Garimpo Real, Diamantina – MG, O que fazer

Receba nossas dicas e novidades

Garimpo Real Diamantina MG

Garimpo Real, Diamantina – MG, O que fazer

O Garimpo Real

Logo na chegada a Diamantina, fomos nos apercebendo que estávamos diante de uma cidade muito especial. Não apenas pela riqueza cultural e a beleza preservada da sua arquitetura – esta cidade, tem muito mais que isso. A atmosfera histórica é realmente impressionante – passear em Diamantina é como viajar no tempo… O Garimpo ainda vive!

Garimpo Real Diamantina MG pontos turisticos

“O Garimpo é um estado natural de sonhos, que permite o arrojo das tentativas, explica o esbanjamento da sua efêmera fortuna e o orgulho consolador, que de uma hora para a outra, tudo pode melhorar” – Belmiro Luiz Nascimento

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Febre do Garimpo

Garimpo Real Diamantina MG pontos turísticos

Não foram só os EUA que tiveram sua “febre do ouro” – tivemos também a nossa, e ela envolvia muitos outros minerais, metais e pedras preciosas. Desde o primeiro marinheiro, que desceu das naus portuguesas de Cabral em terra, sempre foi evidente o interesse dos europeus no ouro e nas pedras preciosas, embora a pesquisa mineral, somente tenha ganho corpo com as expedições das Entradas, entre os séculos XVI e XVII.

Garimpo Diamantina MG pontos turísticos o que fazer viagem dicas hotel passeios

Como nos EUA muitos indivíduos além da coroa, também se aventuravam por conta, em busca de sucesso e riqueza. O historiador inglês Charles Boxer, relata que o ouro foi encontrado quase que imediatamente na região, que hoje compreende Minas Gerais.

Grupos paulistas, após as descobertas, começaram a povoar a região, antes disso quase deserta. Da mineração, é que veio o ímpeto para o desenvolvimento da agricultura e do comércio local, para atender às comunidades de garimpeiros e aventureiros.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Garimpo Real Diamantina MG

No início, o ouro era garimpado no leito dos rios, no processo conhecido como mineração de aluvião. Porém, com a abertura de minas, o processo se tornou mais custoso e demorado, envolvendo grandes escavações, embora se mostrasse muito mais rentável. Primeiro foram escavados os chamados tabuleiros, não muito profundos e nas margens dos rios, para depois serem abertas minas em encostas, chamadas de “grupiaras”.

O Garimpo Real – um passeio

A família de Belmiro Luiz Nascimento, veio da cidade do Funchal, na ilha portuguesa da Madeira, à mais de 200 anos. Isso ainda no tempo do Brasil Colônia. A atividade do garimpo, vem sendo passada de pai para filho no decorrer desse período.

Garimpo Diamantina MG pontos turisticos passeios dicas viagem

Lavadeira

O Garimpo Real, está situado a 9 km da cidade de Diamantina – MG. Percebendo o grande potencial da região, Belmiro transformou o garimpo em uma atividade turística. Ele realiza uma visita guiada que dura cerca de 3 horas.

Como grande conhecedor dos processos, Belmiro, é um garimpeiro que segue o passeio descrevendo com dedicação e detalhes cada passo da visita. Nos chamou bastante à atenção, o estado de conservação de um espaço que vem sendo explorado, há mais de 200 anos. As típicas agressões evidentes à natureza – um traço da atividade de garimpo – sequer podiam ser notadas.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Garimpo Real Diamantina MG

Banca de corte

Belmiro descreve técnicas rudimentares, usadas desde os tempos do Brasil Colônia, que permitem a exploração mineral sustentável, sem uso de motores ou bombas de sucção, ou ainda de metais pesados, como o mercúrio.

Curiosidades

Os diamantes, são minerais que se formam sob pressões monstruosas, a dezenas de quilômetros da superfície da terra. Erupções vulcânicas ao longo dos milênios, trouxeram fragmentos dessas pedras até a superfície. A erosão de solos com essas pedras, leva os fragmentos até o leito dos rios, onde eles podem ser explorados com técnicas de aluvião.

+ Faça seu Seguro de Viagem com a Mondial Assistance – Leitor do blog tem 15% desconto Garimpo Diamantina MG pontos turísticos o que fazer passeios dicas turismo viagem

Raro e difícil de ser extraído, o diamante, é proveniente de uma rocha chamada Kimberlita, um nome dado em razão da região de Kimberley, na África do Sul, uma das maiores produtoras da pedra, até os dias de hoje.

Entre os séculos XVI e XVII, durante a febre do ouro e pedras preciosas, em Minas Gerais, foram extraídos mais de 3 milhões de quilates, em Diamantina e enviados diretamente à coroa portuguesa.

*Dica: onde ficar em Diamantina

Em Diamantina, adoramos o Pouso da Chica, uma pousada em estilo colonial, super charmosa e bem decorada. A localização é ótima, fica próxima aos pontos turísticos e a apenas 100 metros de distância, da praça principal do centro histórico.

Os quartos dos chalés, são confortáveis e arejados. No café da manhã é servido: frutas, sucos, pão de queijo quentinho, biscoitos e bolos frescos. Saiba mais sobre a Pousada: Clique aqui!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post? Compartilhe com seus amigos! Obrigada e até +++

Share
Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É Empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!