Escreva para pesquisar

Alagoas DESTINOS NACIONAIS

Pontos turísticos de Alagoas

Compartilhar

Roteiro de viagem: melhores pontos turísticos de Alagoas

Está planejando uma viagem para explorar os melhores pontos turísticos de Alagoas? Saiba que lugares lindos não faltarão em seu roteiro! Além da boa comida nordestina, do forró pé de serra e do artesanato regional, o Estado é repleto de belas paisagens naturais e atrações históricas da época do Brasil colonial. Durante as nossas andanças em Alagoas tivemos o privilégio de visitar as atrações mais bonitas. E, neste guia turístico, reunimos dicas dos locais imperdíveis para férias ou um fim de semana em Alagoas. Descubra a seguir os melhores passeios para fazer em Alagoas, quando ir, onde ficar hospedado, dentre outras informações essenciais.

pontos turísticos de alagoas o que fazer passeio maragogi atrações turísticas praias

Maragogi

pontos turísticos de Alagoas

Maragogi, no litoral Norte do Estado, é um dos melhores destinos turísticos de Alagoas. A região oferece praias paradisíacas e hospedagem de charme para umas férias de sonho.

Mas vale salientar que o grande atrativo de Maragogi é o conjunto de piscinas naturais, localizadas em alto mar. O passeio às Galés ou piscinas naturais deve fazer parte do seu mapa turístico de Alagoas.

Como visitar as piscinas naturais: várias agências de turismo realizam o passeio de catamarã ou lancha, com saídas desde a orla de Maragogi. O ticket do passeio pode ser adquiro através do hotel onde ficar hospedado ou nos quiosques à beira-mar da vila de Maragogi. 

A melhor época para visitar este paraíso é de outubro a março. Acesse o post completo sobre o que fazer em Maragogi. Reserve pelo menos 2 dias completos. 

Hotéis em Maragogi: Odoiá Maragogi Restaurante e Estalagem, Enero Suites & Sports, Pousada meraki beach

Japaratinga

Vizinha à Maragogi, Japaratinga é um dos lugares paradisíacos do litoral Norte de Alagoas. O município apresenta belas paisagens naturais e mirantes de tirar o fôlego.

Além de se deliciar nas praias do Bitingui e Boqueirão, não deixe de fazer um passeio de jangada às piscinas naturais de Japaratinga e assistir ao pôr do sol na Praia do Pontal, cercada pelo mar e pelo rio Manguaba. 

Japaratinga também possui alguns restaurantes regionais e boas ofertas de pousadas à beira-mar com excelente custo-benefício.  Reserve pelo menos 1 dia completo. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Porto de Pedras

pontos turísticos de Alagoas

Em Porto de Pedras, relaxar é a palavra de ordem. Por ali, você verá poucos turistas, uma vez que a vila piscatória não faz parte das regiões mais visitadas pelos turistas em Alagoas.

Assim sendo, aproveite para fazer passeios ecológicos, descansar nas praias desertas e mergulhar nas águas mornas e cristalinas repletas de peixes coloridos.

O pequeno município de Porto de Pedras está localizado no litoral Norte de Alagoas, a 120 km de Maceió. O destino faz parte da chamada Rota Ecológica de Alagoas e concentra algumas das mais belas praias do Brasil.

As atrações imperdíveis por ali são a Praia do Patacho (eleita uma das praias mais bonitas do Nordeste brasileiro), a Praia da Laje, o Mirante do Farol e a Praia de Tatuamunha, ponto de encontro do mar com o rio Tatuamunha. Reserve pelo menos 2 dias. 

Hotéis em Porto de Pedras: Pousada Rota Ecológica, Pousada Samba Pa Ti, Pousada quinta do patacho

São Miguel dos Milagres

O vilarejo de São Miguel dos Milagres é conhecido por ser um dos mais tranquilos e paradisíacos do litoral Norte de Alagoas.

Situado a pouco mais de 5 km de Porto de Pedras, o local acolhe praias belíssimas com piscinas naturais, além de mata nativa intocada e muitos coqueiros.

São Miguel dos Milagres é o destino perfeito para quem quer fugir do turismo de massa e praticar o isolamento social. Boa parte das pousadas da região estão localizadas à beira-mar – com decoração romântica e atendimento personalizado, são ideais para casais.

Pontos de interesse a visitar em São Miguel dos Milagres: Praia do Toque, Piscinas Naturais do Toque, Mirante São Miguel dos Milagres, Praia do Riacho, Praia do Marceneiro (Passo do Camaragibe). Reserve pelo menos 2 dias.

+ Veja também: O que fazer em Miguel dos Milagres

Hotéis em São Miguel dos Milagres: Pousada Riacho dos Milagres, Pousada Paraíso dos Milagres, Naim Studios Milagres

Praia de Carro Quebrado

pontos turísticos de Alagoas

Praia semi-deserta com características selvagens. A Praia de Carro Quebrado apresenta falésias coloridas, coqueiros, vegetação preservada e mar azul caribe. 

Carro Quebrado fica no município de Barra de Santo Antônio, no litoral Norte de Alagoas, a 30 km da capital Maceió. Pode lá chegar de carro, por conta própria, ou através de passeios de buggy. 

Como a praia não possui qualquer tipo de infraestrutura turística, o ideal é levar comida e água para o passeio. Vale a pena reservar 1 dia para aproveitar com calma as belezas naturais. Recomendo fazer o pernoite na Zona Sul de Maceió. 

Praia de Ipioca

Pontos turísticos de Alagoas

A Praia de Ipioca é reconhecida como uma das praias mais bonitas e tranquilas da região Metropolitana de Maceió. 

A água do mar azul e cristalina é o destaque da Praia de Ipioca, que também permite observar os corais das piscinas naturais (formadas no horário da maré baixa), um fenômeno comum em quase todo o litoral de Alagoas.

O trecho mais belo da praia fica ao lado do condomínio de luxo Angra de Ipioca – Hibiscus Beach Club, um agradável espaço lounge, numa área reservada, construída à beira-mar. Reserve pelo menos 1 dia para curtir a Praia de Ipioca, com pernoite na Zona Sul de Maceió. 

Praia da Ponta Verde

Pontos turísticos de Alagoas

É uma das praias mais famosas da Zona Sul de Maceió e tem ótima infraestrutura para o turista. A Praia de Ponta Verde é bastante movimentada, sobretudo nos meses de alta temporada, quando a procura é maior.

Além dos banhos de sol e mar, é comum ver banhistas e pessoas praticando exercícios físicos no calçadão da praia. A orla, cercada de coqueiros, também conta com apoio de restaurantes típicos alagoanos, bares descolados com vista sobre o mar e alguns vendedores ambulantes. 

Para mais, nos arredores da praia existe uma boa oferta de hotéis e pousadas com bom preço qualidade. Vale a pena garimpar no Booking as melhores promoções. 

+ Veja também: o que fazer em Maceió

Visitar a Feira de Artesanato da Pajuçara

Localizada em plena Praia de Pajuçara, na Zona Sul de Maceió, a Feira de Artesanato da Pajuçara encanta moradores e turistas. O galpão à beira-mar concentra diversas barraquinhas, onde podem ser encontrados os mais variados tipos de artesanato e produtos alagoanos.

Endereço: Av. Doutor Antonio Gouveia, 1447

Hotéis em Maceió: Jatiuca Hotel & Resort, Hotel Brisa Praia, Hotel Brisa Suites 

Barra de São Miguel

A Barra de São Miguel, no litoral Sul de Alagoas, é formada por belas piscinas naturais, perfeitas para adultos e crianças se refrescarem e mergulharem de snorkel para ver de perto os peixes coloridos.

Já no lado Sul da praia as ondas fortes convidam os banhistas a esportes aquáticos como kitesurf, surf e bodyboarding. O local também oferece infraestrutura de pousadas, restaurantes típicos com música ao vivo e lojas de comércio tradicional. 

A partir da Barra de São Miguel também é possível praticar caminhadas ecológicas e realizar passeios de barco ou de buggy para a Praia do Gunga. 

Praia do Francês

Considerada um dos lugares mais belos do litoral Sul de Alagoas, a Praia do Francês é indicada para quem viaja em família e com crianças.

Quando a maré baixa, a praia ganha deliciosas piscinas naturais, graças a um enorme recife de coral que separa a praia do mar.

Além disso, a tranquilidade da água também torna a Praia do Francês ideal à prática de esportes náuticos, como caiaque e stand-up. 

O lugar é bastante movimentado, principalmente durante os meses de férias escolares e fins de semana. Na praia há ainda uma ótima estrutura para o turista, com boas opções restaurantes, pousadas e barracas à beira mar.

+ Confira também: O que fazer na Praia do Francês 

Praia do Gunga

Localizada no litoral Sul de Alagoas, a bela Praia do Gunga está ligada com o Oceano Atlântico e a Lagoa de Roteiro.

O local exibe mais de 100 mil pés de coqueiros, longos trechos de areia, rio, mar verde-azulado e falésias coloridas, que podem ser exploradas num agradável passeio de buggy ou de quadriciclo.

A Praia do Gunga fica próxima à Barra de São Miguel e à Praia do Francês. Saindo de Maceió, você pode lá chegar facilmente de carro pela estrada AL-101 (47 km).

No local não há infraestrutura de hotéis e pousadas, mas há apoio de barracas simples que servem petiscos regionais e bebidas.

Um dos pontos de interesse mais visitados é o Mirante do Gunga, situado na rodovia que dá acesso à praia. Reserve um dia para este passeio. 

Passeio Dunas de Marapé

pontos turísticos de Alagoas

Dunas de Marapé é rica em paisagens naturais, todas dignas de cartão-postal. O local destaca-se principalmente pelo encontro do rio Jequiá com mar.

Marapé fica no município de Duas Barras, no litoral Sul de Alagoas. O local rende um belo passeio-bate e volta para quem está curtindo férias em Maceió. 

Nós visitamos Marapé por conta própria, mas é possível conhecer a região através de passeios guiados com saídas da capital. Recomenda-se levar lanche e bebidas para passar o dia. 

+ Verifique o post completo: Dunas de Marapé

Visitar a cidade histórica de Penedo

pontos turísticos de Alagoas

Fundada pelos portugueses no século XVI, Penedo foi o primeiro povoado de Alagoas. A cidade histórica localizada à margem do rio São Francisco, está entre um dos destinos turísticos mais visitados do Estado.

O Centro Histórico da cidade acolhe um importante conjunto arquitetônico – museus e antigas igrejas coloniais dos séculos 17 e 18, com destaque para a Igreja N. S. da Corrente, considerada uma das mais belas do Brasil. 

A viagem de 1 dia a Penedo também pode ser conjugada com o passeio de barco à Foz do “Velho Chico” e uma visita ao Pontal do Peba, local de desova de tartarugas marinhas. 

Passeio à Foz do Rio São Francisco

pontos turísticos de alagoas o que fazer passeio maragogi atrações turísticas praias

Para conhecer a emblemática Foz do rio São Francisco, você precisa viajar até ao pequeno município de Piaçabuçu, situado no extremo litoral Sul de Alagoas. 

As embarcações partem diariamente do cais da cidade rumo à foz. O trajeto dura cerca de 1 hora e durante o percurso é possível vislumbrar magníficas dunas, coqueirais, mangues, ilhotas, além da praia de rio e de mar. 

Em Maceió há várias agências de turismo que realizam o tour em catamarã. No preço do bilhete está incluso o valor do passeio e o transfer ida e volta desde o hotel. 

Nós chegamos a Piaçabuçu por conta própria e negociamos um barquinho para dois no cais da cidade, que custou aproximadamente R$ 80,00. Recomendamos fazer o mesmo. 

+ Veja post completo: passeio de barco Foz do rio São Francisco

Passeio pelo Cânion do Xingó 

Um dos lugares mais fabulosos do sertão nordestino, o espetacular Cânion do Xingó tem belezas naturais incríveis para conhecer numa viagem pelo Estado de Alagoas.  

Para visitar o local é preciso navegar alguns quilômetros pelo rio São Francisco. As embarcações partem do pier do restaurante Karrancas, em Canindé de São Francisco, até à parada para banho no Paraíso do Talhado, um dos pontos mais estreitos do cânion em terras alagoanas.

O passeio é realizado em lancha ou catamarã. Os ingressos podem ser adquiridos no próprio local de embarque, ou através das agências de turismo de Maceió. 

Localizado a 295 km de Maceió, o Cânion do Xingó também combina com a cidade histórica de Piranhas e com o Vale dos Mestres, uma das melhores atrações de Canindé de São Francisco, em Sergipe. Reserve pelo menos 1 dia completo para este passeio e faça um pernoite em Piranhas. 

+ Confira artigo completo: passeio de barco pelo Cânion do Xingó

Visitar a cidade de Piranhas

A cidade de Piranhas, às margens do Rio São Francisco no sertão alagoano, foi cenário do filme “Bye Bye Brasil”. 

Porta de entrada para a famosa Rota do Cangaço, o município é reconhecido como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN.

Além de ter uma bela arquitetura colonial preservada, Piranhas ainda possui uma forte relação com a história do cangaço.

O seu Centro Histórico é encantador e o Museu do Sertão conta toda a história desta cidade e da região. O acervo é composto de fotografias, artefatos, documentos e cartas escritas por Lampião, conhecido como Rei do Cangaço. Saiba mais no post completo sobre o que fazer em Piranhas

Hotéis em Piranhas: Pedra do Sino Hotel, Flat Luar do Sertão, Dunen Hotel

+ Dicas de lugares para visitar

+ Roteiro de 3 dias em Maragogi

+ O que fazer na Praia do Gunga

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem aos pontos turísticos de Alagoas. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre os pontos turísticos de Alagoas / Roteiro Alagoas? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar