Visitar o Monte de Santa Tecla
Compartilhar
Roteiro turístico: visitar o Monte de Santa Tecla
O emblemático Monte de Santa Tecla é o destino turístico mais famoso da cidade A Guarda, na província de Pontevedra, Galiza – Espanha. O local abriga as ruínas arqueológicas da Citânia de Santa Tecla (ou Trega, em galego), importante povoado de cultura castreja, declarado Monumento Histórico Artístico Nacional em 1931. É um dos maiores castros Galegos, e acredita-se que ali terão vivido entre 3.000 e 5.000 pessoas. Segundo estudos, feitos no local, a primeira ocupação deu-se por volta do século IV a.C. Se está procurando informações práticas para visitar o Monte de Santa Tecla, leia este guia de viagem e saiba como chegar, quando ir, quais são os pontos de interesse a não perder, dentre outras dicas úteis.
Como ir ao Monte de Santa Tecla
Como já referido no tópico acima, o Monte de Santa Tecla está localizado em A Guarda, uma cidade costeira espanhola na província de Pontevedra – Galiza.
É fácil chegar de carro ao Monte de Santa Tecla. Tendo como referência a vila de Valença do Minho, no Norte de Portugal, siga pela CG-4.2 e posteriormente pela PO-552 (32km). Confira o trajeto no Google Maps.
O que ver e fazer no Monte de Santa Tecla
O Monte Santa Tecla atrai cada vez mais visitantes, constituindo um dos principais pólos de interesse da Galiza. Além da história riquíssima, o local destaca-se como um excelente miradouro natural com vistas magníficas da Foz do rio Minho, do vale O Rosal e do Oceano Atlântico.
Após a visita às ruínas das antigas habitações, situadas a meio da ladeia do Monte Santa Tecla, suba de carro até aos Picos do Facho e de San Francisco (341 metros de altitude) e conheça a Capela de Santa Trega (século XII) e o Museu Arqueológico – centro interpretativo da própria Citânia, onde estão depositados os mais importantes achados desta localidade.
Além dos pontos históricos, o cume do Monte Santa Tecla também abriga algumas lojas de artesanato, cafés e restaurantes, onde pode degustar os melhores pratos de marisco típicos da região.
Quando ir
Pode visitar o local durante todo ano. No entanto, recomendo ir no tempo quente e com sol, de Junho a Setembro.
Além disso, escolha fazer o passeio à tarde e fique para assistir o pôr do sol no mar: um verdadeiro espetáculo de cores da natureza!
Lembrando, no dia 23 de Setembro, se estiver na região de A Guarda, não perca o Dia de Santa Tecla, com direito a festa no monte.
Informações úteis
Visita ao Monte de Santa Tecla: preço simbólico de 1€
Entrada no Museu Arqueológico: grátis
Horário de funcionamento: ver site oficial
Onde ficar a dormir
Se não sabe onde ficar a dormir na cidade de A Guarda, sugerimos alguns dos melhores hotéis para pernoitar na região.
Hotel Monumento Convento de San Benito – Hotel histórico, localizado no coração da cidade. Dispõe de acomodações luxuosas, confortáveis e climatizadas.
Hotel Vila da Guarda – Situa-se em pelo centro da cidade, próximo aos principais pontos de interesse. Apresenta acomodações contemporâneas e o pequeno-almoço é servido no estilo buffet.
Casa Rural Abadia Eiras – Propriedade rural, localizada à margem do rio Minho, a pouco mais de 7 km do centro da A Guarda. Disponibiliza acomodações rústicas, um restaurante e um terraço com vista para os jardim.
Nota importante: os hotéis da região de A Guarda têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência.
Dicas de outros locais turísticos
O passeio ao Monte de Santa Tecla combina com uma visita a Baiona, Vigo, Ilhas Cíes e Santiago de Compostela – quatro destinos lindos que pode (e deve!) incluir no seu roteiro de viagem pela Galiza. Clique nos links abaixo e veja as dicas práticas para uma visita bem sucedida.
+ Passeio de Barco pelas Ilha Cíes
+ O que fazer em Santiago de Compostela
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou das dicas sobre visitar o Monte de Santa Tecla? Compartilhe com seus amigos!