Escreva para pesquisar

Compartilhar

Rio Grande do Norte: o que fazer em Pipa em 5 dias

Umas férias no Rio Grande do Norte têm que passar por Pipa. Afinal, ninguém resiste ao apelo do mar. Independentemente da estação do ano sabe sempre bem ter a sua tranquilidade por perto. Localizada no município de Tibau do Sul, a 85 km da capital Natal, a famosa Praia de Pipa é considerada um dos melhores destinos turísticos do Nordeste. Em Pipa você vai adorar as praias cercadas por falésias com mirantes incríveis, nadar com golfinhos, fazer passeios de buggy ou de barco e relaxar nas piscinas naturais da região. Neste roteiro, trazemos dicas das melhores atividades ao ar livre e principais atrações a visitar em Pipa, para umas férias inesquecíveis. Verifique o nosso guia e saiba o que fazer em Pipa em 5 dias e como explorar os melhores pontos turísticos imperdíveis.

Praia de Pipa o que fazer RN praias nordeste hotel pousada restaurante Tibau do sul turismo férias dicas viagem

Praia de Pipa com a maré baixa

O que fazer em Pipa

Pipa é um dos lugares turísticos mais bonitos do Rio Grande do Norte. As principais praias paradisíacas e lagoas desertas atraem milhares de turistas durante a alta temporada, que vai de dezembro a março. O destino já é conhecido para os surfistas, mas Pipa atrai diferentes tipos de viajantes.

Nós realizamos todos os passeios por conta própria, mas há uma grande oferta de excursões e passeios bate e volta com guia local, oferecendo as melhores viagens de um dia a partir da Praia da Pipa.

Principais atrações a visitar

Alguns dos lugares e praias imperdíveis para conhecer são: Baía dos Golfinhos, Praia do Madeiro, Piscinas Naturais de Sibaúma, Praia do Amor, Mirante do Chapadão, Praia de Cacimbinhas, Lagoa Guaraíras, Barra do Cunhaú e a Praia do Giz. Role a página e saiba como organizar o seu roteiro de passeios imperdíveis com as principais atrações a visitar.

Praia de PIpa hotel passeios dicas nordeste praias o que fazer viagem turismo férias

Praia de Pipa, Rio Grande do Norte – Brasil

Onde ficar a dormir em Pipa

o que fazer em Pipa - pontos turísticos em Pipa

Foto divulgação: Pousada Toca da Coruja

A maior concentração de hotéis e pousadas charmosas com bom custo benefício fica no centro da Praia da Pipa, nos arredores da Avenida Baía dos Golfinhos. Mas há outros lugares interessantes para se hospedar, como por exemplo: as praias do Amor e do Madeiro ou a Lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul.

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura dos melhores hotéis com preços honestos e bem localizados, com acesso fácil aos principais atrativos de Pipa. E, já avisamos: a região apresenta uma boa oferta hoteleira para todos os gostos e bolsos.

As ofertas luxo são: a Toca da Coruja, Sombra e Água Fresca Resort. Oka da Mata. Boutique Hotel Marlin’s, Hotel Sombra e Água Fresca, Paua Hotel Boutique e o Sombra e Água Fresca Spa Floresta.

Se procura hospedagens bem localizadas com preços mais simpáticos com certeza vai gostar das que selecionamos a seguir. Veja os hotéis com melhor custo benefício: Mirante da Pipa, Pousada Xamã.

Pousada Céu e Mar, Pousada Morada dos Ventos, Pousada Mãe Natureza. Vila Alemã, Pipa Mar Hotel e o Pomar da Pipa.

Reserve o seu hotel com antecedência através do Booking e garanta o seu quarto com até 50% desconto.

+ Veja o post completo: onde ficar em Pipa 

 

 

O que fazer em Pipa em 5 dias

Agora que você já sabe onde se hospedar em Pipa, confira as dicas dos melhores pontos de interesse a visitar na região. Nota: antes de ir para os passeios consulte a tábua das marés, pois algumas praias ficam ainda mais lindas e interessantes no horário da maré baixa.

Visitar a Baía dos Golfinhos

Praia de Pipa o que fazer Tibau do Sul praias RN dicas viagem nordeste praias férias passeios dicas

Baía dos Golfinhos

A Baía dos Golfinhos é uma das praias mais lindas da Pipa. A grande atração aqui são os golfinhos. Passeios de barco levam os visitantes da Praia da Pipa (praia central) até à Baía dos Golfinhos e à Ponta do Madeiro, onde os mamíferos podem ser observados bem de perto.

Mas também é possível chegar à praia através de caminhadas (10 minutos). No entanto, o trajeto a pé, desde as praias da Pipa ou do Madeiro, só é possível no horário da maré baixa. Fique atento à tábua das marés aqui

A Baía dos Golfinhos possui um ambiente tranquilo, excelente para relaxar a dois. Além disso, é uma das melhores praias para banhos em Pipa, com águas azuis quentinhas e cristalinas. 

Surf e golfinhos na Praia do Madeiro 

Praia de Pipa o que fazer Tibau do Sul praias RN dicas viagem nordeste praias férias passeios dicas

Praia do Madeiro

Praia de Pipa o que fazer Tibau do Sul praias RN dicas viagem nordeste praias férias passeios dicas Praia do Madeiro

Seguindo com o que fazer em Pipa, não deixe de conhecer a Praia do Madeiro, uma das praias mais famosas de Pipa. Muito procurada pelas suas ondas fortes, esta praia atrai surfistas o ano inteiro, além disso, é um dos melhores locais para observar os golfinhos. 

Está localizada a 3 km ao Norte da Praia de Pipa. O acesso é feito por uma escadaria de madeira, em meio à mata nativa e às falésias. 

A trilha é linda, mas chegar à Praia do Madeiro não é fácil, são mais de 180 degraus, mas vale a pena o esforço. Outra forma de ir é a partir da Baía dos Golfinhos (no horário da maré baixa), pela areia são 15 minutos a pé.

O local dispõe de alguns restaurantes e bares com estrutura básica. Além disso, há pessoas oferecendo aulas de surf. Na Praia do Madeiro sempre se encontra gente bonita, sarada e descolada. 

Paraglider e sandboard na Praia de Cacimbinhas

Praia de Pipa o que fazer Tibau do Sul praias RN dicas viagem nordeste praias férias passeios dicas praia de Cacimbinhas

Falésias da Praia de Cacimbinhas

A Praia de Cacimbinhas é uma das praias mais tranquilas de Pipa, em Tibau do Sul. Um dos principais atrativos é o Mirante das Cacimbinhas. O local apresenta uma vista panorâmica linda do mar e das falésias.

É possível praticar voos de paraglider, durante os meses de época alta. Além disso, as dunas de Cacimbinhas são o principal ponto para a prática do sandboard em Pipa. Dá para chegar de carro pela rodovia RN-003 (7 km de distância da Pipa).

Chapadão e surf na Praia do Amor 

de Pipa o que fazer Tibau do Sul praias RN dicas viagem nordeste praias férias passeios dicas Praia do Amor

Praia do Amor com visual a partir do Mirante do Chapadão

de Pipa o que fazer Tibau do Sul praias RN dicas viagem nordeste praias férias passeios dicas praia do Amor

Uma das principais praias para o surf da região da Pipa, é a Praia do Amor. O local tem esse nome porque a enseada que cerca a costa possui o formato de um coração. 

O mar é agitado, mas no canto direito da praia (durante a maré baixa), forma uma piscina natural fantástica.

Como ir à Praia do Amor? Dá para chegar tranquilamente a pé, desde a Praia da Pipa no horário da maré baixa (10 minutos de caminhada) ou através das escadarias improvisadas entre as falésias.

O Mirante do Chapadão oferece a melhor vista da Praia do Amor. Esta praia está entre as praias mais visitadas de Pipa e conta com boa estrutura de bares e restaurantes, além de hotéis e pousadas confortáveis com vista para o mar. Veja as melhores ofertas aqui

Praia das Minas

de Pipa o que fazer Tibau do Sul praias RN dicas viagem nordeste praias férias passeios dicas praia das Minas

Praia das Minas

Próxima à Praia do Amor, a Praia das Minas é uma das praias mais selvagens e calmas da região, ótima pedida para os turistas que querem sossego.

Esta praia é o ponto de desova das tartarugas marinhas. Além disso, por conta do mar agitado e dos ventos fortes, a Praia das Minas é considerada uma das melhores praias para a prática de kitesurf. 

O local garante um contato único com a natureza. Acorde cedo, aproveite para ver o sol nascer no mar e faça uma caminhada pelas Falésias das Minas. O visual é maravilhoso e rende fotos lindas!

