Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em São João Del Rei, Minas Gerais

São João Del Rei, é uma das poucas cidades do Brasil que ainda preserva algumas das suas tradições. A cidade mineira é conhecida como “A Terra onde os sinos falam”. Os sineiros são os filhos da terra e comunicam com a população por meio do instrumento. Quando há missa festiva, há um tipo de repique. Missa cantada com sermão, tem outro. Enterro, procissão, eleição, parto ou festas – para tudo há um tipo de toque, repique ou dobre, que soa de uma igreja e percorre a cidade. Se está buscando dicas para visitar o destino, aproveite o nosso roteiro de 1 dia na cidade. Role a página e confira os melhores passeios e pontos turísticos. Veja abaixo o que fazer em São João Del Rei.

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais

Curiosidades

Diz a história que nos anos de 1704 e 1705, o português Manuel João de Barcelos, descobriu uma grande quantidade de ouro, no Morro das Mercês. A partir daí, começara o povoamento. Muita gente chegou por aquelas bandas, em busca de riqueza e minerais – dando início à cidade que no futuro viria a ser, São João Del Rei.

+ Reserve Hotel pelo Booking com 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
ão João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais

Na época, a vila ganhou o nome de Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar. Em 1713 foi elevada a condição de Vila de São João Del Rei. Atualmente, é uma das cidades históricas mais desenvolvidas do Estado de Minas Gerais e faz parte do roteiro turístico, a Estrada Real.

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais

O centro histórico de São João Del Rei ainda guarda o charme e a riqueza do ciclo do ouro, e suas construções barrocas do século XVIII, bem preservadas, encantam os turistas.

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais

O conjunto arquitetônico totaliza mais de 700 imóveis, tombados pelo IPHAN, em 1938. Em 2007, a cidade ganhou o título de Capital Brasileira da Cultura. Só por essa curta descrição, já deu para perceber que São João Del Rei, é um prato cheio para os adoradores de história e cultura, não é mesmo?

+ Confira também: comidas típicas de Minas Gerais

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais

O que fazer em São João Del Rei

Visitar a Igreja de São Francisco de Assis

Trata-se de uma das igrejas mais bonitas de São João Del Rei. A Igreja de São Francisco de Assis foi construída no ano de 1749, pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis. A fachada foi elaborada pelo Mestre Antônio Francisco Lisboa, o famoso Aleijadinho. É um monumentos históricos mais importantes da cidade e um dos principais pontos turísticos de São João Del Rei.

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais

Igreja de São Francisco de Assis

Endereço: Praça Frei Orlando (Centro Histórico)

Horários para visitação: diariamente, das 8h às 11h e das 14h às 16h

Entrada: 6 reais por pessoa

+ Saiba também: o que fazer em Ouro Preto

Ponte do Rosário em São João Del Rei

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais

Ponte do Rosário

Localizada no centro da cidade, a construção secular da Ponte do Rosário chama atenção de quem passa – é marca registrada, e considerada por muitos como um dos mais belos cartões postais da cidade.

Endereço: Avenida Tiradentes

Visitar a Igreja N. S. Do Carmo

Outra bela atração, no coração do centro antigo de São João del Rei, é a Igreja do Carmo, construída pela Irmandade de Nossa Senhora do Carmo, entre 1732 e 1759. A Igreja do Carmo está entre os pontos de interesse mais visitados da cidade. Seu interior ostenta lustres de cristal e um rico altar de estilo arquitetônico barroco. 

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais dicas viagem férias

Igreja do Carmo

Endereço: Largo do Carmo (Centro Histórico)

Horários para visitação: Diariamente das 6 às 12h e 13 às 19h

Entrada: 4 reais por pessoa.

Memorial Tancredo Neves

O Memorial Tancredo Neves está entre os melhores lugares para conhecer em São João Del Rei. O edifício histórico do século XVIII, abriga 8 salas e possui um acervo muito interessante, contando toda a história da trajetória política de Tancredo Neves.

Endereço: Rua Padre José Maria Xavier, 7

Entrada: 2 reais por pessoa

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Sua construção teve início em 1721, para substituir a primitiva Capela do Pilar, edificada no Morro da Forca. No ano 1732 vieram de Portugal, ouro em folha, gesso, óleos e tintas – tudo isso para embelezar ainda mais, o interior da capela-mor.

Endereço: Rua Getúlio Vargas, s/n.

Museu Ferroviário

São João del Rei o que fazer pontos turísticos cidade histórica Minas Gerais dicas viagem férias

Museu Ferroviário

Outro museu bonito e bem conservado, é o Museu Ferroviário. Este museu, fica localizado no complexo da cidade e foi tombado pelo iphan, à mais de 25 anos. Não deixe de visitar e tirar belas fotos das antigas locomotivas e do vagão do Imperador Dom Pedro II.

+ Reserve Hotel pelo Booking com 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

São João del Rei o que fazer pontos turísticos viagem Minas Gerais cidades históricas

Vagão do Imperador Dom Pedro II

Endereço: Av. Hermílio Alves, 366, São João Del Rei-MG

Horários para visitação: De terça a domingo das 9h as 11h e das 13 às 17h

Entrada: Gratuita

Como é o passeio de trem de Tiradentes a São João Del Rei

Nunca viajou de trem? O passeio de Tiradentes a São joão Del Rei é uma boa pedida! O trajeto não é longo, são cerca de 12 km percorridos às margens do Rio das Mortes, a bordo das centenárias locomotivas. O percurso tem uma duração de 40 minutos. Na entrada para o vagão, aproveite para sentar do lado direito e contemplar a bela paisagem da Serra de São José.

Horário de saída de Tiradentes: sexta, sábado, domingo e feriados, às 13h e às 17h.

Horário de saída de São João Del Rei: sexta, sábado, domingo e feriados, às 10h e às 15h.

+ Veja também: o que fazer em Tiradentes e o que fazer em Mariana

Igreja N. S. Das Mercês

Igreja N. S. Das Mercês

Para conhecer a igreja do século XIX, vá até a Praça Barão de Itambé. Esta igreja está entre os monumentos históricos mais antigos de São José del Rei. Suba as escadarias da Matriz e aprecie a incrível vista do centro histórico da cidade. Se possível, visite a fachada à noite já que iluminada, fica ainda mais bonita.

Endereço: Praça Barão de Itambé

+ Verifique também: cidades históricas brasileiras

Igreja N. S. do Rosário e o Solar dos Neves

Solar dos Neves

Solar dos Neves, é a casa que pertencia à família do ex-presidente Tancredo Neves. Logo ao lado fica a Igreja do Rosário, a construção religiosa é a mais antiga da cidade.

+ Reserve Hotel pelo Booking com 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Igreja do Rosário

Endereço: Largo do Rosário

Rua das Casas Tortas

Rua das Casas Tortas

Próxima ao Largo do Rosário, encontra-se a Rua de Santo António, mais conhecida como a Rua das Casas Tortas (antigo caminho dos bandeirantes). A rua abriga casas centenárias de arquitetura colonial. Aproveite para visitá-la! Gostou do post sobre o que fazer em São João Del Rei? Compartilhe!

+ Veja também: roteiro Ouro Preto e Tiradentes

Onde comer em bem São João Del Rei

Le Gusta Bistrô: 

Endereço: Av. 31 de Março, 2305 (Colônia do Marçal)

Pizza Raro 

Endereço: Praça Severiano de Rezende (Lg. Tamandaré), 138 (Centro)

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o que fazer em São João Del Rei? Compartilhe!


Tags::

Você também vai gostar