Diamantina – Parque do Biribiri
Compartilhar
Dicas para aproveitar o Parque do Biribiri, em Diamantina
O Estado de Minas Gerais, é um dos maiores do Brasil e possui um privilegiado santuário ecológico de biodiversidade da Mata Atlântica. Ao norte de Minas, a cerca de 300 km da capital Belo Horizonte está situada Diamantina. A cidade faz parte da maior rota turística do país – a Estrada Real. Além da riqueza cultural e histórica, a região também se encontra repleta belezas naturais, sendo o destino perfeito para quem prioriza o contato direto com a natureza. Confira abaixo as melhores atrações para conhecer no Parque do Biribiri, em Diamantina.
No complexo da Serra do Espinhaço, a pouco mais de 20 km do centro da cidade, os turistas encontram uma das principais atrações da região – o Parque Estadual do Biribiri. Com uma área de 16.998,66 hectares, o local abriga uma rica mata nativa que é composta por cerrado, matas de galeria e campos rupestres.
A região possui bela fauna, infelizmente, (assim como em diversas outras regiões do país) muitos dos seus elementos estão ameaçados de extinção – onças-pardas, suçuaranas, tamanduás-bandeira, jaguatiricas e lobos-guará, também podem ser encontradas no parque.
Contudo, os atrativos que mais seduzem os turistas que vem em busca da natureza, são realmente as belas Cachoeiras da Sentinela e Cristais, além da bucólica Vila do Biribiri.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
O que fazer no Parque do Biribiri, em Diamantina
Visitar a Cachoeira da Sentinela
A Cachoeira da Sentinela é perfeita para adultos e crianças, pelo fato de não possuir grandes dificuldades no acesso. Possui várias quedas d’água, que variam entre 1 a 5 metros de altura, formando jacuzzis naturais e poços de água quentinha e cristalina, que convidam a um banho relaxante. Da entrada do parque, até à Cachoeira da Sentinela são apenas 7 km. A estrada de acesso é de terra, mas está bem sinalizada.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Passeio Vila do Biribiri
A Vila do Biribiri, é também conhecida popularmente como “vila fantasma”. Começou a ser construída no ano de 1876, por Dom João Antônio dos Santos, para abrigar os funcionários da fábrica de tecidos. Infelizmente, anos mais tarde com o encerramento das atividades da fábrica, a vila acabou perdendo seus moradores.
Em 1998, o vilarejo foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) – atualmente abriga 30 moradias, uma população de cinco pessoas, dois restaurantes com estrutura simples que servem bebidas geladas e pratos mineiros, uma igreja colonial do século 19 que abriga um relógio doado pela Coroa Portuguesa, uma escola e um clube desativados.
Com uma atmosfera serena e bucólica, o local foi escolhido para a gravação do filme “A Hora é a Vez”, de Augusto Matraga e da novela Chica da Silva, de Walcyr Carrasco. O nome Biribiri, vem de origem tupi-guarani e significa buraco fundo.
“Não se adquiria riqueza, nem nada. Mas, também não tinha confusão, não tinha briga, perseguição, não tinha nada. Comer, trabalhar, dormir, jogar futebol, dançar, namorar e pronto” – Gilson de Oliveira (antigo morador de Biribiri.)
+ Veja também: o que fazer em Diamantina
Visitar a Cachoeira dos Cristais
A cerca de 13 km da portaria do parque, depois da Cachoeira da Sentinela, e antes da Vila do Biribiri, os visitantes encontram a linda Cachoeira dos Cristais.
O acesso à cascata é fácil. No entanto, o banho por ali não é indicado para crianças, devido à profundidade e ao maior volume de água. A Cachoeira dos Cristais possui duas quedas d’água e poços de água cristalina que formam piscinas naturais belíssimas. Local excelente para banho e mergulhos refrescantes.
+ Confira também: cidades históricas mais bonitas de Minas Gerais
Informações úteis
O parque funciona todos os dias das 9h às 18h e a entrada é gratuita. Evite levar objetos de valor que chamem atenção, ou deixá-los visíveis dentro do carro. Segundo informações de alguns moradores locais, já ocorreram casos de objetos furtados por lá.
Os restaurantes e bares da Vila do Biribiri não aceitam pagamentos com cartão de crédito, só dinheiro. Além disso, não se esqueça de levar calçado confortável, traje de banho, protetor solar e repelente.
Lembrando que as cachoeiras não têm apoio de bares ou lanchonetes. Por isso, leve bebidas e lanche, e a sacolinha para recolher o seu lixo! A melhor época para visitar o Parque do Biribiri é durante os meses secos (de abril a outubro).
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Hotéis no centro histórico de Diamantina
Em Diamantina, ficamos hospedados no Pouso da Chica, uma pousada colonial, charmosa e bem decorada. A localização é ótima, fica próxima aos pontos turísticos, e a 100 metros do centro histórico. Os quartos dos chalés, são confortáveis e arejados. Café da manhã gostoso: com frutas, sucos, pão de queijo quentinho, biscoitos e bolos frescos.
Para além do Pousa da Chica, as outras boas ofertas são: Pousada do Garimpo, Pousada Vale do Garimpeiro, Hotel Jardim do Vale e ainda mais em conta o Hostel Pico do Itambé. Acesse o site do Booking e confira as melhores tarifas.
+ Saiba também: onde ficar em Ouro Preto
Como ir de Belo Horizonte ao Parque Estadual do Biribiri
Para chegar ao Parque Estadual do Biribiri, a partir de Belo Horizonte, basta seguir a BR 040 no sentido Brasília – acessar a BR 259 até Curvelo – seguir pela BR 367, sentido Diamantina/Couto de Magalhães de Minas.
Chegando no trevo de acesso, ao bairro Cidade Nova, seguir pela Avenida Geraldo Edson do Nascimento, até o número 600, onde fica localizada a portaria do parque. Distância de Belo Horizonte: 290 Km (aproximadamente)
Procurando Hotel perto de alguma Cachoeira de Minas? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o Parque Estadual do Biribiri – Cachoeira de Minas? Compartilhe com seus amigos!