Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Melhores praias de Albufeira

Compartilhar

Roteiro para visitar as melhores praias de Albufeira – Algarve

Vá de férias até Albufeira e desfrute de algumas das praias mais bonitas e famosas do Algarve, no litoral Sul de Portugal. Uma viagem prolongada ou um fim de semana em família, com amigos, a dois ou só: em Albufeira há praia para todos os gostos. A linha costeira da região presenteia os visitantes com mais de 30 km de praias paradisíacas, rodeadas por grandiosas falésias e águas convidativas a mergulhos refrescantes. Além disso, Albufeira alberga excelentes hotéis e resorts, restaurantes típicos, inúmeras lojas de comércio tradicional e renomados campos de golfe. Neste guia turístico elaboramos uma lista com as melhores praias de Albufeira, a grande maioria situadas na zona das Sesmarias, onde ficam algumas das mais belas praias da região. Descubra de seguida quais são e como ir às praias mais lindas e desertas para curtir sombra e água fresca na maior tranquilidade. 

Onde ficam as praias desertas de Albufeira

Melhores praias de Albufeira - O que fazer em Albufeira - Portugal - Praias selvagens no Algarve, Praias paradisíacas Algarve - Praias escondidas

As praias de Albufeira são das mais procuradas para férias no Algarve e até na Europa. Não pense que encontrará praias vazias na região central de Albufeira, afinal é lá que turistas portugueses e estrangeiros (sobretudo ingleses) se concentram.

Como já referido no tópico acima, as praias selvagens menos conhecidas ficam escondidas na zona das Sesmarias, em direção à Praia da Galé e Armação de Pêra, já no concelho de Silves (Portimão).

Para quem desembarca no Aeroporto de Faro, por exemplo, vale a pena alugar um carro e explorar as praias dessa região. São lindas!

Roteiro das melhores praias de Albufeira, Algarve – Portugal

Quem nos acompanha aqui no blog e nas redes sociais sabe o quanto somos apaixonados pelo Algarve e, Albufeira, é um destino onde não nos cansamos de voltar.

Durante as nossas estadias na região tivemos a oportunidade de conhecer todas as praias. Por isso, neste roteiro de viagem selecionamos as 8 melhores praias de Albufeira para umas férias prolongadas de verão ou uma escapadinha romântica de fim de semana.

Role a página, continue lendo as nossas dicas e descubra os nomes das praias de Albufeira no post abaixo:

1 – Praia de São Rafael

Melhores praias de Albufeira - O que fazer em Albufeira - Portugal - Praias selvagens no Algarve, Praias paradisíacas Algarve - Praias escondidas

Frequentada principalmente pelo público mais jovem, a Praia de São Rafael é tida como uma das melhores praias de Albufeira.

Está localizada na região das Sesmarias, entre as praias da Vigia e do Ninho de Andorinha. Cercada por belas formações rochosas, pinhais e arbustos, o acesso é feito por meio à Estrada do Aldeamento de São Rafael 117, Albufeira.

A praia possui um restaurante-bar e algumas instalações para ajudá-lo ainda mais a relaxar. Nos meses de época alta tem apoio de vigilância. Esta praia também é ideal para mergulhos livres e exploração da vida marinha. Simplesmente imperdível!

Onde dormir perto da Praia de São Rafael

Se procura alojamentos confortáveis para dormir na Praia de São Rafael, saiba que o hotel mais afamado da praia é o São Rafael Atlântico.

Outras boas opções de alojamentos nas proximidades são: Vidamar São Rafael Villas, Apartments & Guest HouseVila Channa – Adults Only e o Aqua Pedra dos Bicos. Clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência e desconto através do Booking. 

2 – Praia dos Arrifes

Melhores praias de Albufeira - O que fazer em Albufeira - Portugal - Praias selvagens no Algarve, Praias paradisíacas Algarve - Praias escondidas

A belíssima Praia dos Arrifes, conhecida popularmente por Praia dos Três Penecos, é formada por pequenas enseadas paradisíacas e charmosas.

O clima selvagem fica por conta das falésias douradas, que cercam todo o espaço criando a sensação de privacidade.

Na maré baixa oferece aos visitantes piscinas naturais de águas limpas e cristalinas, sendo uma praia ideal para famílias com crianças, já que o mar fica bastante calmo. 

Além disso, a Praia dos Arrifes é de fácil acesso. Vizinha à Praia da Vigia, é possível lá chegar de carro ou a pé, pelos trilhos selvagens das arribas.

A Praia de São Rafael está logo ali ao lado, a 10 minutos de caminhada. No local, há um parque de estacionamento e um restaurante-bar que serve deliciosos petiscos algarvios. A não perder!

Alojamentos perto da Praia dos Arrifes

Os melhores hotéis para ficar a dormir próximos à Praia dos Arrifes são: Vila Galé Cerro AlagoaSão Rafael Atlântico e o Vidamar São Rafael Villas, Apartments & Guest House. Clique nos links do Booking e garanta a sua reserva com até 50% desconto. 

3 – Praia da Coelha

Se vai de férias em família e procura uma praia recatada e bonita em Albufeira, escolha a Praia da Coelha. Além da beleza natural, o local é de ótimo acesso com areal amplo e boa estrutura de apoio aos turistas.

Emoldurada por arribas douradas, a Praia da Coelha está entre as praias mais calmas de Albufeira, frequentada por gentes de todas as idades.

Além de ser uma das melhores praias de Albufeira para banho, a Praia da Coelha também reúne as condições necessárias para pessoas com mobilidade reduzida. 

Localizada entre a Praia da Ponta Grande e a Praia do Castelo, é possível chegar facilmente de carro ou pelos trilhos que começam na Praia dos Arrifes – ótima pedida para quem gosta de percursos pedestres e atividades ao ar livre. Vale a pena conhecer!

Onde dormir próximo à Praia da Coelha

Os alojamentos mais indicados para pernoitar perto da Praia da Coelha são: Quinta do Algarve e a Casa dos Pinheiros Sesmaria. Reserve com antecedência através do Booking.

4 – Praia do Castelo

Foto: visitar Albufeira

De grande beleza natural, a Praia do Castelo, situada perto da Praia da Coelha, é formada por pequenas enseadas encaixadas entre imponentes arribas.

No local existe um pequeno promontório que faz lembrar um castelo fantasioso, que deu origem ao nome da praia. 

Além disso, a praia é cercada por arribas douradas e apresenta uma longa extensão de areia, banhada por água azul turquesa e cristalina. 

Na Praia do Castelo há um posto de primeiros socorros, um restaurante-bar com Wi-Fi, parque de estacionamento, salva-vidas, cadeiras e guarda-sóis para alugar e oferta de massagens. 

5 – Praia do Ninho de Andorinha

Bem isolada e bem diferente, a Praia do Ninho de Andorinha é uma das praias mais românticas de Albufeira para namorar e relaxar.

Esta praia fica escondida entre as praias da Ponta Grande e da Ponta Pequena. É possível lá chegar pelos trilhos, a partir das praias de São Rafael e da Coelha, ou através de passeios de barco.

Caso você prefira ir até à praia de carro, estacione próximo ao Hotel Baía Grande e depois siga pelo caminho paralelo à Rua de João Guita – em pouco mais de 2 minutos a pé, você chegará no topo da falésia que dá acesso ao areal.

Depois basta descer por entre as arribas e logo encontrará uma das praias mágicas e emblemáticas de Albufeira. O restaurante-bar mais próximo situa-se na Praia da Coelha (10 minutos de caminhada).

Aninhada entre enormes rochedos cobertos por vegetação típica, a Praia do Ninho de Andorinha é uma das menores praias de Albufeira, o que lhe concede um charme totalmente irresistível. Vamos? 

6 – Praia da Ponta Grande

Melhores praias de Albufeira - O que fazer em Albufeira - Portugal - Praias selvagens no Algarve, Praias paradisíacas Algarve - Praias escondidas

A paradisíaca Praia da Ponta Grande, mais conhecida entre os locais como Praia da Maré do Baraço, está localizada junto à Praia do Ninho de Andorinha.

É uma das praias mais selvagens e calmas dos arredores de Albufeira, mas para lá chegar só mesmo de barco. O areal é de pequenas dimensões, por isso convém estar atento à tábua das marés.

Há diversas agências de turismo que organizam passeios de barco a esta praia, que oferece aos visitantes águas cristalinas e uma vista completamente deslumbrante.

Cercada por enormes falésias, a Praia da Ponta Grande é uma das praias de Albufeira mais protegidas e abrigadas do vento.

Se gosta de esportes aquáticos, na ponta direita da praia há uma zona de rochas muito boa para fazer snorkeling, além de poder praticar stand up paddle e fazer deliciosos passeios de caiaque, por exemplo. 

7 – Praia do Barranco das Belharucas

Localizada na freguesia de Olhos d’Água, a Praia do Barranco das Belharucas é mais uma bela enseada paradisíaca do concelho de Albufeira.

O local é circundado por falésias avermelhadas, salpicadas por várias zonas verdes de pinheiros e arbustos que, em conjunto, cria uma espectacular paisagem natural na região costeira.

A areia é dourada e limpa e a água calma e transparente. Apresenta boa infraestrutura de apoios ao turista: restaurantes e bares à beira-mar, WC e vigilância na época balnear, além de aluguer de pranchas de stand up paddle e caiaques.

Se gosta de atividades ao ar livre, uma boa opção para conhecer e explorar cada canto da região é alugar um caiaque. Há muitos à disposição no local a preço razoável.

8 – Praia da Falésia

Foto: visitar Albufeira

Localizada entre Olhos de Água e Vilamoura, a Praia da Falésia é formada por uma paisagem natural espetacular. 

Possui um vasto areal, inserido num trecho contínuo de areias avermelhadas com mais de 5 km de extensão. As falésias são o cartão de visita desta praia, eleita entre as melhores de Albufeira.

O mar é calmo e sem rochas, permitindo nadar com mais segurança e tranquilidade. É ideal para famílias e para levar as crianças e bebés.

Por ser uma das praias famosas de Albufeira, esta praia costuma ficar quase sempre lotada, principalmente nos meses de verão.

O local conta com bandeira azul, parque de estacionamento e o acesso ao areal faz-se por um passadiço de madeira em meio às arribas.

Há também uma boa oferta de serviços, como aluguer de guarda-sóis, gôndolas, bóias e caiaques, além de cafés e restaurantes servindo comida regional: marisco ou peixe fresquinho, simplesmente grelhado na brasa ou servido na cataplana, uma das especialidades da região algarvia.

Praias com melhor infraestrutura em Albufeira

As praias que oferecem o maior número de serviços e uma boa infraestrutura turística de hotéis, restaurantes, bares e discotecas ficam na região central da cidade: Praia da Oura, Santa Eulália, Praia dos Alemães, Pescadores e a Praia de Olhos d’Água, são algumas das melhores praias de Albufeira para se hospedar e curtir as noites badaladas da região. Fica a dica!

Como ir às praias de Albufeira  Algarve

O Aeroporto que serve a região de Albufeira, bem como outras cidades algarvias, está localizado  na capital Faro. A cidade de Faro é ligada por vôos diretos a Lisboa, ao Porto e às principais cidades da Europa ocidental, como Londres, Paris, Milão, Amsterdã, Bruxelas, Frankfurt, Berlim e Genebra — tanto por cias. convencionais como pelas low-costs EasyJet e Ryanair.

Se não houver vôos diretos, você pode conseguir vôos com conexão em Lisboa ou no Porto com a TAP. Chegando em Faro pode alugar um carro no próprio Aeroporto, contratar um transfer ou apanhar o comboio (trem), ônibus (auto-carro) para Albufeira.

Mas a melhor maneira de chegar em Albufeira e circular pelas praias e outros locais de interesse é de carro próprio ou alugado. Além de todo o conforto, liberdade e praticidade, estando de carro não precisará gastar dinheiro com corridas caras de táxi ou Uber.

Nós quase sempre vamos às praias de Albufeira de carro por conta própria, embora na região haja uma vasta oferta de excursões guiadas. Inclusive diversas agências oferecem passeios de barco pelas praias de Albufeira, que partem diariamente da principal Marina da cidade. Se tiver interesse nos passeios de barco, informe-se sobre o assunto no hotel onde ficar hospedado. 

Quando ir de férias a Albufeira

Como a cidade é litorânea, a melhor época para passar férias em Albufeira acontece entre os meses de maio e setembro, quando as temperaturas em todo o país começam a subir e as chuvas diminuem bastante.

Nessa época, Albufeira fica linda com dias ensolarados, temperaturas super agradáveis e muitos turistas nacionais e estrangeiros curtindo banhos de sol e mar e batendo perna pelas ruas do Centro Histórico da cidade. Uma delícia!

Quantos dias ficar em Albufeira

Se o objetivo da sua viagem a Albufeira é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias na cidade para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar outras praias da região, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita. 

+ Dicas de praias lindas a visitar

Agora que você já descobriu as melhores praias de Albufeira, aproveite e confira outros locais bonitos para visitar na região do Algarve. 

+ Melhores praias de Portimão

+ O que visitar no Carvoeiro

+ Melhores praias de Lagos

+ O que fazer em Portimão

+ O que visitar em Sagres

+ Praias mais bonitas de Faro

+ Melhores praias da Costa Vicentina

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as melhores praias de Albufeira? Compartilhe com seus amigos!

Tags:
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar

Histórias relacionadas