Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: locais a visitar em Vila Nova de Cerveira

Neste roteiro de Vila Nova de Cerveira, vai ser brindado com o melhor que o destino tem para oferecer. Debruçada sobre o rio Minho, Vila Nova de Cerveira é uma vila histórica fronteiriça, pertencente ao distrito de Viana do Castelo, no Norte de Portugal. A vila e região é puro charme, misturando natureza, boa gastronomia, além de um belo centro histórico com variadíssimos elementos arquitectónicos de grande interesse cultural. Verifique neste guia turístico os melhores locais a visitar em Vila Nova de Cerveira, para uma escapadinha romântica de fim de semana ou uma viagem em família. Role a página e descubra o que ver e fazer, e quais são os hotéis mais indicados para ficar a dormir na região. 

Dicas de viagem: visitar Vila Nova de Cerveira

locais a visitar em Vila Nova de Cerveira

Conhecida no país como a “Vila das Artes”, o destino é famoso pela sua prestigiada Bienal de Artes Plásticas, atraindo centenas de visitantes e conceituados artistas nacionais e internacionais.

As ruas pitorescas de Cerveira trazem bonitas surpresas e os pontos de interesse dentro da vila amuralhada são facilmente percorridos a pé.

Além do Castelo Medieval e da Igreja Matriz (principais atrações de Cerveira), espere encontrar construções dos séculos XVII e XVIII, praças históricas, espaços da Via Sacra e inúmeras obras de arte. Veja a seguir os locais mais bonitos e principais atrativos a não perder na região!

Praça da Liberdade

Com localização privilegiada na zona central da vila, a Praça (ou Terreiro) da Liberdade, é um bom ponto de partida para visitar os principais pontos turísticos do centro histórico.

O local acolhe a Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira, o Solar dos Castros, a Casa Verde, além de restaurantes típicos e cafés com esplanadas que convidam a uma pausa para dois dedos de prosa. 

Visitar o Castelo de Vila Nova de Cerveira

locais a visitar em Vila Nova de Cerveira

Fachada do Castelo de Vila Nova de Cerveira

Visitar o Castelo de Vila Nova de Cerveira é uma verdadeira viagem no tempo. De estilo gótico, construído em 1320 por ordem do rei D. Dinis, a fortaleza abriga a Igreja da Misericórdia, o Pelourinho de Cerveira e a antiga Casa dos Governadores.

As torres e as muralhas com mais de sete metros de altura, oferecem uma vista fantástica sobre o rio Minho, que traça a fronteira natural com Espanha, situada do outro lado da margem. Entrada gratuita!

Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira

Principal templo religioso de Cerveira, dedicado a São Cipriano. De origem quinhentista, a Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira é composta por três naves, duas torres sineiras, capela-mor e retábulo-mor, de estilo barroco. Situa-se em plena Praça da Liberdade, próxima ao castelo e ao Solar dos Castros.

Visitar o Museu Bienal de Cerveira

O Museu Bienal de Cerveira é um local referência de exposição de arte contemporânea em Portugal. O espaço dá a conhecer aos visitantes uma vasta coleção de criações artísticas em escultura, pintura, gravura e fotografia.

Localizado na Avenida das Comunidades Portuguesas, o edifício está aberto ao público de terça a sexta-feira: 15h00 às 19h00; sábados e feriados: 10h00 às 13h00; 15h00 às 19h00. Encerrado à segunda-feira e domingo. Mais informações no site oficial.

Miradouro do Espírito Santo

locais a visitar em Vila Nova de Cerveira

Cerveira é uma tradicional vila minhota, cheia de panorâmicas arrebatadoras e lugares mágicos para descobrir. Eleito um dos miradouros mais bonitos da região, o Miradouro do Espírito Santo, também conhecido como Porta do Céu, está localizado em plena Serra da Gávea, a 5 minutos de carro do centro da vila.

Este miradouro com paisagem bucólica, alberga as ruínas da antiga Capela do Espírito Santo, e permite ver Vila Nova de Cerveira e rio Minho em todo o seu esplendor. O horário perfeito para visitar o local é de manhã ou durante o pôr do sol. 

Miradouro do Cervo

 

Localizado num dos pontos mais altos da Serra da Gávea, do Miradouro do Cervo abrange-se uma vista magnífica da região. 

Além do visual incrível, o local acolhe a famosa escultura de autoria de José Rodrigues –  o “Cervo-Rei”, que é símbolo da vila.

O acesso a este miradouro faz-se pela estrada da Senhora da Encarnação (10 minutos de carro, desde o centro de Cerveira). Recomendo visitar o local no horário do pôr do sol.

Passeio de barco às Ilhas dos Amores e da Boega

Ilha dos Amores, Vila Nova de Cerveira

Durante o passeio de barco vai ter uma visão diferente da região de Vila Nova de Cerveira, a partir do rio Minho. O roteiro passa por locais lindos e românticos como as Ilhas dos Amores e da Boega.

As excursões de barco partem do Cais de Cerveira, localizado na Av. dos Pescadores, e têm duração de 1, 2 ou 3 horas. Dica: opte pelo “Passeio Especial Sunset” e faça o check-in com a equipe local até 10 minutos antes do horário agendado para a partida.

De Vila Nova de Cerveira para onde?

Ainda tem tempo disponível? Então, vale a pena incluir no roteiro alguns dos melhores lugares turísticos próximos a Vila Nova de Cerveira. Uma vez ali tão pertinho, aproveite para conhecer Caminha, Vila Praia de Âncora e o Monte de Santa Trega (La Guardia-Espanha), um local rico em achados arqueológicos com vista paradisíaca do rio Minho e do mar.

+ Saiba mais: o que visitar em Caminha

Onde dormir em Vila Nova de Cerveira

Divulgação: Hotel Minho

É fácil encontrar onde dormir em Vila Nova de Cerveira a preços razoavelmente económicos. Os melhores hotéis e alojamentos locais oferecem ótimos serviços e acesso fácil a praticamente todos os sítios turísticos da região.

Casa do Cais de Cerveira: casa acolhedora, situada a 160 metros do centro histórico de Vila Nova de Cerveira, com vista sobre as muralhas do Castelo.

Convento San Payo: alojamento de turismo rural, localizado a 8 km do centro de Vila Nova de Cerveira. Além dos quartos bem equipados e climatizados, disponibiliza uma cozinha partilhada completa, jardim, terraço para banhos de sol, piscina e churrasqueira. 

Hotel Minho: unidade 4 estrelas com localização privilegiada no Alto Minho. Dispõe de quartos confortáveis, área de lazer, piscina e um moderno spa.

INATEL Cerveira Hotel: localizado a 1,6km de Vila Nova de Cerveira, o hotel oferece acomodações modernas e climatizadas com vista para o rio Minho e para as montanhas. Dispõe de um restaurante, área de lazer e 2 piscinas fantásticas.

Nota importante: os melhores alojamentos em Vila Nova de Cerveira têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência!

 

Dicas de outros pontos de interesse 

+ Locais a visitar em Sistelo

+ Roteiro turístico de Ponte de Lima

+ O que visitar em Barcelos

+ Aldeias históricas e turísticas do Gerês

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre os locais a visitar em Vila Nova de Cerveira? Compartilhe!

Tags::

Você também vai gostar

Histórias relacionadas