Escreva para pesquisar

Compartilhar

Visitar Vilar de Mouros: roteiro com o que ver e fazer

O tempo parece não passar em Vilar de Mouros, uma encantadora aldeia minhota, localizada à margem do rio Coura, no Norte de Portugal. O destino é famoso pelo mítico festival de música de verão, atraindo todos os anos milhares de visitantes à região. Mas, além do festival, existem outros belos atrativos para visitar Vilar de Mouros, que facilmente conquista quem procura um retiro na natureza. Neste guia de viagem, reunimos dicas dos melhores pontos de interesse da aldeia e dos arredores. Aproveite e confira os principais locais a visitar para incluir no seu roteiro turístico a Vilar de Mouros, inserida numa paisagem de cortar a respiração. 

visitar Vilar de Mouros

Dicas: locais a visitar em Vilar de Mouros

A seguir listamos os sítios e lugares mais bonitos a não perder em Vilar de Mouros, pequeno povoado do concelho de Caminha, outrora habitado por romanos, celtas, suevos e mouros. 

Praia Fluvial das Azenhas

Lagoas da Ponte de S. João

Ponte Medieval de Vilar de Mouros

Igreja Matriz de Vilar de Mouros

+ Veja preços de hotéis no Booking com até 50% desconto !

Visitar a Praia Fluvial das Azenhas

visitar Vilar de Mouros

Cenário idílico da Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros

O cenário envolvente da Praia Fluvial das Azenhas é simplesmente apaixonante, sendo o local perfeito para uma escapadinha de fim de semana ou umas férias em família, sobretudo nos dias quentes de verão.

As águas puras e cristalinas que alimentam a Praia Fluvial das Azenhas provêm do rio Coura, que nasce na Serra do Corno de Bico, a quase 900 metros de altitude, e segue por cerca de 50 quilómetros até desaguar no rio Minho, em Caminha. 

Inserida numa paisagem natural maravilhosa, esta praia é um dos nossos destinos preferidos da região do Minho. O local conta com um extenso areal e está dotado de infraestruturas de apoio, garantindo aos visitantes aproveitar a praia da melhor maneira. Inclusive, é uma das melhores praias fluviais do Minho para ir com crianças e pessoas de mobilidade reduzida. 

Além da zona de lazer para atividades ao ar livre, há um parque de merendas, estacionamento gratuito nas imediações e um café snack-bar.

*Dica extra: com vista magnífica sobre o rio, a charmosa Azenha do Tio Luís é o alojamento ideal para ficar hospedado em Vilar de Mouros. Reserve com antecedência! 

Lagoas da Ponte de São João

visitar Vilar de Mouros

Não existe lugar melhor para repor as energias do que um belo banho de rio. Durante a nossa estadia em Vilar de Mouros descobrimos um lugar isolado, mágico e paradisíaco. Estamos falando das Lagoas da Ponte de São João, um verdadeiro refúgio, ideal para se desconectar do agito da cidade.

Protegidas pela natureza, as Lagoas de São João são alimentadas pelo rio Coura, e ficam escondidas a 8 km de Vilar de Mouros. A cor da água é simplesmente fascinante! As piscinas cristalinas extremamente azuis e verde-esmeralda, convidam a um mergulho delicioso.

O trilho de acesso é de apenas 50 metros de caminhada. Contudo, já avisamos: a descida por entre as rochas para ir a banhos é complicada (e até perigosa)! Por essa razão, é um destino recomendado para quem gosta de turismo de aventura e adrenalina.

O local não possui qualquer tipo de infraestrutura de apoio aos visitantes. Se pretende passar algumas horas por ali, vá prevenido com lanche, bebidas e um saquinho para recolher o seu lixo! A entrada que conduz às Lagoas começa aqui. Clique no link e confira a localização exata no Google Maps.

Ponte Medieval de Vilar de Mouros

Ponte Medieval de Vilar de Mouros

Uma viagem a Vilar de Mouros não fica completa sem uma visita à emblemática Ponte Medieval sobre o rio Coura, classificada como Monumento Nacional desde 1910. 

Não se sabe ao certo a data exata da sua construção, mas os traços arquitetónicos apontam para os finais do século XIV e o início do século XV.

Localizada junto à Praça do Festival e à Igreja Matriz, esta ponte é um dos cartões-postais mais bonitos do concelho de Caminha. Vale a pena conhecer! 

+ Veja preços de hotéis no Booking com até 50% desconto !

Igreja Matriz de Vilar de Mouros

Estando por aqui visite também a Igreja Matriz de Vilar de Mouros. A construção de arquitetura manuelina, renascentista e barroca, data de 1555 e é uma das obras do Mestre Francisco Lourenço. Fica a dois passos do centrinho da aldeia, junto ao rio Coura. Entrada gratuita!

Melhor época para visitar Vilar de Mouros

Pode visitar a região em qualquer altura do ano. Porém, os meses entre Maio e Setembro são os ideais para desfrutar e curtir ao máximo os melhores programas e passeios ao ar livre com a família, amigos ou a dois.

Outros pontos de interesse nos arredores

Agora que você já sabe o que ver e fazer em Vilar de Mouros, além do festival, aproveite e confira outros destinos lindos para visitar e explorar na região. 

+ O que visitar em Caminha

+ Locais a visitar em Vila Nova de Cerveira

+ Visitar a Serra d’Arga

+ Roteiro turístico de Ponte de Lima

+ O que visitar em Viana do Castelo

Ficamos super felizes em ajudar no seu planejamento de viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou das dicas para visitar Vilar de Mouros? Compartilhe!

Tags::
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar