Escreva para pesquisar

DESTINOS NACIONAIS Minas Gerais

O que fazer em São João del Rei

Compartilhar

Roteiro turístico: O que fazer em São João Del Rei, Minas Gerais

O que fazer em São João Del Rei – MG? Quais os principais pontos turísticos? Descubra as atrações imperdíveis de São João Del Rei – e salve este roteiro de viagem para conhecê-las em um dia de passeio pelo Centro Histórico. Considerada uma das maiores cidades setecentistas mineiras, São João Del Rei guarda um conjunto arquitetônico inigualável, com mais de 700 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938. No centro antigo podemos apreciar belos casarões do período colonial português, que hoje acolhem museus, restaurantes, cafés, lojas de artesanato, entre outras coisas mais. As maiores jóias, entretanto, são a Ponte do Rosário e as Igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora Do Carmo. A seguir apresentamos-lhe algumas ideias para que passe uns dias animados na cidade e arredores. Role a página e saiba o que há para ver e fazer neste belo destino histórico. 

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais

Onde fica São João Del Rei

São João Del Rei / Divulgação

São João Del Rei é um município do Estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do Brasil. A cidade está localizada a pouco mais de 180 km da capital Belo Horizonte, a 155 km de Ouro Preto e a apenas 12 km de Tiradentes. 

Como chegar a São João Del Rei – MG

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais

Saia da cidade Belo Horizonte pela BR-040. Depois de Congonhas, vire à direita na BR-383 e siga para São João Del Rei por aproximadamente 188 km (2h 55min). O Google Maps ensina o caminho para lá chegar. 

+ Confira também: comidas típicas de Minas Gerais

Curiosidades de São João Del Rei – Minas Gerais

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais

As primeiras populações fixaram-se no território de São João Del Rei em 1701. O Arraial Novo do Rio das Mortes, que deu origem à cidade, foi fundado pelos portugueses entre 1704 e 1705. Em 1713, o município foi elevado à condição de Vila de São João Del Rei. 

O Centro Histórico ainda guarda o charme e a riqueza do Ciclo do Ouro, e suas construções barrocas do século XVIII, bem preservadas, encantam os turistas.

Atualmente é uma das cidades históricas mais desenvolvidas do Estado de Minas Gerais, com trânsito e comércio movimentado. Nos arredores do centro antigo, a cidade expandiu-se formando uma aglomeração urbana de mais de 85 mil habitantes. 

Além disso, São João Del Rei faz parte do Caminho Velho da Estrada Real, a maior rota turística do Brasil.

Em 2007, a cidade mineira também ganhou o título de Capital Brasileira da Cultura. Só por esta curta descrição, já deu para perceber que São João Del Rei é um prato cheio para os adoradores de história e cultura, não é mesmo?

+ Reserve Hotel pelo Booking com 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Onde ficar a dormir em São João Del Rei

Para aqueles que gostam de locais históricos e pretendem visitar São João Del Rei, separamos três exclusivos hotéis onde é possível se hospedar para visitar as atrações da cidade como monumentos, museus, lojas de artesanato, restaurantes ou simplesmente aproveitar as comodidades da hospedagem e descansar.

Pousada Paço do Lavradio

Pousada Paço do Lavradio / Divulgação

Nossa hospedagem de eleição em São João Del Rei, a Pousada Paço do Lavradio é um hotel de charme inserido numa bela propriedade de 5.000m². 

Os confortáveis quartos estão decorados individualmente e incluem cama king-size, frigo-bar, ar condicionado e banheiro privativo com amenidades de qualidade.

Os hóspedes podem aproveitar a deliciosa piscina exterior, a sala de estar com uma lareira, o jardim, o campo de voleibol, jogos de tabuleiro e muito mais.

Para completar, há ainda café da manhã incluso no valor da diária, acesso Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

Importa ainda mencionar que nos arredores do hotel é possível encontrar atividades de lazer ao ar livre, restaurantes, cafés, além das atrações históricas e culturais de São João Del Rei. Boa escolha para casais!

Localização da Pousada Paço do Lavradio

Endereço: Rua José Bráulio de Santana, 20 – Recreio das Alterosas (Colônia do Marçal), São João Del Rei – MG, 36302-078, Brasil

Garden Hill Hotel e Golf

Garden Hill Hotel e Golf / Divulgação

Ótima opção para aqueles que estão em busca de luxo e conforto durante a sua estadia em São João Del Rei, o Garden Hill Hotel e Golf conta com quartos amplos equipados com ar-condicionado split, cama king-size, TV de tela plana, frigo-bar e varanda privativa com vista.

Para maiores comodidades, o hotel de 4 estrelas também possui campo de golfe de 6 buracos, piscinas exteriores aquecidas com uma banheira de hidromassagem, bem como uma sala de jogos com ténis de mesa, matraquilhos e bilhar.

Há ainda um restaurante que serve pratos da gastronomia internacional e, claro, deliciosas iguarias de Minas Gerais. O café da manhã é servido diariamente em estilo buffet e inclui frutas, bolos e queijos, compotas e outros quitutes. Boa aposta para casais e famílias com crianças.

Localização do Garden Hill Hotel Resort

Endereço: Rodovia Br 383 Km 96 S/N, São João Del Rei, CEP 36302-548, Brasil

Pousada Villa Magnolia

Pousada Villa Magnolia / Divulgação

Localizada no centro de cidade, mesmo ao lado da famosa Igreja de São Francisco de Assis, a Pousada Villa Magnolia está entre os melhores hotéis de São João Del Rei.

As acomodações oferecem todo o conforto possível com uma decoração rústica, banheiro privativo, TV de tela plana, ar-condicionado, entre outras comodidades.

Além disso, há um espaçoso terraço com jardim e espreguiçadeiras onde pode relaxar e tomar banhos de sol junto à piscina exterior.

O Café da manhã está incluso no valor diária e o acesso Wi-Fi também é gratuito em todas as áreas do hotel.

Localização da Pousada Villa Magnolia

Endereço: Rua Ribeiro Bastos, 2 – Centro, São João del Rei – MG, 36307-356, Brasil

Nota Importante

Os hotéis em São João Del Rei têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados.

Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links acima e garanta o seu quarto com antecedência.

Roteiro de viagem: O que fazer em São João Del Rei – MG, principais pontos turísticos a visitar 

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas GeraisSão João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais

O Centro Histórico de São João Del Rei está na lista dos mais emblemáticos conjuntos arquitetônicos de Minas Gerais e do Brasil.

A cidade mistura arquitetura histórica, arte, religião, belas paisagens naturais e comida típica mineira. Saiba o que fazer em São João Del Rei e conheça esse destino rico em história, diversão e sabores. 

A seguir você encontra inspiração para planejar a sua viagem, com diversas dicas básicas de turismo e os melhores lugares para conhecer na cidade e arredores. Verifique!

1 – Igreja de São Francisco de Assis

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais

Igreja de São Francisco de Assis, construída pelos portugueses em 1774

Fundada pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis, a Igreja de São Francisco de Assis remonta ao século XVIII, quando a cidade de São João Del Rei era um importante centro econômico e religioso da colônia portuguesa. 

O projeto original foi traçado pelo Mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, mas a execução ficou a cargo de Francisco de Lima Cerqueira, que no decorrer da obra realizou uma série de mudanças no projeto original, como: alteração de pilastras, modificação dos óculos da nave, alteração da posição da sacristia, dentre outras coisas.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Igreja de São Francisco de Assis caracteriza-se por ser um dos mais importantes exemplares da arquitetura colonial no Brasil. Não há como ficar indiferente à sua beleza arquitetônica e aos ricos detalhes da sua talha.

Atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados de São João Del Rei e de Minas Gerais.

Uma vez no local, você pode fazer uma visita guiada pela Igreja de São Francisco de Assis, aproveitando para conhecê-la melhor, ajudando a fomentar a economia da cidade através de uma singela contribuição ao guia.

Importa ainda mencionar que nas traseiras da igreja está sepultado o ex-presidente Tancredo Neves.

Preço da visita ao interior da Igreja de São Francisco de Assis: R$ 6,00. 

Endereço e horário de funcionamento da Igreja de São Francisco de Assis

Praça Frei Orlando, 150, Centro Histórico de São João Del Rei, MG

Horário de visitas: Aberto de segunda a domingo, das 8h às 11h – 14h às 16h

2 – Ponte da Cadeia 

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais

Ponte da Cadeia, São João Del Rei – Minas Gerais

Cartão-postal de São João Del Rei, a Ponte da Cadeia foi construída pelos colonizadores portugueses por volta de 1798. Apresenta estilo romano e seus blocos de pedra foram unidos com argamassa produzida com óleo de baleia.

De acordo com a secretaria de turismo da cidade, era na Ponte da Cadeia que se “quintava” e pesava o ouro, no percurso para Casa da Intendência, local onde funcionava a Casa de Fundição. 

Localização da Ponte da Cadeia

Endereço: Avenida Tiradentes, São João Del Rei, MG

3 – Igreja Nossa Senhora Do Carmo

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais dicas viagem férias

Igreja do Carmo, São João Del Rei, MG

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo é uma das mais importantes igrejas coloniais de São João Del Rei, construída no século XVIII, no período dourado do estilo Rococó. 

Apresenta uma bela portada decorada com elementos esculpidos em pedra-sabão, feita pelo artista Antônio Francisco Lisboa. 

As torres em formato octogonal com sinos, estão ligeiramente recuadas do plano da fachada, característica que as diferencia da arquitetura da época.

O interior da igreja é magnífico! A cor branca predomina, estando ricamente decorada com esculturas e diversos outros símbolos e elementos sacros. Destaque também para os imponentes lustres. 

Preço da visita ao interior da Igreja de Nossa Senhora do Carmo: R$ 5,00

Endereço e horário de funcionamento da Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Praça Carlos Gomes, s/n – Centro Histórico, São João del Rei – MG, 36300-108, Brasil

Horário de visitas: Aberta de segunda a domingo, das 6h às 12h – 13h às 19h

4 – Museu Regional de São João Del-Rei

Instalado num belo casarão histórico de 1859, o Museu Regional de São João Del Rei está entre as atrações mais visitadas da cidade. 

Foi aberto ao público em 1963, visando refletir o cotidiano do povo mineiro, entre os séculos XVIII e XIX, com obras e peças que procuram retratar crenças, costumes e comportamentos da época. 

Tombado como Patrimônio Histórico pelo IPHAN, o museu recebe exposições de curta duração de artistas locais e de outras partes do país e do mundo. 

Há ainda espaço para realização de recitais, apresentações musicais, filmes e eventos variados, assim como uma biblioteca aberta ao público, especializada em história, arte e museologia que conta com mais de 1200 volumes.

A título de curiosidade, o antigo casarão que acolhe o museu, pertenceu ao Comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), destacado comerciante local. 

Localização e horário do Museu regional de São João Del-Rei

Endereço: Rua Mal. Deodoro, 12 – Centro, São João Del Rei – MG

Horário: De terça a sexta, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 12h às 16h. Encerra à segunda-feira. 

5 – Memorial Tancredo Neves

Foto: Memorial Tancredo Neves / Divulgação

Inaugurado em dezembro de 1990, o Memorial Tancredo Neves tem como objetivo contar e preservar a história e memória do ex-presidente e político mineiro Tancredo Neves. 

Instalado num imponente edifício do século XVIII, o museu conta com cerca de 8 salas decoradas com fotos, documentos, cartas, jornais e outros materiais que tratam da trajetória desde a infância, até à vida pública e morte do político (1985). A entrada custa apenas R$ 3,00. 

Horário e localização do Memorial Tancredo Neves

Endereço: Rua Padre José Maria Xavier, 7 – São João del Rei – MG

Horário de visitas: Abre três dias por semana. Sextas e sábados, a visita é feita das 9h às 17h30. Aos domingos, o museu funciona das 9h às 15h30.

6 – Passeio Maria Fumaça São João Del Rei – Tiradentes

o que fazer Tiradentes Minas Gerais pontos turísticos dicas viagem turismo cidades históricas hotel

Uma das atividades que mais atrai turistas na região é, sem dúvida, o Passeio de Trem entre São João Del Rei e Tiradentes, feito na locomotiva Maria Fumaça mais antiga do Brasil, ainda em operação.

O trajeto percorrido é de 12 km e leva cerca de 45 minutos. Durante a viagem é possível contemplar o bucolismo do cenário rural e a imponente beleza da Serra de São José.

Uma atividade recomendada, especialmente, se você estiver visitando São João Del Rei com crianças – ótima experiência para os pequenos!

Além disto, você também pode incluir no roteiro uma visita ao Museu Ferroviário, uma vez que o mesmo fica inserido na estação de onde parte o Passeio Maria Fumaça. Aproveite.

Preços do bilhete

Inteira Ida: R$ 70,00

Inteira Ida e Volta: R$ 80,00

Meia Ida: R$ 35,00

Meia Ida e Volta: R$ 40,00

Crianças de 0 a 5 e pessoas acima de 60 anos não pagam.

Endereço da Estação de Trem de São João Del Rei e horário de saídas

Rua Hermílio Alves, 366 – Centro, São João Del Rei – MG

Horário de saída de São João Del Rei: sexta, sábado, domingo e feriados, às 10h e às 15h.

Horário de saída de Tiradentes: sexta, sábado, domingo e feriados, às 13h e às 17h.

7 – Museu Ferroviário

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais dicas viagem férias

São João del Rei o que fazer pontos turísticos viagem Minas Gerais cidades históricas

Vagão do Imperador Dom Pedro II, Museu Ferroviário, São João Del Rei-MG

Como já referido no tópico anterior, o Museu Ferroviário fica junto da Estação de São João Del Rei, no antigo armazém de carga da ferrovia.

O Núcleo Museológico foi inaugurado em 1981, ano em que foi celebrado o centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas.

Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1989, guarda em seu acervo objetos como ferramentas, sinos, relógios, telefones, mas seu grande destaque é a locomotiva número 1, a primeira utilizada na ferrovia.

Em exposição está o antigo vagão que era utilizado por autoridades, inclusive pelo Imperador Dom Pedro II (segundo e último monarca do Império do Brasil). 

O espaço está muito bem organizado com peças restauradas e bem conservadas e conta parte importante da história ferroviária do país. Uma ótima opção de visita na cidade de São João Del Rei. Entrada gratuita a todos!

Localização e horário do Museu Ferroviário

Endereço: Rua Hermílio Alves, 366 – Centro, São João Del Rei – MG

Horário de visitas: De quarta a segunda, das 9h às 11h – 13 às 17h. Encerra à terça-feira. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

8 – Igreja Nossa Senhora Das Mercês

Igreja Nossa Senhora Das Mercês, São João Del Rei – MG

A Igreja Nossa Senhora das Mercês está localizada num dos pontos mais elevados da cidade, proporcionando uma excelente vista para o Centro Histórico.

Diz a história que este templo católico foi reconstruído em 1877, sob uma antiga capela datada do ano 1751, e que passou por remodelação em 1808.

Um fato que chama a atenção é que a construção apresenta apenas uma torre sineira, característica incomum na cidade.

Lembrando que a entrada possui uma quantidade significativa de degraus, o que pode dificultar o acesso a pessoas com problemas de mobilidade reduzida.

A Igreja Nossa Senhora das Mercês é vizinha ao emblemático prédio do Hospital Nossa Senhora das Mercês, ao Largo do Pelourinho e, no início da rua, encontra-se a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar – outra atração interessante para visitar na cidade de São João.

Se possível, visite a Igreja das Mercês ao entardecer, no momento em que a fachada fica iluminada e ganha um charme ainda mais especial.

Horário e localização da Igreja Nossa Senhora das Mercês

Endereço: Rua Antônio Cirino Rodrigues, 74 – Alto das Mercês, São João Del Rei – MG, 36300-220, Brasil

Horário de visitas: De terça a domingo, das 11h às 13h30 – 17h às 19h 30. Encerrado à segunda-feira. 

9 – Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Trata-se de uma das mais belas igrejas de São João Del Rei, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, ou Matriz da Nossa Senhora do Pilar, como também é conhecida, apresenta arquitetura barroca e destaca-se entre as principais igrejas do Brasil, sendo grande expoente da arte colonial brasileira. 

De acordo com a Diocese de São João Del Rei, a fundação da paróquia deu-se por volta de 1700, mas a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar foi construída em 1721.

Seu interior é impressionante, cuidadosamente decorado e conservado, com especial destaque para a pintura do teto e os altares laterais.

Fica em plena Praça Tiradentes, no coração do Centro Histórico da cidade, e está aberta ao público diariamente. A não perder!

Localização da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Endereço: Rua Monsenhor Gustavo, 61 – Centro, São João Del Rei – MG

10 – Teatro Municipal São João Del Rei

Teatro Municipal São João Del Rei / Divulgação

Criado em 1893, o Teatro Municipal São João Del Rei é um dos mais antigos teatros do Brasil. A história deste teatro está ligada à história de São João Del Rei, fundada em 1737.

O teatro foi construído para ser o centro da vida cultural da cidade. Desde então, tem sido palco de muitos eventos importantes, tendo como sua primeira peça encenada (Dalila) de Octavio Feuille – espetáculo que aconteceu em 2 de fevereiro de 1893, dia de sua inauguração.

O local também já foi palco de óperas, balés, música clássica e outros gêneros. A fachada atual em estilo greco-romano, contrasta da tradicional arquitetura da cidade – sendo inaugurada em 1925, após uma significativa reforma. O espaço é bonito e está bem preservado. 

Localização do Teatro Municipal São João Del Rei

Endereço: Rua José Gômide, S/N – Centro, São João Del Rei – MG, 36307-324, Brasil

11 – Solar dos Neves

Detalhes da tradicional fachada do Solar dos Neves

Localizado no coração do Cento Histórico, o Solar dos Neves distingue-se pela sua beleza arquitetônica e bom estado de conservação.

Neste belo casarão colonial, morou por um longo período, o ex-presidente Tancredo Neves.

A história do Solar dos Neves está ligada à família Neves, sendo que ainda hoje, o imóvel pertence a família.

O Solar foi tombado como Patrimônio Cultural pela prefeitura de São João Del Rei. Não é permitida a visita, apenas é possível observá-lo a partir da rua. Mesmo não sendo aberto a visitação, o local é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Está localizado no Largo do Rosário, mesmo em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário. Aproveite o seu passeio pelo Centro Histórico e confira todo o charme do casarão tradicional do século XIX.

+ Reserve Hotel pelo Booking com 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

12 – Igreja Nossa Senhora do Rosário

Igreja Nossa Senhora do Rosário

A Igreja Nossa Senhora do Rosário é um templo barroco edificado no século XVIII. Seu estilo arquitetônico é conhecido como barroco mineiro.

Este templo católico foi construído para abrigar a imagem de Nossa Senhora do Rosário, que foi encomendada ao escultor Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, um dos mais importantes artistas barrocos brasileiros. Aleijadinho esculpiu a imagem em madeira e a enfeitou com ouro e pedras preciosas. A imagem fica exposta no altar-mor.

Além disto, a igreja abriga um importante acervo de obras de arte, incluindo pinturas, esculturas e azulejos.

Está situada no Largo do Rosário, mesmo em frente à Estátua do Padre José Maria Xavier, em pleno Centro Histórico da cidade de São João Del Rei.

A poucos metros desta igreja também se encontra o Solar dos Neves, a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a Rua das Casas Tortas. 

Horário e localização da Igreja Nossa Senhora do Rosário

Endereço: Largo do Rosário, S/N, São João Del Rei – Minas Gerais

Horário de visitas: De terça à domingo, das 8h às 11h30

13 – Rua das Casas Tortas

Rua das Casas Tortas, São João Del Rei – MG

Uma das ruas mais curiosas e visitadas de São João Del Rei é a Rua das Casas Tortas.

Localizada próxima ao Largo do Rosário, a Rua das Casas Tortas era o antigo caminho dos Bandeirantes que desbravaram a região. 

Não deixe de observar com atenção o casario colonial e perceber o motivo do nome que lhe foi atribuído, mesmo que seja autoexplicativo. O cenário rende belas fotos!

+ Veja também: Roteiro Ouro Preto e Tiradentes

14 – Ovelha Negra Cervejaria

Ovelha Negra Cervejaria / Divulgação

Em um ambiente totalmente convidativo para amigos, a Ovelha Negra Cervejaria oferece chopes em diferentes tamanhos e também conta com um cardápio de deliciosas comidas e porções generosas produzidas pela casa.

Para mais, o staff é atencioso e o ambiente descolado, com música ao vivo de excelente qualidade.

Entre as melhores opções estão as cervejas IPA, Pilsen, APA, Witbier, dentre outras. Recomendamos de olhos fechados!

Localização e horário da Ovelha Negra Cervejaria

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 145 – Centro, São João del Rei – MG, 36300-086, Brasil

Horário de funcionamento: De terça a quinta, das 17h às 23h. Sexta, sábado, das 17h à 01h. Domingo, das 11h às 15h. Encerra à segunda-feira. 

15 – Taberna d’Omar

Taberna d’Omar / Divulgação

A Taberna d’Omar é uma casa com ambiente acolhedor e comida típica brasileira. Os visitantes elogiam o ceviche, a linguiça artesanal da casa, as doses generosas dos pratos de carne e peixe, e as sobremesas, principalmente o bolo de queijo e os brownies.

Ajudam a comida gostosa, os preços honestos, o atendimento cordial e a encantadora vista do Largo do Carmo. Para completar, aos domingos tem Roda de Chorinho ao Vivo. Vai perder?

Dica: Convém ligar e reservar mesa porque a Taberna d’Omar costuma estar sempre cheia, sobretudo durante o fim de semana e feriados. Contato para reservas: + 55 32 3373-2709

Endereço e horário de funcionamento da Taberna d’Omar

Rua Getúlio Vargas, 238 – Centro, São João del Rei – MG, 36300-086, Brasil

Horário: De terça a domingo, das 08h às 23h

16 – Villeiros Restaurante 

Villeiros Restaurante / Divulgação

Instalado num casarão histórico do XVIII, o Villeiros é um dos tradicionais restaurantes de São João Del Rei que vale mesmo conferir.

Está localizado perto dos principais pontos de interesse da cidade, e conta com mesas internas e ao ar livre.

Oferece pratos à la carte e buffet self-service, com uma boa variedade de comida brasileira, sul americana, assim como opções vegetarianas.

Espere encontrar um ambiente agradável, clima familiar e atendimento simpático. Bom preço-qualidade!

Endereço e horário de funcionamento do Villeiros Restaurante 

Endereço: Rua Padre José Maria Xavier, 132 – Centro, São João del Rei – MG, 36307-340, Brasil

Horário: Aberto de segunda a domingo, das 11h às 16h

17 – Espaço Libertastes

Espaço Libertastes / Divulgação

Trata-se de uma cervejaria artesanal de qualidade, referência na cidade de São João Del Rei! 

O Espaço Libertastes tem um ambiente super agradável, e serve pratos e petiscos deliciosos, além de boas opções de drinks exclusivos e boas cervejas artesanais. 

Fica na Avenida Oito de Dezembro – Vila Marchetti, perto do Fórum da Comarca de São João Del Rei. Atendimento gentil. Bom custo benefício!

Localização e horário de funcionamento do Espaço Libertastes

Endereço: Av. Oito de Dezembro, 561 – Vila Marchetti, São João del Rei – MG, 36307-250, Brasil

Horário: Aberto de segunda a sexta, das 11h às 00h30

Contato para reservas: + 55 32 3372-1034

Lugares para conhecer (visitar) perto de São João Del Rei

Pequenos vilarejos, paisagens deslumbrantes, ou atrações naturais, não faltam lugares fora da cidade de São João Del Rei que impressionam pelas suas características únicas.

A seguir listamos alguns desses locais imperdíveis:

18 – Tiradentes

cidades históricas brasileiras cidades mais bonitas do Brasil

Quando visitar São João Del Rei, vale a pena conhecer Tiradentes, uma charmosa cidade colonial fundada pelos portugueses no século XVIII, quando o Ciclo do Ouro estava em expansão no Estado de Minas Gerais.

Cercada pela Serra de São José, Tiradentes está entre os destinos mais procurados do Brasil, e as principais atrações podem ser visitadas em apenas 1 dia de passeio pela cidade. Simplesmente imperdível!

Principais pontos turísticos de Tiradentes perto de São João Del Rei

– Largo das Forras Igreja Matriz de Santo Antônio

– Casa-Museu Padre Toledo Museu da Liturgia

– Igreja Nossa Senhora Do Rosário dos Pretos

– Museu de Sant’Ana

– Capela de São Francisco de Paula Chafariz de São

– José Santuário da Santíssima Trindade

– Capela de São João Evangelista

19 – Bichinho

Vitoriano Veloso, mais conhecido como Bichinho, fica no distrito de Prados, a pouco mais de 15 km do centro de São João Del Rei.

Bichinho é um vilarejo típico de Minas Gerais. A pequena localidade faz parte do percurso Estrada Real e pode ser facilmente visitada em apenas 1 dia durante um passeio bate-volta a partir de São João.

Conheça os seis locais mais interessantes de Bichinho

Casa Torta

A Casa Torta é a atração mais divertida de Bichinho. Espere encontrar uma casa colorida e surpreendentemente torta – um lugar lúdico que encanta crianças, jovens e adultos.

No local, há diversos tipos de brinquedos, café, bistrô e teatro, bem como oficinas e muitas brincadeiras engraçadas.

A entrada para visitar a Casa Torta custa cerca de R$10,00. A atração funciona de quarta a sexta, das 13h às 18h30; sábados e domingos, das 10h às 18h30.

Ateliês e Oficinas

Se gosta de artesanato vai certamente adorar uma visita a Bichinho, conhecido como o “Cantinho da Arte”.

Por ali, os turistas encontram uma infinidade de ricas peças de artesanato mineiro como pinturas, móveis, bordados, tapetes, esculturas e adornos.

Um dos locais mais procurados é a Oficina de Agosto, uma casa que reutiliza materiais para criar suas peças exclusivas com traços regionais. A não perder!

Igreja Nossa Senhora da Penha

A Igreja Nossa Senhora da Penha teve o inicio da sua construção em 1732 e foi finalizada em 1771. Está localizada no povoado de Vitoriano Veloso (Bichinho), a cerca de 18 km de São João.

É uma das belas igrejas de Minas, tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico. Vale a pena conhecer quando visitar Bichinho.

Museu do Automóvel

Criado em 2006 pelo restaurador e colecionador Rodrigo Cerqueira Moura, o Museu do Automóvel localiza-se no distrito de Bichinho, a cerca de 16 km de São João.

Os primeiros veículos da coleção foram um Jeep Willys 1951 e uma Mercedes-Bens 1952. Atualmente, o acervo conta com mais de 50 veículos restaurados e cerca de 20 em processo de restauração.

Além disto, alguns veículos podem ser alugados para festas e eventos diversos, pois funcionam perfeitamente.

O ingresso de entrada no museu custa R$40,00. Professores, estudantes e maiores de 60 anos, pagam meia entrada. Menores de 5 anos de idade não pagam. 

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias, das 09h às 18h

Endereço: Estrada Real Tiradentes – Bichinho km 4,5, MG

Telefone: + (32) 3799-8033 / + (32) 9922-0239

Alambique Mazuma Mineira

Uma interessante opção para quem vai a Bichinho, é a visita ao Alambique Mazuma Mineira. No local, além de diversas informações sobre todo o processo de produção de cachaça artesanal, é possível experimentar a boa “pinga” e alguns tipos de queijos produzidos na região. Vale a pena agendar uma visita guiada por cerca de R$ 30,00.

Endereço: Rua São Bento, 300 – Bichinho, Prados – MG, 36320-000, Brasil

Horário de funcionamento do Alambique Mazuma Mineira: Aberto todos os dias, exceto às quartas-feiras.

Nota: Os preços e horários podem sofrer alterações ao longo do ano. Assim sendo, recomenda-se que entre em contato com os proprietários para confirmar.

Telefone: + (032) 3353 6654

Alambique Tabaroa

Localizado em Bichinho, em frente à Casa Torta, o formato da loja do Alambique Tabaroa é de um grande Barril/Pipa.

Em seu interior há uma boa variedade de cachaças e diversos outros produtos regionais como queijos, doces e compotas caseiras.

A produção da Cachaça Artesanal Tabaroa acontece normalmente entre maio e outubro, sendo considerada por um grupo de especialistas, como uma das 50 melhores cachaça do Brasil.

Sua produção é pequena e toda artesanal. O processo de fabricação utiliza o fogo direto, ou seja, sem o uso de caldeira. Vale agendar uma visita!

+ Dicas de locais a visitar

Agora que você já sabe o que fazer em São João Del Rei – Minas Gerais, aproveite e descubra outros belos destinos para visitar em Minas Gerais. 

+ O que fazer em Tiradentes

+ O que fazer em Mariana

+ Cachoeiras em Diamantina

+ Cidades históricas brasileiras

+ O que fazer em Ouro Preto

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou das dicas sobre o que fazer em São João Del Rei – MG? Salve o post nos favoritos e compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar