Escreva para pesquisar

Compartilhar

Visitar a Serra d’Arga: roteiro com o que ver e fazer

O ecoturismo reina na Serra d’Arga, um dos melhores destinos portugueses para quem busca estar próximo da natureza. Repleta de trilhos de montanha, miradouros, cascatas paradisíacas e lagoas secretas, a região proporciona diversão e entretenimento para adultos e crianças. Além das belezas naturais exuberantes, a Serra d’Arga ainda conta com uma atmosfera mística e tranquila, perfeita para repor as energias. Os nossos dias por lá foram lindos! E para o ajudarmos no seu planejamento de viagem, neste guia reunimos dicas práticas dos melhores passeios e pontos de interesse que pode incluir no seu roteiro turístico. Abaixo listamos os locais mais bonitos a não perder quando visitar a Serra d’Arga. Assim como nós, prepare-se para se apaixonar!

visitar Serra d'Arga

Onde fica a Serra d’Arga 

A Serra d’Arga está localizada no coração do Alto Minho (Norte de Portugal). A região é constituída por territórios pertencentes aos concelhos de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura e Ponte de Lima. 

Dicas de viagem: o que ver e fazer na Serra d’Arga

visitar Serra d'Arga

A Serra d’Arga é um conjunto montanhoso de origem granítica que ocupa 4493 hectares. A região é belíssima com  natureza selvagem e oferece as condições perfeitas para a prática de atividades ao ar livre. Turismo de aventura, caminhadas e percursos pedestres são os grandes atrativos.

Durante a sua estadia na Serra d’Arga vai se encantar por lugares desconhecidos, que escondem autênticos paraísos por descobrir.

Desfrutar de paisagens naturalmente belas, visitar aldeias rurais e antigos moinhos, usufruir de vistas deslumbrantes e provar a deliciosa gastronomia típica do Minho, são alguns dos melhores programas para ver e fazer na região. 

Assim, se gosta de se aventurar por montanhas verdejantes e lagoas de águas cristalinas, siga as nossas dicas e sugestões para uma escapadinha romântica de fim de semana ou umas férias de verão em família. 

Locais a visitar na Serra d’Arga

visitar Serra d'Arga

A pequena Freguesia de São Lourenço da Montaria é uma das principais portas de entrada para desbravar os melhores sítios e lugares turísticos da Serra d’Arga.

A partir daí, terá acesso fácil às lagoas e cascatas mais bonitas, miradouros, trilhos, monumentos históricos, cafés e restaurantes. Pode fazer os passeios por conta própria ou através de visitas guiadas. Confira a seguir os mais belos locais a visitar na Serra d’Arga!

– Cascata do Pincho 

– Janela do Céu

– Mosteiro de São João de Arga

– Lagoa da Esturranha

– Poço Manadelo

– Poço Negro

– Miradouro Nossa Senhora do Minho

Visitar a Cascata do Pincho

visitar Serra d'Arga

A Cascata do Pincho é um dos locais mais lindos e, provavelmente, a atração mais visitada da Serra d’Arga. Esta cascata é alimentada pelo rio Âncora, que nasce numa das encostas da Serra e vai desaguar em Vila Praia de Âncora. 

O local atrai amantes da natureza, que percorrem os trilhos para observarem essa maravilha. Aproveite e saiba mais sobre a cachoeira acessando o nosso guia completo como ir à Cascata do Pincho

Janela do Céu

visitar Serra d'Arga

A Janela do Céu é um pouso lindo, mágico e romântico, em meio às montanhas da Serra d’Arga. Está localizada próxima à Cascata do Pincho e a única forma de lá chegar é a pé.

Há dois trilhos para ir à Janela do Céu, sendo que o mais fácil começa junto à lagoa da Cascata do Pincho (10 minutos a pé).

O outro caminho que conduz ao local é mais longo (4 km ida/volta), mas a paisagem durante o percurso vale bem a pena. Veja a localização da boca do trilho no Google Maps

Espere encontrar uma pequena queda com águas cristalinas a caírem numa convidativa lagoa, perfeita para banhos e mergulhos refrescantes. O melhor horário para curtir a Janela do Céu é das 13h às 16h. 

Visitar o Mosteiro de São João de Arga

Trata-se da principal atração histórica da Serra d’Arga. O Mosteiro de São João de Arga é uma construção românica, com vista paradisíaca para a montanha.

Está localizado em pleno coração da Serra d’Arga, próximo ao pequeno povoado de Arga de Baixo. 

Aqui, acontece uma das maiores romarias minhotas: a famosa Festa de São João D´Arga, que se realiza anualmente nos dias 28 e 29 de Agosto, com milhares de pessoas a participar.

Chega-se ao Mosteiro facilmente de carro, e nas imediações há um agradável parque de merendas. Vale a pena conhecer!

Lagoa da Esturranha

visitar Serra d'Arga

visitar Serra d'Arga

Alimentada pelo rio Âncora, a Lagoa da Esturranha é um verdadeiro paraíso de águas azuis cristalinas, rodeado pela típica vegetação minhota.

Além da beleza natural, o lugar possui espaços de lazer com parque de merendas e uma churrasqueira. É uma das melhores e mais seguras praias fluviais da região para ir com crianças, por conta das águas rasas do rio.     

Está localizada na Freguesia de Freixieiro de Soutelo, junto à estrada N-305. Como ir? Depois de estacionar o carro na berma da EN-305, basta caminhar cerca de 50 metros para lá chegar. Acesso fácil. Veja a localização exata no Google Maps. Visite o local em dias ensolarados, entre as 14h e 17h.  

Poço Negro 

visitar Serra d'Arga

O Poço Negro é um dos lugares mais bonitos para explorar na Serra d’Arga. Fica escondido num local privilegiado do rio Âncora, próximo à Ponte e ao Cruzeiro do pequeno povoado de Espantar, em São Lourenço da Montaria. 

A queda d’água do Poço Negro desemboca em uma piscina natural esverdeada e profunda, ótima para uns mergulhos.

Para lá chegar é preciso dar à perna (aproximadamente 2 km ida/volta), mas o visual compensa tudo. O trilho de acesso começa aqui. Visite o local entre as 11h e as 14h30. 

Miradouro Nossa Senhora do Minho

Subindo pela serra abrem-se os mais belos miradouros, com destaque para o Miradouro Nossa Senhora do Minho, que entrega uma das mais abrangentes panorâmicas da região.

Além do visual espetacular, o local acolhe a pitoresca capela com a estátua da Senhora do Minho, padroeira do lugar. Este miradouro fica a 7 km de distância de São Lourenço da Montaria e o acesso faz-se pela CM1179.

Nota: a estrada para o miradouro é estreita e sinuosa, pelo que se aconselha a visita ao local em boas condições atmosféricas. Fique atento à previsão do tempo. Imperdível no horário do pôr do sol! 

Poço do Manadelo

Refúgio maravilhoso para os amantes de lugares secretos e tranquilos. O Poço do Manadelo fica a menos de 5 minutos de caminhada da Ponte e do Cruzeiro do pequeno povoado de Espantar, em São Lourenço da Montaria. 

Esta cascata apresenta uma pequena queda d’água que cai numa lagoa cristalina, rodeada de vegetação nativa, tornando este sítio num lugar idílico para desfrutar a dois nos dias quentes de verão.

Recomenda-se cautela na descida para os banhos. O caminho que conduz à cascata inicia aqui. Clique no link e confira as coordenadas do GPS no Google Maps. O melhor horário para visitar o local é entre as 12h e as 14h. 

Melhores Trilhos da Serra d’Arga

Os trilhos e percursos pedestres permitem descobrir o melhor da Serra d’Arga. Se gosta de caminhadas pela natureza, pegue a mochila, calce as botas de trekking e vá fundo nessa aventura! 

Cabeço do Meio-Dia: trilho de 8 Km, com grau de dificuldade fácil (duração de 3 horas). 

Trilho da Chã Grande:  percurso de 12 Km, com grau de dificuldade elevado (duração de 5 horas).

Trilho da Pedra Alçada: percurso de 11km, com grau de dificuldade elevado (duração de 4 horas).

Chã da Franqueira:  trilho de 5 Km, com grau de dificuldade fácil (duração de 3 horas).

Onde dormir na Serra d’Arga

Divulgação: Cerquido Village & Spa

Confira a seguir as melhores sugestões de alojamentos com acesso fácil aos locais turísticos da Serra d’Arga.

Cerquido Village & SPA – Está localizado a 12 km da Cascata do Pincho, em plena encosta da Serra d’Arga. Disponibiliza bungalows confortáveis e piscina ao ar livre com vista para a montanha. 

Serra de Arga Mountain House – Casa completamente equipada para férias na Serra d’Arga, localizada na freguesia de Montaria. Dispõe de área verde com jardim, terraço e comodidades para churrasco. 

Quartéis de Santa Justa – Casa com piscina para férias em família. Situa-se a 10 km da Cascata do Pincho e disponibiliza acomodações confortáveis como vista para o rio e para a montanha. 

Quintinha D`Arga – Localiza-se na região de Caminha, a 8 km da Cascata do Pincho. Dispõe de quartos confortáveis, piscina exterior com vista para a montanha, dentre outras comodidades. 

Nota importante: os hotéis e alojamentos locais próximos à Cascata do Pincho têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência!  

Melhor época para visitar a Serra d’Arga

A melhor época para visitar a Serra d’Arga é na primavera-verão, durante os meses de Maio, Junho, Julho e Setembro, sempre em dias ensolarados. E, se puder, vá durante a semana! 

Como ir e circular

A região é carente de transportes públicos. Assim sendo, a melhor forma de chegar e circular na Serra d’Arga é carro próprio ou alugado. 

Onde comer bem na Serra d’Arga

Restaurante Caçana: está localizado à beira da estrada do pequeno povoado de Espantar, em São Lourenço da Montaria. Encerra às terças-feiras. 

Restaurante Montariense: situa-se no Largo do Souto N35, 4925-490 Montaria. 

Outros pontos de interesse nos arredores

A Serra d’Arga combina com uma visita a Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima. Clique nos links e descubra os melhores pontos turísticos para conhecer em cada um desses destinos. 

+ O que visitar em Caminha

+ Roteiro turístico de Ponte de Lima

+ Locais a visitar em Vila Nova de Cerveira

+ O que visitar em Viana do Castelo

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post visitar a Serra d’Arga? Compartilhe com seus amigos!

Tags::

Você também vai gostar