Escreva para pesquisar

Compartilhar

Dicas: conheça as melhores praias de Angra dos Reis

Diz a lenda que “Angra tem 365 ilhas, uma para cada dia do ano”. O que é certo é que reúne a maior concentração de ilhas de todo o litoral brasileiro, na sua maioria cobertas por uma vasta vegetação, banhadas por águas calmas, cristalinas, cor de esmeralda e com praias de encantar. Para conhecer as praias e ilhas paradisíacas do Arquipélago de Angra dos Reis, é preciso investir em passeios de barco. Durante a nossa estada na região, descobrimos diversas praias (quase intocadas), eleitas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Verifique neste guia, o roteiro completo com as melhores praias de Angra dos Reis, um dos destinos turísticos mais famosos do Litoral do Estado do Rio de Janeiro. Garantimos, vai se apaixonar!

1 – Ilhas Botinas

melhores praias de Angra dos Reis - RJ praias paradisíacas, fotos, ilhas no Rio de Janeiro, Brasil

As famosas Ilhas Botinas, representam o cartão de visita de Angra dos Reis. Formadas por duas pequenas ilhas de constituição rochosa, onde surgem coqueiros rodeados de alguma vegetação nativa, as Botinas são muito requisitadas pelas suas esplêndidas águas cristalinas, que permitem uma visibilidade perfeita para a prática de mergulho com snorkel.

A paisagem é maravilhosa e rende fotos lindas! O local está entre as principais atrações da região, por isso, 99% dos passeios de barco passam pelas Ilhas Botinas. Imperdível!

Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

2 – Ilha de Cataguases

melhores praias de Angra dos Reis - RJ praias paradisíacas, fotos, ilhas no Rio de Janeiro, Brasil

Cataguases é uma das ilhas mais bonitas do arquipélago de Angra dos Reis, e cada cantinho merece ser explorado.

Com águas azuis e verdes, além da bela vegetação, o mar é tão calmo que forma piscinas naturais repletas de peixinhos coloridos – lugar excelente para relaxar e repor as energias.

Esta ilha faz parte dos roteiros “Ilhas Paradisíacas” de Angra dos Reis. O acesso é pelo mar, e  várias agências realizam o passeio de barco, com saídas da Marina de Angra ou da Vila do Abraão em Ilha Grande. 

Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

3 – Praia do Secreto

melhores praias de Angra dos Reis - RJ praias paradisíacas, fotos, ilhas no Rio de Janeiro, Brasil

A encantadora Praia do Secreto fica situada na Ilha da Gipóia, segunda maior baía de Angra dos Reis. Esta praia é de pequenas dimensões e não possui estrutura turística, ficando na maior parte do tempo praticamente deserta.

Encontra-se bem preservada, cercada pela Mata Atlântica. A Praia do Secreto entrou para a nossa lista das praias mais charmosas de Angra dos Reis, pela cor de suas águas e pela natureza selvagem que a rodeia. 

4 – Praia do Dentista

Localizada na Ilha da Gipóia, a famosa Praia do Dentista ou Praia de Jurubaíba, é um verdadeiro tesouro natural.

Além do mar cristalino, esta praia, eleita entre as melhores praias de Angra dos Reis, está cercada pela Mata Atlântica preservada. 

Nos fins de semana, o local concentra um público badalado, que chega em iates de luxo e lanchas para desfrutar do paraíso. 

Por isso, se não gosta de muvuca, visite a Praia do Dentista durante a semana, mas fora da época das férias escolares.

O passeio de barco que leva à Praia do Dentista é o “Ilhas Paradisíacas”. O local conta com apoio de bares flutuantes, servindo petiscos e bebidas geladas. 

5 – Praia dos Meros

Trata-se de uma das praias mais incríveis da Ilha Grande, em Angra dos Reis. A Praia dos Meros fica no extremo oposto da Vila do Abraão e a única forma de chegar é de barco.

O passeio de lancha que leva os visitantes até ao local, é o “Volta à Ilha”, com custo de aproximadamente R$ 150,00 saindo do centrinho do Abraão. 

A Praia dos Meros possui um areal de pequenas dimensões, águas tranquilas e cristalinas, perfeitas para a prática de mergulho. Nesta praia, não existe qualquer tipo de estrutura turística ou comercial.

6 – Praia do Aventureiro

Local de visita obrigatória para os apaixonados pela natureza, trilhas e surf. A Praia do Aventureiro fica em uma área de Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

É um dos lugares paradisíacos da Ilha Grande, na região de Angra dos Reis. Há diferentes embarcações a fazer este passeio, com partidas da Vila do Abraão. 

As piscinas naturais rodeadas de pedras e um curioso coqueiro tombado sobre o mar, embelezam o magnífico cenário da Praia do Aventureiro.

Além disso, existe uma trilha que conduz os visitantes até o topo do Mirante do Espia, um dos pontos mais altos do Aventureiro. A caminhada até o mirante rende cerca de 20 minutos, mas o visual compensa o esforço. 

A comunidade do Aventureiro é formada por descendentes de índios. O local conta com apoio de campings, além de casas de praia com quartos simples para alugar. 

7 – Praia de Lopes Mendes

Quem busca paz e tranquilidade, certamente vai adorar a Praia de Lopes Mendes, considerada a melhor e mais linda praia da Ilha Grande, em Angra dos Reis. 

O acesso à praia é feito por trilha a partir da Enseada das Palmas ou, se chegar de barco, basta contornar a ponta dos Castelhanos. 

Com mais de 3 km de extensão de areia branca e fina, Lopes Mendes está rodeada apenas pelo mar e pela vasta natureza que a cerca ao longo da costa. 

8 – Praia do Caxadaço

A enseada da Praia do Caxadaço é pequena, isolada e secretamente escondida entre duas encostas cobertas de verde.

A grande maioria dos turistas visita o local durante o passeio de barco pelo roteiro “Volta à Ilha”, mas dá para chegar à praia a pé, desde a Vila do Abraão (8 km de distância/tempo médio de 2h40). É uma trilha pesada, porém vale cada quilômetro percorrido! 

Esta é mais uma das praias maravilhosas da Ilha Grande, com apenas 15 metros de extensão. Rodeada de pedras que formam uma piscina natural espetacular, esta praia é selvagem com areia fina, e nela deságua um pequeno riacho de água natural potável. Obra prima da natureza!

9 – Praia da Parnaioca

Foto: Mala de Aventuras

A Praia da Parnaioca apresenta uma pequena baía com águas transparentes e tranquilas. Em tempos foi a praia mais povoada da Ilha Grande com mais de 1000 habitantes. Hoje é uma praia quase deserta com apenas 5 habitantes.

De frente para a praia, no canto esquerdo, encontra-se um rio de águas calmas e limpas que forma uma pequena lagoa com uma cascata. 

O local está entre as praias imperdíveis para conhecer na região da Ilha Grande. A Praia da Parnaioca faz parte do roteiro “Volta à Ilha”. O passeio é facilmente contratado nas agências de turismo locais. 

Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

10 – Ilha de Caras

Com atmosfera bucólica, a Praia da Piedade na Ilha da Gipóia, já foi sede da Ilha de Caras da famosa Revista Caras. Quem nunca ouviu falar?

A Ilha de Caras ou Praia da Piedade, está entre as principais praias de Angra dos Reis. A marca registrada do local é a Igreja da Piedade, uma das atrações históricas mais visitadas da Gipóia. 

Cercada pela Mata Atlântica com vista maravilhosa sobre o mar, a Igreja da Piedade oferece aquele cenário perfeito, para os casais apaixonados que desejam casar-se em um lugar romântico e paradisíaco. Você não acha? 

Como visitar as ilhas e praias de Angra dos Reis

Como já referido no texto acima, para conhecer as praias do arquipélago a fundo, é preciso um barco à disposição. Mas, não se preocupe, há dezenas de agências turísticas que fazem os passeios com saídas da Vila do Abraão ou da Marina de Angra dos Reis. É muito fácil contratar um passeio de barco, inclusive, pode fazê-lo através da sua pousada ou hotel. 

Melhores passeios de barco

1 – Roteiro Ilhas Paradisíacas: o trajeto passa pelas praias do Dentista, Secreto, Cataguases, Piedade e Ilhas Botinas. 

2 – Roteiro Volta à Ilha: o trajeto passa pelas praias do Caxadaço, Aventureiro, Parnaioca e Meros. 

3 – Roteiro Super Sul: o trajeto passa pelas praias do Caxadaço, Dois Rios, Ilha do Jorge Grego e Lopes Mendes.

Hotéis confortáveis na região de Angra dos Reis

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura dos melhores hotéis para ficar na região.

Os hotéis mais bacanas localizados na cidade de Angra são, no geral, mais caros. Leia o nosso post onde ficar em Angra dos Reis e confira a lista dos melhores para se hospedar.

Para quem busca hotéis com bom custo benefício, recomendamos ficar hospedado em Ilha Grande, de preferência no centro da Vila do Abraão.  

Para dormir confortável indicamos os seguintes alojamentos: Pousada AncoradouroPousada Caúca, Pedacinho de Céu.

Pousada Casablanca, Cama & Café Pé na Areia, Pousada D’Pillel, Pousada Tagomago, Pousada Caiçara e a Pousada Mãe Natureza.

Nota importante: os hotéis na região têm uma taxa de ocupação alta nos meses das férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por essa razão, se pretende conhecer o destino durante esses dias, garanta o seu quarto com antecedência através do Booking.

Como chegar em Ilha Grande?

A partir do Cais de Santa Luzia, no centro da cidade de Angra, basta pegar um barco rumo à Vila do Abraão – Ilha Grande. O ticket custa cerca de 80 reais. Lembre-se, em Ilha Grande não circulam carros, por isso, leve na bagagem o essencial. Vá, leve! Saiba mais informações: aqui!

Distância de Angra dos Reis a:

Rio de Janeiro – (157 km) via BR-101

Paraty – (96 km) via BR-101

São Paulo – (396 km) via BR-116

Outras praias lindas e lugares para visitar 

Buscando outros lugares turísticos para conhecer no Estado do Rio de Janeiro? Clique nos links abaixo e confira dicas importantes das melhores atrações de cada um desses locais. 

+ O que fazer em Paraty

+ Melhores praias de Paraty

+ O que fazer em Trindade

+ O que fazer em Búzios em 3 dias

+ Melhores passeios de barco em Arraial do Cabo

+ Lugares mais bonitos do Rio de Janeiro

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as melhores praias de Angra dos Reis – RJ? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar