Escreva para pesquisar

Visitar as piscinas naturais de Porto de Galinhas

Compartilhar

Visitar as piscinas naturais de Porto de Galinhas

Apesar de ter sido considerada como uma das melhores praias do mundo por várias revistas internacionais, Porto de Galinhas ainda é um segredo para muitos brasileiros. O destino tem praias de sonho, com inúmeros passeios e atividades ao ar livre. Mas a grande atração de Porto de Galinhas são as famosas piscinas naturais, formadas por recifes de corais, no período da maré baixa. Os corais servem de habitat natural para diversas espécies marinhas, principalmente peixinhos coloridos, tartarugas e siris, que podem ser apreciados pelos visitantes em mergulhos com cilindro e prática de snorkel. Se está planejando uma viagem pelo litoral sul de Pernambuco, veja neste guia turístico dicas imperdíveis de como ir e visitar as piscinas naturais de Porto de Galinhas, quanto custa o passeio de jangada, dentre outras informações úteis. 

Onde ficam as piscinas naturais de Porto de Galinhas

Cercada por corais que formam um belo conjunto de piscinas naturais, Porto de Galinhas deixa qualquer visitante apaixonado.

As piscinas naturais mais bonitas e famosas da região estão concentradas na praia central da vila de Porto de Galinhas (município do Ipojuca) – um dos destinos mais famosos de Pernambuco, a pouco mais de 50 km de distância do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre.

Vale a pena o passeio às piscinas naturais de Porto de Galinhas?

O roteiro de qualquer viajante a Porto de Galinhas deve incluir uma visita às piscinas naturais, perfeitas para tomar um banho de mar relaxante e mergulhar com snorkel entre os peixes coloridos. Sem dúvida, passeio maravilhoso e imperdível. Vale a pena!

Visitar as piscinas naturais de Porto de Galinhas

Como visitar as piscinas naturais

Águas azuis cristalinas, recifes, corais e uma rica fauna marinha desenham a paisagem mais bonita de Porto de Galinhas. Localizadas a poucos metros da orla da vila, as piscinas naturais são facilmente avistadas da praia central. Para completar o maravilhoso cenário, dezenas de jangadas rústicas pontuam o mar com suas velas coloridas. 

A dica é pernoitar em Porto de Galinhas e acordar cedinho para desfrutar das piscinas na hora certa (no horário da maré baixa, especialmente em dias ensolarados). 

O acesso às piscinas naturais é fácil. Pode lá chegar através de jangada ou fazendo a travessia a pé, com a água pela cintura, acompanhado por monitores da Prefeitura do Ipojuca. 

Foto: ipojuca.pe

Como funciona o passeio de jangada

Boa parte dos turistas que visita Porto de Galinhas chega às piscinas através das jangadas. Os tickets para os passeios são adquiridos no quiosque da Associação dos Jangadeiros, situado à beira-mar, junto à Praça das Esculturas. 

Após adquirir o bilhete só tem de caminhar até à areia da praia e entregar o mesmo a qualquer um dos jangadeiros da associação, facilmente reconhecidos pela camiseta padrão. 

A bordo da jangada, o trajeto até às piscinas leva menos de 10 minutos. Os passeios são realizados diariamente em vários horários do dia. A jangada é segura, e o tempo de duração do passeio é de aproximadamente 50 minutos.

Como já dito no tópico acima, as piscinas formam-se com a maré baixa. Assim sendo, confira a tábua das marés no Google ou informe-se com o seu hotel sobre os horários das marés no dia que pretender realizar o passeio.  

Durante a visita vai poder mergulhar nas piscinas de águas mornas, repletas de peixes coloridos, e conhecer o famoso “Mapa do Brasil”, formado naturalmente pelos corais – um dos cartões postais mais bonitos de Porto de Galinhas.

Dicas importantes

Os jangadeiros costumam ter máscaras de snorkel disponívies para emprestar aos turistas, mas se puder leve a sua. Além de ser mais higiénico (sobretudo em tempos de covid), vai poder aproveitar melhor o passeio. Recomendamos levar também sapatilhas aquáticas para não machucar os pés nos ouriços, que estão encravados em meio aos corais. 

Visitar as piscinas naturais de Porto de Galinhas

Visitar as piscinas naturais de Porto de Galinhas

“Mapa do Brasil”, formado naturalmente pelos corais – Porto de Galinhas

Quanto custa o passeio de jangada

O passeio de jangada às piscinas naturais custa R$ 30,00. Crianças de 0 a 3 anos não pagam. De 4 a 6 anos pagam R$ 15,00 (preços atualizados). 

Como visitar de graça as piscinas naturais

É possível visitar as piscinas naturais de forma gratuita. Contudo você precisa estar disposto a fazer a travessia a pé até às piscinas. O passeio dura cerca de 20 minutos, e é feito com o auxílio dos monitores da Prefeitura do Ipojuca.

Quando a maré baixa pela manhã, a prefeitura distribui 200 pulseiras na Praça do Relógio, que dão acesso gratuito às piscinas naturais. Por isso, chegue cedo, por volta das 7h30 para garantir a sua.

Querendo mais informações de como ir e visitar as piscinas de graça, fale com o recepcionista do hotel onde estiver hospedado, ou passe no posto da própria prefeitura para receber as orientações corretas. 

Hotéis perto das piscinas naturais de Porto de Galinhas

Se procura um hotel bem localizado com acesso fácil às piscinas naturais, praias paradisíacas, restaurantes, bares, dentre outros pontos de interesse, tente hospedar-se no centro da vila de Porto de Galinhas.

Para conseguir a melhor relação custo x benefício, a dica é programar a viagem para o começo da semana, fora da época de férias escolares – acredite: além da economia ser significativa, vai evitar aglomerações nas praias, restaurantes e hotéis. 

Lembrando: no site do Booking você pode garimpar facilmente as melhores ofertas de hospedagens. Fique atento! Verifique de seguida as nossas sugestões de pousadas confortáveis bem localizadas:

Divulgação: Pousada Quatro Estações – Porto de Galinhas

Melhores sugestões de pousadas no centro de Porto de Galinhas

Pousada Quatro Estações – Hospedagem com excelente localização no centro de Porto de Galinhas. Dispõe de quartos confortáveis e piscina ao ar livre. Café da manhã incluso no preço da diária. Boa aposta!

Pousada Brisa do Porto – Boa localização no centro da vila. Apresenta acomodações aconchegantes, jardim e terraço. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Pedacinho do Céu – Ótima localização no centro de Porto de Galinhas. Disponibiliza quartos com vista para o jardim e piscina ao ar livre. Café da manhã incluso no valor da diária. Aceita pets. 

Pousada Som dos Pássaros – Apenas a 500 metros da praia central de Porto de Galinhas. Além dos quartos aconchegantes, dispõe de uma piscina exterior, terraço para banhos de sol e jardim. Café da manhã incluso no valor da diária.

Pousada São Jorge – Propriedade com excelente localização. Disponibiliza quartos climatizados e piscina ao ar livre. Café da manhã incluso no preço da diária. 

Villa Peixe na Telha – Hospedagem confortável à beira-mar. Apresenta acomodações climatizadas, com vista para a Praia de Porto de Galinhas. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Laguna Beach Flat – Apartamento padrão no centro de Porto de Galinhas. Dispõe de acomodações climatizadas com varanda, piscina ao ar livre, jardim e terraço para banhos de sol. Estacionamento gratuito!

Suítes Bouganville – Propriedade com excelente localização. Dispõe de quartos confortáveis, piscina ao ar livre e jardim. Além do chá da tarde cortesia, o café da manhã está incluso no valor da diária. 

Dicas de outros lugares para conhecer

+ O que fazer no Cabo de Santo Agostinho

+ Lugares para conhecer em Recife

+ O que fazer na Praia dos Carneiros

+ Melhores praias de Pernambuco

+ Onde ficar na Praia de Boa Viagem

+ Pontos turísticos em Olinda

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou das dicas de como visitar as piscinas naturais de Porto de Galinhas? Compartilhe!

Tags::
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar