Escreva para pesquisar

Compartilhar

Dicas de viagem: melhores lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

O Brasil tem no Rio Grande do Norte uma porta de entrada de excelência. Localizado entre os estados do Ceará e Paraíba, o litoral potiguar está entre os destinos mais procurados para férias no Nordeste. A região acolhe autênticos tesouros naturais, dos quais se destacam as praias de águas quentes e cristalinas, cercadas por dunas e falésias imponentes. Para completar, o Estado ainda oferece centenas de lagoas de água doce, piscinas naturais em alto mar, boa gastronomia e hospitalidade de sobra. Aqui, apresentamos-lhe os nossos locais preferidos. Aproveite as nossas dicas e sugestões com os programas imperdíveis para fazer. Veja a seguir os melhores lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

Melhores lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

Dunas de Genipabu

lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu fica a 20 km da cidade de Natal. Este parque engloba uma praia, um enorme complexo de dunas e lagoas, além de uma área de proteção ambiental. A melhor forma de explorar Genipabu é através de passeios de buggy, que partem diariamente da famosa Praia de Ponta Negra em Natal. As Dunas de Genipabu estão entre os lugares mais visitados do Rio Grande do Norte. 

+ Confira o artigo: quanto custa o passeio de buggy em Natal

Parrachos de Maracajaú

lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

Foto: Corais de Maracajaú

Trata-se das melhores piscinas naturais do Rio Grande do Norte, situadas a poucas milhas da costa. Os Parrachos de Maracajaú fazem as delícias dos mergulhadores e amantes de águas cristalinas. Estão inseridos na área de proteção ambiental dos recifes de corais, no município de Maxaranguape.

O passeio de barco é realizado de acordo com a tábua das marés. Os barcos partem diariamente da Praia de Maracajaú, localizada a pouco mais de 50 km ao norte de Natal. A visita ao local requere agendamento prévio.

+ Veja preços de hotéis no Booking com até 50% desconto – Cancelamento gratuito! 

Barra de Punaú

lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

Na paradisíaca Barra de Punaú pode desfrutar de banhos de rio e mar, praticar ski-bunda, além de passeios de buggy e caiaque. O destino fica no município de Rio do Fogo (litoral norte do estado) a 65 km de Natal e a 20 km de Maracajaú. O ambiente é tranquilo e o cenário surpreendentemente belo, marcado por lagoas, coqueiros, dunas, e o encontro do rio com mar. 

+ Veja também: roteiro de 5 dias no Rio Grande do Norte

Península de Galinhos

lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

Localizada a 170 km ao norte de Natal, a península de Galinhos garante um passeio inesquecível. O destino é perfeito para quem procura paz e tranquilidade em plena ligação com a natureza. Cercada por dunas e água salgada, Galinhos fica num braço de terra que avança sobre o mar.

A entrada para a península pode ser feita de barco ou em um veículo 4×4. Anote aí os passeios a não perder: piscinas naturais de Galinhos, pôr do sol na Ponta do Farol, passeio de buggy pelas dunas do Capim e o passeio de barco pelo braço de mar. Quantos dias ficar em Galinhos? Reserve pelo menos 2 dias completos. 

Maior Cajueiro do Mundo

lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

A seguir, destacamos o Cajueiro de Pirangi, registrado no Guinness Book como o maior do mundo. Está localizado em Pirangi do Norte, a 25 km do centro de Natal e a menos de 15 km da Praia de Ponta Negra. A árvore é gigantesca, ocupando uma área de mais de 8.500 metros quadrados. O mirante, na parte superior do parque, oferece uma vista fantástica do cajueiro e do mar. O preço para a visitação é de R$ 8,00 por pessoa. Estudantes pagam meia. Ao redor do parque há um feirinha típica vendendo castanhas e licores de cajú. 

+ Veja preços de hotéis no Booking com até 50% desconto – Cancelamento gratuito! 

Lagoa do Carcará

Foto: mala de aventuras

Quem visita o município de Nísia Floresta tem ainda o privilégio de conhecer algumas das mais belas lagoas do Rio Grande do Norte. Por isso, não vá embora da região sem relaxar nas águas mornas e cristalinas da Lagoa do Carcará, eleita uma das mais bonitas do litoral sul potiguar. Esta lagoa fica a 50 km de Natal e a cerca de 60 km da Praia da Pipa. Veja a localização no Google Maps

Praia de Camurupim

Foto: prefeitura Nísia Floresta

É considerada uma das melhores praias do litoral sul do Rio Grande do Norte. Repleta de piscinas naturais, a Praia de Camurupim atrai cada vez mais turistas. Situa-se no município de Nísia Floresta, a cerca de 30 km da capital Natal.

O destino faz parte da chamada Rota do Sol – um percurso turístico que inicia na Praia de Ponta Negra em Natal, passando pelas praias de Cotovelo, Pirangi, Búzios, Barra de Tabatinga, Camurupim e Barreta, no litoral sul potiguar. A Lagoa de Arituba também se encontra nas proximidades. 

Baía dos Golfinhos

Para os que procuram uma praia preservada, nada melhor que uma visita à encantadora Baía dos Golfinhos, eleita uma das melhores atrações turísticas do Rio Grande do Norte.

A  praia está localizada no município de Tibau do Sul (80 km de Natal), entre as praias da Pipa e do Madeiro. Chega-se ao local de barco, desde a Praia da Pipa ou a pé (durante o horário da maré baixa). Os golfinhos são presença constante por ali, sendo possível admirá-los da areia ou da água. 

Praia do Madeiro

Com boas ondas e gente bonita, a Praia do Madeiro é um dos lugares preferidos dos surfistas que visitam o Rio Grande do Norte. Esta praia situa-se entre a Baía dos Golfinhos e a Praia de Cacimbinhas, em Tibau do Sul. O acesso faz-se por uma longa escadaria de madeira, em meio à Mata Atlântica. O local também conta com apoio de barracas de praia e pessoas oferecendo aulas de surfe. 

+ Veja também: roteiro de 3 dias em Pipa

Praia da Pipa

A famosa Praia da Pipa (Tibau do Sul) fica no trecho mais badalado do litoral do Rio Grande do Norte. Pipa está entre as praias mais cosmopolitas do Brasil, acolhendo centenas de turistas estrangeiros.

A vila encontra-se repleta de hotéis de charme, restaurantes regionais, bares e lojas de souvenirs. A alta temporada vai de dezembro até ao final do Carnaval. Está gostando das dicas sobre os melhores lugares para conhecer no Rio Grande do Norte? Salve o post nos favoritos!

Lagoa Guaraíras

Com oito quilômetros navegáveis, a Lagoa Guaraíras está entre as principais atrações turísticas de Tibau do Sul e do Rio Grande do Norte. Suas águas são circundadas por densa vegetação da Mata Atlântica, manguezais e falésias imponentes. Além do passeio de barco, um programa a não perder é o belíssimo pôr do sol, que pode ser apreciado do Marinas Sunset Lounge. 

+ Veja preços de hotéis no Booking com até 50% desconto – Cancelamento gratuito! 

Praia do Amor

Graças às boas ondas, a Praia do Amor apresenta-se como um destino excelente para o surf. Fica entre a Praia da Pipa e o Chapadão – um mirante natural situado no topo de uma falésia alaranjada, que separa a Praia do Amor da Praia das Minas. O acesso ao areal faz-se por uma escadaria improvisada na falésia ou caminhando desde a Praia da Pipa, no horário da maré seca. 

+ Verifique o artigo: onde ficar em Pipa

Praia de Sibaúma

A Praia de Sibaúma é um lugar de parada obrigatória para quem visita o município de Tibau do Sul. As grandes atrações do destino são as Piscinas Naturais formadas no horário da maré baixa, em frente ao vilarejo de Sibaúma. Quando a maré sobe, a dica é relaxar nas águas doces do rio Catú, rodeado de coqueiros e vegetação de manguezal. 

Barra do Cunhaú

Localiza-se no município de Canguaretama, a pouco mais de 15 km da Praia da Pipa. Como ir à Barra do Cunhaú? Uma das maneiras mais práticas de chegar é atravessando de balsa o rio Catú por Sibaúma. O local está entre os principais pontos de interesse do Rio Grande do Norte, oferecendo aos visitantes banhos de rio e de mar com temperaturas agradáveis e atmosfera tranquila. Uma vez na região, desfrute das praias da Barrinha, Pontal e Braço de Mar. O local ainda possui pouca infraestrutura turística, mas a natureza compensa. 

Baía Formosa

Foto: Baía Formosa

A Baía Formosa representa um dos cartões-postais mais bonitos do litoral sul potiguar. As praias tranquilas são os maiores atrativos da região, a cerca de 35 km da Barra do Cunhaú e 60 km da Pipa. A vila de pescadores situa-se no alto de um penhasco, revelando uma vista deslumbrante sobre o mar. Para completar a paisagem: rios, lagoas, áreas de preservação ambiental de manguezais, falésias e dunas. Partiu?

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Booking.com 

*Gostou dos melhores lugares para conhecer no Rio Grande do Norte? Salve o post nos favoritos!


Tags::

Você também vai gostar