Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Praias de Aljezur

Compartilhar

11 Melhores praias de Aljezur

Quais as melhores praias de Aljezur? Entre praias com boa infraestrutura turística e paraísos preservados, há muito o que explorar na costa ocidental do Algarve. Aljezur é sinónimo de praia! Areais a perder de vista circundados por arribas dramáticas e imponentes. Um mar de águas azuis e cristalinas convidam-nos a viver momentos de tranquilidade e prazer numa paisagem paradisíaca! São as suas magníficas praias que fazem do concelho de Aljezur um destino de eleição nos meses de primavera-verão. Afinal de contas, Aljezur está entre os principais destinos para férias na Costa Vicentina. No entanto, é importante referir que a região não se limita simplesmente às suas belas praias: Aljezur também se caracteriza por monumentos históricos, museus, aldeias pitorescas e gastronomia de elevada qualidade. A vila foi fundada no século X pelos mouros e guarda vestígios do passado pré-histórico.

Praias de Aljezur: mapa, como ir às praias mais bonitas e onde ficar

Onde fica e como ir para Aljezur

A vila de Aljezur situa-se na zona ocidental da província do Algarve (Sul de Portugal). Fica a 30 km de distância da cidade de Lagos.

A melhor forma de viajar para Aljezur é de carro. Se estiver em Lisboa, siga pela autoestrada A2.

O percurso demora aproximadamente duas horas e cinquenta minutos. Se optar por chegar ao destino de avião, terá de percorrer uma distância de 108 km entre o Aeroporto de Faro e Aljezur.

Infelizmente, a oferta de transportes públicos é ainda bastante carente na região e a melhor opção para se deslocar é de carro próprio ou alugado.

Quando visitar Aljezur: melhor época

Antes de decidir quando ir visitar as praias do concelho de Aljezur, é bom ficar atento à previsão do tempo e qual a melhor época para viajar para lá.

Entretanto, saiba que o clima de Aljezur é temperado mediterrânico e a região pode ser visitada em qualquer altura do ano.

Mas a melhor época para desfrutar das praias de Aljezur é durante o verão europeu. De junho a setembro, consegue tirar partido do bom tempo em Aljezur. Se puder programe as suas férias para esses meses.

As temperaturas no verão oscilam entre os 15 e os 30ºC e no inverno entre os 8 e os 18ºC. Nos meses de verão, a água do mar atinge temperaturas entre os 20 e os 23ºC, o que a torna mais convidativa para uns mergulhos no mar!

Onde ficar a dormir em Aljezur

Praias de Aljezur: mapa, como ir às praias mais bonitas e onde ficar

Quinta Alma – Ecological Retreat Farm – Fotos/divulgação

Se está a planear visitar Aljezur, mas ainda não sabe onde ficar a dormir ou que alojamento escolher, nós ajudamos.

A região oferece acomodações com todas as comodidades essenciais para uma escapadinha confortável ou umas férias prolongadas.

E, claro, em termos de hospedagem em Aljezur, quanto mais perto da praia melhor, não acha? Eis a nossa seleção dos melhores alojamentos e casas de férias perto das mais belas praias de Aljezur.

Hotéis confortáveis e bem localizados

Herdade Monte Do Sol: Alojamento de Turismo Rural a apenas 5 minutos de carro da Praia da Arrifana, uma das mais belas praias de Aljezur. Apresenta  villas  confortáveis e climatizadas com terraço privativo, piscina ao ar livre, jardim, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Boa aposta!

Herdade Quinta Natura: Alojamento de Turismo Rural inserido em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Dispõe de acomodações aconchegantes com um belo terraço privativo, piscina exterior, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Excelente preço x qualidade. 

Biscuttela Vicentina: Casa de férias totalmente equipada e com ótima localização na Praia da Arrifana. Apresenta acomodações confortáveis, piscina exterior com deck de madeira, comodidades para churrascos, Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

Quinta Alma – Ecological Retreat Farm: Trata-se de um glamping, ou campismo de luxo. O Quinta Alma – Ecological Retreat Farm oferece o melhor de dois mundos: a comunhão com a Natureza no seu estado mais puro e toda a sofisticação e comodidade de um hotel 5 estrelas.

Casa Sol: Casa de férias com excelente localização em Aljezur. Dispõe de acomodações amplas e confortáveis, piscina ao ar livre, terraço para banhos de sol, jardim, comodidades para churrascos, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. 

Hillside 2 Aljezur old town: Casa de férias aconchegante, a apenas 700 metros do Castelo de Aljezur e a 10 minutos de carro das praias de Aljezur. Apresenta uma cozinha totalmente equipada, 2 quartos, um pátio com vista para a montanha, Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

Melhores praias de Aljezur

Praias de Aljezur: mapa, como ir às praias mais bonitas e onde ficar

Afastado do burburinho de um Algarve mais a Sul, o concelho de Aljezur apresenta-se como um Algarve diferente, sendo as praias uma das suas maiores riquezas naturais. 

Com uma zona costeira de mais de 40 quilómetros de extensão, a região acolhe belas enseadas cercadas pelo perfil serrilhado de altas falésias xistosas. 

Aljezur é um destino de praia por excelência e acolhe um dos litorais mais preservados da Europa.

O nosso objetivo nos próximos tópicos é dar-lhe a conhecer as melhores e mais afamadas praias desta magnífica região, bem como os pontos fortes de cada uma delas.

Seguem-se então as dicas cruciais para você aproveitar ao máximo as mais belas praias de Aljezur, localizadas em pleno coração da Costa Vicentina. Divirta-se!

Praia de Odeceixe

Praias de Aljezur: mapa, como ir às praias mais bonitas e onde ficar

Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a Praia de Odeceixe é palco de encontro da Ribeira de Seixe com o mar.

Situa-se no extremo Norte do concelho de Aljezur e faz divisa natural com o Alentejo. Esta praia é dotada de uma grande beleza natural, e tem a particularidade de ser o único local do mundo onde se avista cegonhas que nidificam nos penhascos marítimos.

Como se isso não bastasse, a Praia de Odeceixe é ainda Galardoada com Bandeira Azul, dispõe de nadadores salvadores durante a época balnear e oferece boas infraestruturas de apoio aos visitantes: Alojamentos com vista para o mar, cafés, restaurantes, WC, duchas e estacionamento nas imediações.

Praia excelente para surfistas, casais, amigos, famílias com crianças e pessoas com problemas de mobilidade reduzida. Imperdível!

Praia das Adegas

Praias de Aljezur: mapa, como ir às praias mais bonitas e onde ficar

Vizinha à Praia de Odeceixe, a Praia das Adegas é uma praia oficial de naturismo e uma das melhores enseadas secretas do concelho de Aljezur.

Esta praia é de pequenas dimensões e encontra-se abrigada por arribas que a protegem dos ventos. Para além disso, acolhe uma enorme caverna, cujo o cenário proporciona fotos espetaculares em conjunto com as piscinas naturais junto às falésias. 

O primeiro acesso à praia é feito por um trilho escavado nas rochas e posteriormente por uma escadaria de madeira, que fica próxima ao Miradouro da Praia das Adegas.

Nas imediações da praia há bons restaurantes de comida regional, cafés, duchas e um parque de estacionamento gratuito!

Dica: O acesso à caverna só é possível quando a maré está baixa, então fique atento à Tábua das Marés e programe uma visita à Praia das Adegas nesse período. 

Praia do Vale dos Homens

A Praia do Vale dos Homens está localizada no litoral Norte de Aljezur, perto da pequena povoação de Rogil (aproximadamente 3 km). 

Praticamente deserta o ano todo, a atmosfera tranquila desta praia é perfeita para cumprir dias de isolamento a dois ou com a família.

Seu mar azul e cristalino contrasta com os penhascos negros na costa, formando um belo cenário paradisíaco.

A Praia do Vale dos Homens é vigiada durante a época balnear, tem estacionamento nas proximidades, mas não tem apoio de bares/restaurantes.

Posto isto, se lá quiser passar o dia, o melhor mesmo será ir prevenido com lanche e bebidas, além de uma sacola para recolher o seu lixo.

Há passadiços de madeira para aceder ao areal, que proporcionam, ao mesmo tempo, uma bela panorâmica do mar e das falésias. A não perder!

Praia da Carriagem

Praias de Aljezur: mapa, como ir às praias mais bonitas e onde ficar

Se dá preferência a lugares mais calmos e reservados, vai certamente adorar a Praia da Carriagem, considerada uma das melhores praias desertas de Aljezur. 

Espere encontrar uma praia romântica e intimista. A descida para o areal faz-se por meio de uma enorme escadaria de madeira que percorre as falésias até ao coração da praia em forma de meia lua.

É importante salientar: a Carriagem caracteriza-se, principalmente, pelas piscinas naturais e belas formações geológicas que se revelam na maré baixa.

Assim sendo, escusado será dizer que a melhor altura para visitar o local é no período da maré seca. Fique de olho na Tábua das Marés!

Vale referir também que o local faz parte do circuito Praia da Amoreira, integrado no fantástico projeto turístico Rota Vicentina, um percurso pedestre com 6 km de extensão que arranca em Pego das Éguas, passa pelas praias da Amoreira e da Carriagem, e finaliza no Parque de Campismo do Serrão.

A caminhada está inserida no incrível Trilho dos Pescadores, circuito que percorre as arribas da Costa Vicentina, de Porto Covo a Odeceixe (com itinerários complementares mais a sul, como o que cruza a Carriagem). Fica a dica para quem gosta de praticar longas caminhadas e atividades ao ar livre. 

A partir de Rogil, o acesso à Carriagem faz-se por uma estrada de terra batida, mas acessível a qualquer veículo (3 km). Nas imediações da praia há um pequeno parque de estacionamento onde pode deixar o carro.  

Praia da Amoreira

Circundada por falésias, vegetação nativa e dunas douradas a perder de vista, a Praia da Amoreira destaca-se pelo lindo encontro da Ribeira de Aljezur com mar.

O cenário é fascinante no horário da maré baixa, pondo a descoberto formações rochosas e deliciosas lagunas no areal, que são uma excelente pedida para casais e famílias com crianças e bebés.

Outro motivo que atrai os visitantes à Praia da Amoreira são suas ondas perfeitas para o surf. O local também dispõe de apoios e serviços: bares/restaurantes com vista para o mar, nadadores-salvadores, WC, duchas, etc.

Além disso, é uma praia Galardoada com Bandeira Azul e possui boas acessibilidades, contando com passadiços e rampa que ligam o estacionamento ao areal.

Localizada a 8,5 km do centro de Aljezur, a Praia da Amoreira fica perto do Vale D. Sancho e da Praia de Monte Clérigo e o acesso faz-se de carro pela estrada N120. O GPS ensina o caminho. 

Praia de Monte Clérigo

Vizinha à Praia da Amoreira, a Praia de Monte Clérigo distingue-se por suas maravilhosas dunas e falésias, as quais dividem sua extensa faixa de areia em duas partes. 

Quando a maré baixa é possível avistar estrelas do mar e relaxar nas piscinas rasinhas cercadas de rochas que lembram um curioso anfiteatro natural. 

No local também existe um vilarejo piscatório formado por típicas casas de veraneio e um Parque Florestal com áreas de Pic-Nic. 

É uma praia excelente para casais, amigos, famílias e surfistas, por conta das boas condições para a prática de surf.

Há também acesso facilitado ao areal, vigilância na alta temporada, escola de surf, estacionamento nas proximidades e bares/restaurantes pé na areia.

Para chegar à Praia de Monte Clérigo a partir do centro de Aljezur, siga pela estrada EM1003-1 por aproximadamente 8,5 km. Acesso fácil!

Praia da Fateixa

Absolutamente fascinante, esta é uma das praias secretas de Aljezur que não pode perder. Localizada a poucos metros da Praia de Monte Clérigo, a Praia da Fateixa é um pequeno paraíso escondido. 

Espere encontrar uma praia de pequenas dimensões, emoldurada por falésias negras e douradas que contrastam com a areia branquinha e mar transparente com lindos tons de azul. 

Deserta o ano todo, a Fateixa é uma praia selvagem e um dos segredinhos mais bem guardados entre os frequentadores da Costa Vicentina.

Importa ainda salientar que o acesso ao areal é de média dificuldade e a descida faz-se pela arriba escarpada. Leve botas de trekking e fique atento ao caminho! 

No local não há vigilância nem bar/restaurante nem qualquer equipamento de suporte aos turistas.

Dica: Vale a pena visitar a praia no horário da maré baixa e desfrutar das piscinas naturais repletas de peixinhos. Praia indicada para casais aventureiros.

Praia da Arrifana

Charme e atmosfera hippie caracterizam a Praia da Arrifana, uma das mais belas e emblemáticas praias da Costa Vicentina.

Localizada numa baía cercada por imponentes arribas, esta praia é procurada durante todo o ano por praticantes de surf e bodyboard.

O local acolhe um pequeno vilarejo debruçado sobre o mar, constituído por casas de veraneio, alojamentos, bares, restaurantes e lojas de souvenir.

Outro destaque da praia são as ruínas da Fortaleza da Arrifana. Estamos a falar-lhe do antigo Ribāt da Arrifana, que compõe o mais significativo conjunto religioso islâmico no Ocidente da Península Ibérica. 

A partir das muralhas da Fortaleza da Arrifana poderá desfrutar do mais belo pôr-do-sol da região de Aljezur.

Dica: Ao lado do Ribãt da Arrifana há um restaurante/bar descontraído que oferece uma panorâmica espetacular sobre o mar e várias propostas de peixe e marisco. 

Praia do Vale Figueiras

Trata-se de uma das praias mais isoladas de Aljezur, inserida num vale e ladeada por falésias imponentes.

A Praia do Vale Figueiras fica escondida na zona das Alfambras, um povoamento disperso a meio do caminho entre a vila de Aljezur e a aldeia da Carrapateira. 

Para chegar à praia basta seguir as coordenadas do GPS disponíveis no Google Maps. O acesso faz-se por um caminho de terra batida (3 km), mas acessível a qualquer veículo.  

A praia apresenta uma longa faixa de areia, ideal para caminhadas e atividades ao ar livre. Além disso, o mar reúne boas condições para a prática de surf e bodyboard. Não tem apoios!

Dica: A paradisíaca Praia do Penedo fica mesmo ao lado da Praia do Vale Figueiras e pode lá chegar caminhando pela areia, durante o horário da maré baixa.

Praia da Bordeira

A Praia da Bordeira é um capricho da natureza, moldado por falésias coloridas e extensos campos dunares polvilhados  pela vegetação preservada. 

Mesmo nos meses de verão será difícil encontrar a Praia da Bordeira repleta de visitantes. O mais comum é ver por lá os amantes de esportes aquáticos em busca de boas ondas, diversão e relaxamento.

Nesta praia desagua a Ribeira da Bordeira, que forma várias lagunas de águas transparentes e cálidas, perfeitas para crianças e adultos. 

A Praia da Bordeira é um local tranquilo para passar o dia todo. No entanto, como é uma praia deserta, não há nenhum bar/restaurante por lá. Assim sendo, deve ir prevenido como o necessário para passar o dia.

Está localizada no litoral Sul do concelho de Aljezur, próxima às aldeias da Bordeira e Carrapateira. O acesso faz-se pela estrada N268. 

O local é vigiado durante a época balnear, tem estacionamento nas imediações e passadiços em madeira para aceder ao areal. Simplesmente imperdível!

Praia do Amado

É fácil se apaixonar pela Costa Vicentina e mais ainda pela Praia do Amado, considerada uma das mais belas praias do litoral português.

Emoldurada por falésias cor-de-rosa, esta bela praia estende-se ao longo de três vales e oferece um mar perfeito para a prática de surf.

Não à toa, a Praia do Amado é frequentada por surfistas de várias partes do mundo. Inclusive, o local tem sido palco de diferentes provas e campeonatos de surf. 

No local há um bar que serve petiscos e bebidas, além de duchas, escola de surf, vigilância durante a época balnear, estacionamento gratuito e passadiços em madeira para aceder ao areal. 

A Praia do Amado está localizada no extremo Sul do litoral de Aljezur, a 5 km da Praia da Bordeira e o acesso a partir da Carrapateira faz-se pela estrada N268 (2,3 km). A não perder!

Quantos dias ficar em Aljezur?

Se o objetivo da sua viagem a Aljezur é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar as melhores praias da região, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita. 

E você, já conhece as praias de Aljezur? Não? Então se ficou com vontade de conhecer programe uma visita e encaminhe este post para alguém que vai amar este paraíso também!

+ Dicas de locais a visitar

Agora que você já conhece as melhores praias de Aljezur, aproveite e descubra outros locais lindos para visitar no Algarve.

+ Praias de Albufeira

+ Praias de Portimão

+ Visitar Tavira

+ Praias de Vila do Bispo

+ Visitar Sagres

+ Praias em Lagos

+ O que fazer em Faro

+ Visitar o Carvoeiro

+ O que fazer em Ferragudo

+ Passeio de barco pelas grutas de Lagoa 

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do guia das melhores praias de Aljezur? Salve o roteiro nos favoritos!

Tags:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *