O que fazer no Cabo de Santo Agostinho
Compartilhar
Roteiro turístico: o que fazer em Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco
Na região do Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul de Pernambuco, ruínas e monumentos históricos do século XVI, trilhas e o mar azul de águas quentinhas, fazem as delícias dos turistas. Várias agências realizam o passeio bate e volta ao Cabo, a partir da capital Recife (35 km), ou Porto de Galinhas (29 km). Todavia, você pode chegar até lá tranquilamente de carro por conta própria. Para orientar o seu passeio, neste guia completo, reunimos os melhores pontos turísticos e dicas sobre o que fazer em Cabo de Santo Agostinho. Veja as principais praias e lugares para visitar num roteiro de 1 dia na cidade.
O que fazer no Cabo de Santo Agostinho – Praia de Calhetas
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, a Praia de Calhetas é considerada uma das praias mais bonitas do Cabo de Santo Agostinho. Ela também está entre os melhores lugares para conhecer na região.
Encontra-se rodeada por uma linda mata nativa, e oferece aos visitantes águas transparentes e mornas o ano todo. Contudo, o acesso à praia não é muito fácil.
Para lá chegar, é necessário encarar uma estrada de terra batida, mas vale a pena o esforço! Com certeza, um dos locais imperdíveis no Cabo de Santo Agostinho!
Por ser uma praia de pequenas dimensões, aos fins de semana e feriados, geralmente fica lotada. Por isso, se você gosta de ambientes mais tranquilos, recomendamos a visita durante a semana, mas fora da época de férias escolares.
No local, há um restaurante-bar (simples), que serve petiscos e bebidas geladas.
*Dica: Evite este passeio em dias chuvosos, a não ser que seu veículo seja um buggy ou 4×4.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Atrações na Vila de Nazaré, Cabo de Santo Agostinho
Além das lindas praias e trilhas, no ponto mais alto do Cabo de Santo Agostinho, encontra-se a Vila de Nazaré, um dos lugares mais bonitos e visitados da região.
Visita às ruínas do Convento Carmelita
O pequeno vilarejo abriga alguns construções e monumentos históricos da época do Brasil colônia. O foco principal é a Igreja de Nossa senhora da Nazaré, um dos melhores locais turísticos para visitar no Cabo de Santo Agostinho. Construída pelos portugueses no século XVI, esta igreja servia como ponto de referência aos navegadores.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Na parte lateral da igreja, estão também as ruínas do antigo Convento Carmelita do século XVII. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) trabalhou na consolidação das ruínas, demarcando os antigos espaços, estabilizando arcos e definindo outros elementos construtivos. Dessa forma, ficou fácil para os turistas entenderem a detalhada planta do antigo Convento.
Outros atrativos interessantes nos arredores da Igreja e das ruínas, é a Pedra do Cogumelo, além do Forte Castelo do Mar e das ruínas da Antiga Casa do Faroleiro de 1883, que se avistam do topo do morro.
Aliás, o alto da vila Nazaré oferece a melhor vista do Cabo de Santo Agostinho, que rende fotos lindas! Por isso, não esqueça da máquina para fotografar e registrar tudo!
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Mata do Zumbi e Rio Massangana
Seguindo com as dicas sobre o que fazer no Cabo de Santo Agostinho, outros passeios imperdíveis para os amantes de trilha, é a visita à Reserva Ecológica da Mata do Zumbi.
Esta área de preservação de Mata Atlântica, foi criada em 1987 e dentro dela, encontra-se a Bacia Hidrográfica dos rios Pirapama e Massangana.
A trilha tem uma duração de aproximadamente 5 horas. Uma boa alternativa é contratar um guia local, para acompanhá-lo durante o percurso.
Se sobrar tempo, realize o passeio de barco pelo Rio Massangana e desfrute das belezas naturais deste belo lugar, que divide os municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.
Onde ficar no Cabo de Santo Agostinho
O melhor hotel da região fica localizado na Avenida beira-mar, na Vila de Suape. Não é a opção mais barata, mas para quem pode gastar um pouco mais no Vila Galé Eco Resort do Cabo, os visitantes encontram todo o conforto e comodidade. Vale referir, o Vila Galé está entre os melhores hotéis para se hospedar.
A propriedade oferece excelente localização, amplas áreas de lazer para atividades ao ar livre, piscinas privadas, quatro restaurantes com serviço de buffet requintado e menus à la carte.
Onde ficar em Porto de Galinhas
As melhores ofertas de hotéis e pousadas baratas perto do Cabo de Santo Agostinho, ficam na região de Porto de Galinhas (Ipojuca).
As hospedagens com melhor custo benefício próximas ao centro e às famosas piscinas naturais são: Pousada Porto Verde, Pousada Pérola do Porto. Pousada Jangada, Pousada Praia de Porto, Pousada Som dos Pássaros e a Pousada Lua Azul.
Os hotéis mais renomados da região situam-se, no geral, nas vizinhas praias de Cupe e Muro Alto, cerca de 7 km de distância ao norte do centro de Porto de Galinhas.
Para quem pode gastar um pouco mais sugerimos: Hotel Village, Pousada Tabapitanga. Serrambi Resort, Nannai Residence Vilas, Kembali Hotel e a Pousada Ecoporto.
*Nota importante: os hotéis em Porto de Galinhas têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados.
Veja outros locais para viajar em Pernambuco:
+ O que fazer em Porto de Galinhas
+ Melhores praias de Pernambuco
+ Porto de Galinhas ou Praia dos Carneiros
+ Quanto custa uma viagem a Porto de Galinhas
+ Melhores praias próximas a Recife
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer em Cabo de Santo Agostinho? Compartilhe!