Escreva para pesquisar

DESTINOS NACIONAIS Rio de Janeiro

O que fazer em Trindade

Compartilhar

Dicas: o que fazer em Trindade, no Rio de Janeiro

Está programando uma viagem pelo litoral Sul Fluminense e não sabe o que fazer em Trindade – RJ? Então, leia o nosso guia com dicas e informações e descubra onde ficam e quais os melhores pontos turísticos da região. Terra de pescadores, hippies e caiçaras, a Vila de Trindade, no Estado do Rio de Janeiro, é um belo destino de férias ou até mesmo de fim de semana. Além de suas praias paradisíacas rodeadas pela Mata Atlântica, a região ainda oferece trilhas ecológicas, cachoeiras, piscinas naturais e belos mirantes para tirar fotos incríveis! A vila é simples, mas a natureza compensa. Trindade também possui campings, algumas pousadas com diárias baratas (principalmente na baixa temporada e durante a semana), bares e restaurantes típicos à beira-mar, além de lojas de comércio tradicional. Verifique neste roteiro turístico os principais lugares para conhecer em Trindade e boa viagem!

O que fazer em Trindade - RJ

O que fazer em Trindade - RJ

Onde fica Trindade – RJ

Localizada na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, Trindade fica na chamada Costa Verde ou Costa Esmeralda (litoral Sul Fluminense), a pouco mais de 20 km de distância da cidade histórica de Paraty RJ. A região é rica em paisagens naturais!

Dá para fazer Trindade e Paraty RJ, na mesma viagem?

Sim! Trindade é um dos passeios mais legais para se fazer saindo de Paraty RJ. Por isso, se vai visitar Paraty RJ reserve pelo menos 2 dias completos para explorar os lugares mais bonitos de Trindade.  

Afinal, como já referido no tópico acima, o destino fica a pouco mais de 20 km do Centro Histórico de Paraty (40 minutos de carro). Aproveite e veja o post com informações sobre o que fazer em Paraty

Informações úteis: caso você esteja sem carro e tenha apenas 1 dia para visitar Trindade, dá para fazer o passeio bate e volta saindo de Paraty ou Ubatuba, de ônibus, vans ou táxi.

Da rodoviária de Paraty partem ônibus da empresa Colitur e vans para Trindade de hora em hora. O preço do trajeto feito em ônibus custa apenas R$ 5,00. Partindo de Ubatuba (São Paulo), a viação Oceano é a melhor opção. 

# O que fazer em Trindade – RJ: principais pontos turísticos

A seguir vamos mostrar-lhe as melhores pousadas com boa localização em Trindade e Paraty, além dos passeios imperdíveis com dicas importantes para o seu roteiro de viagem. Role a página e confira neste guia turístico as principais atividades para fazer ao ar livre e os melhores lugares para visitar em Trindade e arredores

Pousadas baratas e bem localizadas em Trindade

O que fazer em Trindade - RJ

Não há ofertas de hotéis de luxo em Trindade, mas há várias opções de pousadas simpáticas e hostels com quartos compartilhados, que não custam muito.

As hospedagens por ali praticam bons preços! Veja as melhores opções para dormir em Trindade, com acesso fácil aos principais atrativos turísticos, restaurantes, dentre outros serviços. Os hotéis mais indicados até à data que escrevo este artigo são:

Pousada Quatro Estações: hospedagem simples, com excelente localização em Trindade, a 5 minutos a pé da praia. Apresenta quartos arejados e limpos com banheiro privativo, estacionamento e Wi-Fi gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Pousada Luar do Prata: hospedagem rústica, a apenas 10 minutos a pé da praia. Dispõe de quartos rústicos e climatizados com banheiro privativo, Wi-Fi e estacionamentos gratuitos. O café da manhã no estilo buffet está incluso no valor da diária. 

Hostel Radical Adventure: localizado a 9 km de distância de Trindade, o alojamento apresenta acomodações rústicas em meio à Mata Atlântica. Dispõe de um restaurante, bar, salão e cozinha partilhada, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. 

Pousada da Rosa: hospedagem situada a cerca de 50 metros de caminhada da Praia dos Ranchos, em Trindade. Disponibiliza quartos simples com vista para a montanha, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. O café da manhã no estilo buffet está incluso no valor da diária. 

Melhores pousadas para ficar em Paraty

 

O que fazer em Trindade - Pontos Turísticos em Trindade - RJ - Melhores Praias em Trindade - Pontos de Interesse em Trindade - Cachoeiras em Trindade

Detalhes do nosso café da manhã caprichado

Durante a nossa estada na região optamos por ficar hospedados em Paraty, que oferece uma boa oferta de pousadas confortáveis com excelente localização para explorar os lugares imperdíveis da cidade e dos arredores. 

A seguir vamos apresentar-lhe as melhores sugestões de pousadas de charme, situadas em pleno coração do Centro Histórico de Paraty RJ. Confira, você vai gostar!

Casa Colonial Paraty: hospedagem de charme, inserida num casarão do século XVIII. Dispõe de suites confortáveis e climatizadas, piscina exterior, jardim e terraço para banhos de sol. Café da manhã delicioso e atendimento gentil e personalizado. 

Pousada Literária de Paraty: localizada no Centro histórico, a Pousada Literária está entre as melhores hospedagens de luxo de Paraty. Apresenta acomodações elegantes, piscina exterior, jardim, sauna, centro de massagens, bar e uma biblioteca com mais de 1500 livros e filmes. 
 
Pousada do Sandi: hospedagem romântica e aconchegante, com excelente localização no centro histórico. A Pousada do Sandi faz parte da associação Roteiros de Charme no Brasil. Disponibiliza acomodações de luxo, um spa completo, piscina exterior, centro de fitness e uma sala de jogos.
 
Pousada do Ouro: inserida numa mansão do século XVIII, a Pousada do Ouro, no centro histórico de Paraty, apresenta uma decoração rústica-chique. Além das suites confortáveis e climatizadas, disponibiliza aos hóspedes uma piscina exterior, jardim e bar. A Praia do Pontal fica apenas a 10 minutos a pé da propriedade.

Melhores atrações turísticas em Trindade

Trindade é uma vila caiçara localizada no município de Paraty – RJ. Como mencionado no texto acima, o ponto alto da região é a natureza.

Por isso, se gosta de lugares selvagens com praias paradisíacas, cachoeiras e trilhas mágicas, vale a pena incluir Trindade no seu roteiro de viagem e aproveitar o melhor que a região tem para oferecer. Veja as atrações turísticas imperdíveis!

# Melhores praias de Trindade 

Preparado para descobrir as melhores praias de Trindade – RJ? 

Praia Brava

O que fazer em Trindade - RJ

Paraíso na terra! Se gosta de lugares escondidos e desertos para relaxar em meio à natureza vai certamente adorar a Praia Brava, um dos cantinhos isolados em Trindade.

Além da atmosfera tranquila e da paisagem de sonho, a praia oferece banho de rio e mar. Lembrando, a prática de nudismo por aqui é bastante comum. 

O local não possui qualquer tipo de infraestrutura e para lá chegar é preciso estar disposto a percorrer uma trilha com grau dificuldade médio, mas a beleza natural compensa o esforço.

O percurso pedestre de aproximadamente 30 minutos começa junto à Estr. de Trindade, a cerca de 1 km antes de chegar à Praia do Cepilho. 

No final da trilha que conduz à praia, existe um pequeno desvio que dá acesso à Cachoeira da Praia Brava, alimentada pelas águas límpidas da serra que deságuam no mar. Duração do trajeto: 10 minutos de caminhada leve. 

Praia do Cepilho

A Praia do Cepilho é a principal porta de entrada para a Vila de Trindade. Rodeada por pedras gigantes que formam uma paisagem única, a praia é famosa por conta das ondas fortes, atraindo cada vez mais surfistas para a região. 

A praia está localizada junto à Estr. de Trindade, garantindo aos visitantes acesso fácil de carro. O local também dispõe de um bar rústico que serve bebidas e comida regional à beira-mar. 

Praia de Fora

O que fazer em Trindade - RJ

Foto divulgação: Trindade Tours

Situada próxima à rua principal da Vila de Trindade, a Praia de Fora faz a ligação entre a Praia do Cepilho e a Praia dos Ranchos. O areal é extenso, perfeito para caminhadas ou uma boa corridinha à beira-mar.

Além disso, as principais pousadas e os melhores campings de Trindade e lojas de comércio local, também se encontram nos arredores da Praia de Fora. Acesso fácil a todos! 

Praia dos Ranchos

Praia com características urbanas. Vizinha à Praia de Fora, a Praia dos Ranchos é um dos lugares mais visitados por casais e famílias com crianças, por conta da infraestrutura de restaurantes pé na areia e do acesso fácil à praia e às pousadas da região.

Praia do Meio 

Praia do Meio, Trindade – RJ

Localizada a seguir à Praia dos Ranchos, a Praia do Meio está entre os principais lugares turísticos de Trindade para passear a dois, em família ou com amigos. 

Espere encontrar uma praia paradisíaca com mar calmo e em formato de enseada, além de mirantes espetaculares para tirar fotos lindas!

O acesso à praia é feito pelo caminho de terra batida, a partir da Praia dos Ranchos. No final de semana a praia costuma ficar lotada de turistas que chegam para curtir o paraíso.

Desde aqui também partem os barcos para a Piscina Natural do Cachadaço, uma boa alternativa para quem não quer realizar a trilha com acesso à mesma.

Ademais, a Praia do Meio também conta com apoio de algumas barracas simples que servem porções e bebidas geladas em frente ao mar. 

Praia do Cachadaço

Escondida aos olhos de muitos turistas que chegam para curtir a Piscina Natural do Cachadaço, a Praia do Cachadaço muitas vezes passa despercebida.

A praia está localizada entre a Praia do Meio e a Piscina Natural do Cachadaço. O local é perfeito para quem quer uma praia isolada com distanciamento social, mas com o mínimo de infraestrutura.

Por ali é possível reservar um almoço num dos barzinhos descolados à beira-mar que disponibilizam mesas, guarda-sol e espreguiçadeiras.

A Praia do Cachadaço é um dos lugares mais tranquilos de Trindade para relaxar a dois. Cercada de vegetação nativa, a praia possui um areal extenso e a boa ondulação do mar convida à prática de surf.

Como chegar? O caminho pedestre para a Praia do Cachadaço começa no canto direito da Praia do Meio. A trilha é bem curta, aproximadamente 500 metros de percurso (apenas 10 minutinhos a pé). 

Piscina Natural do Cachadaço 

O que fazer em Trindade - Pontos Turísticos em Trindade - RJ - Melhores Praias em Trindade - Pontos de Interesse em Trindade - Cachoeiras em Trindade

Piscina Natural do Cachadaço – Trindade, RJ

A Piscina Natural do Cachadaço está entre os melhores passeios de Trindade. O local é protegido do mar aberto por grandes pedras arredondadas.

Repleta de peixinhos coloridos, a piscina é um dos locais perfeitos para prática de snorkeling na região. Pode lá chegar pela trilha que começa no canto direito da Praia do Cachadaço ou de barco, a partir da Praia do Meio, como já referido no tópico acima. 

Nós fomos pela trilha e voltamos de barco. Recomendamos fazer o mesmo. O trajeto de barco, desde a Praia do Meio tem duração de 5 minutos e o preço varia de R$10,00 a R$ 20,00.

Nota: a Piscina Natural do Cachadaço é um dos lugares famosos de Trindade, por isso se gosta de ambientes calmos visite a atração durante a semana, no horário da manhã. 

Cachoeiras mais bonitas de Trindade

Engana-se quem pensa que Trindade é formada apenas de praias. Aqui vamos mostrar que o destino também conta com rios de águas cristalinas e belas cachoeiras para relaxar e ser feliz.

A visita às cachoeiras são passeios gratuitos em Trindade e a paisagem ainda oferece um visual maravilhoso! Preparado para dar aquele mergulho energizante nas melhores cachoeiras de Trindade

Cachoeira Pedra que Engole

Foto divulgação: Trindade Tours

A Cachoeira Pedra que Engole está entre os lugares mais conhecidos em Trindade. A atração faz muito sucesso, principalmente no Instagram e Facebook.

Trata-se de uma pequena queda livre no meio de uma formação rochosa que desafia os mais corajosos a serem “engolidos” por uma pedra.

Pelo menos é esse o efeito que dá quando se observa a cachoeira de cima. Os visitantes entram no meio de duas rochas e depois continuam a escorregar pela água, que vai dar a uma espécie de gruta, até chegarem ao rio.

Obviamente, o local é muito apreciado por pessoas que gostam de aventura. O acesso pode ser feito através da Praia do Meio ou pelo centrinho da Vila de Trindade, através de uma trilha bem demarcada que demora aproximadamente 15 minutos a percorrer.

Durante o trajeto vai passar por outras cascatas lindas como a Cachoeira do Escorregador, uma bela formação rochosa que funciona como um tobogã e a Cachoeira do Poço Fundo, que embora tenha uma queda d’água pequena, dá pra aproveitar bastante. Obrigatório levar calçado apropriado para trekking. 

Melhores trilhas em Trindade – RJ

As trilhas em Trindade são famosas, devido às paisagens exuberantes em meio à Mata Atlântica. A região é maravilhosa para atividades de ecoturismo, trilhas e travessias.

Um dos melhores percursos pedestres para quem gosta de se aventurar em trilhas ecológicas, é o Mirante Cabeça do Índio, uma curiosa formação rochosa, localizada na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Veja as dicas a seguir!

Mirante Cabeça do Índio

A Trilha Mirante Cabeça do Índio é o percurso pedestre mais bonito de Trindade. O passeio tem aproximadamente 7 horas de duração.

No total são 5 km (ida e volta) média de 2 horas de caminhada em cada trecho. O restante do tempo é gasto com banho de mar e paradas para tirar fotos no mirante.

A trilha passa pelas praias do Meio e do Cachadaço, seguindo até ao Mirante Cabeça do Índio, que oferece uma panorâmica espetacular da montanha e das praias paradisíacas da região.

Nós visitamos o local sozinhos, mas para quem não tem experiência com trilhas, a dica é contratar um guia nas agências de turismo de Trindade.

O que levar: calçado apropriado para trekking, água, lanche, repelente, protetor solar, traje de banho, chapéu, máquina fotográfica, smartfone e boa disposição. 

+ Dicas de passeios em Trindade: arredores

São diversos os passeios para fazer nas redondezas de Trindade e eles são parte importante de uma viagem no município de Paraty. A seguir vamos apresentar-lhe os melhores destinos para visitar nos arredores de Trindade. Confira!

Praia do Sono

Foto divulgação: Trindade Tours

É mais uma das praias surpreendentes para conhecer perto de Trindade. A Praia do Sono possui uma longa faixa de areia dourada, mata nativa preservada, águas cristalinas e montanhas verdejantes que contornam a praia. O destino além de paradisíaco, reúne uma galera jovem e bonita, principalmente na alta temporada.

Pode chegar ao local através de passeios de barco, que partem da Praia do Meio, em Trindade, ou pela trilha que começa na portaria do Condomínio Laranjeiras (11km da vila de Trindade). A caminhada dura cerca de 3 horas (ida e volta) e o grau de dificuldade é médio. A não perder!

Praias de Antigos e Antiguinhos

As praias de Antigos e Antiguinhos são os destinos perfeitos para quem busca praias selvagens e desertas. Se você gosta de lugares intocados, certamente vai amar essas duas enseadas separadas por uma pedra.

O acesso é feito a pé, pela trilha que inicia na Praia do Sono (30 minutos) ou de barco, com saídas da Praia do Meio ou de Laranjeiras. 

Praia da Ponta Negra

Foto divulgação: Trindade Tours

Montanhas cobertas de vegetação e rochas gigantes protegem as belezas naturais da pequena enseada da Ponta Negra, situada na Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, no município de Paraty. 

A Praia da Ponta Negra também é acessível por trilha, a partir da entrada do Condomínio Laranjeiras, passando pelas praias do Sono, Antigos, Antiguinhos e pelo Poço do Jacaré. Parte da trilha é feita em mata fechada e macacos costumam aparecer pelo caminho. O percurso de 14 km (ida e volta) é puxado, mas a paisagem faz o trajeto valer a pena.

Caso tenha apenas 1 dia para conhecer a praia, a melhor opção de lá chegar é de barco, que parte diariamente do píer do Condomínio Laranjeiras. A travessia custa em média R$ 30,00 e tem duração de 25 minutos. 

A praia também abriga um típico vilarejo caiçara e conta com apoio de pousadas rústicas, áreas para acampar, restaurantes e barracas de praia que servem porções de frutos do mar empanados, açaí, água de coco e cerveja gelada. 

Dica: na Praia de Ponta Negra há uma trilha que leva à famosa Cachoeira do Saco Bravo, que atrai vários aventureiros para a região e não é à toa! A queda livre forma uma piscina natural de água doce com direito a vista magnífica sobre o mar.

Cachoeira do Saco Bravo

Foto divulgação: Trindade Tours

A Cachoeira do Saco Bravo é provavelmente um dos recantos mais belos do Brasil. Espere encontrar uma linda cachoeira à beira-mar, cercada de formações rochosas que criam uma piscina natural com um efeito de “borda infinita” com vista paradisíaca para o oceano. 

Para chegar ao local é necessário fazer uma trilha com guia credenciado. São cerca de 8 km a pé (ida e volta) pela densa e exuberante Mata Atlântica da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga.

O percurso é de grau de dificuldade elevado, com subidas íngremes em alguns trechos. Programa ideal para quem gosta de desafios e aventuras na natureza. Reserve pelo menos 8 horas para este passeio. Simplesmente imperdível!

Saco do Mamanguá

Foto divulgação: Trindade Tours – Trindade RJ

O Saco do Mamanguá é um destino singular no Brasil. Trata-se de um fiorde tropical, único no país. O Saco do Mamanguá é, na verdade, um grande “braço de mar” cercado por montanhas verdejantes, salpicadas de vilarejos caiçaras, praias paradisíacas e belas cachoeiras. O mar de cor esmeralda segue por 8 quilômetros, até se encerrar no mais bem preservado manguezal da Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis. 

O cartão de visita do Saco do Mamanguá é o chamado Pico do Pão de Açúcar, um belo mirante natural, acessível por trilha íngreme de grau de dificuldade médio. O percurso de aproximadamente 3 km de extensão (ida e volta) começa na Praia do Cruzeiro, junto ao Camping do Seu Orlando. 

Além da visita ao Pico do Pão de Açúcar, vale a pena fazer um passeio de canoa e explorar a pé as trilhas da região que levam às melhores praias e cachoeiras: Praia Grande, Praia do Engenho, Praia da Costa e à Cachoeira do Rio Grande. 

Para chegar ao Saco do Mamanguá você precisa viajar até à pequena Vila de Paraty-Mirim, localizada a cerca de 18 km do centro histórico de Paraty. Chegando à Paraty-Mirim só precisa fazer a travessia de barco até ao destino (20 minutos). Reserve pelo menos 2 dias para visitar o Saco do Mamanguá. Vale pena!

Passeio bate e volta a Trindade saindo de Paraty

Em suma: caso você só tenho 1 dia para curtir a região, veja os principais pontos de interesse para conhecer em Trindade através de um passeio bate e volta a partir de Paraty RJ.

Roteiro de 1 dia em Trindade

1º Parada: Praia do Meio

2º e 3º Parada: Praia do Cachadaço e Piscina Natural do Cachadaço 

3º Parada: Cachoeira Pedra que Engole 

4º e 5º Parada: Praia Brava e Cachoeira da Praia Brava

Como se deslocar em Trindade

O centrinho da Vila de Trindade é pequeno e dá para fazer tudo facilmente a pé. Quem se hospeda por ali não precisa se preocupar em pegar carro para explorar as praias e cachoeiras da região. Aliás, as principais praias podem ser alcançadas por trilhas ou de barco, a partir da Praia do Meio.

Onde comer bem 


Bar do Cepilho

Endereço: Praia do Cepilho

Muvuca Lanches

Endereço: Avenida Doutor Sobral Pinto

A Cabana

Endereço: Rua Aristides Moreira

Quantos dias ficar 

Alguns leitores têm perguntado quantos dias ficar na região de Trindade – RJ. As principais praias e cachoeiras perto do centro de Trindade podem ser percorridas em um único dia. No entanto, se você pretende explorar os pontos turísticos listados a cima, reserve pelo menos 6 dias completos na região.

+ Lugares turísticos para visitar no Rio de Janeiro

Se está a planejar viajar pelo litoral do Estado do Rio de Janeiro, veja os nossos relatos de viagem com dicas de locais turísticos para visitar, tais como: Búzios, Angra dos Reis, Cabo Frio, Arraial do Cabo, dentre outros. 

+ O que fazer em Búzios em 3 dias

+ Melhores praias de Angra dos Reis

+ Onde ficar em Angra dos Reis

+ Lugares mais bonitos do Rio de Janeiro

+ O que fazer em Cabo Frio

+ Onde ficar em Paraty

+ Melhores praias de Arraial do Cabo

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem para Trindade RJ. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel em Trindade – RJ? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Trindade – RJ? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar