Escreva para pesquisar

Compartilhar

Dicas de viagem: melhor roteiro de 3 dias em Paraty

Paraty é um destino notável pela sua arquitetura colonial bem preservada. Além disso, o cenário natural das montanhas íngremes, banhadas por águas cor esmeralda, torna Paraty um dos locais mais surpreendentes do Brasil. Como se isso não bastasse, a região ainda abriga centenas de ilhas paradisíacas, cachoeiras, trilhas pela Mata Atlântica, Alambiques e diversos restaurantes de gastronomia brasileira e internacional. A cidade é super animada, especialmente durante os meses de férias escolares. As principais ruas do centro histórico são fechadas para veículos motorizados, tornando-se um lugar convidativo a passeios. No post de hoje, elaboramos um roteiro de 3 dias em Paraty, para uma viagem bem sucedida. Verifique as melhores atrações!

Roteiro de 3 dias em Paraty

Detalhes das ruas cinematográficas de Paraty

Roteiro de 3 dias em Paraty

Seja para quem já contratou um pacote de viagem ou para quem viaja independente, é sempre bom saber quais os passeios imperdíveis para fazer em Paraty. Abaixo dicas importantes para o seu roteiro de viagem. 

Dia 1 – Paraty

Após o reforçado café da manhã na pousada, caminhe sem pressa pelas ruas mais charmosas de Paraty. Durante o percurso, preste atenção às fachadas dos casarões coloniais, decoradas com desenhos geométricos em relevo – marca registrada da maçonaria portuguesa.

Atrações Centro Histórico de Paraty

Querendo saber toda a história e curiosidades, recomendamos fazer uma visita guiada pelo centro histórico de Paraty.

Vale salientar que a pavimentação das ruas é feita de paralelepípedos, por isso aconselhá-mos levar calçado confortável. 

Além das igrejas e do casario colorido, conheça também a Casa da Cultura e o Museu de Arte Sacra (pontos históricos mais visitados em Paraty).

Roteiro de 3 dias em Paraty

Paraty, Rio de Janeiro – Brasil

Cachoeiras lindas na região de Paraty

A seguir ao almoço, explore o parque das Cachoeiras Tabogã e Tarzan. O melhor trajeto para chegar às cascatas é feito pela BR-459, em apenas 15 minutos de carro, desde Paraty.

Essas cachoeiras estão entre os lugares mais bonitos, sendo um dos principais atrativos da cidade.

Alambiques de Cachaça de Paraty

Uma vez por ali, conheça o Alambique Engenho D’Ouro, que produz algumas das melhores cachaças artesanais da região.

O Alambique está localizado a poucos passos das cachoeiras, funcionando de sábado a domingo das 08:30 às 17:15.

Para um jantar memorável, vá ao Voilà Bistrot (Pousada Caminho do Ouro), situado a 6 km do centro histórico.

Para dormir em Paraty sugerimos: Pousada Casa Colonial Paraty, Casa Turquesa, Porto Imperial. Pousada do Sandi, Casa Mar de Paraty, Pousada Literária de Paraty e a Pousada da Marquesa.

Procurando hotéis baratos? Opte pelas seguintes hospedagens: Pousada do Príncipe, Pousada do Cais. Casa da Lapa B&B, Boutique Hotel Carpe Diem, Pousada Bartholomeu e a Pousada do Aconchego.

Clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência através do Booking. Continue lendo o roteiro de Paraty e descubra outros pontos de interesse e actividades para fazer.

Dia 2 – Paraty

Cenários de Paraty, um dos destinos mais surpreendentes do Brasil

No dia dois sugerimos fazer o passeio de barco pelas ilhas e praias – um dos melhores programas para fazer em Paraty.

Os passeios são realizados em escunas ou lanchas, com saídas diárias do cais da cidade. Veja o guia completo: quanto custa e passeio de barco em Paraty

No geral, os passeios têm uma duração de 5 a 6 horas. Os ingressos podem ser facilmente adquiridos nas várias agências locais, situadas na Avenida Roberto Silveira.

Durante o trajeto você vai conhecer lugares incríveis como: Lagoa Azul, ilha dos Côcos, Saco de Mamanguá, Praia do Lula, etc. Recomenda-se fazer o passeio em dias ensolarados. Por isso, fique de olho na previsão do tempo. 

Para mais, marque um jantar no Banana da Terra, um dos mais conceituados restaurantes, localizado em pleno no centro histórico, um dos lugares mais românticos de Paraty.

Nota: É no centro histórico que acontecem as festas, eventos e festivais mais importantes da cidade. Por isso, se estiver viajando pela região durante essas épocas, não perca! Vale muito a pena!

Saiba tudo sobre Paraty no artigo completo (aqui). Está gostando das dicas para aproveitar o melhor de Paraty? Salve o post nos favoritos! Aproveite e confira os preços de hotéis com desconto no Booking.

Dia 3 – Trindade

Trindade encontra-se a 30 minutos de carro de Paraty. A vila é simples, entretanto a região é repleta de encantos naturais. Há diversas praias para todos os gostos, rios e cachoeiras. 

As praias próximas ao vilarejo são: Praia do Cepilho (preferida dos surfistas), Praia de Fora, que faz a ligação entre a Praia do Cepilho e a Praia dos Ranchos (preferida pelos casais).

Piscina Natural do Cachadaço – uma das mais belas atrações de Trindade 

A Praia do Meio é um dos recantos mais badalados de Trindade, cujo o acesso é feito pelo caminho de terra batida, a partir da Praia dos Ranchos.

Mas, a grande atração de Trindade é a famosa Piscina Natural do Cachadaço, do qual o trajeto pode ser feito por trilha (cerca de 1 hora/ida e volta) ou de barco, desde a Praia do Meio.

Acordando cedo, dá para conhecer esses paraísos tranquilamente em 4 ou 5 horas. A seguir ao almoço, descubra uma dos lugares mais inusitados de Trindade – a Pedra que Engole

Trata-se de uma cascata envolta de uma formação rochosa que convida os visitantes a serem “engolidos” por uma pedra. Quem encara?

O caminho da trilha para a Pedra que Engole fica próximo à Praia do Meio e o nível de esforço físico é baixo. Porém, não recomendável para pessoas com dificuldades de locomoção.

Para saber mais sobre o destino acesse o post completo: o que fazer em Trindade.  Gostou do roteiro de 3 dias em Paraty? Compartilhe!

+ Veja também: melhores praias de Angra dos Reis

Dicas importantes

Os hotéis em Paraty têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados. Por isso, se você pretende viajar nessa época, faça a sua reserva com antecedência e aproveite as melhores tarifas no site do Booking.

Outros locais lindos para viajar no Rio de Janeiro

Planejando uma viagem pelo Estado do Rio de Janeiro? Aproveite as nossas melhores dicas e conheça alguns dos locais mais lindos para viajar no Rio de Janeiro.

+ O que fazer no Rio de Janeiro

+ O que fazer em Cabo Frio

+ Melhores praias de Arraial do Cabo

+ O que fazer na Praia de Ipanema

+ O que fazer em Búzios em 3 dias

+ Hotéis com bom preço no Rio de Janeiro

+ O que fazer em Copacabana

+ Onde ficar na Barra da Tijuca

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do roteiro de 3 dias em Paraty? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar