Escreva para pesquisar

Como é feita a extração do ouro?

Compartilhar

Garimpo Real: como é feita a extração do ouro e outras curiosidades

Logo na chegada a Diamantina, fomos nos apercebendo que estávamos diante de uma cidade muito especial. Não apenas pela riqueza cultural e a beleza preservada da sua arquitetura – esta cidade, tem muito mais que isso. A atmosfera histórica é realmente impressionante. Passear pelas ruas empedradas de Diamantina, é como viajar no tempo… Uma das nossas experiências inesquecíveis pela região, foi ter conhecido o Garimpo Real, um passeio guiado pelo simpático Belmiro. Venha connosco nesta aventura e saiba como é feita a extração do ouro e diamantes, além de outras curiosidades sobre a mineração.

Garimpo Real Diamantina MG pontos turisticos

“O Garimpo é um estado natural de sonhos, que permite o arrojo das tentativas, explica o esbanjamento da sua efêmera fortuna e o orgulho consolador, que de uma hora para a outra, tudo pode melhorar” – Belmiro Luiz Nascimento

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Febre do Garimpo

Garimpo Real Diamantina MG pontos turísticos

Não foram só os EUA que tiveram sua “febre do ouro” – tivemos também a nossa, e ela envolvia muitos outros minerais, metais e pedras preciosas.

Desde o primeiro marinheiro, que desceu das naus portuguesas de Cabral em terra, sempre foi evidente o interesse dos europeus no ouro e nas pedras preciosas. Embora, a pesquisa mineral, somente tenha ganho corpo com as expedições das Entradas, entre os séculos XVI e XVII.

Garimpo Diamantina MG pontos turísticos o que fazer viagem dicas hotel passeios

Como nos EUA muitos indivíduos além da coroa, também se aventuravam por conta, em busca de sucesso e riqueza. O historiador inglês Charles Boxer, relata que o ouro foi encontrado quase que imediatamente na região, que hoje compreende Minas Gerais

Grupos paulistas, após as descobertas, começaram a povoar a região, antes disso quase deserta. Da mineração, é que veio o ímpeto para o desenvolvimento da agricultura e do comércio local, para atender às comunidades de garimpeiros e aventureiros.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Garimpo Real Diamantina MG

No início, o ouro era garimpado no leito dos rios, no processo conhecido como mineração de aluvião. Porém, com a abertura de minas, o processo se tornou mais custoso e demorado, envolvendo grandes escavações.

Embora, se mostrasse muito mais rentável. Primeiro foram escavados os chamados tabuleiros, não muito profundos e nas margens dos rios, para depois serem abertas minas em encostas, chamadas de “grupiaras”.

+ Saiba também: o que fazer em Diamantina

Como é feita a extração do ouro – Garimpo Real

Em uma visita guiada pelo Garimpo Real, situado a 9 km da cidade de Diamantina – MG, o garimpeiro Belmiro, um grande conhecedor dos processos segue o passeio descrevendo com dedicação e detalhes cada passo da visita.

Nos chamou bastante à atenção, o estado de conservação de um espaço que vem sendo explorado, há mais de 200 anos. As típicas agressões evidentes à natureza – um traço da atividade de garimpo – sequer podiam ser notadas.

como é feita a extração do ouro

Lavadeira

O garimpeiro descreve como é feita a extração do ouro, desde os tempos do Brasil Colônia. Técnicas rudimentares, que permitem a exploração mineral sustentável. Sem uso de motores ou bombas de sucção, ou ainda de metais pesados, como o mercúrio. Entenda mais sobre essas técnicas aqui.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

como é feita a extração do ouro

Banca de corte

Curiosidades

Os diamantes, por exemplo, são minerais que se formam sob pressões monstruosas, a dezenas de quilômetros da superfície da terra. Erupções vulcânicas ao longo dos milênios, trouxeram fragmentos dessas pedras até a superfície. A erosão de solos com essas pedras, leva os fragmentos até o leito dos rios, onde eles podem ser explorados com técnicas de aluvião.

como é feita a extração do ouro

Raro e difícil de ser extraído, o diamante, é proveniente de uma rocha chamada Kimberlita .- um nome dado em razão da região de Kimberley, na África do Sul, uma das maiores produtoras da pedra, até os dias de hoje.

+ Veja também: cidades históricas mais bonitas de Minas Gerais

Onde ficar em Diamantina

Em Diamantina, ficamos hospedados no Pouso da Chica, uma pousada colonial, charmosa e bem decorada. A localização é ótima, fica próxima aos pontos turísticos, e a 100 metros do centro histórico.

Os quartos dos chalés, são confortáveis e arejados. Café da manhã gostoso: com frutas, sucos, pão de queijo quentinho, biscoitos e bolos frescos. Saiba mais sobre o Pouso da Chica: Clique aqui!

Para além do Pousa da Chica, as outras boas ofertas são: Pousada do Garimpo, Pousada Vale do Garimpeiro, Hotel Jardim do Vale e ainda mais em conta o Hostel Pico do Itambé. Acesse o site do Booking e confira as melhores tarifas.

Nota importante: os hotéis em diamantina têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana, feriados e na época das Vesperata.

+ Verifique também: o que fazer em Tiradentes e onde ficar em Ouro Preto

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Quer saber mais como é feita a extração do ouro e dos diamantes? Então, conheça o Garimpo Real, em Diamantina – MG.


Tags::

Você também vai gostar