Escreva para pesquisar

DESTINOS NACIONAIS Pernambuco

O que fazer em Pernambuco

Compartilhar

Dicas de viagem: o que fazer em Pernambuco

Pernambuco é um dos melhores Estados do Brasil para viajar durante as férias, feriados ou até mesmo num fim de semana. A região oferece diferentes atrações e passeios que agradam a todas as idades, gostos e bolsos. Obviamente, as praias são um dos principais cartões de visita do Estado. Quem conhece sabe que o litoral pernambucano reserva muitas surpresas e grandes destinos de viagens. Mas nem só de praia se faz a região. Aliás, grande parte da história do Brasil – em especial da época colonial – está guardada em Recife e Olinda. Conhecidas como cidades-irmãs, ambas acolhem igrejas e prédios históricos dos séculos XVI e XVII, que abrigam museus, centros culturais e espaços que funcionam com exposições permanentes, apresentações de música, teatro e dança. Preparado para descobrir o que fazer em Pernambuco? Leia este roteiro e saiba quais os principais pontos turísticos a visitar na região, dentre outras dicas úteis.

Onde fica Pernambuco

O Estado de Pernambuco fica no Nordeste do Brasil, ao norte com Paraíba e Ceará, leste com o oceano Atlântico, sul com Alagoas e Bahia e a oeste com o Piauí. 

Quantos dias ficar em Pernambuco?

Se o objetivo da sua viagem a Pernambuco é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 7 dias para compensar o deslocamento. Veja a seguir quais as melhores cidades e destinos para curtir férias na região. 

Quais os principais destinos turísticos de Pernambuco

Os endereços certos e os principais destinos para férias ou um fim de semana completo em Pernambuco são: 

Porto de Galinhas – Ipojuca

Muro Alto – Ipojuca

Maracaípe – Ipojuca

Enseada de Serrambi – Ipojuca

Praia dos Carneiros – Tamandaré

Recife – Capital do Estado 

O que fazer em Pernambuco: principais pontos turísticos

Pernambuco não decepciona quando o assunto é viagem. Muito pelo contrário. O que não falta na região são praias paradisíacas de sonho, piscinas naturais, trilhas e cachoeiras, monumentos, museus e cidades históricas para visitar.

Para ajudar os viajantes que desejam conhecer os mais belos cartões-postais, o Partiu Pelo Mundo reuniu alguns dos melhores destinos de férias em Pernambuco para descobrir na próxima trip.

Por isso, leia o nosso roteiro até ao fim e aproveite as nossas dicas para traçar um mapa dos pontos turísticos de Pernambuco. Vamos nessa?

1 – Praia dos Carneiros – Tamandaré

O que fazer em Pernambuco

Mar azul caribe, areia branquinha, uma igreja pitoresca do século XVIII e coqueiros a perder de vista. Bem-vindo à Praia dos Carneiros, eleita um dos lugares mais bonitos de Pernambuco e do Brasil. 

Para apreciar a belíssima paisagem de Carneiros, no município de Tamandaré, basta sentar num dos bares e restaurantes espalhados pela orla.

Mas para conhecer o que a praia tem de melhor é preciso fazer uma bela caminhada pela areia, além de praticar snorkeling e nadar nas piscinas naturais repletas de peixes coloridos. Quem topa?

A partir da Praia dos Carneiros também é possível realizar passeios de barco pelas principais atrações da região. Um sonho!

Dica: reserve pelo menos um pernoite numa das pousadas à beira-mar.

Hotéis para dormir na Praia dos Carneiros: Pousada Paraíso Carneiros, Pousada Sítio da Prainha, Pousada dos Carneiros

+ Acesse o nosso guia e saiba o que fazer na Praia dos Carneiros.

2 – Porto de Galinhas

O que fazer em Pernambuco

Eleita 10 vezes consecutivas como a melhor praia do Brasil, Porto de Galinhas, situada no litoral sul do Estado de Pernambuco, é o destino certo para todos os públicos.

A região é maravilhosa e acolhe praias paradisíacas para todos os gostos, com boa infraestrutura de restaurantes estrelados e hotéis confortáveis para relaxar e curtir a tranquilidade à beira-mar. Sem dúvida, um dos melhores lugares para passar férias em Pernambuco. 

Dica: reserve pelo menos 2 dias completos para explorar os principais atrativos de Porto de Galinhas e dos arredores. Vale a pena!

Hotéis para dormir em no centro de Porto de Galinhas: Pousada Eco Porto, Baía Branca Porto de Galinhas, Pousada Ecos Beach

+ Veja o guia completo com dicas sobre: o que fazer em Porto de Galinhas

3 – Praia de Muro Alto 

O que fazer em Pernambuco

Estrela do litoral sul pernambucano, a famosa Praia de Muro Alto, no município de Ipojuca, tem mar cristalino, piscinas naturais e paisagem espetacular.

Como se isso não bastasse, a orla da praia ainda acolhe alguns dos melhores hotéis e resorts de luxo do Brasil.

Localizada a 7 km de distância da Praia de Porto de Galinhas, Muro Alto é o recanto perfeito para umas férias descansadas, longe da vida agitada das grandes cidades. A não perder!

Hotéis de luxo para dormir na Praia de Muro Alto: Samoa Beach Resort, Summerville Beach Resort, Nannai Muro Alto

4 – Praia de Maracaípe

O que fazer em Pernambuco

Maracaípe é um destino ainda bem pouco conhecido entre os brasileiros. A combinação é irresistível: o encontro do rio Maracaípe com o mar, boas ondas para surfar, piscinas naturais e muito sossego.

A vila e a Praia de Maracaípe, a menos de 3 km do centro de Porto de Galinhas, é uma das melhores descobertas para os visitantes que amam paisagens rústicas e cercadas por intensa natureza.

O local é circundado por coqueiros e amendoeiras que fazem sombra para esticar a canga. Além disso, a orla também possui boas ofertas de pousadas aconchegantes, restaurantes típicos e bares pé na areia que servem açaí, tapioca, dentre outras delícias nordestinas. Simplesmente imperdível no horário de pôr do sol!

Hotéis para dormir na Praia de Maracaípe: Pousada Maracabana, Pousada Maracabana

5 – Enseada de Serrambi

O que fazer em Pernambuco

Foto/divulgação: Serrambi Resort

Uma das melhores praias do litoral sul de Pernambuco só tem 200 metros de extensão. Estamos falando da Enseada de Serrambi, situada entre o Pontal de Maracaípe e a Praia de Toquinho, no município de Ipojuca.

Praticamente deserta o ano todo, Serrambi é um dos locais tranquilos para descansar, relaxar e fugir da aglomeração. 

Para mais, o cenário da praia é maravilhoso, com um trecho de mar aberto e outro protegido por recifes de coral que dão forma a piscinas naturais no horário da maré baixa.

Serrambi também pode ser combinada com outros lugares turísticos do litoral sul pernambucano: Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe, Praia dos Carneiros e a Ilha de Santo Aleixo. O melhor hotel para se hospedar na região é o Serrambi Resort 

6 – Ilha de Santo Aleixo

Praias de Pernambuco

Localizada no município de Sirinhaém, a Ilha de Santo Aleixo é composta por enseadas de águas calmas e cristalinas, ideais para mergulho, além de mirantes incríveis e trilhas mágicas em meio à vegetação intocada.

O local é totalmente rústico e conta apenas com apoio de uma barraca improvisada que oferece aluguel de cadeiras, guarda-sol, porções de comida e bebidas, contudo os preços são puxados.

Logo, para quem quer economizar, o melhor é ir prevenido com lanche e bebidas. Além disso, recomenda-se levar chapéu e protetor solar. 

Como chegar: para visitar a ilha é preciso fechar um passeio de barco com uma das agências de turismo de Sirinhaém, no litoral sul do Estado de Pernambuco. 

As embarcações que levam à Ilha de Santo Aleixo funcionam das 9h às 17h. As mesmas partem da Praia da Barra do Sirinhaém.

Nota: o número de visitantes diários é limitado. Por essa razão, garanta os bilhetes do passeio com antecedência.

Para mais informações entre em contato com a Monteiros Tour. Telef: (81) 98727.0292 | 99819.8758. Email: monteirostour@gmail.com.

Onde dormir: a Ilha de Santo Aleixo é uma propriedade particular e não possui infraestrutura de hotéis e pousadas. Assim sendo, uma das melhores alternativas é ficar hospedado em Porto de Galinhas ou na Praia dos Carneiros. 

7 – Cachoeira do Urubu – Zona da Mata

A linda Cachoeira do Urubu é um dos principais atrativos turísticos do município de Primavera, na região da Zona da Mata pernambucana. 

A atração fica dentro do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, que conta com mais de 70 metros de queda livre e piscinas naturais cercadas pela vegetação da Mata Atlântica.

No local há serviço de bar, área para piquenique e camping. Além dos banhos de rio, é possível realizar trilhas e caminhadas pela natureza.

O parque costuma ser concorrido durante o fim de semana. Desse modo, se não gosta de ambientes lotados, visite a Cachoeira do Urubu de segunda a sexta.

O Parque Ecológico Cachoeira do Urubu está localizado a 70 km de Porto de Galinhas e a 85 km da capital Recife.

A visita ao local pode ser feita por conta própria ou através de passeios guiados, desde Porto de Galinhas. Saiba mais no post completo Cachoeira do Urubu.

8 – Cabo de Santo Agostinho

Praias de Pernambuco

Outra parada interessante no litoral sul pernambucano, é o Cabo de Santo Agostinho. Localizado na região metropolitana de Recife, o destino reúne praia, surf e história.

A região oferece opções variadas para os turistas, desde praias mais tranquilas e quase desertas até as mais movimentadas e badaladas. Tome nota de algumas opções de passeios:

Praia de Calhetas: considerada uma das praias mais lindas de Pernambuco, a enseada de Calhetas é um dos principais pontos turísticos a visitar no Cabo de Santo Agostinho. Além dos mergulhos no mar, aproveite a visita ao local para tirar fotos incríveis e descer na tirolesa, um dos melhores programas da praia para quem curte aventura.

Mirante da Praia do Paraíso: trata-se de um dos mirantes mais bonitos da região do Cabo de Santo Agostinho. A partir da Pedra do Cogumelo avista-se a Praia do Paraíso, a foz do rio Massangana e a bela Praia de Muro Alto ao fundo, numa paisagem única em que o mar ganha diferentes tons de azul. 

Vila Nazaré: durante a visita à pequena vila pode ficar a conhecer a Igreja de Nazaré, edificada pelos portugueses em 1597 e as ruínas do Convento Carmelita, construção que data de 1731. 

Mirante de Itapuama: entrega uma das melhores panorâmicas da Praia de Itapuama e da Praia do Paiva, um dos melhores locais para surfar na região. 

+ Verifique o post completo: o que fazer no Cabo de Santo Agostinho

9 – Centro Histórico de Recife

Uma das maiores capitais do Brasil, Recife vai além das praias e do Carnaval. Quem visita a região do chamado “Recife Antigo“, volta aos tempos da colonização portuguesa, que teve seu início no ano de 1537. 

As igrejas de arquitetura colonial e os prédios históricos que cercam o território, são testemunhos de importantes acontecimentos ao longo dos séculos.

Atualmente, algumas das mais belas construções abrigam museus, galerias de arte, lojas de artesanato regional, bares, restaurantes típicos, etc. 

Por conseguinte, se gosta de passeios culturais reserve pelo menos um dia para explorar alguns dos melhores espaços dedicados à arte, cultura e à história pernambucana. 

Para enriquecer o seu roteiro de viagem, confira a seguir as atrações imperdíveis a visitar no Centro Histórico de Recife:

Praça do Marco Zero: Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife, PE

Centro de Artesanato de Pernambuco: Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife, PE

Museu Cais do Sertão: Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife, PE

Igreja Madre de Deus: Cais da Alfândega – Recife, PE

Capela Dourada: Rua do Imperador Pedro II, S/N – Santo Antônio, Recife – PE

Museu Paço do Frevo: Rua da Guia, s.n – Recife, PE

Sinagoga Kahal Zur Israel: Rua do Bom Jesus, 197 – Recife, PE

Catedral de São Pedro dos Clérigos: Pátio de São Pedro Santo Antônio, Recife – PE

Hotéis para dormir em Recife: Radisson Recife, Fity Hotel, Bugan Recife Hotel by Atlantica

10 – Instituto Ricardo Brennand

Museu Recife pontos turísticos o que fazer Pernambuco turismo

Instituto Ricardo Brennand, eleito o  melhor Museu da América do Sul

Trata-se de um dos museus mais importantes da cidade de Recife. Recentemente foi considerado o melhor Museu da América do Sul pelo Travelers’ Choice Museus.

O espaço Instituto Ricardo Brennand reúne mais de 3 mil armas e armaduras medievais, além de tapetes e diversas esculturas e pinturas. 

O complexo está localizado no bairro da Várzea, mais precisamente na Alameda Antônio Brennand, a 15 km de distância do bairro de Boa Viagem, um dos principais pontos de referência de Recife. Entrada: R$ 15,00. Aproveite verifique o nosso roteiro sobre os museus em Recife.

11- Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Foto/divulgação: Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Localizada na mesma região do Instituto Ricardo Brennand, a Oficina Cerâmica Francisco Brennand é o passeio ideal para quem aprecia arte, objetos em cerâmica e arquitetura.

Inserida na antiga olaria, o museu-ateliê acolhe mais de 2.000 obras do famoso ceramista Francisco Brennand.

Todo o complexo é surpreendente, recheado de figuras mitológicas e formas excêntricas que exalam erotismo. Vale a pena conhecer!

Reserve pelo menos 2 horas para este passeio. Endereço: Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n – Várzea, Recife – PE. Entrada: R$ 20,00

+ Veja roteiro completo: o que fazer em Recife

12 – Centro Histórico de Olinda

Olinda – Pernambuco

Um dos locais históricos mais importantes do Brasil fica em Pernambuco. Estamos falando de Olinda, cidade colonial que preserva um dos conjuntos arquitetônicos mais belos do país.

Impossível não se encantar pelas casinhas coloridas cercadas por jardins tropicais, pelas igrejas barrocas e pelos mirantes naturais com vista sobre o mar.

Declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, a cidade foi fundada pelos portugueses no século XVI e sua história caminhou junto com o ciclo da cana-de-açúcar.

Olinda também é palco de um dos mais famosos e comentados carnavais do mundo. Embalados pelos ritmos do frevo e do maracatu, os foliões sobem e descem as ladeiras com os animados blocos de rua e tradicionais bonecos gigantes, sendo o mais conhecido deles O Homem da Meia-Noite.

De seguida separamos os principais locais turísticos para visitar na cidade e passear a pé pelas ruas de pedra que formam o Centro Histórico de Olinda. Confira:

Catedral da Sé: Alto da Sé, s/n – Carmo, Olinda – PE

Elevador Panorâmico Alto da Sé: Alto da Sé, s/n – Carmo, Olinda – PE

Igreja Mosteiro de São Bento: Rua de São Bento, s/n – Varadouro, Olinda – PE

Igreja e Convento de São Francisco: Rua de São Francisco, 280 – Carmo, Olinda – PE

Mercado de Artesanato da Sé: Alto da Sé, s/n – Carmo, Olinda – PE

Igreja do Carmo: Praça do Carmo, s/n – Carmo, Olinda – PE

Se precisar de um bom restaurante para saciar o apetite e provar petiscos regionais, não deixe de visitar o Beijupirá Olinda, localizado no Alto da Sé – R. Saldanha Marinho, s/n – Amparo, Olinda – PE. 

Hotéis para dormir em Olinda: Hotel 7 Colinas, Pousada Quatro Cantos

+ veja o roteiro completo: pontos turísticos em Olinda

13 – Casa Museu Mestre Vitalino – Alto do Moura, Caruaru

O que fazer em Pernambuco? Visite Casa Museu Mestre Vitalino, Caruaru 

Os apaixonados por artesanato regional vão certamente adorar uma visita à Casa Museu Mestre Vitalino, localizada na cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. 

O museu situa-se no tradicional bairro Alto do Moura, local considerado pela UNESCO como maior Centro de Artes Figurativas das Américas.

Vale frisar que a casa onde nasceu e viveu Mestre Vitalino é um patrimônio não só de Caruaru, mas de Pernambuco e do Brasil.

Durante a visita ao museu vai se encantar com peças exclusivas modeladas a barro, que mostram pormenores da vida cotidiana no Nordeste, além de objetos pessoais do Mestre Vitalino, fotografias antigas, dentre outros artefatos.

Atualmente, o local é administrado pelo filho do artista e fica aberto para visitação de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos das 9h às 13h.

A título de curiosidade, o Mestre Vitalino tornou-se uma das principais figuras do mundo da Arte popular. Uma boa parte da sua obra pode ser contemplada no famoso Museu do Louvre, em Paris.

Hotéis para dormir em Caruaru: Citi Hotel Premium Caruaru, WA Hotel Caruaru

+ Confira o nosso guia completo: o que fazer em Caruaru 

14 – Ilha de Itamaracá

De volta ao litoral pernambucano, a Ilha de Itamaracá é um passeio obrigatório na região. Itamaracá oferece águas mornas e cristalinas, história e belas paisagens naturais. 

Durante a visita vale a pena explorar as praias paradisíacas, o Ecoparque Peixe-Boi & Cia, o Forno da Cal, a Lagoa Azul, o antigo Forte de Santa Cruz, a Trilha dos Holandeses e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, localizada em Vila Velha, uma pequena comunidade instalada no ponto mais alto da Ilha de Itamaracá, com uma bela panorâmica do mar e da região.

Vale referir que a natureza da Ilha de Itamaracá é simplesmente magnífica. No entanto, o destino ainda carece de infraestrutura turística: bons restaurantes, cafés, supermercados, etc.

O local conta com algumas barracas que vendem comida na Praia do Forte, contudo o serviço não é dos melhores, infelizmente. Então, vá prevenido com lanche e bebidas para passar o dia. 

O acesso à Ilha de Itamaracá pode ser feito de carro pela BR-101 Norte ou através de passeios de barco, desde a Marina de Itamaracá. 

Onde ficar a dormir na Ilha de Itamaracá: Orange Praia Hotel, Pousada Ruínas do Pilar

+ Confira roteiro completo: o que fazer na Ilha de Itamaracá

15 – Ilha da Coroa do Avião

Praias de Pernambuco – Ilha de Itamaracá

Pequena ilhota paradisíaca com ambiente rústico e localização privilegiada em frente à Praia do Forte na Ilha de Itamaracá. 

Eleito um dos lugares mais lindos do litoral norte de pernambucano, a Ilha da Coroa do Avião apresenta águas azuis e cristalinas, piscinas naturais na maré baixa, coqueiros e o pôr do sol mais belo da região. 

O local não possui infraestrutura, apenas duas ou três barracas improvisadas que vendem comida, mas o serviço deixa muito a desejar e os preços são salgados. Por essa razão, recomenda-se levar lanche e bebidas. 

A Ilha da Coroa do Avião está localizada na mesma região da Ilha de Itamaracá e o acesso é feito apenas de barco.

Para lá chegar pegue uma das embarcações na Praia do Forte por apenas 10 R$,00 a travessia. Duração do trajeto: 5 minutos. 

Onde ficar a dormir na Ilha de Itamaracá: Orange Praia Hotel, Pousada Ruínas do Pilar

Quais as melhores maneiras de se locomover

Na nossa opinião alugar um carro e circular por conta própria é uma boa escolha. Mas se você não estiver com carro próprio ou alugado, a melhor maneira de se deslocar pelas praias e outros pontos de interesse da região é por meio de passeios guiados, oferecidos pelas agências de turismo locais.

Ainda, para a área urbana, o Uber costuma ser o melhor custo-benefício para se locomover nas cidades turísticas de Pernambuco.

Atenção: apesar de ser uma forma barata de andar pela região, o transporte público nem sempre é a melhor alternativa. O valor é baixo, porém muitas vezes as linhas estão lotadas e dão uma volta gigantesca até chegarem ao destino que você deseja. Por isso, se tem poucos dias para visitar os locais evite ao máximo o ônibus. No entanto, pode ser vantajoso usá-lo quando você estiver com tempo de sobra.

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Pernambuco? Compartilhe!

Tags:

Você também vai gostar