Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro: visitar as Aldeias Históricas do Minho

Que tal ir além de Lisboa e Porto, visitando outros lugares incríveis de Portugal? Neste guia, selecionamos 6 aldeias históricas do Minho, pequenas localidades rurais repletas de encantos que vai adorar descobrir. Há um pouco de tudo para ver e fazer em cada uma delas. Mas neste roteiro de viagem colocamos o enfoque nos melhores pontos de interesse a explorar nestas aldeias pitorescas, que são o que o Minho tem de mais distintivo para oferecer. Lembrando, estes destinos são carentes de transportes públicos. Por isso, a melhor forma de lá chegar e se deslocar é de carro próprio ou alugado. Descubra as aldeias minhotas que parecem saídas de um conto de fadas! 

Onde ficam as aldeias históricas e turísticas do Minho?

As aldeias históricas e turísticas que listamos neste roteiro de viagem estão localizadas no coração do Alto Minho – região Norte de Portugal. 

+ Reserve hotel através do Booking com até 50% desconto

Aldeias mais bonitas para turismo rural no Minho

Prepare-se para conhecer 6 aldeias mágicas que seduzem os visitantes pela sua calmaria, tradições ancestrais, gastronomia típica, monumentos históricos, rios cristalinos e cascatas paradisíacas com paisagens únicas de tirar o fôlego. 

Lindoso

Aldeias Históricas do Minho

Aldeias Históricas do Minho

Lindoso é uma visita obrigatória em qualquer viagem à região do Minho. Onde fica? Localizada em plena Serra Amarela, Lindoso é uma aldeia fronteiriça com Espanha, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

É uma das localidades rurais mais bonitas do concelho de Ponte da Barca e tem como principais atrativos o Castelo Medieval com vista fantástica para o rio Lima, o Largo dos Espigueiros, o Cruzeiro do Destro, a Igreja de São Mamede, o Entrudo do Pai Velho e o incrível Poço da Gola. 

Acesso o nosso guia completo: o que visitar em Lindoso e saiba mais sobre esta encantadora aldeia. 

Soajo 

Aldeias Históricas do Minho

Aldeias Históricas do Minho

O Soajo é eleita uma das aldeias de montanha mais bonitas de Portugal, como resultado, é um dos locais mais visitados do Minho.

O destino é um ótimo ponto de partida para quem pretende conhecer as mais belas cascatas e lagoas da Serra da Peneda, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.  

Composta por típicas casas antigas de granito e uma peculiar Eira de Espigueiros, o Soajo, no concelho de Arcos de Valdevez, é uma das melhores aldeias para turismo rural no Minho. 

As atrações mais encantadoras para visitar são: as Lagoas da Travanca, a Praça do Pelourinho do Soajo, a Eira dos Espigueiros, o Poço Negro, a Ponte da Ladeira, o Poço do Bento e a Lagoa dos Druidas. Veja o nosso post completo: o que visitar em Soajo

Vilar de Mouros

Aldeias Históricas do Minho

Localizada em plena região do Alto Minho, Vilar de Mouros é famosa por acolher o mítico festival de Vilar de Mouros, um dos mais antigos e emblemáticos festivais de Portugal. Mas, além do festival, existem outras belas atrações para conhecer na aldeia e nos arredores.

Durante a sua visita, não perca os sítios e lugares mais bonitos de Vilar de Mouros, pequeno povoado do concelho de Caminha, outrora habitado por romanos, celtas suevos e mouros. 

Uma vez na aldeia poderá visitar a Praia Fluvial das Azenhas, as Lagoas da Ponte de São João, a Ponte Medieval de Vilar de Mouros e a Igreja Matriz. Aproveite e saiba mais no guia completo: visitar Vilar de Mouros.

Sistelo 

A magnífica paisagem de Sistelo valeu-lhe a classificação oficial de monumento nacional e a informal de “Tibete português”, devido aos socalcos moldados pela mão humana.

Situada na margem esquerda do rio Vez, Sistelo é uma das aldeias mais pitorescas do Minho, pertencente ao concelho de Arcos de Valdevez.  

Esta aldeia ainda conserva o ambiente rural de outrora. Os melhores locais de interesse que pode incluir no seu roteiro de 1, 2 ou 3 dias são: Miradouro dos Socalcos, Castelo de Sistelo, Igreja Matriz, Passadiços de Sistelo, Miradouro da Estrica, Poço das Caldeiras, Praia Fluvial de Vilela e Ponte Medieval.

Aproveite e confira o nosso guia turístico: locais a visitar em Sistelo e conheça mais desta tradicional aldeia minhota. 

Castro Laboreiro

Visitar Castro Laboreiro é visitar uma das aldeias mais lindas e românticas do Minho e de Portugal. Particularmente rica em legados arqueológicos, arquitectónicos e culturais, esta aldeia é dona de um passado cheio de história para contar. 

Inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Castro Laboreiro é uma povoação milenar, pertencente ao concelho de Melgaço. Não saia desta aldeia serrana sem percorrer com calma os lugares mais bonitos, com cenários dignos de Games of Thrones!

Vista a pele de explorador e parta à aventura dos principais pontos turísticos da região. A não perder: Castelo Medieval de Castro Laboreiro, Ponte Nova, Cascatas do Laboreiro, Pedra da Tartaruga, Igreja Matriz, Núcleo Museológico, Ponte Velha e as Gravuras rupestres do Fieiral. 

Veja o nosso roteiro completo: o que fazer em Castro Laboreiro para uma viagem bem sucedida!

Estorãos

Estorãos é uma típica aldeia minhota, pertencente ao concelho de Ponte de Lima. Localizada no sopé da Serra d’Arga, esta aldeia mágica possui uma paisagem natural belíssima, banhada pelo rio Estorãos.

Se planeja visitar o destino não perca a oportunidade de conhecer o Moinho de Estorãos, antiga azenha da freguesia, recuperada para turismo no espaço rural.

A Casa de Campo é puro charme e convida a uma noite ou uma escapadinha romântica de fim de semana. Nós testamos, aprovamos e recomendamos a todos os amigos e viajantes! Reserve com desconto no Booking

Além disso, durante a sua estadia na aldeia pode curtir a deliciosa Praia Fluvial de Estorãos, visitar a Igreja Matriz e a bonita Ponte Românica (cartão postal da aldeia). Vale a pena!

+ Reserve hotel através do Booking com até 50% desconto

Dicas de outros locais a visitar

Agora que você já conhece as aldeias históricas mais bonitas para visitar no Minho, aproveite e descubra outros sítios e lugares a não perder no Norte de Portugal. 

+ Roteiro de 5 dias pelo Norte de Portugal

+ Visitar a Serra d’Arga

+ Melhores praias de Caminha

+ O que visitar em Caminha

+ Roteiro turístico de Ponte de Lima

+ O que visitar em Viana do Castelo

Ficamos super felizes em ajudar no seu planejamento de viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as aldeias históricas do Minho? Compartilhe com seus amigos!

Tags::

Você também vai gostar