Praia do Giz 

Praia de Pipa o que fazer Tibau do Sul praias RN dicas viagem nordeste praias férias passeios dicas praia do Giz

Praia do Giz na maré baixa

A quase deserta Praia do Giz fica escondida entre a Praia de Cacimbinhas e da Lagoa Guaraíras, em Tibau do Sul. É uma das praias mais bonitas e sossegadas, próximas à Pipa. 

Cercada por falésias, coqueiros e vegetação nativa exuberante, esta praia, é um verdadeiro paraíso. Para curtir e aproveitar melhor os banhos de mar, visite a Praia do Giz no horário da maré baixa.

A melhor estrutura de restaurante-bar pé na areia é o Ponta do Pirambu. O clube de praia funciona em sistema de day-use. Tem piscina de borda infinita com vista maravilhosa para o mar, espreguiçadeiras, além de um delicioso restaurante, redário e área para massagens. Sem, dúvida um dos melhores lugares para visitar a dois ou com amigos.

Lagoa Guaraíras – Tibau do Sul

Lagoa Guaraíras

A Lagoa Guaraíras é um dos principais pontos para explorar em Tibau do Sul (5 km de distância da Pipa). Reserve umas horas do seu dia e embarque num passeio de barco, com direito a banho de lama no manguezal, observação de golfinhos e uma parada para desfrutar de um churrasco num banco de areia no meio da lagoa.

No final da tarde, o programa imperdível é o pôr do sol, que é muito apreciado no Mirante Sunset Marinas – o melhor Lounge Bar com a vista mais linda do pôr do sol em Tibau do Sul. Funciona todos os dias das 14h às 22h.

Praia e Piscinas Naturais de Sibaúma

Piscinas naturais de Sibaúma

Sibaúma preserva o clima de uma tradicional vila de pescadores. A enorme barreira de corais forma piscinas naturais na maré baixa, onde é possível nadar com peixinhos coloridos. Além disso, as águas azuis cristalinas são excelentes para mergulho e prática de snorkel. 

Por isso, programe a sua visita à Sibauma no horário da maré baixa. Onde fica? A praia e o vilarejo de Sibaúma fica no município de Tibau do Sul, a 200 metros após a travessia do rio Catu.

Como ir? É possível chegar à praia por meio de uma pequena balsa, que tem capacidade para apenas um carro. A travessia custa cerca de R$15,00. Se estiver de carro 4×4, você pode chegar dirigindo pelo estradão da Praia das Minas.

Sibaúma está entre as melhores praias para ir com crianças, por conta das Piscinas Naturais. Além disso, o local é perfeito para aproveitar com a família e amigos.

Dicas da Barra do Cunhaú

A Barra do Cunhaú oferece rio e mar aos veranistas, com águas calmas e mornas com fascinantes tons de azul. O vilarejo rústico está localizado no município de Canguaretama, a 5 km da Praia de Sibaúma, em Tibau do Sul. Por ser uma das praias menos visitadas, é o lugar certo para fugir do tumulto em Pipa.

A partir da Barra do Cunhaú, você também pode atravessar de balsa rumo à Baía Formosa (local que serviu de cenário da Novela Flor do Caribe, da Rede Globo). Outros lugares lindos perto da Baía Formosa, que pode conhecer são a Praia do Sagi e a Lagoa da Coca-Cola. 

Passeios de buggy em pipa

Explorar o litoral da Pipa não é tarefa muito difícil. Nós conhecemos os melhores lugares da região por conta própria, mas se você não for alugar carro, vale a pena contratar o passeio de buggy em Pipa.

O roteiro passa pelos locais mais turísticos e importantes da Pipa. Antes de fechar o tour com agência, veja como funcionam os passeios e escolha o que mais lhe agradar.

Quanto custa o passeio de buggy em Pipa? O valor do passeio custa em média R$ 600 para 4 pessoas (almoço não incluído). Duração: 8 horas.

Passeio de barco em Pipa, valor

A excursão de barco em Pipa é um dos passeios mais populares da região. Através dele você vai conhecer as principais praias da Pipa, podendo observar de um ângulo diferente as falésias e a maravilhosa Mata Atlântica preservada.

A embarcação faz uma parada para mergulhos livres e observação de golfinhos. Vale a pena! Os passeios de barco partem da Praia do Centro (Pipa) e valor é de R$ 35,00 por pessoa, com aproximadamente uma hora e meia de duração. 

Onde comer bem na Praia de Pipa

Na Avenida Baía dos Golfinhos encontra-se o renomado Oca Toca da Curuja – Pousada Toca da Coruja com pratos internacionais. No Dall Italiano, você pode experimentar a melhor pizza de Pipa e deliciosas massas.

Para degustar comida regional os restaurantes mais indicados são O Tal do Escondidinho e o Camarão na Fazenda Pipa. Depois, na Rua da Gameleira fica o Santa Gula Gastrobar, com boas opções de mariscos, carnes e pratos contemporâneos.

Dicas importantes

Não é muito comum, mas às vezes falta dinheiro ou surge um problema nos caixas eletrônicos dos Bancos do Brasil, Santander ou Bradesco, em Pipa. Quando isso acontece, a solução é ir até Tibau do Sul, onde existe uma pequena agência do Banco do Brasil. A maioria dos bares e restaurantes em Pipa não aceitam cartões. Por isso, vá prevenido com dinheiro.

Melhor vista do pôr do sol em Pipa

Praia de Pipa o que fazer Tibau do Sul praias RN dicas viagem nordeste praias férias passeios dicas por do sol

Um dos melhores lugares para ver o pôr do sol em Pipa é no Pipa Beach Club, localizado à beira mar da Praia do Centro. Aos finais de semana depois das 15h, sempre rola uma música ao vivo. 

Outro belíssimo entardecer é no Mirante Sunset Bar. Fica na Pousada Mirante de Pipa (ou Chalés Mirante de Pipa). Além do ambiente descontraído, o lugar oferece a vista mais bonita do pôr do sol.

Na alta temporada é preciso comprar ingresso (R$20) e chegar cedo, porque costuma encher. O Mirante Sunset Bar funciona de terça à sábado, das 16h às 19h. Está gostando das nossas dicas sobre o que fazer em Pipa? Compartilhe!

Vida noturna em Pipa, melhores bares e baladas

Curtir as melhores opções noturnas de bares e baladas em Pipa faz a viagem ficar ainda melhor. A Avenida dos Golfinhos, principal ponto de encontro da região, concentra o maior agito noturno com opções de bares mais descolados para quem gosta de curtir a noite. Ali, o  Bar Nativus, por exemplo, é uma boa parada.

Outra opção interessante é o Ginkas Bar, na Galeria Adobe. O Agora Lounge Bar oferece um ambiente bem agradável, onde pode bater um papo ou até paquerar, curtindo aos ritmos da salsa, samba, forró e de um bom reggae. Se isso não for suficiente, tem sempre uma ótima balada na Boate Calangos

Melhores eventos e festivais em Pipa

Festival Gastronômico da Pipa

Geralmente, é no mês de agosto ou setembro que acontece o Fest Bossa & Jazz. O evento ocorre durante o final de semana e dura em torno de 3 dias, com excelentes atrações de músicos nacionais e internacionais. Entrada gratuita!

Para os apreciadores da rica gastronomia, durante o Festival Gastronômico, os visitantes vão encontrar deliciosos menus, para além de shows e eventos culturais. Este festival é realizado normalmente em outubro, na Praça do Pescador (centrinho de Pipa). 

Quantos dias ficar em Pipa

Alguns leitores têm perguntado quantos dias ficar em pipa. Para aproveitar Pipa e os principais pontos turísticos dos arredores, sugerimos ficar no mínimo 5 dias completos.

Dicas de outras praias lindas e lugares para viajar

Agora que você já sabe o que fazer em Pipa. Aproveite e confira os nossos roteiros com outras praias bonitas e lugares para viajar no litoral do Rio Grande do Norte. 

+ O que fazer em Natal

+ Melhores praias próximas a Natal

+ Lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

+ O que fazer na Praia de Ponta Negra

+ Quanto custa o passeio de Buggy em Natal

+ Onde ficar na Praia de Ponta Negra

+ Roteiro de 5 dias no Rio Grande do Norte

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Confira no mapa abaixo, os 10 melhores hotéis da Praia de Pipa – segundo o Booking.com

O critério utilizado, foi que o hotel ou pousada – tenha pelo menos 100 avaliações no site do Booking.com. Nenhum destes hotéis tem a nota menor que 8,0. Para deixar claro, todas estas avaliações foram feitas por hóspedes, após a sua estadia.

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Pipa? Compartilhe com seus amigos!

Tags::
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar