Escreva para pesquisar

DESTINOS NACIONAIS Paraíba

Melhores Praias da Paraíba

Compartilhar

Dicas das melhores praias da Paraíba

O litoral da Paraíba pode facilmente ser classificado como um dos mais bonitos do Nordeste brasileiro, por abrigar verdadeiros paraísos. As praias paradisíacas estão em sua maioria concentradas a sul de João Pessoa, no município de Conde. O acesso às praias é muito fácil e você pode conhecê-las facilmente através de passeios bate-volta desde a capital João Pessoa. Da orla da cidade até às principais praias imperdíveis do litoral sul são apenas 35 minutos de carro. Por ali, encontrará boa parte das praias mais lindas da Paraíba. Lembrando que a melhor forma de explorar as praias e outros pontos de interesse é de carro próprio ou alugado. Assim, você ganha liberdade e mobilidade para descobrir os lugares mais interessantes, aproveitando melhor o seu tempo. Das mais tradicionais e turísticas às praias mais calmas, escondidas e selvagens, confira a lista das melhores praias da Paraíba para férias. 

Melhores praias da Paraíba

# Melhores praias da Paraíba para se hospedar

Os bairros da Zona Sul da capital João Pessoa reúnem a maior parte dos hotéis e pousadas do Estado da Paraíba.

Além da boa rede hoteleira, quem se hospeda na Zona Sul terá acesso fácil aos melhores restaurantes, bares, agências de turismo, supermercados, lojas de comércio local, agências dos bancos do Bradesco, Itaú e do Brasil, pontos de táxi, Uber, etc. 

Portanto, não há dúvida que os bairros onde ficam as famosas praias urbanas de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra são referência na cidade e estão entre os melhores locais para quem quer montar base em João Pessoa e descobrir com facilidade as praias imperdíveis da costa da Paraíba. A seguir você confere:

Melhores opções de hotéis de luxo para João Pessoa 

Hotel Manaíra: hotel 4 estrelas, localizado a 2 minutos a pé da Praia de Manaíra em João Pessoa. Apresenta acomodações confortáveis e climatizadas, piscina com vista, terraço para banhos de sol, centro de fitness, spa, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. O café da manhã está incluso no valor da diária. Atendimento simpático!

Verdegreen Hotel: hotel 4 estrelas, situado à beira-mar da Praia de Manaíra em João Pessoa. Disponibiliza suites com vista para o mar, piscina, terraço, sauna, academia, jardim, bar, restaurante e Wi-Fi gratuito. O café da manhã servido no estilo buffet está incluso no valor da diária. Atendimento impecável! Boa aposta!

Laguna Praia Hotel: hotel 4 estrelas, localizado em frente à famosa Praia de Tambaú em João Pessoa. Dispõe de acomodações modernas e climatizadas, piscina com vista sobre o mar, banho turco, sauna, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. O café da manhã servido no estilo buffet está incluso no valor da diária. Atendimento cordial! Excelente aposta!

Nord Luxxor Tambaú: hotel 4 estrelas, situado a apenas 20 metros da Praia de Tambaú e a 300 metros do Mercado de Artesanato da cidade. Disponibiliza quartos aconchegantes com decoração moderna, piscina e terraço com vista para o mar, jardim, centro de fitness, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. O café da manhã servido no estilo buffet está incluso no valor da diária. Atendimento personalizado. Excelente aposta!

Opções de hotéis com bom custo-benefício para João Pessoa

Val Atlantic Hotel: localizado à beira-mar da Praia do Cabo Branco, o Val Atlantic é um dos melhores hotéis para se hospedar em João Pessoa. Apresenta acomodações simpáticas, piscina e terraço com vista para o mar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. O café da manhã servido no estilo buffet está incluso no valor da diária. Atendimento cordial!

Hotel Pousada Tamandaré – PB: pousada simples, localizada em frente à Praia de Tambaú em João Pessoa. Dispõe de acomodações climatizadas, jardim, terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. O café da manhã servido no estilo buffet está incluso no valor da diária. Atendimento simpático!

Atenção: os hotéis mencionados acima têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados.

Por isso, se você pretende visitar o litoral da Paraíba durante esses dias, clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência. Continue lendo as dicas essenciais do roteiro para conhecer as praias da Paraíba. 

# Dicas: quais as melhores praias da Paraíba

Melhores praias da Paraíba 

Não vai ser nada fácil escolher qual praia da Paraíba visitar primeiro, mas a gente dá uma forcinha. Abaixo vamos partilhar dicas para turistas, com as melhores praias para ir com crianças, família, amigos ou a dois.

Nota: aqui no blog seguimos o critério de postar locais e praias que efetivamente conhecemos durante as nossas viagens.

Além disso, avisamos: de nada adianta a praia ser naturalmente bela e com boa infraestrutura turística, se a água é suja e poluída ou à areia contaminada. 

Que fique claro: nunca indicamos praias frequentemente noticiadas como impróprias para banho. No entanto, antes de viajar, vale a pena ficar atento aos índices de balneabilidade. Certo?

Confira a localização exata e algumas opções de praias incríveis, que podem ser incluídas em seu roteiro pelo litoral da Paraíba.

Praias do litoral sul da Paraíba

A seguir as melhores sugestões de praias do litoral sul da Paraíba para descobrir durante umas férias prolongadas ou num fim de semana. 

Praia de Tambaba

melhores praias da Paraíba nordeste praia mais bonita do Brasil dicas de viagem João Pessoa hotel pousada pontos turísticos

Praia de Tambaba, um dos principais cartões-postais da Paraíba

Localizada a 40 km a sul de João Pessoa, a Praia de Tambaba, no município de Conde está entre as mais famosas e melhores praias de nudismo do Nordeste brasileiro.

Na verdade, a praia é dividida em duas partes: uma para naturistas e outra para aqueles menos desinibidos.

Espere encontrar uma praia cercada por falésias coloridas, vegetação nativa intocada e ondas fortes para a prática de surf.

Lembrando que no horário da maré baixa o canto direito da praia forma piscinas naturais deliciosas, com águas calmas e rasas onde famílias e crianças podem brincar à vontade sem correr riscos.

Além disso, a Praia de Tambaba apresenta belos mirantes naturais para tirar fotos lindas, estacionamento nas proximidades e apoio de restaurantes regionais que servem petiscos e disponibilizam cadeiras e guarda-sol para relaxar à beira mar. 

Para mais, Tambaba fica relativamente perto da famosa Praia do Coqueirinho e da Praia Bela, ambas situadas no extremo sul do litoral da Paraíba. Dá para chegar facilmente de carro por conta própria ou através de passeios guiados. 

+ Veja preços de hotéis em João Pessoa no Booking.com

Praia de Coqueirinho

Melhores praias da Paraíba

Todo o charme da Praia do Coqueirinho, eleita uma das melhores praias da Paraíba

Frequentemente listada entre as praias mais bonitas da Paraíba, a Praia do Coqueirinho reúne falésias imponentes, cânions, centenas de coqueiros e uma linda mata nativa preservada.

A enseada do lado norte com mar azul, águas calmas, mornas e cristalinas, é perfeita para ir com crianças e bebês.

Além disso, o local conta com algumas barracas de drinks e petiscos, estacionamento próprio e um restaurante estrelado à beira-mar.

Coqueirinho é uma das praias da Paraíba mais famosas e visitadas por casais e famílias. Uma vez por ali não deixe de subir no Mirante Dedo de Deus, que garante uma vista linda do mar e da região.

A Praia de Tabatinga também fica perto e você pode chegar até lá facilmente caminhando pela areia do Coqueirinho, no horário da maré baixa. A paisagem é maravilhosa e rende fotos fantásticas!

Coqueirinho localiza-se no município de Conde, a pouco mais de 30 km a sul de João Pessoa. Dá para chegar ao local de carro próprio, alugado, táxi, Uber ou através de passeios de buggy, que partem diariamente da orla de João Pessoa. Simplesmente imperdível!

+ Veja preços de hotéis em João Pessoa no Booking.com

Praia de Tabatinga

Melhores praias da Paraíba

Praia de Tabatinga, uma das praias “desertas” mais bonitas da Paraíba

Trata-se de uma das praias mais tranquilas da Paraíba. Se gosta de praias sossegadas para relaxar a dois, certamente vai adorar a quase deserta Praia de Tabatinga, localizada no município de Conde, a 30 km de João Pessoa.

As magníficas falésias coloridas, a faixa de areia dourada, os recifes de coral, os coqueiros e o encontro do rio com mar contribuem para deixar esta praia ainda mais bonita.

Quando a maré baixa, o mar fica calminho e forma piscinas naturais incríveis, onde pode praticar mergulhos com snorkel à vontade.

Em um ponto da praia desemboca um rio, o que oferece a escolha do banho na água salgada ou doce. Por isso, Tabatinga está entre as melhores praias da Paraíba para banho.

Como se isso não bastasse, tem como vizinhas as praias de Coqueirinho e Carapibus. O local é carente de bares e restaurantes. Portanto, se pretende passar o dia por ali vá prevenido com lanche e bebidas, ok?

Dica extra: um dos melhores hotéis para se hospedar perto da Praia de Tabatinga é a Pousada Bem Te Vi Tabatinga.

Praia de Carapibus

Longe dos lugares mais movimentados da cidade, a Praia de Carapibus, no litoral sul do Estado, é uma das melhores praias da Paraíba para férias. 

Vizinha à Praia de Tabatinga, o local é cercado de falésias coloridas e quando a maré baixa apresenta piscinas naturais formadas entre as pedras.

Além disso, a praia dispõe de várias pousadas charmosas à beira-mar, que oferecem serviço de day use para relaxar e ser feliz.

Como ir: acesso fácil de carro pela estrada PB-008, a partir da Praia de Tambaú (João Pessoa) são pouco mais de 30 km. O Google Maps ensina o caminho para lá chegar. 

+ Confira também: onde ficar em João Pessoa

Praia do Amor (Jacumã)

A Praia do Amor é outra alternativa para aqueles que buscam descansar na Paraíba e fugir do agito das praias movimentadas da capital. 

Quando a maré fica cheia, a ondulação do mar é forte, o que leva à atenção redobrada, principalmente para as crianças. Já a enorme faixa de areia dourada convida a atividades ao ar livre como caminhadas e futebol, por exemplo.  

Mas a grande atração da praia é a emblemática “Pedra Furada”, uma curiosa formação rochosa com formato de ponte, situada à beira-mar.

Segundo uma lenda indígena, tocar nesta pedra ou passar embaixo dela garante sorte no amor. O cenário é realmente apaixonante e rende fotos espetaculares. Escolha os melhores ângulos para fotografar!

A Praia do Amor fica no município de Conde, próxima à Praia de Jacumã e à Barra do Gramame, no litoral sul da Paraíba. A capital João Pessoa está localizada a pouco mais de 25 km. Tem apoio de barracas simples pé na areia e estacionamento nas imediações. 

+ Descubra também: quanto custa uma viagem para João Pessoa

Praia da Barra do Gramame

Se gosta de praias vazias e rústicas, conheça a Praia da Barra do Gramame e descubra o por quê ela é considerada uma das melhores praias para visitar durante as suas férias na Paraíba.

Palco de encontro do rio Gramame com o mar, esta praia apresenta um visual paradisíaco, sendo uma grata surpresa para passar o dia.

As águas tranquilas do rio são claras e limpas, perfeitas para os banhistas. Já o mar agitado atrai surfistas e outros praticantes de esportes aquáticos como kitesurf e windsurf, por exemplo.

Assistir ao pôr do sol na Barra do Gramame também é um programa imperdível para fazer no litoral sul da Paraíba! Passe por lá uma tarde e surpreenda-se com o crepúsculo.

Espere encontrar uma praia bem nativa, cercada de mata preservada, manguezais e algumas barracas rústicas que servem comida, cerveja e água de coco gelada.

A Praia da Barra do Gramame fica no litoral sul de João Pessoa, entre as praias do Sol e Jacumã, somente a 20 km da capital.

Dá para lá chegar facilmente por conta própria ou através de excursões guiadas. O local conta com apoio de estacionamento nas proximidades.

Praias do litoral norte da Paraíba

De seguida veja dicas sobre o que fazer, como ir, fotos e a localização exata das melhores praias do litoral norte da Paraíba. 

Ilha da Areia Vermelha

Foto/divulgação: maresia tour

Areia Vermelha é uma ilha paradisíaca que aparece durante a maré baixa, momento ideal para relaxar e mergulhar nas piscinas naturais repletas de peixes coloridos.

Localizada no meio do mar, esta ilha é formada por um grande banco de areia de cor avermelhada, de onde surgiu seu nome.

O local ainda conta com apoio de cadeiras, guarda-sóis e barcos com serviço de bar servindo, entre outros petiscos, o tradicional caranguejo ao coco, além de cerveja gelada e drinks no abacaxi.

Como chegar: a maneira mais comum de chegar à Ilha da Areia Vermelha é de barco. O embarque e desembarque acontece na Praia do Poço (município de Cabedelo), situada no litoral norte da Paraíba, a 10 km da Zona Sul de João Pessoa.

Pode visitar a ilha através das agências locais ou por conta própria. Se estiver de carro, viaje até à Praia do Poço e compre seu ingresso por lá mesmo (R$ 30,00).

Na época de maré bem baixa (0.0) é possível chegar à Ilha de Areia Vermelha a pé, desde a Praia de Camboinhas. Fique de olho na tábua das marés! 

Praia da Barra de Camaratuba

A Barra de Camaratuba é uma das mais belas praias escondidas da Paraíba. Essa pérola do litoral norte está entre as praias pouco conhecidas do Estado. 

Uma das principais características do local é o encontro das águas do rio Camaratuba com o mar. Quando a maré baixa, vale a pena atravessar a foz à pé e explorar as trilhas e praias da reserva indígena da região.

A praia é cercada por uma vasta área de Mata Atlântica e acolhe um típico vilarejo de pescadores com menos de mil habitantes.

O local conta com infraestrutura de pousadas rústicas e dois ou três quiosques à beira-mar que disponibilizam aos clientes o uso de guarda-sol e cadeiras. 

Situada entre a Baía da Traição e a Praia do Sagi, na divisa com o Estado do Rio Grande do Norte, a Barra de Camaratuba fica a pouco mais de 1 hora de carro de João Pessoa. Para lá chegar siga pela estrada BR-101 para a PB-065 em direção a Mataraca.

Praia Fluvial do Jacaré

Foto/divulgação: Edson Lopes. Pôr do sol Praia do Jacaré

É a praia mais famosa para ver o pôr do sol no rio Paraíba ao som de Jurandy do Sax. Depois de curtir as praias do litoral, a boa é seguir para a Praia Fluvial do Jacaré, no município de Cabedelo e apreciar esse espetáculo da natureza.

O fim de tarde por ali pode ser apreciado em pé, junto à mureta da orla do Jacaré, ou através de passeios de barco que zarpam diariamente a partir das 16h. O passeio dura aproximadamente 2 horas e pode ser contratado no próprio local por apenas R$ 35,00.

A Praia Fluvial do Jacaré situa-se em Cabedelo, à altura da Praia de Intermares (25 km da Zona Sul de Jampa). O acesso é feito pela estrada BR-230 (João Pessoa-Cabedelo). A não perder!

+ Veja preços de hotéis em João Pessoa no Booking.com

Praias com piscinas naturais na Paraíba

As piscinas naturais repletas de peixes coloridos estão entre as principais atrações do litoral da Paraíba. No entanto, é preciso compreender que as marés vão influenciar na disponibilidade do passeio.

Aliás, as piscinas naturais só aparecem na maré baixa. Assim sendo, fique atento à tábua das marés.

As piscinas naturais mais bonitas para visitar na região são as do Picaõzinho (Tambaú) e Seixas (Ponta do Seixas), ambas localizadas no meio do mar.

Como é obvio, o acesso é feito de barco. Dá para contratar o passeio através do seu hotel ou pousada. O tour dura em média 3 horas e custa aproximadamente R$ 50,00. Preço justo!

Dica: escolha um dia ensolarado e reserve o passeio pelo menos 1 dia antes. Vale super a pena!

Recomenda-se levar: snorkel e máscara para descobrir a beleza das piscinas naturais, protetor solar, chapéu, máquina fotográfica, água, traje de banho.  

# Como visitar as praias da Paraíba

Na nossa opinião alugar um carro e circular por conta própria é uma boa escolha. Mas se você não estiver com carro próprio ou alugado, a melhor maneira de se locomover para visitar as praias da Paraíba é por meio de passeios guiados, oferecidos pelas agências de turismo locais.

Ainda, para a área urbana, o Uber costuma ser o melhor custo-benefício para se deslocar em João Pessoa. 

Atenção: apesar de ser uma forma barata de andar pela região, o transporte público nem sempre é a melhor alternativa. O valor é baixo, porém muitas vezes as linhas estão lotadas e dão uma volta gigantesca até chegarem ao destino que você deseja. Por isso, se tem poucos dias para visitar as praias evite ao máximo o ônibus. No entanto, pode ser vantajoso usá-lo quando você estiver com tempo de sobra.

# Melhor época para visitar as praias da Paraíba

A região do litoral da Paraíba tem clima tropical. A temperatura média mais alta é de 33°C e a mais baixa de 25°C.

O destino é uma delícia em qualquer altura do ano. Entre Dezembro e Fevereiro as praias ficam mais movimentadas. Obviamente, Réveillon e Carnaval são as épocas mais procuradas com preços mais elevados.

Entre Maio e Julho costuma chover mais na região, porém as praias ficam tranquilas e os preços das hospedagens são mais convidativos. Então, simplesmente, vá quando puder! 

Passeio de buggy pelas praias da Paraíba

Caso resolva fazer o passeio de buggy pelas praias da Paraíba, contrate um buggy seguro, com guia de turismo credenciado, através do seu hotel ou pousada.

Mapa das melhores praias da Paraíba

Clique no canto superior esquerdo e veja no mapa a localização das melhores praias da Paraíba. 

+ Dicas de praias lindas e lugares para viajar

Agora que você já conhece as melhores praias da Paraíba para ir nas férias, descubra outros destinos turísticos e lugares para viajar na região e no Estado do Rio Grande do Norte.

+ O que fazer em João Pessoa 

+ Melhores praias do RN

+ Melhores praias de Tibau do Sul

+ O que fazer em Pipa

+ Lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

+ Roteiro de 3 dias em João Pessoa

+ O que fazer na Paraíba

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem para as Praias da Paraiba. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel nas Praias da Paraiba? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as melhores praias da Paraíba / Praias da Paraiba? Compartilhe com os amigos!

Tags:
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar