Escreva para pesquisar

Lugares mais bonitos do Rio de Janeiro

Compartilhar

Dicas de viagem: lugares mais bonitos do Rio de Janeiro

Na pauta de hoje, trazemos os mais belos recantos e encantos que o Estado do Rio de Janeiro tem para lhe oferecer – despertando a sua curiosidade na descoberta ou redescoberta de lugares absolutamente magníficos, com os quais um dia sonhou e outros nunca imaginou que existissem. Aproveite as nossas sugestões de destinos. Comece agora mesmo a planejar as suas férias e ver de perto todos os locais incríveis que lhe apresentamos aqui. Enquanto aguarda por esse momento de partida, viaje através dos nossos textos e imagens por esse destino cada vez mais desejado. Descubra a seguir os lugares mais bonitos do Rio de Janeiro.

lugares mais bonitos do Rio de Janeiro

“Cidade maravilhosa cheia de encantos mil…” (André Filho)

Lugares mais bonitos do Rio de Janeiro

Morro do Corcovado

lugares mais bonitos do Rio de Janeiro

“Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara…” (Tom Jobim) Foto: Ricopter 

Um dos lugares mais visitados do Rio de Janeiro está localizado a 710 metros de altitude, no alto do Corcovado. Sim, estamos falando da imponente estátua de 38 metros de altura do Cristo Redentor, um dos mais belos cartões-postais do Rio e do Brasil.

A vista é simplesmente maravilhosa, realçando-se as inexplicáveis obras da natureza em forma de coração da Lagoa de Rodrigo de Freitas e do Morro do Pão de Açúcar, ao fundo.

A atração está inserida no Parque Nacional da Tijuca, maior floresta urbana do mundo. O acesso ao Cristo Redentor pode ser feito de trenzinho (em estrada de ferro de 1884), de van ou a pé.

Onde começa a Trilha do Morro do Corcovado ou do Cristo Redentor? O percurso inicia no Parque Lage, localizado aos pés do Morro do Corcovado, na rua Jardim Botânico. Os vários mirantes pelo caminho descortinam magníficas paisagens, e comprovam aquilo que nós já sabíamos há muito tempo: o Rio de Janeiro é mesmo uma das cidades mais lindas do mundo!

A subida é puxada e rende cerca de 3 horas (ida/volta), mas vale claramente a pena! Além da Mata Atlântica e dos mirantes naturais, durante o trajeto vai deparar-se com várias quedas d’água, macacos-prego, micos, diferentes tipos de borboletas e centenas de pássaros exóticos. Confira os melhores preços de hotéis na cidade maravilhosa.

Pão de Açúcar

lugares mais bonitos do Rio de Janeiro

“Rio teu mar, praias sem fim, Rio você foi feito pra mim…” (Tom Jobim)

O Pão de Açúcar partilha com o Corcovado uma das mais deslumbrantes vistas da cidade maravilhosa. Através dos mirantes naturais, você terá quase todo o Rio de Janeiro em seu campo de visão.

O complexo turístico é formado por três morros: Urca, Pão de Açúcar e Babilônia. O percurso é feito em teleférico, conhecido pelo nome de bondinho. O ingresso pode ser adquirido no local ou através da internet.

Outra forma de explorar o complexo, é percorrendo a Trilha do Pão de Açúcar. A trilha inicia no canto esquerdo da Praia Vermelha (Urca). A subida é íngreme e a caminhada dura aproximadamente 1h (ida/volta), com grau de dificuldade médio.

O melhor horário para visitar o Pão de Açúcar é entre as 9h e as 13h. Reserve no mínimo 3 horas para este passeio. Tem apoio de restaurantes e lanchonetes.

Praia de Ipanema

lugares mais bonitos do Rio de Janeiro

“Rio de sol, de céu, de mar..” (Tom Jobim)

É a praia urbana mais encantadora da capital carioca. A praia e o bairro de Ipanema ganharam fama internacional no início dos anos 60, com a canção da Bossa Nova “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Morais. Tornou-se reduto de artistas e intelectuais que se reuniam em seus bares com mesas nas calçadas para beber e conversar.

Está localizada na Zona Sul do Rio, entre as praias do Arpoador e Leblon. Por aqui, sempre se encontra gente bonita, sarada e descolada. Imperdível no horário do pôr do sol. Veja preços de hotéis no Booking com até 50% desconto.

+ Confira: o que fazer na Praia de Ipanema

Angra dos Reis e Ilha Grande

lugares mais bonitos do Rio de Janeiro

As famosas Ilhas Botinas representam o cartão de visita de Angra dos Reis

Reza a lenda que “Angra dos Reis tem 365 ilhas, uma para cada dia do ano”. O que é certo é que reúne a maior concentração de ilhas de todo o litoral brasileiro. Na sua maioria cobertas por uma vasta vegetação, banhadas por águas calmas, cristalinas, cor de esmeralda, e com praias de encantar.

A mais distante e a maior das ilhas ocupa uma área de 193km² – a Ilha Grande. Com praias belíssimas, algumas completamente desertas que representam verdadeiros tesouros secretamente escondidos.

Para explorar a fundo Ilha Grande e as outras baías de Angra, é preciso ter uma lancha à disposição e um marinheiro experiente. Mas, não se preocupe, há várias agências realizando os passeios desde Abraão (Ilha Grande) ou do Cais de Santa Luzia – Angra dos Reis.

Anote aí as atrações a não perder. Ilha Grande: Praia do Aventureiro, Lopes Mendes, Saco do Céu, Lagoa Azul e a Praia do Caxadaço. Angra dos Reis: Ilhas Botinas, Ilha de Gipóia, Ilha de Cataguases, Praia do Dentista e do Secreto e a Praia Pingo D’água.

Onde fica? O município de Angra dos Reis situa-se no Litoral Sul Fluminense, na chamada Costa Verde, a 156 km da cidade do Rio de Janeiro. Recomendamos ficar no mínimo 5 dias.

+ Saiba também: onde ficar em Angra dos Reis

Arraial do Cabo

Lugares mais bonitos do Rio de Janeiro, melhores locais para conhecer no estado do Rio de Janeiro. Passeios, praias e pontos turísticos

Arraial do Cabo é um destino de parada obrigatória numa viagem pelo Litoral Norte Fluminense. Situa-se na Região dos Lagos, a poucos quilômetros de Búzios e Cabo Frio. A cidade do Rio fica a 165 km e o acesso faz-se pela BR-101 – Via Lagos. Vale salientar, o município de Arraial acolhe alguns dos lugares mais lindos do Rio de Janeiro.

Para conhecer e desfrutar do melhor de Arraial, programe 3 dias e embarque num passeio de barco. Impossível não se apaixonar pela coloração azul neon da água do mar! Não à toa, o destino é conhecido como “Caribe Brasileiro”, “Paraíso do Atlântico”, e “Capital do Mergulho”.

Durante o passeio de barco vai conhecer um dos recantos mais lindos do Brasil e do mundo – a Ilha do Farol, rodeada por montanhas verdes com até 390 metros de altitude. A ilha possui 5 quilômetros de extensão, tombados pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Outros pontos de interesse que valem a pena: Praia do Pontal do Atalaia, Praia do Forno e a Praia Grande (imperdível no horário do pôr do sol). Se gosta de ambientes sossegados, visite Arraial do Cabo durante a semana, mas fora do período de férias escolares.

+ Leia as dicas: melhores passeios de barco em Arraial do Cabo

Armação dos Búzios

A Península de Armação dos Búzios forma um dos mais belos cenários do Estado do Rio. Apresenta-se como um destino de excelência pontuado pela beleza natural envolvente, bons hotéis, restaurantes e pelo ambiente cosmopolita. É um dos balneários mais sofisticados e badalados do Litoral Fluminense. A alta temporada por ali vai de dezembro até o final do Carnaval.

Situada na Região dos Lagos, a península abriga cerca de 20 praias para os mais diversos gostos. Quantos dias ficar? Programe no mínimo três noites. Se optar por ficar mais dias, inclua no roteiro uma visita às vizinhas Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Os apaixonados pelos esportes náuticos certamente vão adorar as praias de Geribá, Rasa, Manguinhos e Brava. Depois, na lista das praias mais graciosas estão: Azeda e Azedinha, Tartaruga, Ferradurinha, Foca e Olho de Boi (praia naturista). As praias da Armação e do Porto da Barra são os principais camarotes para assistir ao pôr do sol em Búzios.

Na badalada Rua das Pedras e na famosa Orla Bardot, vai encontrar os mais variados restaurantes, bares, galerias de arte e diversas lojas funcionando até à meia noite. Veja o nosso artigo sobre o que fazer em Búzios em 3 dias.

Paraty

Todo o charme da cidade histórica de Paraty, fundada pelos portugueses no século XVII

Localizada em plena Costa Verde, Paraty é uma das cidades históricas mais bonitas do Estado do Rio e do Brasil. O seu vasto e rico património histórico e cultural, fez com que a cidade fosse reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade.

Cada recanto tem uma história para contar e despertar a curiosidade daqueles que a visitam. Além do casario e das igrejas coloniais cheias de charme, Paraty ainda acolhe porções de Mata Atlântica preservadas em locais como o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, a Reserva da Joatinga e o Parque Estadual da Serra do Mar.

O entorno da cidade é repleto de cachoeiras, praias e ilhas isoladas. Os passeios de barco que partem diariamente do Cais da cidade são essenciais para descobrir as melhores praias de Paraty – RJ. O destino também é um ótimo ponto de partida para quem pretende explorar Trindade.

+ Saiba mais: roteiro de 3 dias em Paraty

Trindade

Seguindo com as dicas sobre os lugares mais bonitos do Rio de Janeiro, não poderia faltar Trindade, uma pacata vila de pescadores no município de Paraty. O destino está entre os lugares mais roots do Litoral Fluminense, atraindo hippies desde a década de 70.

A vila e o entorno dela preserva até hoje uma aura tranquila. Três dias inteiros em Trindade revigoram qualquer um. Mas, se quiser mais dias de descanso, é só ir ficando… A região encontra-se recheada de belas praias, piscinas naturais, cachoeiras e trilhas. Algumas zonas de Trindade estão integradas ao Parque Nacional da Serra da Bocaina e são preservadas pelo ICMBio.

A distância entre Paraty e Trindade é de pouco mais de 20 km, percorridos pela BR-101. O trajeto para quem sai da capital carioca pode ser feito pelas Rodovias Governador Mário Covas ou Presidente Dutra. A viagem de carro dura aproximadamente 5 horas. Confira o nosso post sobre o que fazer em Trindade.

Cabo Frio

Trata-se da maior cidade costeira da Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro. Cabo Frio é um destino recomendado pelos seus encantos naturais, atrações históricas e deliciosos restaurantes.

O charme do Centro Histórico começa no emblemático Bairro da Passagem, situado à margem direita do canal de Itajuru. O local é o marco da história da cidade, abrigando edifícios coloniais tombados pelo Patrimônio Histórico, como a Igreja de São Benedito.

A beleza natural da cidade é visível nas suas praias e ilhas, algumas delas com excelentes condições naturais para a prática de esportes náuticos. Na lista das melhores praias de Cabo Frio estão: Praia das Conchas, Praia do Forte e a Praia do Peró.

Se gosta de ambientes tranquilos, programe a visita a Cabo Frio durante a semana, mas fora do período de férias escolares. Quais os melhores meses para visitar a cidade? Abril e Maio são meses aproveitáveis para curtir as praias, com temperaturas que podem chegar aos 30°C. Verifique o nosso artigo sobre o que fazer em Cabo Frio – RJ.

Serrinha do Alambari

Foto: Turismo e Rapel

Situa-se no município de Resende, próxima a cidade de Penedo, no Sul Fluminense. Para desvendar a beleza natural da Serrinha do Alambari, desfrute de um fim de semana em contato com a natureza. O destino está localizado na vertente leste do Parque Nacional de Itatiaia e da Serra da Mantiqueira, a oeste da estrada que conduz a Visconde de Mauá.

Seu território abrange as comunidades de Serrinha e Capelinha, protegendo a parte alta das microbacias dos rios Alambari e Pirapitinga. A Serrinha possui natureza intacta e ruralidade típica, lindas cachoeiras, fauna e flora variadas.

Percorra a trilha que leva ao Poço do Céu e do Dinossauro, eleitas as cachoeiras mais bonitas da Serrinha do Alambari. Além desses locais, desfrute das incríveis cachoeiras e poços de água cristalina, localizados dentro da área do Camping Clube do Brasil. Os lugares que mais se destacam por ali são: Poço Esmeralda, Poço da Sauna e o Poço de Cima. Fica a dica! Veja preços de hotéis próximos à Serrinha do Alambari.

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou das dicas sobre os lugares mais bonitos do Rio de Janeiro? Compartilhe!

Tags::