O que fazer na Serra Gaúcha
Compartilhar
Dicas de viagem no Rio Grande do Sul: o que fazer na Serra Gaúcha
A Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul, tem inúmeros atrativos para uma viagem memorável. A região é repleta de parques naturais, cidades de arquitetura colonial europeia, e uma gastronomia de dar água na boca. Além disso, as principais cidades turísticas são dotadas de grande infraestrutura de hotéis e pousadas. Aqui, encontrará dicas essenciais para desfrutar ao máximo o nosso roteiro de cinco dias por alguns dos pontos turísticos do RS. Uma informação relevante para os viajantes que não abrem mão da comodidade e autonomia, é fazer a viagem de carro próprio ou alugado. Veja a seguir o que fazer na Serra Gaúcha.
Dias 1 e 2 – Gramado
Após o café da manhã no hotel em Gramado, visite as principais atrações do centro da cidade. São elas: Rua Coberta, Palácio dos Festivais, Fonte do Amor Eterno. Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, Avenida Borges de Medeiros e o Mundo de Chocolate Lugano. Todos esses pontos turísticos ficam próximos uns dos outros, por isso dá para conhecê-los tranquilamente a pé.
A seguir ao almoço, faça um passeio pelo belíssimo Lago Negro. Depois, conheça a Rua Torta, o Monumento do Kikito, Rótula das Bandeiras e o Mini Mundo Gramado. Encerre o primeiro dia jantando no Amis Restaurant, localizado na Rua São Pedro nº 777, Gramado.
Após o café da manhã reforçado na Gramado Café Colonial (Av. Ernani Kroeff Fleck, 1168), parta à descoberta dos principais museus, localizados entre Gramado e Canela. Visite o Museu do Automóvel – Hollywood Dream Car. Museu de Cera, Reino do Chocolate (excelente opção para quem está com crianças) e o Mundo a Vapor.
À tarde visite as vinícolas Ravanello e Casa Segranfedo. E, claro, não se vá embora de Gramado sem tirar a foto clássica dos Pórticos via Nova Petrópolis e via Taquara. Para um jantar inesquecível recomenda-se o Restaurante Höppner, na Rua Pedro Candiago, nº364 (Hotel Ritta Höppner) – Gramado.
Para dormir em Gramado sugerimos: Varanda das Bromélias Boutique Hotel, Ritta Höppner. Hotel Saint Petrius Centro, Recanto da Serra e a Pousada Jardim Secreto. Faça sua reserva com desconto através do Booking.
Dia 3 – Canela
Apenas 7 km separam Gramado de Canela. Uma vez na região, aproveite para descobrir as mais belas atrações de Canela. Inicie o terceiro dia com uma parada no Mirante Vale do Quilombo (panorâmica para o Vale do Quilombo). O mirante está localizado na Av. das Hortênsias, no caminho entre Gramado e Canela.
A seguir, faça um passeio pelo famoso Parque Estadual do Caracol e conheça uma das atrações mais bonitas da Serra Gaúcha – a Cascata do Caracol. Na parte da tarde conheça o Parque da Ferradura e o Parque Temático Terra Mágica Florybal. No final do dia, visite a Catedral de Pedra de Canela.
Outra atração fundamental para os viajantes que gostam de trilhas, é a visita ao Ecoparque Sperry, situado a pouco mais de 15 minutos do centro de Canela. Gostaria de comer aquele churrasco gaúcho? Vá ao Garfo & Bombacha, restaurante de gastronomia regional, localizado na Estrada do Caracol, Km 02 – Canela. Está gostando das dicas sobre o que fazer na Serra Gaúcha? Salve o post nos favoritos! Veja preços de hotéis em Gramado.
Dias 4 e 5 Farroupilha e Bento Gonçalves
Após o café da manhã em Gramado, pegue o carro e dirija até ao Parque Salto Ventoso em Farroupilha (85 km). Ali, você vai conhecer uma das quedas d’água mais espetaculares do Brasil. O parque abriga a belíssima Cascata do Salto Ventoso e possui uma boa infraestrutura. A trilha que leva à cachoeira é de esforço físico baixo, pouco mais de 50 metros.
Deixe o parque por volta das 12:00 e siga rumo à Bento Gonçalves no Vale dos Vinhedos (24 km) – Capital Brasileira da Uva e do Vinho. Chegando na cidade, dirija-se até à Rua Antonio Ducatti, nº 138, e almoce no Caldeira, um dos melhores restaurantes de Bento Gonçalves.
A seguir ao almoço, explore as famosas vinícolas do Vale dos Vinhedos. São elas: Casa Valduga, Miole e a Vinícola Salton. Na manhã do dia cinco, faça o Passeio de Maria Fumaça (duração de 3 horas). O trem do século XIX parte diariamente de Bento Gonçalves, passando pelas cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa – um trajeto de 23 km percorridos sem pressa.
Durante o percurso, os vagões da locomotiva viram palco de apresentações artísticas – tudo isso, regado a vinho, espumante e suco de uva. Depois, aproveite a última tarde dos seus dias para fazer algum dos roteiros turísticos pela serra gaúcha. Para encerrar com chave de ouro, marque o jantar no Don Perignon – excelente restaurante de gastronomia regional, localizado na Rua Herny Hugo Dreher, 197.
Para dormir em Bento Gonçalves sugerimos: Hotel Villa Michelon, Pousada Cantelli. Hotel & Spa do Vinho Autograph Collection, Pousada do Chalé, Pousada Terragnolo e a Pousada Castello Benvenutti. Faça sua reserva com desconto através do Booking. Gostou das dicas sobre o que fazer na Serra Gaúcha? Compartilhe!
*Nota importante
Os hotéis na Serra Gaúcha, especialmente, em Gramado e Canela, Vale dos Vinhedos, têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados. Por isso, se você pretende viajar nessa época, faça a sua reserva com antecedência e aproveite as melhores tarifas no site do Booking, e aproveite os bem os pontos turísticos no RS.
*Dicas extras
Planejando uma viagem ao Rio Grande do Sul? Listamos algum dos melhores pontos turísticos do RS, confira o que fazer no Cânion Fortaleza, Aparados da Serra e Cambará do Sul. Descubra também as top 5 cachoeiras do Rio Grande do Sul.
Procurando Hotel? Pesquise as promoções sobre a Serra Gaucha, Vale dos Vinhedos no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer na Serra Gaúcha? Compartilhe com seus amigos!