Escreva para pesquisar

Compartilhar

Dicas: como ir à Cascata da Rajada no Gerês

Os 72 mil hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês, no Norte de Portugal, oferecem muitos atrativos, como cascatas, miradouros, aldeias históricas, praias fluviais e trilhos fantásticos que revelam paisagens naturais únicas. Se gosta de turismo de aventura e percursos pedestres de montanha, propomos que parta à descoberta da paradisíaca Cascata da Rajada, um dos recursos naturais mais valiosos da Serra do Gerês. Com belíssimas águas cristalinas, o local é perfeito para relaxar a dois e tomar um banho gostoso, contemplando a natureza ao redor. Confira neste guia os melhores pitacos viajantes sobre como ir à Cascata da Rajada, o que levar, onde ficar a dormir nas proximidades, dentre outras informações úteis. 

como ir à Cascata da Rajada

Onde fica a Cascata da Rajada

A Cascata da Rajada fica escondida num vale profundo do rio Arado, em plena Serra do Gerês, no concelho de Vilar da Veiga (região do Minho). 

Como chegar à Cascata da Rajada no Gerês

como ir à Cascata da Rajada

Partindo de Vilar da Veiga, siga em direção ao pequeno povoado da Ermida pela estrada CM1276. Quando chegar à Ermida, estacione o carro próximo à Casa Baranda.

Mais adiante vai encontrar placas com a sinalização da Cascata da Rajada e de outros pontos de interesse da região.

Como não é possível chegar de carro à Cascata, logo, espera-o mais uma bela caminhada pela natureza.

O trilho de aproximadamente 4 km ida/volta (grau de dificuldade fácil), está bem sinalizado e tem seu inicio aqui (confira a localização e coordenadas no Google Maps). 

Trilho da Cascata da Rajada

como ir à Cascata da Rajada 

O Trilho da Cascata da Rajada é lindo, quase sempre feito à sombra das árvores da floresta. Além da visita à Cascata, neste percurso descobrirá dois miradouros com vistas fantásticas para as montanhas e para o vale do rio Arado: Miradouro Cilhas e Miradouro Vela.

Depois da visita aos miradouros, continue pelo trilho até à Ponte da Rajada. A partir daí, o acesso à Cascata é feito pelas pedras no leito do rio, por isso, recomenda-se cautela na subida para o poço!

como ir à Cascata da Rajada

Cascata da Rajada: melhor época para visitar 

A Cascata da Rajada é alimentada pelas águas cristalinas do rio Arado, que formam uma piscina natural maravilhosa. Apesar de estar longe de ser uma das mais conhecidas do Parque Nacional, é uma verdadeira obra-prima da natureza e tem lugar cativo na nossa lista das cascatas secretas mais lindas do Gerês. A época ideal para visitar o local é durante os meses de Maio e Junho, em dias ensolarados.

O que levar

A Cascata da Rajada não conta com apoio de bares ou restaurantes. Aliás, o café-restaurante mais próximo fica no povoado da Ermida.

Por isso, se pretende passar umas horas por ali, lembre-se de levar lanche e bebidas. E, claro, o saquinho para recolher o seu lixo! Outros itens: chapéu, protetor solar, traje de banho, toalha e calçado apropriado para trekking. 

Outras dicas úteis

A Cascata da Rajada é um local idílico para desfrutar os dias de maior calor. Próxima à Ermida (Vilar da Veiga), a Cascata da Rajada pode ser combinada com o Trilho da Fraga do Justo, cascatas do Tahiti e do Arado e com os miradouros da Pedra Bela e das Rocas.

+ Veja: como ir à Cascata do Tahiti e como ir à Cascata do Arado

Onde ficar a dormir

Divulgação: Pousada Mosteiro de Amares, considerada o melhor hotel histórico do Gerês

A maior oferta de alojamentos com fácil acesso à Cascata da Rajada e a outros pontos de interesse do Parque Nacional, está concentrada entre Vilar da Veiga e as Caldas do Gerês.

Confira a seguir as melhores sugestões de hotéis para ficar hospedado na Serra do Gerês: Pousada Mosteiro de AmaresAgrinho Suites & Spa Gerês e a Casa do Eido – sustainable living & nature experiences.

Viajantes econômicos certamente vão adorar o Hotel S. Bento da Porta Aberta, a Quinta da Penela e a Beleza Serra Guide Hotel.

Nota importante: os hotéis no Gerês têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados. Portanto, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links acima e garanta o seu quarto com antecedência.

Outros destinos lindos para visitar no Gerês

+ Locais para visitar em Fafião

+ Aldeias históricas e turísticas do Gerês

+ Locais para visitar em Cabril

+ Melhores praias fluviais do Gerês

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.comvocê não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post de como ir à Cascata da Rajada? Salve o post nos favoritos!

Tags::