Escreva para pesquisar

Compartilhar

Visite as melhores ilhas do Algarve

Entre os concelhos de Loulé e Vila Real de Santo Antônio no Algarve, existem duas penínsulas e cinco ilhas protegidas pelo Parque Natural da Ria Formosa – uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. É difícil escolher as palavras certas para descrever as ilhas algarvias sem cair nos lugares-comuns do “paraíso”. As paisagens são verdadeiras proezas da mãe natureza! Praias com atmosfera calma (mesmo em Agosto), banhadas por águas azuis cristalinas, formam cenários únicos e românticos – tudo o que os turistas buscam na zona costeira do Sotavento Algarvio. A região com cerca de 18 000 hectares, acolhe as Ilhas Deserta, Culatra, Armona, Tavira, Cabanas e as penínsulas de Ancão e Cacela. Já tivemos o privilégio de conhecer todos esses locais paradisíacos. Por isso, listamos neste guia de viagem as melhores ilhas do Algarve para uma escapadinha de fim de semana ou umas férias tranquilas em família. Conheça-as!

Visitar as Ilhas da Ria Formosa no Algarve

Se está a planear uma viagem para conhecer as ilhas mais bonitas da Ria Formosa no Algarve, siga as dicas deste roteiro turístico! A Ria Formosa é um sistema de ilhas-barreiras que comunicam com o mar através de 6 entradas.

Como ir? Localizadas na região do Sotavento Algarvio, as ilhas da Ria Formosa ficam perto da costa. Para chegar às praias do mar você pode contratar passeios de barco privados ou apanhar os ferries, que partem diariamente das marinas de Faro, Olhão, Fuseta e Tavira. 

Península de Cacela

Melhores Ilhas do Algarve - Ilhas mais Bonitas - Dicas IMPERDÍVEIS

Península de Cacela, um dos melhores refúgios da Costa Algarvia

A Península de Cacela está localizada no concelho de Vila Real de Santo Antônio, junto à aldeia histórica de Cacela Velha.

O local acolhe a famosa Praia da Fábrica, eleita pela revista espanhola Condé Nast Traveler como uma das melhores praias do mundo.

Pode chegar à Praia da Fábrica de barco, desde o pequeno cais do Sítio da Fábrica. A travessia de canoa feita pelos pescadores da região dura apenas 5 minutos e custa aproximadamente 3,00€ ida/volta.  

Também dá para chegar à praia a pé (no horário da maré baixa), a partir da escada junto à Igreja Matriz de Cacela Velha. 

Esta península “selvagem” com uma grande extensão de areia e vegetação única, prima pelo sossego e tranquilidade. Está bem servida de hotéis, bares e restaurantes nas proximidades.

Os alojamentos perfeitos para dormir próximo a Cacela são: Robinson Club Quinta Da RiaOzadi Tavira Hotel e o Conversas de Alpendre

+ Saiba mais: o que fazer na Praia de Cacela Velha

 

Ilha da Armona

Melhores Ilhas do Algarve - Ilhas mais Bonitas - Dicas IMPERDÍVEIS

Ilha da Armona, eleita uma das ilhas mais bonitas do Algarve

Situada no concelho de Olhão, a Ilha da Armona está entre as melhores ilhas do Algarve para férias. A única forma de chegar é de barco (15 minutos), desde os cais de Faro, Olhão e Fuzeta.

Com aproximadamente 9 km de extensão, esta ilha é constituída por um vasto areal coberto com vegetação natural, praias e lagunas de águas mornas e um povoado de pescadores, que vive essencialmente do turismo e da pesca. 

A praia mais concorrida da Armona situa-se no extremo poente da ilha, nas proximidades com a Barra Grande. Já a praia do lado da Ria Formosa está quase sempre vazia, sendo o local ideal para desfrutar e relaxar a dois. 

O local conta com apoio de alguns restaurantes, cafés e mini-mercados. Confira a seguir os hotéis que selecionamos para se hospedar próximo à Ilha da Armona: Real Marina Hotel & Spa, Hotel Cidade de OlhãoGuesthouse Quinta Saleiro e o GuestMar.

Conheça mais desta ilha paradisíaca acessando o artigo completo: como chegar à Ilha da Armona.

Ilha Deserta

Melhores Ilhas do Algarve - Ilhas mais Bonitas - Dicas IMPERDÍVEIS

Ilha Deserta, uma das melhores ilhas do Algarve

Se gosta de lugares isolados para relaxar e apreciar a natureza no seu estado mais puro, inclua no roteiro uma visita à Ilha da Barreta, conhecida popularmente por Ilha Deserta.

A Ilha da Barreta no concelho de Faro, está entre as ilhas mais lindas e paradisíacas da Ria Formosa no Algarve. Uma das maneiras mais fáceis e econômicas de chegar ao local é partindo do cais da Porta do Sol, localizado a 50 metros de distância da Marina de Faro.

O tempo da travessia dura pouco mais de 30 minutos e custa em torno de 10,00€ ida/volta. Com cerca de 12 km de extensão, a paisagem da Ilha Deserta conserva uma fauna e flora típica, encantando qualquer um.

A Ilha Deserta tem apenas um único morador e conta com apoio de um restaurante-bar. A paz e silêncio reinam por ali durante todo o ano! 

Para dormir próximo a esta ilha opte pelos seguintes alojamentos: Hotel de Faro, Luxury Guest House_Opus One, Hotel EvaHappy House.

Ilha de Tavira

Mais a Sul do Sotavento Algarvio fica a Ilha de Tavira, eleita uma das melhores ilhas para conhecer no Algarve. As embarcações para a ilha partem regularmente do cais das Quatro Águas ou da vila piscatória de Santa Luzia.

Também dá para chegar de mini-trem ou a pé, atravessando a ponte que se situa junto ao aldeamento turístico de Pedras d’el Rei.

A Ilha de Tavira possui 11 km de extensão e acolhe quatro praias incríveis: Praia de Tavira, Terra Estreita, Praia do Barril e a fantástica Praia do Homem Nú (nossa preferida).

Uma das formas mais fáceis de ir à paradisíaca Praia do Homem Nú é de barco, desde o cais da pequena localidade da Fuzeta, situada no concelho de Olhão.

Para ter uma experiência completa e memorável na Ilha de Tavira, faça pelo menos um pernoite no Barco Casa Fuzeta. Garantimos, você vai adorar!

+ Veja também: como chegar à Praia do Barril (Ilha de Tavira)

Dicas de outras praias e locais a visitar

+ O que fazer em Albufeira

+ O que fazer em Faro

+ Melhores praias de Portimão

+ Melhores praias em Lagos

+ O que fazer em Tavira

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as melhores Ilhas do Algarve? Compartilhe com seus amigos!

Tags::

Você também vai gostar