestionavelmente exótico, transporta os visitantes para um mundo de conto de fadas.

Além disso, a vista panorâmica do miradouro é de cortar a respiração, transmitindo uma sensação de paz e tranquilidade difíceis de igualar! Ao lado do Santuário, há um agradável parque de merendas onde pode fazer uma pausa e petiscar. 

Cascata do Caldeirão

Próxima à aldeia de Zebral (concelho de Vieira do Minho), a Cascata do Caldeirão insere-se numa paisagem natural maravilhosa! Fica à beira da estrada que liga Zebral a Espindo, e ir a banhos ali é canja!

Dica importante: planeie a visita à Cascata do Caldeirão durante os meses de Maio e Junho – época em que as quedas de água e as lagoas atingem todo seu esplendor, causando um efeito ainda mais fascinante à cascata. 

Alto do Talefe 

Visitar o Alto do Talefe é visitar o ponto mais alto da Serra da Cabreira, com uma altitude em relação ao nível do mar de 1262 metros.

A montanha fica na divisória entre as bacias hidrográficas do Ave e do Cávado. Atualmente, a zona do cume abriga o Parque Eólico da Cabreira.

Além da vista privilegiada para as Serras do Parque Nacional da Peneda-Gerês, durante a visita à montanha do Talefe pode ficar a conhecer de perto a Lenda da Serra da Cabreira e do rio Ave, uma vez que a nascente do mesmo se encontra ali. 

O pico propriamente dito fica na pequena freguesia de Ruivães, concelho de Vieira do Minho, perto das aldeias de Agra, Espindo e Zebral. É possível chegar ao Talefe de carro usando os seus estradões de terra batida.

Nós subimos a montanha de carro a partir de Agra (8 km), inserimos no aplicativo Google Maps – Talefe Serra da Cabreira, e chegamos lá tranquilamente. 

Parque de Lazer Poço das Traves

Recanto paradisíaco, situado na freguesia de Ruivães (Vieira do Minho). O Parque de Lazer Poço das Traves é ideal para uma escapadinha em família à Serra da Cabreira. 

O local oferece uma boa infraestrutura turística. Espere encontrar uma área verde bem cuidada e arborizada, com uma praia fluvial excelente para adultos e crianças, um café, mesas de pic-nic, estacionamento nas imediações, além do próprio Poço das Traves – principal atrativo do parque. Acesso fácil a todos! 

Dica extra: se precisar de um hotel perto do Parque de Lazer do Poço das Traves, fique hospedado na Casa de Dentro – Capitão Mor, um dos melhores alojamentos da Serra da Cabreira. 

Praia Fluvial de Gondiães

 

A Praia Fluvial de Gondiães, é um dos melhores pontos de encontro de amantes da natureza que gostam de curtir ao ar livre seus momentos de lazer.

Além das águas límpidas e cristalinas, o local dispõe de estacionamento, espaço de grelhadores e mesas de pic-nic inseridas num ambiente verdejante e fresco com árvores frondosas. 

Dica extra:  se precisar de um hotel perto da Praia Fluvial de Gondiães, fique hospedado na Casa dos Codessos, um dos melhores alojamentos da região.

Poço das Relvas 

O Poço das Relvas está inserido numa das paisagens mágicas da aldeia de Moscoso, de onde se tem uma panorâmica espetacular para o Alto da Senhora da Graça, das Serras do Marão e do Alvão e do famoso Nariz do Mundo da Serra da Cabreira (cume pontiagudo com uma vista fantástica sobre o vale da Ribeira de Cavez. 

A maneira mais fácil de chegar ao Poço das Relvas é viajar até à aldeia de Moscoso (pequena localidade do concelho de Cabeceiras de Basto), e depois estacionar o carro aqui (ver localização exata e coordenadas no Google Maps). A partir daí o trilho de 10 minutos de caminhada é sempre a descer. Há placas indicando o caminho. 

Nota importante: no Google Maps o nome do local está como Cascata do Prego Fundo, mas o nome original é Poço das Relvas. Quando ir? Planeje a sua visita durante os meses de Maio e Junho, em dias ensolarados. 

Dica extra: se deseja pernoitar perto do Poço das Relvas fique hospedado na Quinta Rural – Eco Lodge, um dos melhores alojamentos da Serra da Cabreira. 

Onde dormir na Serra da Cabreira

 

Foto: Quinta Cercas da Costa

A seguir listamos os melhores alojamentos com bom preço-qualidade para dormir na Serra da Cabreira. Além de confortáveis, as hospedagens também oferecem acesso fácil aos pontos turísticos mencionados acima. Clique nos links do Booking e saiba mais!

Quinta Cercas da Costa – alojamento confortável, com fácil acesso à Cascata da Candosa, Ponte Romana de Agra, Poço Negro, Poço dos Gatos e o Alto do Talefe.

Casa de Dentro – Capitão Mor – casa de turismo rural aconchegante, com fácil acesso ao Parque de Lazer Poço das Traves e à Cascata do Caldeirão. 

Quinta Rural – Eco Lodge – disponibiliza acomodações confortáveis, com acesso fácil o Poço das Relvas, na aldeia de Moscoso. 

Casa dos Codessos – alojamento confortável, com fácil acesso à Praia Fluvial de Gondiães.

Dicas de outros lugares lindos para viajar

Agora que você já descobriu os melhores locais para visitar a Serra da Cabreira, aproveite e confira outros destinos fantásticos para viajar no Norte de Portugal. 

+ Melhores praias fluviais do Gerês 

+ Visitar Pitões das Júnias

+ Cascatas de Arcos de Valdevez

+ O que visitar em Soajo

+ Como ir às 7 Lagoas do Gerês

+ Visitar a Serra d’Arga

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre visitar a Serra da Cabreira? Compartilhe com seus amigos!

Tags::
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar