Lugares para conhecer em Recife

Receba nossas dicas e novidades

lugares para conhecer no Recife, locais para visitar na cidade, pontos de interesse e atrações turísticas

Lugares para conhecer em Recife

Dicas de viagem: melhores lugares para conhecer em Recife

Recife é um pólo cultural, tecnológico e o motor da economia pernambucana. A cidade fundada pelos portugueses no século XVI, está entre as mais antigas do Nordeste e do Brasil. Muitas vezes considerada como um destino de férias de praia, Recife não se resume apenas aos seus longos areais. Vale salientar que a terra do frevo e do maracatu, também surpreende pela quantidade de atrações históricas, culturais e culinária típica. Na pauta de hoje, trazemos-lhe os melhores lugares para conhecer em Recife. Veja a seguir os pontos de interesse que são parada obrigatória na cidade e saiba por que eles valem a pena.

lugares para conhecer no Recife

Melhores lugares para conhecer no Recife

Praia de Boa Viagem

Com sete quilômetros de extensão, a famosa Praia de Boa Viagem está localizada num dos bairros mais nobres do Recife. A orla urbana é uma das mais lindas do Brasil e acolhe diversos hotéis e flats de luxo.

lugares para conhecer no Recife

Esta praia está entre as atrações mais visitadas da capital. O local encontra-se protegido por uma barreira de recifes (os quais deram nome à cidade), formando várias piscinas naturais, especialmente no trecho onde está situado o Hotel Grand Mercure Recife (antigo Golden Tulip).

A praia é uma delícia com suas águas quentinhas e cristalinas. Mas ATENÇÃO, já ocorreram ataques de tubarões por ali. Aliás, há várias placas na praia alertando para o perigo. Portanto, é importante tomar alguns cuidados, como não mergulhar em dias nublados, principalmente no horário da maré alta, evitar usar objetos brilhantes dentro d’água e não passar a barreira de recifes jamais. Vai por mim!

Onde ficar a dormir

Divulgação: HY Beach Flats, uma das melhores hospedagens do Recife

Durante a sua estada em Recife fique hospedado na Praia de Boa Viagem, de preferência num dos hotéis à beira-mar. Clique nos links e confira algumas das melhores ofertas de alojamentos:

Hotel Atlante Plaza – Avenida de Boa Viagem, hospedagem 5 estrelas com vista fantástica sobre o mar

Transamerica Prestige – Beach Class International –  Avenida de Boa Viagem, decoração luxuosa e vistas panorâmicas para o mar

Hotel Radisson Recife – Avenida de Boa Viagem, apresenta uma piscina e varandas privadas com vistas para o mar

HY Beach Flats – Avenida de Boa Viagem, quartos amplos e confortáveis com visual espetacular sobre o mar

Marante Executive – Avenida Engenheiro Domingos Ferreira (duas quadras da praia), disponibiliza piscina ao ar livre e vista para o mar

Nota importante: os hotéis mencionados têm uma taxa de ocupação alta durante as férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência.

Recife Antigo

Um dos pontos mais fotogênicos do centro antigo de Recife é a Praça Rio Branco, conhecida popularmente como Marco Zero. Cercada de um lado por edifícios históricos do século XVII e do outro pelo Rio Capibaribe, esta praça marca o local onde a cidade nasceu.

No chão, está pintada a emblemática “Rosa dos Ventos” e, no seu centro, uma peça em metal avisando que é ali que começa a contagem das distâncias entre Pernambuco e outras regiões do estado.

Além disso, o Marco Zero é um bom ponto de partida para conhecer atrações importantes como: Parque de Esculturas de Francisco Brennand, as Ruas do Bom Jesus e da Moeda, o Centro de Artesanato de Pernambuco e os museus Cais do Sertão e Paço do Frevo.

Como esses locais ficam próximos uns dos outros, as visitas podem ser feitas tranquilamente a pé. Lembrando que o melhor horário de perambular pelo o centro histórico é de manhã cedo ou depois das 15 horas. Evite as horas de calor intenso.

Atenção: durante a noite não se distancie das praças e avenidas centrais, pois as ruas nos arredores são escuras, esquisitas e até perigosas. Infelizmente, acontecem assaltos por ali. Olho VIVO!

Museu Cais do Sertão

lugares para conhecer no Recife

O Museu Cais do Sertão é um espaço moderno com destaque para a cultura do sertão e da arte de Luiz Gonzaga. Instalado em um antigo armazém do porto, o interior do edifício é cortado por um curso d’água, que simboliza o Rio São Francisco e divide o Museu em sete territórios temáticos: Viver, Trabalhar, Ocupar, Cantar, Criar, Crer e Migrar.

Todo o espaço é interativo e agradável, podendo ser visitado nos seguintes horários: Terça, das 9h às 21h; quarta a sexta, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 13h às 19h. Situa-se no Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa – Centro Histórico, próximo à Praça do Marco Zero. Está gostando das dicas sobre os lugares para conhecer em Recife? Compartilhe!

Capela Dourada

lugares para conhecer no Recife

Capela Dourada, provavelmente o maior tesouro do Recife Antigo

Detalhes dos azulejos portugueses da Capela Dourada, em Recife – Pernambuco

Trata-se de um dos mais belos templos religiosos do Brasil e simboliza toda a riqueza do período colonial no país. A Capela Dourada foi edificada pelos portugueses entre os séculos XVII e XVIII.

Situa-se dentro do Convento e Igreja de Santo Antônio, que também acolhe em seu interior um Museu de Arte Sacra. O teto e as paredes são enfeitados com pinturas sacras, ornadas por molduras douradas; nos altares laterais, a quantidade de ouro impressiona.

Encontra-se aberta ao público para visitação de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h; aos sábados, abre das 8h às 11h30. Está localizada na Rua do Imperador, Santo Antônio, Centro Histórico, a 10 minutos a pé da Praça do Marco Zero. Entrada: R$8,00 por pessoa.

+ Veja também: roteiro de 5 dias em Porto de Galinhas 

Paço do Frevo

Foto: visit Recife – O museu conta a história do Frevo, ritmo declarado Patrimônio Cultural do país

Para quem quer entrar no universo do Frevo, recomendamos a visita ao Paço do Frevo, localizado na encantadora Praça do Arsenal da Marinha, em pleno Centro Histórico do Recife.

O museu está instalado num antigo prédio de três andares e conta toda a história do ritmo pernambucano, desde o surgimento até os dias atuais. Os funcionários são super atenciosos e os monitores com o texto na ponta da língua e a dança na ponta do pé.

Além disso, o último andar do edifício oferece uma vista privilegiada para o rio Capibaribe e para o mar. O Frevo é o principal ritmo que anima o carnaval pernambucano, sendo reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Horário de funcionamento: terças a sextas, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 18h; Fechado às segundas. Entrada: R$ 8,00. Gratuito às terças-feiras.

+ Confira também: melhores hotéis para lua de mel em Pernambuco 

Instituto Ricardo Brennand

lugares para conhecer no Recife

Foi eleito o melhor museu da América do Sul pelo site de viagens TripAdvisor. Acolhe um acervo interessantíssimo com móveis, objetos de decoração, roupas, fotografias antigas, documentos do Brasil Holandês e mais de 3.000 armas.

O Instituto Ricardo Brennand, também conhecido como Castelo de Brennand, está localizado na Alameda Antônio Brennand em Várzea, a 17 km do Centro Histórico de Recife  e a 15 km da Praia de Boa Viagem.

A melhor maneira de chegar é através de carro próprio, alugado ou UBER. O museu funciona de terça a domingo, das 13h às 17h. Última entrada às 16h30. Os espaços expositivos fecham pontualmente às 17h30.

Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Foto: Fui Ser Viajante

Com uma vida dedicada à arte, o artista plástico pernambucano Francisco Brennand, transformou a olaria da família em ateliê e museu.

O espaço enigmático a céu aberto, encontra-se repleto de esculturas – a grande maioria com forte conotação sexual. A Oficina Cerâmica é uma referência a nível nacional para os apaixonados das artes plásticas.

Além disso, todo o complexo é emoldurado por um lindo jardim, projetado por Roberto Burle Marx. O local também conta com serviço de bar-restaurante, servindo drinks e comida típica pernambucana.

Endereço: propriedade Santos Cosme e Damião – R. Diogo de Vasconcelos – Várzea (distante 8 km do Instituto Ricardo Brennand e a 19 km da Praia de Boa Viagem). A melhor maneira de chegar é através de carro próprio, alugado ou UBER. Horário de visitação: de segunda à quinta das 8h às 17h; sexta das 8h às 16h; sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre os melhores lugares para conhecer em Recife? Compartilhe!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!