Escreva para pesquisar

Compartilhar

Dicas das melhores praias do RN

Rio Grande do Norte tem como vocação o turismo. A fantástica zona costeira abriga dezenas de praias paradisíacas, repletas de paisagens naturais de tirar o fôlego e muitas opções de entretenimento para adultos e crianças. Para orientar o seu passeio, o Partiu Pelo Mundo apresenta neste guia turístico a lista das melhores praias do RN, situadas entre dunas e falésias, banhadas por águas mornas e cristalinas. Tudo com dicas de hospedagem, locomoção e como chegar. Role a página e prepare-se para descobrir as praias mais bonitas do Rio Grande do Norte para umas férias prolongadas ou um fim de semana na região do Nordeste brasileiro. Cuidado: risco de se apaixonar!

Melhores praias do RN

Melhores praias do Rio Grande do Norte para se hospedar

A seguir listamos as praias com boa infraestrutura para os turistas que planejam conhecer e curtir suas férias no Rio Grande do Norte.

Além do acesso fácil aos locais mais bonitos do litoral potiguar, as praias que indicamos para se hospedar oferecem uma boa variedade de acomodações e preços de diárias que se adequam a diferentes bolsos.

Foto/divulgação: Pousada Toca da Coruja

Praia de Ponta Negra – Natal

Melhor praia urbana da cidade de Natal, com boa oferta de hotéis e pousadas à beira-mar. Quem se hospeda na praia ou no bairro de Ponta Negra garante acesso fácil aos melhores restaurantes de Natal, bares, casas noturnas, lojas de artesanato, agências de turismo, pontos de táxi, dentre outros serviços.

Além disso, a partir da Ponta Negra dá para explorar facilmente as mais belas praias e lagoas perto de Natal: Dunas de Genipabu, Praia de Maxaranguape, Parrachos de Maracajaú, Barra do Punaú, Praia de Camurupim e as lagoas do Carcará e Arituba. Reserve pelo menos 3 noites.

Melhores sugestões de hospedagem na Praia de Ponta Negra:

Golden Tulip Natal Ponta Negra: hotel 4 estrelas, localizado em frente à Praia de Ponta Negra. Disponibiliza acomodações confortáveis, piscina, bar, restaurante, Wi-Fi e estacionamento. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Aquaria Natal: hotel 4 estrelas com vista para o mar e para o famoso Morro do Careca, cartão-postal de Natal. Apresenta suites climatizadas, piscina, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Manary Praia Hotel: hotel 4 estrelas, situado à beira-mar. Dispõe de acomodações aconchegantes, piscina, jardim, bar, restaurante, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Coral Plaza Apart e o Natal Dunnas: hotel 4 estrelas com excelente localização na Praia de Ponta Negra. Oferece acomodações com vista para o mar, piscina, salão de jogos, parque infantil, bar, restaurante, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária.

Praia da Pipa – Tibau do Sul

A Praia da Pipa é o local mais famoso e procurado para hospedagens na região do Litoral Sul do Rio Grande do Norte. O destino reúne hotéis à beira-mar, restaurantes típicos, bares e lojas de comércio tradicional.

Pipa é o destino certo para montar base no município de Tibau do Sul e desfrutar das praias e lagoas mais bonitas do Litoral Sul do RN: Praia do Amor, Baía dos Golfinhos, Praia do Madeiro, Praia de Sibaúma, Barra do Cunhaú, Baía Formosa, Praia do Sagi, Praia do Giz e a Lagoa Guaraíras. Reserve pelo menos 4 noites.

Melhores sugestões de hospedagem em Pipa:

Toca da Coruja: pousada de charme, localizada no centro de Pipa. Apresenta luxuosos bungalows com vista para o jardim, piscina, sauna a vapor, banheira de hidromassagem, restaurante estrelado, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária.

Oka da Mata: hotel 4 estrelas, situado a menos de 200 metros da praia de Pipa. Dispõe de acomodações amplas e climatizadas, piscina, jardim, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária.

Boutique Hotel Marlin’s: hotel 5 estrelas com localização privilegiada no centro de Pipa e acesso privado à praia. Disponibiliza suites com vista para o mar, piscina, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Paua Hotel Boutique: hotel 4 estrelas com decoração rústica-charmosa. Está localizado no Chapadão de Pipa, um mirante natural com vista espetacular para a Praia do Amor. Apresenta quartos aconchegantes, piscina, spa, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. 

Sombra e Água Fresca Spa Floresta: hotel 5 estrelas, localizado a 50 metros da Praia do Amor e a menos de 500 metros do centro de Pipa. Dispõe de acomodações luxuosas, piscina, restaurante, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso, destino muito procurado pelos praticantes de esportes náuticos, reúne praias lindas e possui boa oferta de hotéis, bares, restaurantes regionais, dentre outros serviços.

Para mais, São Miguel do Gostoso ainda serve como base para ótimos passeios bate-volta pelo Litoral Norte do Rio Grande do Norte: Praia de Tourinhos, Praia do Marco, Lagoa do Sal, Parrachos de Perobas e a Península de Galinhos (vilarejo piscatório cercado por água salgada, manguezais e dunas). Reserve pelo menos 3 noites. 

Sugestões de hospedagem em São Miguel do Gostoso

Bangalô Kauli Seadi: hospedagem de luxo, localizada a 2 minutos a pé da praia e a 700 metros do centro de São Miguel do Gostoso. Apresenta bungalows românticos e confortáveis, piscina, restaurante, campo de ténis, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Hara Chalés e SPA: hotel rústico-charmoso com localização privilegiada em frente à praia. Dispõe de chalés aconchegantes, piscina, spa, restaurante, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Pousada Boutique Vila Boa Vista: hospedagem de luxo, situada a 200 metros da Praia e a 1 km do centro de São Miguel do Gostoso. Oferece quartos amplos e climatizados, piscina, jardim, terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Nota importante: os hotéis mencionados acima têm uma taxa de ocupação alta nos meses das férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o litoral do Rio Grande do Norte durante esses dias, clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência.

# Quais as melhores praias do Rio Grande do Norte

A paisagem diversificada do litoral do Rio Grande do Norte oferece uma variedade de opções de férias de praia para viajantes de todos os estilos.

As principais praias que selecionamos são todas maravilhosas com águas azuis, acesso fácil e vistas paradisíacas, localizadas tanto no trecho Norte quanto no trecho Sul do Estado.

Preparado para descobrir as praias mais belas do Rio Grande do Norte? Então, pegue o biquíni, o chapéu, a máquina fotográfica (para tirar fotos lindas!), o protetor solar, e boa viagem. 

1 – Península de Galinhos

A Península de Galinhos, no Litoral Norte do Rio Grande do Norte, é um verdadeiro paraíso entre o mar, o rio e as montanhas de areia e de sal.

Localizada a 170 km da capital Natal e a 70 km de São Miguel do Gostoso, o destino agrada principalmente aqueles que querem fugir do turismo de massa e buscam praias “escondidas” para se isolar em meio à natureza preservada. 

Não há dúvida de que Galinhos é uma das praias exóticas mais bonitas do Rio Grande do Norte. Nós visitamos o local através de um passeio bate e volta saindo de São Miguel do Gostoso, mas em Natal há várias agências que organizam o tour, que custa aproximadamente R$ 100,00 por pessoa. 

O vilarejo piscatório de Galinhos é pequeno, mas conta com infraestrutura de pousadas rústicas e restaurantes que servem comida regional à base de peixe e mariscos. Para comer bem vá ao Galinhos Frutos Do Mar Restaurante, localizado na Rua Prefeito Valfran Ribeiro. 

2 – Praia de Tourinhos – São Miguel do Gostoso

Tourinhos, uma das melhores praias de RN

Se gosta de praias desertas inclua no roteiro uma visita à Praia de Tourinhos, um dos refúgios paradisíacos mais belos do município de São Miguel do Gostoso. 

O cartão postal da praia é uma impressionante formação rochosa de dunas petrificadas com mais de 2 500 anos de existência. Em uma das pedras existe uma abertura que, na maré cheia, solta um enorme jato de água conhecido como “suspiro da baleia”.

Localizada a 7 km das praias centrais de São Miguel do Gostoso, Tourinhos é uma praia selvagem e preservada pelo Ibama. Pode lá chegar facilmente através de passeios de buggy ou de carro próprio pela estrada RN-221. Simplesmente imperdível no horário do pôr do sol. 

3 – Parrachos de Maracajaú – Maxaranguape

Melhores praias do RN

Foto/divulgação: Parrachos de Maracajaú

Trata-se das melhores piscinas naturais do Rio Grande do Norte, situadas a poucas milhas da costa. Os Parrachos de Maracajaú são um dos pontos turísticos imperdíveis para conhecer no Litoral Norte do Estado do RN. 

O local faz as delícias dos mergulhadores e amantes de águas cristalinas. Os Parrachos estão inseridos na área de proteção ambiental dos recifes de corais, no município de Maxaranguape.

O passeio de barco é realizado de acordo com a tábua das marés. Os barcos partem diariamente da Praia de Maracajaú, localizada a pouco mais de 50 km a Norte de Natal.

Há várias agências locais que oferecem os passeios bate-volta saindo de Natal, uma boa opção para quem estiver sem carro. A visita ao local requere agendamento prévio. 

Preço do passeio: R$ 120,00 por pessoa. Não inclui almoço.

O que levar quando visitar os Parrachos de Maracajaú

Sapatilhas aquáticas, máscara e snorkel, traje de banho, protetor solar, chapéu e máquina fotográfica para tirar fotos das piscinas naturais. 

4 – Praia de Genipabu – Extremoz

Melhores praias RN

Praia de Genipabu – Extremoz, uma das melhores praias do RN

A pouco mais de 30 km de Natal, partindo para o Litoral Norte, os visitantes encontram a maravilhosa Praia de Genipabu, uma das praias mais visitadas do Rio Grande do Norte.

O lugar apresenta um ar completamente desértico e romântico, cercado por uma paisagem natural exuberante.

Genipabu está entre as praias imperdíveis para visitar perto de Natal, sendo um dos melhores locais para aproveitar em casal ou com grupo de amigos.  

A praia fica no Parque Ecológico Dunas de Genipabu e a melhor maneira de explorar o complexo é por meio de passeios de buggy, com saídas diárias da Praia de Ponta Negra em Natal.

Pode reservar o passeio facilmente através do hotel onde ficar hospedado. Saiba mais sobre Genipabu no post completo quanto custa o passeio de buggy em Natal.  

5 – Praia de Ponta Negra – Natal

Melhores praias do RN

Claro que a famosa Praia de Ponta Negra não poderia ficar de fora da lista das melhores praias do RN. A praia é uma das mais conhecidas da capital Natal, atraindo tanto moradores, quanto turistas de diversas regiões do país e do mundo.

O local costuma ser frequentado, além de banhistas, por pessoas interessadas em praticar atividades ao ar livre: caminhar, andar de bicicleta ou apenas curtir a brisa do mar tomando uma água de coco gelada. 

Ponta Negra é a praia urbana mais movimentada do Litoral do Rio Grande do Norte. O cartão de visita da praia é o chamado “Morro do Careca”, uma enorme duna de areia dourada com mais de 100 metros de altura, localizada no extremo sul da praia. 

Com aproximadamente 4 km de extensão, a orla de Ponta Negra está cercada de restaurantes típicos, bares com música ao vivo, agências de turismo, lojas de artesanato regional, hotéis e pousadas com vista sobre o mar. 

6 – Praia de Camurupim – Nísia Floresta

melhores praias do RN

Foto/divulgação: Camurupim, Nísia Floresta, eleita uma das melhores praias do RN

É considerada uma das melhores praias do RN. Repleta de piscinas naturais, a Praia de Camurupim atrai cada vez mais turistas.

O local é excelente para a prática de mergulho livre com snorkel. Situa-se no município de Nísia Floresta, a cerca de 30 km da capital Natal.

O destino faz parte da chamada Rota do Sol – um percurso turístico que inicia na Praia de Ponta Negra em Natal, passando pelas praias de Cotovelo, Pirangi, Búzios, Barra de Tabatinga, Camurupim e Barreta, no Litoral Sul potiguar. A famosa Lagoa de Arituba também se encontra nas proximidades. Vale a pena conhecer!

7 – Lagoa Guaraíras – Tibau do Sul

Melhores praias do RN

Cercada por falésias, manguezais e trechos da Mata Atlântica, a Lagoa Guaraíras, no município de Tibau do Sul, é um destino cheio de encantos e belezas naturais que vão deixar a sua viagem pelo Rio Grande do Norte ainda mais incrível.

Por ali, passeios de barco, caiaque e stand up paddle são os favoritos dos turistas. Mas a grande atração do local é o pôr do sol, eleito entre os mais belos do Nordeste brasileiro. 

Além das atrações naturais, o destino ainda oferece opções de restaurantes e barracas de praia à beira da Lagoa.

A melhor vista do pôr do sol é no Resort Marinas Lounge Bar, que tem uma ótima infra para contemplar o entardecer. Simplesmente imperdível!

8 – Praia do Madeiro – Tibau do Sul

Situada a 3 km ao Norte da Praia da Pipa, a Praia do Madeiro é, seguramente, uma das melhores praias do RN. Por conta das suas águas cristalinas e agitadas, esta praia costuma atrair muitos surfistas.

Se deseja paquerar e encontrar gente jovem, bonita, sarada e descolada, a Praia do Madeiro é o lugar certo.

Além disso, quando a maré baixa, é possível chegar à Baía dos Golfinhos e à Praia de Cacimbinhas, duas praias incríveis, vizinhas à Praia do Madeiro, no município de Tibau do Sul.

A praia conta com apoio de hotéis, restaurantes e barracas à beira-mar servem comida regional e disponibilizam aos visitantes cadeiras e guarda-sol. Há estacionamento nas imediações. 

+ Veja preços de hotéis em Pipa no Booking.com

9 – Praia do Curral ou Baía dos Golfinhos – Tibau do Sul

Baía do Golfinhos, eleita uma das melhores praias do RN

Se procura curtir um lugar com beleza magnífica do paraíso e muito sossego, não deixe de ir à encantadora Praia do Curral, conhecida popularmente como Baía dos Golfinhos.

Localizada entre a Praia da Pipa e a Praia do Madeiro, no município de Tibau do Sul, a Baía dos Golfinhos é, provavelmente, uma das praias mais lindas do Rio Grande do Norte.

Praticamente selvagem, sem apoio de bares e restaurantes, a praia é rodeada por imponentes falésias cobertas pelo verde da Mata Atlântica. 

Além das piscinas naturais na maré baixa, é possível avistar golfinhos, já que ficam por ali se exibindo o ano inteiro. Aliás, os golfinhos são a grande atração da praia!

Passeios de barco levam os visitantes a conhecer a Baía dos Golfinhos, mas quando a maré baixa, dá para chegar ao local a pé, desde as praias da Pipa e do Madeiro (15 minutos de caminhada). A não perder!

+ Veja preços de hotéis em Pipa no Booking.com

10 – Praia do Giz – Tibau do Sul

Situada no município de Tibau do Sul, a Praia do Giz fica escondida entre a Ponta do Pirambu e a Lagoa Guaraíras. 

É uma das melhores praias desertas do Rio Grande do Norte para descansar e relaxar a dois. Por isso, quem busca tranquilidade deve incluir esta praia em seu roteiro.

O local conta com apoio de dois restaurantes pé na areia, que servem frutos do mar, bebidas deliciosas e oferecem espreguiçadeiras na praia para curtir um solzinho gostoso. Recomenda-se a visita no horário da maré baixa.

+ Veja preços de hotéis em Pipa no Booking.com

11 – Praia da Pipa – Tibau do Sul

Praia da Pipa – Tibau do Sul, Rio Grande do Norte

Localizada no município de Tibau do Sul, a 85 km da capital Natal, Pipa é uma das praias mais famosas do Rio Grande do Norte, muito frequentada por casais, surfistas e famílias com crianças.

A vila piscatória de Pipa é bem movimentada durante os meses de alta temporada, fins de semana e feriados prolongados.

A seguir à Praia de Ponta Negra em Natal, Pipa é a praia mais procurada pelos turistas para passar férias no Rio Grande do Norte.

Por ali, você encontrará boas opções de hotéis, restaurantes e muitos tipos de ambientes para se divertir durante o dia e à noite. 

Além das belezas naturais e da boa infraestrutura turística, o destino ainda serve como excelente base para explorar outras belas praias do Litoral Sul do Estado.

12 – Praia do Amor – Tibau do Sul

A Praia do Amor é uma das melhores praias para surfar no Rio Grande do Norte. Quando vista do Mirante do Chapadão, a explicação para o nome da praia: ela possui formato de coração! 

Vizinha à Praia da Pipa, este recanto do paraíso apresenta magníficas falésias, coqueiros, boas ondas, piscinas naturais na maré baixa, quiosques de praia à beira-mar e bons hotéis. 

Aliás, vale ressaltar que a Praia do Amor está entre os melhores locais para se hospedar no município de Tibau do Sul.

O que não falta por ali são boas ofertas de hotéis e resorts de luxo. Além disso, quem se hospeda na Praia do Amor tem acesso fácil a pé à Praia da Pipa, à Baía dos Golfinhos e aos melhores restaurantes, bares e lojas de comércio local da vila. 

O acesso à Praia do Amor pode ser feito pela Rua da Praia do Amor ou caminhando pela areia na maré baixa, a partir da Praia de Pipa (800 metros). 

13 – Praia de Sibaúma – Tibau do Sul

Sibaúma, uma das melhores praias do RN

Cenário da novela global Flor do Caribe, a Praia de Sibaúma é um lugar de parada obrigatória para quem visita o município de Tibau do Sul.

No auge da maré baixa, especialmente nas luas nova e cheia, Sibaúma vira um paraíso repleto de piscinas naturais, que atraem casais e famílias com crianças. 

Num dos pontos da praia desemboca o rio Catu, o que oferece aos visitantes a escolha do banho na água salgada ou doce.

Além disso, Sibaúma tem água morna e cristalina, uma longa faixa de areia para atividades ao ar livre, e conta com apoio de quiosques à beira-mar. Aproveite para petiscar a comida regional em uma das barraquinhas locais. 

14 – Barra do Cunhaú – Canguaretama

Vizinha à Praia de Sibaúma, a Barra do Cunhaú fica no município de Canguaretama, a 80 km de Natal e a 16 km da Praia de Pipa.

O destino é maravilhoso para quem busca praias tranquilas no Rio Grande do Norte. O local acolhe um simpático vilarejo de pescadores, praias desertas, vegetação nativa, dunas e mangues. 

A Barra do Cunhaú encanta principalmente pelo banco de areia que separa o mar do rio Curimataú. Além disso, o destino reúne boas condições para a prática de kitesurf e windsurf.

Uma das melhores maneiras de explorar as belezas naturais da região é por meio de passeios de barco, que podem ser contratados no próprio local. A não perder!

15 – Praia do Sagi – Baía Formosa

Foto/divulgação: Praia do Sagi – Baía Formosa

Sagi é um distrito de Baía Formosa, cidade localizada no Litoral Sul do RN, a 90 km de Natal e a 60 km de Pipa. A maneira mais comum de chegar ao local é de 4×4. 

Então para explorar a Praia do Sagi, com dunas e uma vila de pescadores na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, faça um passeio de buggy a partir da Baía Formosa ou da Praia de Pipa. 

Durante o tour você pode tomar banho de rio ou de mar, fazer um passeio de canoa pelo manguezal, praticar tirolesa, conhecer a Mata Estrela (maior reserva de Mata Atlântica do Rio Grande do Norte) e ainda visitar a famosa Lagoa da Araraquara, que por causa das suas águas escuras e avermelhadas ficou conhecida como “Lagoa da Coca-Cola“.

# Como visitar as praias do Rio Grande do Norte

Na nossa opinião alugar um carro e circular por conta própria é uma boa escolha. Mas se você não estiver com carro próprio ou alugado, a melhor maneira de se locomover para visitar as praias do Rio Grande do Norte é por meio de passeios guiados, oferecidos pelas agências de turismo locais.

Atenção: apesar de ser uma forma barata de andar pela região, o transporte público nem sempre é a melhor alternativa. O valor é baixo, porém muitas vezes as linhas estão lotadas e dão uma volta gigantesca até chegarem ao destino que você deseja. Por isso, se tem poucos dias para visitar as praias evite ao máximo o ônibus. No entanto, pode ser vantajoso usá-lo quando você estiver com tempo de sobra.

# Melhor época para visitar as praias do RN

A região do litoral do Rio Grande do Norte tem clima tropical. A temperatura média mais alta é de 33°C e a mais baixa de 25°C.

O destino é uma delícia em qualquer altura do ano. Entre Dezembro e Fevereiro as praias ficam mais movimentadas. Obviamente, Réveillon e Carnaval são as épocas mais procuradas com preços mais elevados.

Entre Maio e Julho costuma chover mais na região, porém as praias ficam tranquilas e os preços das hospedagens são mais convidativos. Então, simplesmente, vá quando puder! 

+ Dicas de praias lindas e lugares a visitar

Agora que você já conhece as melhores praias do RN, aproveite e confira os nossos roteiros turísticos com dicas importantes de outros destinos fantásticos para viajar. 

+ Melhores praias de Tibau do Sul

+ Roteiro de 3 dias em Pipa

+ Lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

+ Melhores praias próximas a Natal

+ Onde ficar em Pipa

+ O que fazer em Natal

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Mapa das melhores praias do Rio Grande do Norte

Clique no canto superior esquerdo e veja no mapa a localização das melhores praias do Rio Grande do Norte. 

*Gostou do post sobre as melhores praias do RN? Compartilhe com seus amigos!

Tags::

Você também vai gostar