Escreva para pesquisar

Praias desertas do estado do Rio de Janeiro

Compartilhar

As 15 praias desertas do estado do Rio de Janeiro

Quem não prescinde de banhos em águas cristalinas, cercadas pela Mata Atlântica preservada, encontra o paraíso no Rio de Janeiro. É verdade! O estado apresenta uma grande diversidade de praias e ilhas desertas com paisagens naturais magníficas. Durante as nossas viagens pelo Litoral Fluminense, tivemos o privilégio de explorar os recantos mais incríveis e, neste guia, selecionamos as praias ideais para curtir e descansar com a devida distância social. Preparados para conhecer as praias desertas do estado do Rio de Janeiro? Então leia este roteiro até ao fim e descubra onde ficam e quais são as praias tranquilas para umas férias de sonho em família ou a dois.

Praias desertas do estado do Rio de Janeiro

Onde ficam as praias desertas do estado do Rio de Janeiro

As melhores praias desertas e escondidas que listamos neste artigo, estão localizadas na Região dos Lagos e na chamada Costa Verde ou Costa Esmeralda, em pleno Litoral Fluminense.  

Para além de lhe mostrarmos as praias mais calmas e “desconhecidas”, vamos também mostrar-lhe a sua localização exata, como chegar até elas e onde ficar a dormir nas proximidades.

Quais são as melhores praias desertas do estado do RJ

Praias desertas do estado do Rio de Janeiro

Confira de seguida a nossa lista das praias desertas para fugir das multidões e relaxar em meio aos cenários paradisíacos do estado do Rio de Janeiro.

Prepare o celular ou a máquina fotográfica porque as praias desta lista são daqueles locais que dão foto de perfil e centenas de likes no Instagram.

Praias desertas do estado do Rio de Janeiro (Ilha Grande)

A seguir trazemos-lhe as melhores sugestões de praias desertas localizadas na Ilha Grande – região da Costa Verde. Verifique!

Praia do Aventureiro – Ilha Grande

Praias desertas do estado do Rio de Janeiro

Situada na fantástica Ilha Grande, a Praia do Aventureiro representa um dos cartões de visita mais bonitos do estado do Rio de Janeiro.

Quando a maré baixa, as piscinas naturais rodeadas de pedras e um curioso coqueiro tombado sobre o mar embelezam o magnífico cenário do Aventureiro – para nós, uma das praias mais belas do mundo! 

Além dos banhos de sol e mar, durante o passeio à praia recomendamos visitar o Mirante do Espia, um dos pontos mais altos do Aventureiro que oferece uma vista paradisíaca da região. 

Como ir à Praia do Aventureiro

A Praia do Aventureiro está localizada na Costa Verde, em uma área de Reserva de Desenvolvimento Sustentável. Uma das formas mais comuns de lá chegar é de barco.

O destino faz parte do roteiro “Volta à Ilha” – passeio imperdível, facilmente contratado nas agências de turismo da Ilha Grande, em Angra dos Reis.

Dica para os aventureiros de carteirinha: outra maneira de ir à praia é desde a Vila do Provetá, seguindo a “Trilha T9”. Mas avisamos: o percurso pedestre é puxado! São mais de 3.000 metros de muita subida. Prepare as pernas!

Praia da Parnaioca – Ilha Grande

Praias desertas do estado do Rio de Janeiro

Foto: Mala de Aventuras

Praticamente deserta o ano todo, a Praia da Parnaioca apresenta uma maravilhosa baía com águas cristalinas e calmas. 

Em tempos foi a praia mais povoada da Ilha Grande com mais de 1000 habitantes; hoje são muito poucas as pessoas que aqui vivem e apenas restam alguns vestígios, em ruínas, de construções feitas por escravos e a pequena Igreja do Sagrado Coração de Jesus que se mantém ainda conservada. 

Além disso, de frente para a praia, no canto esquerdo, encontra-se um rio de águas tranquilas e limpas que forma uma pequena lagoa com uma cascata. Impossível não se apaixonar!

Como ir à Praia da Parnaioca

Se gosta de caminhadas e atividades ao ar livre pode chegar à Praia da Parnaioca a pé, desde a Vila de Dois Rios pela “Trilha T16”, um dos percursos pedestres mais bonitos da Ilha Grande. 

Outra maneira de visitar a praia é através do roteiro “Volta à Ilha”. O passeio de lancha pode ser contratado nas agências de turismo da Ilha Grande, em Angra dos Reis. Os barcos partem do cais da Vila do Abraão, por volta das 9h30. 

Praia do Caxadaço – Ilha Grande

Praias desertas do estado do Rio de Janeiro

A charmosa Praia do Caxadaço é o paraíso que muitos sonham um dia encontrar. Com apenas 15 metros de comprimento, o local está rodeado de enormes paredões rochosos que formam uma piscina natural com água rasa e morna, fazendo as delícias dos visitantes. 

Esta praia é uma excelente sugestão para quem valoriza enseadas paradisíacas e o contato direto com a natureza.

Além dos mergulhos no mar, durante a visita pode explorar a trilha que conduz aos incríveis mirantes. O percurso começa no canto esquerdo da praia e oferece uma vista maravilhosa sobre o mar. A não perder!

Como ir à Praia do Caxadaço

Há duas maneiras de chegar à Praia do Caxadaço, situada na Ilha Grande. A mais comum é de lancha rápida durante o passeio “Volta à Ilha”. Pode comprar os tickts nas agências de turismo da Vila do Abraão. 

A outra forma de acesso à praia é a pé pela “Trilha T14”, desde a Vila do Abraão, com mais de 8.000 metros de distância e tempo médio de 2h30, até a Praia de Dois Rios. De lá será preciso acessar a “Trilha T15”, com 2.500 metros de extensão e tempo médio de 1h15 até à Praia do Caxadaço. Em suma: é um percurso pedestre que exige um bom preparo físico e muita disposição. Mas vale a pena!

Praia dos Meros – Ilha Grande

Praias desertas do estado do Rio de Janeiro

Secretamente escondida entre duas montanhas cobertas de verde, a Praia dos Meros está entre as praias mais românticas e charmosas do estado do Rio de Janeiro. 

Com águas calmas e transparentes, o local encanta a todos os amantes de praias isoladas, sendo o destino ideal para relaxar a dois, durante o espetacular passeio de barco “Volta à Ilha”. 

Para entrar na praia é preciso contornar a Ponta dos Meros, de difícil acesso quando o mar está agitado. 

Como ir à Praia dos Meros

A Praia dos Meros fica na Ilha Grande (Angra dos Reis), no estremo oposto à Vila do Abraão, e a única forma de lá chegar é de barco.

O passeio de lancha que leva até à praia parte do cais do Abraão, e os tickets podem ser facilmente adquiridos nas agências locais da vila. 

No roteiro inclui 5 paradas de cerca de 1 hora para aproveitar as praias do Caxadaço, Parnaioca, Aventureiro, Meros e Maguariquessaba.  

Praia Lopes Mendes – Ilha Grande

Localizada na Ilha Grande, em Angra dos Reis, a Praia Lopes Mendes já entrou na lista das 20 praias mais bonitas do mundo, pela revista espanhola Condé Nast Traveller.

Com 3 km de extensão de areia branca e fina, a praia está cercada apenas pelo mar e pela vasta natureza que a acompanha ao longo da costa. 

Lopes Mendes também é considerada uma das melhores praias do estado do Rio de Janeiro para surfar. As ondas são as maiores e mais fortes da Ilha Grande, fazendo da praia um dos locais prediletos dos surfistas para a prática do esporte.

Como ir à Praia Lopes Mendes

A maneira mais prática e comum de chegar à Praia Lopes Mendes é contratar um barco no cais da Vila do Abraão rumo à Praia do Pouso, e de lá seguir a pé pela “Trilha T11” de aproximadamente 1,5 km. O trajeto é fácil e tem duração de 20 minutos.

Lembrando, os aventureiros que gostam de longas caminhadas poderão fazer a trilha completa, desde a Vila do Abraão. O percurso segue primeiro pela “Trilha T10” e depois pela “Trilha T11”. O trajeto total soma aproximadamente 6.000 metros e leva em torno de 3h para ser completado.

Melhores hotéis perto das praias da Ilha Grande: Pousada O Pescador, Pousada Água Viva, Pousada dos Meros, Flat Bouganville, Pousada Portal do Sol,  Pousada D’Pillel

Praias desertas no estado do Rio de Janeiro (Angra dos Reis)

Confira de seguida as 3 melhores praias desertas em Angra dos Reis – Costa Verde (Litoral Sul do estado do Rio de Janeiro)

Praia do Secreto – Angra dos Reis

Praias desertas do estado do Rio de Janeiro

Enseada fantástica e frequentemente deserta, cercada de Mata Atlântica preservada e naturalmente decorada com vários rochedos.

Banhada por água límpida de azul esverdeado, com cenário que parece ter sido desenhado, a Praia do Secreto não chega a ter 50 metros de faixa de areia, mas é o suficiente para formar uma pequena porção de paraíso. 

Como ir à Praia do Secreto

A Praia do Secreto fica timidamente escondida na Ilha da Gipóia, uma das maiores ilhas da baía de Angra dos Reis. O acesso é feito pelo mar.

O roteiro de passeio que leva à praia é o “Ilhas Paradisíacas”, que percorre praias localizadas em outras ilhas da região. Pode comprar os bilhetes do passeio nas agências de turismo de Angra ou na Vila do Abraão. 

Ilha Cataguases – Angra dos Reis

Localizada em plena baía de Angra dos Reis, a Ilha Cataguases ou Ilha Cataguás, é recomendada pelos seus encantos naturais dos quais se destacam as suas águas azuis e cristalinas, perfeitas para banho e para a prática de mergulho, seja de snorkel ou de cilindro. 

O local faz parte dos roteiros “Ilhas Paradisíacas” e “Ilhas de Angra”, comuns nas agências de turismo da Ilha Grande e de Angra dos Reis.

A título de curiosidade: você sabia que os Cataguás (também conhecidos como Cataguases) foram uma tribo indígena? Descendentes da tribo Teremembés, os Cataguás eram considerados guerreiros valentes. O predomínio dos Cataguases foi tão grande que o território de Minas Gerais ocupado pela tribo era conhecido como “País dos Cataguás” ou até “Campos Gerais dos Cataguases”, denominação que só desapareceu depois de criada a Capitania de Minas Gerais. Fonte: biblioteca.ibge.gov.br. 

Como ir à Ilha Cataguases

A única forma de lá chegar é pelo mar. O acesso pode ser feito de lancha rápida ou de escuna, desde a marina de Angra dos Reis ou do cais da Vila do Abraão. 

Praia do Dentista – Angra dos Reis

A paradisíaca Praia do Dentista ou Praia de Jurubaíba, possui uma boa faixa de areia branquinha, banhada por águas transparentes com tons de azul esverdado que combinam bem com a paisagem de Angra. 

A praia costuma ficar deserta a maior parte do ano, exceto durante os meses de férias escolares, quando alguns turistas visitam o lugar. O mar calmo, é ideal para casais e famílias com crianças. 

No local existem dois agradáveis restaurantes flutuantes, onde se recomenda uma parada para experimentar os sabores e temperos dos seus deliciosos pratos de frutos do mar. 

Como ir à Praia do Dentista

A Praia do Dentista fica na Ilha da Gipóia. Portanto, o acesso à praia é feito via mar. Para quem está hospedado em Angra dos Reis ou na Ilha Grande, a maneira mais comum de chegar à praia é através do passeio de barco chamado “Ilhas Paradisíacas”.

O tour parte por volta das 9h30 e os tickets podem ser facilmente adquiridos nas agências de turismo de Angra ou na Vila do Abraão, em Ilha Grande. 

Melhores hotéis perto das praias de Angra: Pousada Casa do Bicho Preguiça, Residência Angra Deep Blue, Pousada Jamanta, Pousada Casa Atlântica, Vale do Pontal Angra, Pousada das Flores.

Praias desertas no estado do Rio de Janeiro (Trindade – Paraty)

Descubra a seguir as 2 belas praias desertas em Trindade, Paraty – RJ.

Praia do Sono – Paraty

Foto: paraty.com

Maravilha da natureza, em estado quase puro. A Praia do Sono é atração imperdível para quem visita a Costa Verde. O local é cercado de Mata Atlântica preservada, areia branquinha e mar transparente com boas ondas para o surf. 

Além disso, tem um vilarejo de pescadores e área de camping nas proximidades. A praia é linda com características selvagens, ideal para jovens e aventureiros, que procuram um lugar para descansar e curtir a natureza. 

Como ir à Praia do Sono

A Praia do Sono fica no caminho entre Trindade e Paraty. Pode lá chegar a pé pela trilha de 1h30, a partir do Condomínio Laranjeiras (Paraty), ou de barco, com saídas da Praia do Meio, em Trindade (20 minutos). 

Praia do Cachadaço – Trindade, Paraty

A Praia do Cachadaço é um pequeno recanto idílico para relaxar e ser feliz. Localizada em Trindade, um dos destinos mais bonitos do município de Paraty, a praia agrada pelo visual, calmaria e, claro, por ser quase sempre deserta. 

Além da beleza natural, a praia dispõe de um pequeno bar que fornece o básico aos visitantes, tornando o local uma ótima pedida em Trindade.

Nota: quando a maré enche, o mar do Cachadaço fica bastante agitado e com valas. Por conta disso, recomenda-se cautela na hora de entrar na água.

Como ir à Praia do Cachadaço

A Praia do Cachadaço está localizada entre a Praia do Meio e as Piscinas Naturais do Cachadaço, em Trindade. Pode chegar ao local a pé pela trilha ou de barco, a partir da Praia do Meio. 

Melhores hotéis perto das praias de Trindade – Paraty: Pousada Literária de Paraty, Pousada da MarquesaCasa Luz, Pousada do Ouro, Pousada Porto Imperial, A Casa de Paulo Autran

Praias desertas no estado do Rio de Janeiro (Arraial do Cabo e Búzios)

As praias que se seguem apresentam as melhores sugestões para passeios tranquilos em Arraial do Cabo e Búzios. 

Praia do Farol – Arraial do Cabo

Eleita entre as melhores praias do Brasil e do mundo, a Praia do Farol é um convite a um belo e merecido descanso na região de Arraial do Cabo – Litoral Norte do estado do Rio de Janeiro. 

Localizada em plena Ilha do Cabo Frio (popularmente designada de Ilha do Farol), a praia está inserida numa área preservada com aproximadamente 5 km de extensão e picos de até 400 metros de altitude.

O local é controlado pela Marinha brasileira e tombado pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. 

Espere encontrar uma praia de sonho, decorada com dunas, mata nativa e águas azuis e cristalinas, muito semelhantes às do Caribe. O tempo de permanência dos visitantes é limitado a 45 minutos, o que torna o local ainda mais desejado.

Como ir à Praia do Farol

O acesso mais comum a esta praia é através de barcos coletivos autorizados. O passeio parte do cais da Praia dos Anjos e faz parada na Praia do Farol, na Prainha e na Gruta Azul. Os tickets podem ser comprados nos quiosques que ficam junto ao cais da Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo. 

Praia da Foca – Búzios 

Situada em plena Costa do Sol, a Praia da Foca é uma das enseadas mais charmosas de Búzios – provavelmente, a estância balnear mais sofisticada e famosa do Brasil.

Circundada por montanhas verdejantes, a praia fica inserida na estreita passagem entre dois enormes paredões rochosos. Essa formação faz com que o local tenha particularidades únicas, por misturar a brutalidade do mar aberto com a tranquilidade da água que entra na enseada.

A Praia da Foca possui uma atmosfera mágica. Além disso, as areias finas e branquinhas são banhadas por águas azuis e cristalinas.

Quando a maré baixa, o mar forma piscinas naturais com águas mornas protegidas pelas rochas. Vale a pena chegar cedo e aproveitar ao máximo este paraíso!

Como ir à Praia da Foca

A Praia da Foca está localizada entre o Mirante do Forno e a Praia do Leo, a 10 minutos de carro do centro de Búzios. O acesso à praia faz-se por uma trilha leve (3 minutos) que começa na Rua Vinte e Um. O caminho não tem nada que enganar. Há estacionamento nas imediações. 

Praia da Ferradurinha – Búzios

Búzios é o lar de muitas praias incríveis, mas sem dúvida a Praia da Ferradurinha está entre as melhores. Abrigada por um enorme rochedo escarpado, a praia tem mar bastante calmo, muito convidativo para ir a banhos e para a prática de esportes náuticos como SUP e caiaque.

Para quem deseja apenas relaxar com a paisagem espetacular ao redor, a dica é visitar o local durante a semana, mas fora da época de férias escolares, altura em que a praia fica completamente deserta. 

Como ir à Praia da Ferradurinha

A Praia da Ferradurinha situa-se perto da badalada Praia de Geribá, a 15 minutos de carro do centro de Búzios. Para lá chegar é preciso percorrer um trajeto curto (500 metros), com início no canto esquerdo da Praia de Geribá. Acesso fácil.

Praia dos Amores – Búzios

Escondida ente as praias do Canto e das Virgens, a Praia dos Amores é outro recanto mágico, pouco conhecido entre os turistas que visitam Búzios.

A pequena enseada está inserida em meio a um grande paredão de rocha, decorado com vegetação nativa intocada. Além da bela paisagem natural, a atmosfera da praia é tranquila, propícia para encontros românticos. Só tem de convidar a pessoa certa. 

Como ir à Praia dos Amores

Dá para chegar à praia tranquilamente de barco, a partir da Praia dos Ossos (centro de Búzios), ou pela trilha que começa no final da Praia do Canto. Se optar por ir a pé, leve calçado apropriado para trekking.

Praia do Forno – Búzios

Você e seu amor certamente vão adorar conhecer a Praia do Forno, localizada em pleno coração da península de Armação dos Búzios, na famosa Região dos Lagos.  

A enseada é toda maravilhosa, com mar calminho e translúcido, mas a grande estrela da praia é a areia cor-de-rosa, que dá um charme especial à paisagem.

Para encerrar o dia com chave de ouro, nada melhor que assistir abraçadinho ao belo pôr do sol por trás da montanha que cerca a faixa de areia. 

Além disso, vale referir que nos arredores da Praia do Forno há boas ofertas de hospedagens exclusivas para namorar e relaxar a dois – ótimas sugestões para uma escapadinha de fim de semana ou umas férias prolongadas. 

Como ir à Praia do Forno

A Praia do Forno fica relativamente perto da Praia da Foca e da Praia Brava. O acesso de carro, a partir do centro de Búzios, faz-se pela Estrada da Usina Velha, Avenida do Forno e Rua Vinte e Um. Não falta estacionamento gratuito nas proximidades. 

Melhores hotéis perto das praias de Arraial do Cabo e Búzios: Orlanova Boutique, Suites do Mestre, Casas Brancas Boutique Hotel & Spa, Vila d’este Handmade Hospitality, Pousada Abracadabra, Villa Baobá, Villa Balthazar, Vila Bela-Emília

Dicas de outros lugares para viajar

Agora que você já sabe quais são as melhores praias desertas do estado do Rio de Janeiro, aproveite e descubra outros destinos lindos para visitar na região. 

+ O que fazer em Cabo Frio

+ O que fazer em Búzios em 3 dias

+ Melhores passeios de barco na Ilha Grande  

+ Melhores praias em Angra dos Reis 

+ Roteiro de 3 dias em Paraty

+ Melhores praias de Arraial do Cabo 

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações úteis. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do guia sobre as praias desertas do estado do Rio de Janeiro? Compartilhe!

Tags::
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar