Escreva para pesquisar

Compartilhar

Visitar as melhores cascatas e lagoas da Serra d’Arga

Procura um local para relaxar, ter contato com a natureza e fazer um detox do mundo urbano? Então visite a Serra d’Arga, uma das regiões montanhosas mais bonitas do Norte de Portugal. Durante a sua estadia vai se apaixonar pelas quedas d’água e lagoas paradisíacas em meio à mata verdejante, que guarda uma fauna e flora de rara beleza. Mais do que admirar, a grande pedida é desfrutar as atrações, em um roteiro variado, ao gosto do visitante: com diversos percursos pedestres e deliciosos banhos relaxantes nas águas cristalinas do rio Âncora. Ideal para uma escapadinha de fim de semana ou umas férias em família, as melhores cascatas e lagoas da Serra d’Arga são um bom programa para viajantes aventureiros. Descubra a seguir as mais belas cascatas que valem a pena incluir no seu guia turístico pela região.

Cascata do Pincho

cascatas e lagoas da Serra d'Arga

As águas puras e cristalinas do rio Âncora dão vida à Cascata da Ferida Má, conhecida popularmente por Cascata do Pincho. Dar uns mergulhos na lagoa paradisíaca do Pincho, apreciando a belíssima paisagem e apenas respirando o ar puro da Serra d’Arga, é a receita infalível para se esquecer do mundo lá fora.

O trilho que dá acesso a esta cascata é de percurso fácil, com uma fauna e flora que merece a sua atenção. Imperdível!

Como chegar 

Confira as dicas do nosso guia completo: como ir à Cascata do Pincho

Janela do Céu

cascatas e lagoas da Serra d'Arga

Rodeada por uma vegetação exuberante, a Janela do Céu é uma das cascatas mais lindas e românticas da Serra d’Arga, sendo o refúgio certo para os casais que querem se conectar com a natureza. Espere encontrar uma pequena queda com águas esverdeadas a caírem numa convidativa piscina natural, perfeita para mergulhos refrescantes a dois.

Como ir à Janela do Céu

A Janela do Céu fica na freguesia de São Lourenço da Montaria. O trilho de acesso para lá chegar inicia no canto direito da Cascata do Pincho (15 minutos de caminhada). Não tem erro!

Lagoa da Esturranha

cascatas e lagoas da Serra d'Arga

Alimentada pelo rio Âncora, a Lagoa da Esturranha é um tesouro paisagístico no coração da Serra d’Arga. O local oferece uma experiência única de paz, silêncio e tranquilidade, em meio à mata verdejante e às águas azuis cristalinas.

Além da beleza natural, a lagoa possui espaços de lazer com parque de merendas e uma churrasqueira. É uma das melhores e mais seguras praias fluviais para ir com crianças e bebês, por conta das águas rasas do rio. 

Como ir à Lagoa da Esturranha

A Lagoa da Esturranha está localizada na freguesia de Freixiedo de Soutelo, junto à estrada N-305. Depois de estacionar o carro na berma da N-305, basta caminhar 50 metros para lá chegar. Acesso fácil. Confira a localização no Google Maps. Visite o local em dias ensolarados, entre as 14h e as 17h. 

Poço Negro

Quer relaxar? Então anote a receita: uma escapadinha com quem você ama, aproveitando uma bela lagoa natural de água límpida. Melhor ainda se essa lagoa for cercada por um bosque, criando uma paisagem bucólica como a do Poço Negro, em São Lourenço da Montaria – Serra d’Arga. 

Como ir o Poço Negro

O caminho que conduz até o Poço Negro é de fácil acesso e pode ser percorrido em menos de 30 minutos (ida e volta). Durante o trajeto, você ainda encontrará outras lagoas lindas para banho. O percurso pedestre para a cascata começa junto ao Cruzeiro do povoado de Espantar. Confira a entrada para o trilho no Google Maps.  

Poço Manadelo

Com uma caminhada curta e sem muito esforço físico, é possível chegar o Poço do Manadelo, uma das cascatas “secretas e desconhecidas” da Serra d’Arga. Em apenas 5 minutos a pé você chegará até à queda d’água, que forma um poço maravilhoso para banhos refrescantes nas tardes quentes de verão. 

Como ir o Poço Manadelo

O caminho mais curto que leva o Poço Manadelo fica próximo da Ponte e do Cruzeiro do pequeno povoado de Espantar, em São Lourenço da Montaria. Veja a localização exata e coordenadas do GPS no Google Maps

O que levar

As cascatas e lagoas da Serra d’Arga são totalmente preservadas e não contam com qualquer tipo de infraestrutura. Por isso, você deverá levar lanche e bebidas. Outros itens essenciais: calçado apropriado para trekking, traje de banho, chapéu, protetor solar e, claro, o saquinho para recolher o seu lixo!

Dicas extras

A freguesia de São Lourenço da Montaria é uma das principais portas de entrada para explorar as mais lindas cascatas e lagoas da Serra d’Arga. Desde aí pode realizar facilmente os passeios por conta própria ou através de visitas guiadas. 

Melhores alojamentos na Serra d’Arga

Divulgação: Cerquido Village & SPA

Confira a seguir as melhores sugestões de alojamentos com acesso fácil aos locais turísticos da Serra d’Arga.

Cerquido Village & SPA – Está localizado a 12 km da Cascata do Pincho, em plena encosta da Serra d’Arga. Disponibiliza bungalows confortáveis e piscina ao ar livre com vista para a montanha. 

Serra de Arga Mountain House – Casa completamente equipada para férias na Serra d’Arga, localizada na freguesia de Montaria. Dispõe de área verde com jardim, terraço e comodidades para churrasco. 

Quartéis de Santa Justa – Casa com piscina para férias em família. Situa-se a 10 km da Cascata do Pincho e disponibiliza acomodações confortáveis como vista para o rio e para a montanha. 

Quintinha D`Arga – Localiza-se na região de Caminha, a 8 km da Cascata do Pincho. Dispõe de quartos confortáveis, piscina exterior com vista para a montanha, dentre outras comodidades. 

Nota importante: os hotéis e alojamentos locais próximos à Cascata do Pincho têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência!  

Dicas de outros pontos de interesse

Agora que você já descobriu as melhores cascatas da Serra d’Arga, aproveite e confira outros sítios e locais lindos da região do Minho. 

+ Aldeias históricas do Minho

+ Melhores praias de Caminha

+ Locais a visitar em Vila Nova de Cerveira

+ Visitar Vilar de Mouros

+ Como ir às 7 Lagoas do Gerês 

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre as cascatas e lagoas da Serra d’Arga? Compartilhe com seus amigos!


Tags::