Escreva para pesquisar

Cachoeiras de Diamantina

Compartilhar

Roteiro: visitar as cachoeiras de Diamantina – MG

Patrimônio Cultural da Humanidade, Diamantina guarda uma série de atrativos naturais e históricos para quem a visita. Neste guia turístico vamos mostrar-lhe as melhores cachoeiras de Diamantina, lugares perfeitos para quem gosta de aventura pela natureza, ecoturismo e um bom banho de rio. Cercadas por imponentes montanhas e mata nativa preservada, as cascatas que selecionamos são de fácil acesso para os visitantes que chegam de carro. Programe já a sua escapadinha romântica de fim de semana ou umas férias em família e deixe-se encantar por um dos destinos mais bonitos do Brasil. Verifique as nossas dicas e faça as malas!

Cachoeiras em Diamantina

Onde ficam as cachoeiras de Diamantina?

As cachoeiras que listamos neste artigo estão localizadas na região de Diamantina, uma das cidades históricas mais bonitas de Minas Gerais.

Diamantina fica no Norte de Minas, a 300 km da capital Belo Horizonte, principal porta de entrada para quem chega de outros estados ou países por meio aéreo. 

A maneira mais comum e prática para chegar a Diamantina é de carro próprio ou alugado. Aliás, o carro será muito útil durante os seus dias na região, sobretudo se desejar explorar os parques e cachoeiras nos arredores da cidade.

Nós fizemos os passeios às cachoeiras por conta própria, mas se gosta de excursões em grupo, vale contratar uma visita guiada em uma das agências locais.

Veja a seguir quais são e como ir às cachoeiras mais bonitas da região, que fazem parte do famoso percurso Estrada Real – a maior rota turística do Brasil. 

Cachoeiras em Diamantina

Cachoeira da Sentinela 

Cachoeiras em Diamantina

A Cachoeira da Sentinela é um convite para quem busca harmonia e contato com a natureza em meio às belezas do cerrado.

Possui diversas quedas d’água que formam piscinas naturais e poços de água quentinha e cristalina, que convidam a um banho relaxante. Ideal para adultos e crianças.

Nós visitamos a Cachoeira da Sentinela durante a semana e podemos desfrutar do local sempre sozinhos. Adoramos a experiência e recomendamos a todos os amigos e viajantes.  

Horário de funcionamento: aberta diariamente de segunda à domingo das 09:00 às 18:00. Entrada: gratuita!

Como ir à Cachoeira da Sentinela 

A Cachoeira da Sentinela fica timidamente escondida no Parque Estadual de Biribiri, inserido no complexo da Serra do Espinhaço. Após passar o portão do parque, siga as placas de sinalização da estrada de terra batida até à cachoeira (7 km).

O acesso ao local é super fácil e conta com estacionamento próprio. Depois de estacionar o carro, só tem de seguir pela trilha bem sinalizada que conduz à cachoeira. Apenas 2 minutos a pé. Não tem erro! 

Cachoeira dos Cristais

Cachoeiras em Diamantina

Cercada por uma grande variedade de flores silvestres típicas do cerrado, a Cachoeira dos Cristais oferece uma bela piscina natural com várias quedas d’água no centro. As águas são tranquilas e limpas. 

Está localizada em pleno Parque Estadual de Biribiri, sendo o lugar ideal para quem deseja relaxar, namorar e curtir a natureza. É uma das cachoeiras mais lindas de Diamantina, por isso está entre as atrações mais visitadas da região. 

Horário de funcionamento: aberta diariamente de segunda à domingo das 09:00 às 18:00. Entrada: gratuita!

Como ir à Cachoeira dos Cristais 

Como já dito, a Cachoeira dos Cristais situa-se no Parque Estadual do Biribiri, entre a Vila do Biribiri e a Cachoeira da Sentinela. Pode lá chegar pela trilha bem sinalizada de 10 km de extensão ou de carro.

O acesso de carro é muito simples e rápido. Seguindo as placas de sinalização desde a portaria do parque são pouco mais de 10 quilômetros até à cachoeira. Há estacionamento nas imediações e o trajeto a pé é bem curto (menos de 5 minutos de caminhada). 

Cachoeira da Toca

Foto: Diamantina – MG

Lugar mágico de natureza preservada perto de Diamantina. Frequentada por amigos, famílias e casais com crianças, a Cachoeira da Toca é uma das mais conhecidas e tradicionais da região.

A queda d’água despenca a 20 metros de altura, formando uma lagoa linda, perfeita para banhos refrescantes e aventuras na natureza. A água é morna com uma temperatura em torno de 22 graus. Vale a pena conhecer. Entrada: gratuita!

Como ir à Cachoeira da Toca

A Cachoeira da Toca fica apenas a 5 km de distância do centro histórico de Diamantina. Há várias placas de sinalização indicando o caminho, portanto não tem como errar.

O acesso já é fácil, então com ajuda do Google Maps pode-se mesmo dizer que é mamão com açúcar. Acesse o link aqui e veja o trajeto saindo de Diamantina. Após estacionar o carro siga pela trilha íngreme a pé (500 metros).  

Cachoeira das Fadas

Foto: Diamantina – MG

Rodeada pela densa mata típica da região, a Cachoeira das Fadas tem uma queda livre de 30 metros de altura e uma deliciosa piscina natural com partes rasas, propícia para ir a banhos.

Além da bela paisagem envolvente, espere encontrar um ótimo ambiente de paz, sossego e tranquilidade. Acredite: aqui vai renovar as energias junto à natureza! O local também é indicado para prática de rapel acompanhado. 

Como chegar à Cachoeira das Fadas

A Cachoeira das Fadas está localizada a pouco mais de 40 km de Diamantina. Para lá chegar viaje até ao distrito de Conselheiro Mata. Chegando à cidade, estacione o carro perto do Nasfadas Eco Hostel e siga pelo trilho de aproximadamente 1,5 km até à cachoeira (caminho mais curto e fácil para visitar o local). Vale a pena!

Hotéis perto das cachoeiras de Diamantina

Foto e destaque: Pousada do Garimpo, Diamantina – Minas Gerais

Repito em Diamantina o conselho que dou em 90% das cidades coloniais brasileiras: tente hospedar-se no centro histórico. Dormir e acordar no coração colonial de Diamantina é uma experiência única. Além disso, você vai ficar perto das principais cachoeiras, atrações culturais mais famosas, restaurantes e bares.

Nota importante: a oferta de hotéis em Diamantina é pequena, por isso recomendamos reservar hotel com antecedência. Sobretudo se pretende viajar durante o fim de semana, nos meses de férias escolares e na temporada de Vesperata – um dos eventos mais tradicionais e autênticos de Minas Gerais.

Hospedagens com bom custo x benefício

Veja de seguida as hospedagens com melhor custo x benefício para dormir perto das cachoeiras. 

Pouso da Chica – Excelente localização no centro histórico de Diamantina. Apresenta acomodações aconchegantes e climatizadas. O café da manhã está incluso no valor da diária. 

Pousada do Garimpo – Em pleno centro histórico, é uma das hospedagem mais renomadas da cidade. Oferece quartos confortáveis, piscina ao ar livre e um excelente restaurante de comidas típicas mineiras. Boa aposta!

Hotel Estilo de Minas – Fica a pouco mais de 5 minutos de do centro histórico de Diamantina. Dispõe de acomodações confortáveis, piscina exterior, bar e lounge.

Apartamentos Altos Da Grupiara – Apartamento simples, mas com boa localização no centro da cidade. Vista para a montanha. Estacionamento e WI-FI gratuitos. Aceita pets. 

Hotel Jardim do Vale – Disponibiliza acomodações simples, com boa localização no centro histórico. O café da manhã está incluso no valor da diária. Costuma praticar bons preços!

Hospedagem Solar do Rosário – Oferece instalações simples, mas limpas. Fica no centro de Diamantina, a uma curta distância das melhores atrações históricas. 

Dicas de outros lugares a visitar

+ O que fazer em Ouro Preto

+ O que fazer em Diamantina

+ Onde ficar em Ouro Preto

+ Roteiro Ouro Preto e Tiradentes

+ O que fazer em Mariana

+ O que fazer em São João del Rei

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as cachoeiras de Diamantina – MG? Compartilhe com seus amigos!

Tags::

Você também vai gostar