Escreva para pesquisar

DESTINOS NACIONAIS Paraíba

O que fazer em João Pessoa

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em João Pessoa – PB

O que fazer em João Pessoa? Quais são os melhores programas e pontos turísticos da cidade? Principal porta de entrada para quem visita o Estado da Paraíba, João Pessoa é uma das capitais mais surpreendentes do Nordeste brasileiro. A região é famosa pelas praias paradisíacas de águas mornas e cristalinas, cercadas por falésias, coqueiros e uma imensidão de areia fina e dourada. Se você está com ideias de curtir um fim de semana ou até mesmo passar férias em João Pessoa, aproveite e leia este roteiro de viagem até ao fim. Neste guia vai encontrar as melhores sugestões e dicas das principais atrações turísticas a visitar na cidade e arredores. Para além de lhe mostrarmos os atrativos e passeios imperdíveis, vamos também mostrar-lhe onde ficar a dormir, dentre outras informações úteis. Verifique!

João Pessoa férias o que fazer onde comer onde ficar pontos turísticos dicas viagens praias nordeste passeio

Maresias Tour / Divulgação

Como chegar e circular em João Pessoa – Paraíba

Para quem vem de longe, a maneira mais cômoda e rápida de chegar a João Pessoa é pelo Aeroporto Internacional de João Pessoa, que cobre todo o Estado da Paraíba e recebe voos do estrangeiro e de várias capitais do Brasil: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife.

Desembarcando no Aeroporto, a distância até ao destino final pode ser percorrida em carro alugado, Uber, táxi, ônibus ou transfer. Agora cabe a você decidir a melhor maneira de transporte.

O Aeroporto fica na Região Metropolitana de João Pessoa, no município de Bayeux, a apenas 22 km de distância da Zona Sul da capital. 

Transporte público: Ônibus

O transporte público não é muito recomendável para quem vai de férias a João Pessoa e quer explorar o litoral, tanto para Norte, quanto para Sul.

Aliás, importa referir que o transporte público é ainda bastante carente e não atinge boa parte dos pontos de interesse da região.

Só para ter uma ideia, o tempo de duração do trajeto dos ônibus urbanos entre o Aeroporto e a principal zona turística de João Pessoa (onde ficam os hotéis e as melhores praias da cidade), é de aproximadamente 2 horas, se o trânsito não estiver muito pesado.

Além disso, vale lembrar que os ônibus urbanos não têm espaço próprio para guardar a bagagem. Então, por esses e outros motivos, evite ao máximo o transporte público!

Vale a pena alugar carro

A vantagem de alugar um carro no próprio Aeroporto de João Pessoa é ter total liberdade de ir e vir pela cidade e por outros locais da região.

Além disso, estando de carro você vai acabar por poupar dinheiro nos passeios de buggy e corridas (caras) de táxi. 

Com o carro você poderá visitar praticamente todos os locais por conta própria e aproveitar com calma as atrações de João Pessoa e arredores.

Então, a pergunta é: vale a pena alugar carro em João Pessoa? Sim, vale a pena! E com o GPS em mãos, melhor ainda! O Google Maps funciona bem na região. 

Saindo do Aeroporto de João Pessoa: Táxi, Uber 

Não importa o horário, dia ou mês, há sempre Táxis e Uber disponíveis no Aeroporto Internacional de João Pessoa. 

O valor do táxi no Aeroporto é tabelado e custa R$ 75,00 até a Zona Sul da Cidade: Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, a qualquer hora do dia ou da noite.

O mesmo trajeto feito com o Uber sai mais barato. A duração da viagem entre o Aeroporto de João Pessoa e a zona turística da cidade é de apenas 25 minutos. 

Vale a pena conhecer João Pessoa – PB

Destino perfeito para quem gosta de sol, mar, natureza, cultura, boa gastronomia e dançar forró. João Pessoa é uma das capitais mais tranquilas do Brasil, com excelente custo-benefício para férias no país.

Para além das belas atrações culturais e da rica culinária nordestina, pode-se vislumbrar praias maravilhosas com paisagens naturais incríveis!

Por isso, na nossa opinião, vale muito a pena visitar a cidade e explorar os melhores locais turísticos nos arredores, como praias, ilhas, monumentos históricos, museus, etc.

Atenção: Não se esqueça da máquina fotográfica! As paisagens do litoral são lindíssimas e vão render belas fotos da viagem, que merecem ser compartilhadas no Facebook e Instagram.

Melhores bairros e hotéis para se hospedar em João Pessoa

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura dos melhores hotéis para se hospedar em João Pessoa.

Os bairros da Zona Sul da cidade, Tambaú, Cabo Branco e Manaíra, têm a melhor infraestrutura de hotéis, flats e pousadas que, além de confortáveis, oferecem acesso fácil às principais praias e pontos turísticos da região.

Para mais, os bairros turísticos de João Pessoa, concentram os melhores restaurantes, bares e todo o tipo de lojas comerciais da capital paraibana.

Portanto, não resta dúvida, os bairros mencionados acima são as melhores regiões para ficar hospedado em João Pessoa.

LS Hotel

LS Hotel / Divulgação

Excelente aposta! Em boa localização na capital da Paraíba, o LS Hotel está a apenas 100 metros da Orla e da Praia de Manaíra.

A unidade 5 estrelas destaca-se entre os melhores hotéis de João Pessoa e conquista hóspedes de todas as idades!

Foi inaugurado recentemente e apresenta acomodações de alto padrão, que reúnem luxo, conforto e exclusividade.

O hotel dispõe de suites sofisticadas com vista sobre mar, rooftop com piscina e roof bar, centro de fitness, restaurante contemporâneo, espaços amplos e bem decorados para eventos, reuniões e celebrações, Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

Para completar, o staff é acolhedor e o buffet de café da manhã oferece uma boa variedade com frutas, sucos naturais, pão de queijo, ovos mexidos e bacon, bolos caseiros, tapioca… e outras coisas boas. Não há como resistir!

Endereço: Av. Ingá – Manaíra, João Pessoa – PB, 58038-250, Brasil

Oceana Atlântico Hotel

Oceana Atlântico Hotel / Divulgação

Boa aposta! À beira da Praia do Bessa, na zona Sul de João Pessoa, o Oceana Atlântico Hotel é referência de hospedagem completa, com decoração moderna e toques de luxo.

O hotel 5 estrelas disponibiliza acomodações aconchegantes e serviços impecáveis que incluem saída exclusiva para a praia, duas piscinas de borda infinita com vista sobre o mar, banheira de hidromassagem, sauna, spa com jacuzzi, bar lounge, restaurante estrelado, espaço fitness, sala de jogos e de cinema e complexo de eventos.

Para além de todas essas comodidades, o buffet de café da manhã é rico e variado, com fruta fresca, sucos naturais, pão de queijo quentinho, diversos tipos de bolos caseiros, geleias, tapioca, etc.

Uma verdadeira refeição deliciosa e completa, para um começo de dia extraordinário! A não perder!

Endereço: Av. Gov. Argemiro de Figueiredo, 2100 – Bessa, João Pessoa – PB, 58037-030, Brasil. 

Hotel Manaíra

Quanto custa uma viagem para João Pessoa - Quanto custa viajar para João Pessoa - Preços de hotéis em João Pessoa - Preços dos passeios em João Pessoa

Hotel Manaíra / Divulgação

O Hotel Manaíra é uma hospedagem 4 estrelas, localizada no bairro de Manaíra, em plena Zona Sul de João Pessoa.

A unidade não se encontra em frente à praia, mas fica a apenas duas quadras do mar e dá para chegar caminhando tranquilamente (2 minutos).

Nas imediações do hotel também ficam o Manaíra Shopping (800 metros) e diversos pontos de interesse, como restaurantes de cozinha regional nordestina, bares, lojas de artesanato, agências de turismo, caixas eletrônicos, Banco do Brasil e do Bradesco, pontos de táxi, etc.

A Praia de Tambaú localiza-se a 5 minutos de carro (15 minutos a pé) do hotel.

Para além da excelente localização, a unidade ainda dispõe de acomodações amplas e confortáveis, com decoração moderna.

A piscina fica na cobertura do hotel e oferece uma vista bonita da cidade e do pôr do sol, o momento mais especial do dia.

O atendimento é cordial, e o café da manhã caprichado, servido na suite ou no próprio restaurante do hotel. Bom custo-benefício!

Endereço: Av. Gen. Edson Ramalho, 1131 – Manaíra, João Pessoa – PB, 58038-100, Brasil. 

Hotel Village Premium João Pessoa

Hotel Village Premium João Pessoa / Divulgação

O Village Premium é um elegante e confortável hotel 4 estrelas, localizado em Tambaú, um dos bairros nobres da capital João Pessoa.

A unidade fica a 5 minutos de caminhada da famosa Praia de Tambaú (considerada uma das melhores praias urbanas da cidade) e está rodeada de bons restaurantes, bares à beira-mar, feirinhas de artesanato regional, dentre outros serviços.

Além disso, o hotel dispõe de suites espaçosas e bem mobiliadas, piscina exterior e terraço para banhos de sol, centro de fitness, restaurante à la carte, Wi-Fi e estacionamento gratuitos!

Para completar, o atendimento é simpático, e o diversificado buffet do café da manhã está incluso no valor da tarifa.

Endereço: Rua Epitácio Pessoa, 4851, Tambaú, João Pessoa, CEP 58039-000, Brasil. 

Verdegreen Hotel

Verdegreen Hotel / Divulgação

O Verdegreen Hotel é uma unidade 4 estrelas, localizada no bairro nobre de Manaíra, em frente à Praia de Manaíra.

Dispõe de suites básicas, na medida certa e proporcional ao preço que é cobrado. Os colaboradores do hotel são extremamente educados e prestativos.

Para além disso, o hotel oferece piscina ao ar livre com vista sobre o mar, um belo jardim suspenso, centro de fitness completo, Spa, sauna seca e úmida, sala de estar partilhada, bar lounge, serviço de massagens, Wi-Fi e estacionamento.

O delicioso buffet do café da manhã está incluso no valor da diária.

Para completar, no Citron Restaurante Bar pode degustar pratos da cozinha contemporânea, elaborados com maestria pela chef Paola. Boa escolha!

Endereço: Av. João Maurício, 255 – Manaíra, João Pessoa – PB, 58038-000 – Brasil.

Nord Luxxor Tambaú

Quanto custa uma viagem para João Pessoa - Quanto custa viajar para João Pessoa - Preços de hotéis em João Pessoa - Preços dos passeios em João Pessoa

Nord Luxxor Tambaú / Divulgação

Aposta excelente! O Nord Luxxor Tambaú é um hotel 4 estrelas, localizado em frente à praia, numa das melhores áreas do bairro de Tambaú.

Reformado recentemente, a unidade apresenta espaços confortáveis e climatizados. Isso vale tanto para as áreas comuns quanto para as suites, que são amplas, bem decoradas e arejadas.

Para além disso, dispõe de uma piscina exterior aquecida com vista sobre o mar, terraço panorâmico para banhos de sol, centro de fitness completo, bar lounge, área de eventos para realizar reuniões de negócios, aulas, palestras ou treinamentos, Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

O café da manhã é excelente, com boa variedade de frutas, sucos, frios, bolos, tapioca, dentre outras iguarias nordestinas.

Ademais, o hotel também acolhe o Tamarindo Restaurante, classificado como um dos melhores restaurantes da Zona Sul de João Pessoa.

Vale a pena experimentar o Camarão da Casa, misturado com castanha de caju e o tradicional Camarão Tamarindo, servido com uma mistura agridoce de frutas exóticas. Uma delícia! 

Endereço: Av. Alm. Tamandaré, 740 – Tambaú, João Pessoa – PB, 58039-010, Brasil. 

Clique nos links e confira outros bons hotéis para se hospedar

Val Atlantic Hotel

Val Atlantic Hotel / Divulgação

O Val Atlantic Hotel está localizado à beira-mar da Praia de Cabo Branco, entre a Praia de Tambaú e a emblemática Ponta do Seixas, em João Pessoa.

É um hotel padrão económico, com suites básicas, mas sempre limpas e arejadas.

Apresenta uma agradável área de lazer na cobertura, com uma piscina exterior e um terraço panorâmico com vista para o mar.

Além do atendimento acolhedor, o café da manhã é variado com frutas da região, sucos, pãezinhos, ovos mexidos, tapioca, geleia e mel, dentre outras iguarias.

O preço da diária costuma ser simpático, menor do que a média das outras hospedagens dessa área. Bom custo-benefício!

Endereço: Avenida Cabo Branco, 4290, João Pessoa, CEP 58044-010, Brasil.

Acesse o site de reservas do Booking e garanta o seu quarto com antecedência.

Nota importante

Os hotéis em João Pessoa têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garante o seu quarto com antecedência! 

O que fazer em João Pessoa – PB: principais pontos turísticos 

Tivemos o privilégio de passar uma longa temporada em João Pessoa e, durante a nossa estada, exploramos as atrações do litoral da Paraíba de Norte a Sul.

Neste post, vamos mostrar-lhe os lugares mais bonitos de João Pessoa e arredores, para umas inesquecíveis férias em família ou a dois.

Como já referido no tópico acima, a Zona Sul de João Pessoa é a região perfeita para se hospedar na cidade.

Assim sendo, considere montar base em Tambaú, Cabo Branco ou Manaíra e, a partir daí, fazer as suas explorações pelas praia da Paraíba e outros locais de interesse como a Feira de Artesanato, Centro Histórico da cidade, Estação do Cabo Branco e Farol do Cabo Branco, etc.

Confira a seguir as dicas das melhores atrações para incluir no roteiro de passeios que não pode deixar de fazer quando visitar João Pessoa e arredores. 

Praias de João Pessoa: Manaíra, Tambaú, Cabo Branco

As praias são um dos motivos que fazem de João Pessoa um destino tão atrativo. O mar, sempre maravilhoso e quentinho, proporciona ótimos mergulhos em qualquer altura do ano.

Na Zona Sul, ficam as praias mais movimentadas da cidade: Manaíra, Tambaú e Cabo Branco, que formam a orla urbana central de João Pessoa – a que está em frente à principal zona hoteleira da região.

Seja para um mergulho, andar de bicicleta ou fazer uma caminhada no calçadão, Tambaú e Cabo Branco são sempre uma ótima pedida.

Reserve um tempo de sua viagem para conhecê-las, tomar uma água de coco e curtir o visual.

1 – Praia de Manaíra

Está localizada entre as praias do Bessa e Tambaú. A Praia de Manaíra tem ótimos acessos ao calçadão e o areal fica praticamente tranquilo o ano todo.

Contudo, o mar de Manaíra costuma ser agitado e menos transparente, quando comparado com outras praias da Zona Sul de Jampa, como Tambaú e Cabo Branco, por exemplo.

No entanto, é uma ótima base para aproveitar a capital da Paraíba, já que é um dos bairros nobres mais interessantes da cidade.

No bairro da Manaíra você vai encontrar alguns dos melhores hotéis, restaurantes e shoppings de João Pessoa.

2 – Praia de Tambaú

Visitar João Pessoa / Divulgação

Tambaú é a praia mais famosa e badalada de João Pessoa. Apresenta características urbanas e a Orla está repleta de coqueiros e quiosques padronizados no calçadão.

As águas do mar de Tambaú são relativamente calmas e com temperatura morna o ano todo.

Há vendedores ambulantes e diversas barracas pé na areia, com estrutura de cadeiras e guarda-sol para alugar entre R$ 20,00 e R$ 30,00.

O canto esquerdo da praia (onde fica o Hotel Tambaú) é o mais movimentado; dali partem os barcos que levam às piscinas naturais de Picãozinho e do Seixas.

A Orla de Tambaú é extensa, ótima para fazer caminhadas e passeios ao ar livre de patins, skate, bicicleta!

É no Largo de Tambaú que fica o letreiro com os dizeres “Eu Amo Jampa” e o Busto de Tamandaré. Vale a pena fazer uma parada no lugar para tirar fotos!

A Praia de Tambaú também possui localização privilegiada, entre as praias de Manaíra e Cabo Branco. Seu entorno conta com apoio de bons hotéis, restaurantes regionais e feiras de artesanato, dentre outros serviços essenciais.

3 – Praia de Cabo Branco

Hotel bom e barato praia cabo branco joao pessoa paraiba

Localizada entre Tambaú e a Ponta do Seixas, Cabo Branco, com suas águas cálidas, é uma das praias urbanas mais conhecidas de João Pessoa.

A praia tem movimento no areal durante o dia e no calçadão durante a noite, principalmente na alta temporada. 

Está cercada de coqueiros, boas ofertas de hospedagens à beira-mar e dispõe de barracas de praia com petiscos, bebidas e sorvetes.

É uma boa opção para quem está hospedado na Zona Sul de João Pessoa e não quer ir longe para tomar sol e mergulhar no mar.

O lado Sul apresenta o panorama mais bonito da praia, decorado por rochas, vegetação nativa, coqueiros e mar azul-esverdeado.

4 – Feira de Artesanato de Tambaú 

João Pessoa férias o que fazer onde ficar onde comer pontos turísticos praias nordeste passeios dicas de viagem

É difícil visitar a capital da Paraíba e não fazer ao menos um pit stop na Feirinha de Artesanato de Tambaú, um dos lugares mais tradicionais da cidade.

Localizado em frente à Praia de Tambaú, o galpão reúne uma grande quantidade de barraquinhas que vendem os mais variados produtos nordestinos. 

Redes de descanso, vários tipos de castanhas e licores, camisetas, artigos de couro, dentre outras lembrancinhas regionais.

Vale a pena passar na feira para comprar algumas lembranças e garantir bons preços. Além disso, o entorno da feira está repleto de bares e restaurantes típicos à beira-mar. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

5 – Passeio de barco às piscinas naturais

Visitar João Pessoa / Divulgação

Para quem gosta de mergulhar em águas cristalinas, observar a vida marinha, corais, peixinhos, não pode perder o tour às piscinas naturais da região, consideradas entre as melhores atrações do litoral da Paraíba. 

Monitore a previsão do tempo e, no dia mais ensolarado, realize o passeio de barco às piscinas naturais de Picãozinho ou do Seixas. Se puder, leve a sua própria máscara e snorkel!

Como chegar às piscinas naturais

A única maneira de chegar às piscinas naturais é de barco. O tour realizado por catamarãs e lanchas tem duração aproximada de 3 horas ou 6 horas, dependendo dos roteiros. 

Piscinas Naturais de Picãozinho

Uma bela experiência para todas as idades! As Piscinas Naturais de Picãozinho estão localizadas a 1500 metros da Orla da Praia de Tambaú.

Os barcos que realizam o passeio partem diariamente da Praia de Tambaú. 

O ingresso do tour custa R$ 50,00 e pode ser adquirido no quiosque da Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas da Paraíba, localizado na própria Praia de Tambaú.

Mas também dá para reservar o passeio às piscinas naturais através do hotel onde ficar hospedado. Inclusive, você pode reservar o ingresso do passeio com transfer (ida e volta) saindo do hotel. 

Piscinas Naturais do Seixas

As Piscinas Naturais do Seixas estão localizadas em alto mar, em frente à Praia do Seixas, conhecida como o Ponto mais Oriental das Américas.

As saídas dos passeios são de acordo com a maré e a maior parte dos barcos partem da Praia da Penha, mais precisamente do Restaurante Muxima.

A vida marinha, a cor e transparência da água são os grandes diferenciais do local, além da temperatura, que é super agradável e quentinha o ano todo. Ideal para um banho relaxante. Uma delícia!

Para visitar as Piscinas Naturais do Seixas, reserve o passeio através do hotel onde ficar hospedado. Mas não se esqueça de adquirir o ingresso com transfer (ida e volta).

O tour dura aproximadamente 6 horas e no roteiro inclui: visita às Piscinas Naturais do Seixas, Santuário de Nossa Sra. da Penha e Mercado de Artesanato das Sereias.

O valor do tour ronda os R$ 100,00 por pessoa. Não inclui almoço. Se quiser poupar com restaurante, leve lanchinho e água para passar o dia.

Anote

As piscinas naturais só aparecem com a maré baixa. Por isso, antes de reservar o passeio fique atento à tábua das marés, se a maré estiver subindo, não vá! Deixe o passeio para outro dia!

As marés perfeitas para o passeio às piscinas naturais, são entre 0,0m e 0,4m. Nessas marés, a profundidade pode chegar até perto dos 30 centímetros, ou seja, você estará em alto mar com o nível da água abaixo do joelho. Experiência única!

6 – Visitar a Estação do Cabo Branco

João Pessoa férias o que fazer onde ficar onde comer pontos turísticos praias nordeste passeios dicas de viagem

Estação do Cabo Branco

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Estação do Cabo Branco, localizada no bairro do Altiplano, é um espaço dedicado à arte, ciência e cultura. 

Além das construções modernas e exposições permanentes, o edifício ainda oferece uma vista panorâmica incrível para o mar e para a Zona Sul de João Pessoa.

Não há visita guiada, mas os monitores estão sempre por perto para dar orientações aos turistas.

A ida ao museu pode ser combinada com uma visita ao Farol do Cabo Branco, logo ao lado, Ponto mais Oriental das Américas.

É um passeio indicado para pessoas de todas as idades. Entrada e estacionamentos gratuitos!

Horário de funcionamento: De terça a sexta das 9h às 21h. Sábados e domingos das 10h às 21h. 

Endereço: Avenida João Cirillo da Silva – Altiplano Cabo Branco, João Pessoa – PB, 58046-010, Brasil.

7 – Farol do Cabo Branco

Localizado no alto do penhasco da Ponta do Seixas, o Farol do Cabo Branco, construído em 1972, simboliza o extremo oriental das Américas – o local onde o sol nasce primeiro no Continente Americano.

Com uma torre de formato triangular, o Farol do Cabo Branco foi projetado apenas como marco e não para fins náuticos.

Atualmente, é um dos atrativos turísticos mais visitados de João Pessoa, de onde se pode contemplar uma bela panorâmica sobre o mar. 

Anexo ao Farol, encontra-se o Parque Ecológico Bosque dos Sonhos, uma área de lazer com feirinha de artesanato regional, lanchonete e quiosques vendendo água de coco.

Chega-se de carro e há estacionamento nas proximidades. Entrada gratuita a todos!

Horário: Funciona todos os dias da semana (exceto sábados), das 09h às 17h

Endereço: Av. Cabo Branco – Cabo Branco, João Pessoa – PB, 58045-010, Brasil

Principais atrações do Centro Histórico de João Pessoa

Fundada pelos portugueses em 1585, a capital João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil.

Em pleno coração do Centro Histórico os visitantes podem ficar a conhecer belas igrejas de arquitetura colonial portuguesa, além de praças, museus, fontes, antigos casarões e um relógio de sol.

O rico conjunto arquitetônico merece no mínimo meio dia de passeio. Realize a visita no horário da tarde, no momento em que os principais atrativos estão abertos.

8 – Centro Cultural e Igreja de São Francisco

João Pessoa férias o que fazer onde ficar onde comer pontos turísticos praias nordeste passeios dicas de viagem

Uma visita ao Centro Cultural São Francisco é uma verdadeira viagem ao passado. O complexo acolhe a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, o Museu de Arte Sacra e algumas capelas, das quais se destaca a belíssima Capela Dourada.

Tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o conjunto arquitetônico acolhe o maior acervo de arte sacra do Estado da Paraíba. 

A visita guiada leva a vários espaços do Centro Cultural e permite que os turistas conheçam pormenores da arquitetura e da história da região. 

Endereço: Centro Cultural e Igreja de São Francisco, Praça São Francisco, Centro Histórico de João Pessoa, PB – Brasil

Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Entrada: R$ 8,00

9 – Igreja de São Frei Pedro Gonçalves 

Trata-se de uma das igrejas mais tradicionais da cidade, situada numa das praças mais bonitas e visitadas do Centro Histórico de João Pessoa, com vista encantadora para o Rio Sanhauá.

A construção da Igreja de São Pedro Gonçalves foi iniciada no ano de 1843 e concluída somente setenta e três anos depois.

No interior da igreja destacam-se as “Muralhas do Varadouro“, enormes blocos de pedra calcária que remetem às primeiras ocupações em terras brasileiras, na então chamada Capitania da Paraíba. 

Endereço: Praça São Pedro Gonçalves , Varadouro, Centro Histórico, João Pessoa – PB

10 – Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Joao Pessoa centro historico Cabo Branco Tambaú Manaíra

Patrimônio religioso edificado pelos Carmelitas em 1592. Localizada em pleno Centro Histórico da cidade, a Igreja e Convento Nossa Senhora do Carmo estão entre os monumentos históricos mais importantes de João Pessoa. 

Os diversos estilos arquitetônicos impressionam e emocionam os visitantes. Atenção especial aos belos azulejos portugueses pintados em seu interior. Entrada gratuita!

Endereço: Praça Dom Adauto, Centro Histórico, João Pessoa, PB 

Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h. 

11- Parque Sólon de Lucena – João Pessoa

Visitar João Pessoa / Divulgação

Um dos mais belos parques de João Pessoa, o Parque Sólon de Lucena, também conhecido como Parque da Lagoa, é um dos principais pontos de encontro da cidade.

Está situado no coração de João Pessoa (pertinho do Centro Histórico) e atrai turistas e moradores que querem curtir as diversas opções de entretenimento que o parque tem para oferecer: desfrutar da natureza, caminhar, andar de skate ou bicicleta, petiscar, beber uma água de coco, etc.

Tombado pelo IPHAEP por sua importância histórica para o Estado da Paraíba, o Parque Sólon de Lucena apresenta um grande espelho d’água circular rodeado por palmeiras-imperiais. Vale a visita!

Endereço: Parque Sólon de Lucena – Centro, João Pessoa – PB, 58013-130 – Brasil

12 – Reserve Garden

Localizado no bairro de Manaíra (Zona Sul de João Pessoa), o Reserve Garden é uma boa aposta para um almoço, lanche e jantar, graças à combinação perfeita da sua cozinha contemporânea, serviço impecável e um ambiente elegante porém descontraído.

Para completar, carta de vinhos diversificada, música ao vivo de qualidade, atendimento cordial e bom preço-qualidade!

O Reserve Garden abre suas portas ao meio dia e não para! Fecha somente à meia noite.

Algumas especialidades do Reserve Garden: Risoto de Camarão com gorgonzola, Filé mignon empanado com spaghetti pomodoro, Cuscuz com carne de sol na nata, Salmão negro defumado com purê de batata, Polvo ao azeite e alho, Tarta de queso.

Endereço: Reserve Garden, Av. Euzely Fabrício De Souza, 340 Manaíra, João Pessoa, Estado de Paraíba – Brasil.

Horário de funcionamento: Diariamente, das 12h00 às 00h00

Contato para reservas: +55 83 98218-6936

13 – Gulliver Mar Restaurante

Aproveite uma visita a João Pessoa para reservar uma mesa no Gulliver Mar Restaurante, com localização privilegiada à beira mar do Cabo Branco.

Neste restaurante, o serviço é personalizado e o ambiente requintado, acolhedor e simpático.

O Gulliver dispõe de uma cozinha essencialmente de mar, onde os mariscos e o peixe fresco são os reis do cardápio.

Para completar, boa carta de vinhos e música ao vivo de qualidade, com piano e saxofone suave, ao fundo. 

Algumas especialidades da casa: Tábua de Frutos do Mar, Anéis de Lula à milanesa, Camarão Crocante, Burrata ao molho de tomate rústico, Polvo ao Gulliver Mar, Filet mignon alto grelhado, Petit Gateau Misto (chocolate branco e preto).

Endereço: Avenida Cabo Branco, 5160, Frente Ao Mar – Cabo Branco, João Pessoa, Estado de Paraíba, 58045-010 – Brasil. 

Horário de funcionamento: Diariamente das 12h às 16h; das 18h às 22h

Contato para reservas: +55 83 3578-6108

14 – Mangai Restaurante

Para quem quer desfrutar de toda a riqueza da gastronomia regional nordestina, ficará satisfeito no Mangai Restaurante.

O ambiente é agradável e bem decorado. A comida uma delícia, com grande variedade de opção de buffet ou à la carte.

Localizado no bairro de Manaíra (Zona Sul de João Pessoa), a apenas um quarteirão do mar, o Mangai Restaurante alia bom atendimento a custo-benefício justo.

Vá até lá para ter uma experiência nordestina de raiz. Ah, aos finais de semana, o Mangai costuma abrir para café da manhã!

Algumas especialidades do Mangai Restaurante: Cocada Mangai, Carne de Sol e Baião de Dois, Arroz cremoso de queijo coalho, Pirão de macaxeira, Camarão Mangaieiro, Trio de Pão de Macaxeira Doce.

Endereço: Av. Edson Ramalho, 696, João Pessoa, Estado de Paraíba 58038-100 Brasil

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta das 11h30 às 22h; aos sábados e domingos da 07h00 às 22h00

Contato para reservas: +55 83 3226-1615

15 – Famiglia Muccini Ristorante

Em pleno bairro de Tambaú, o Famiglia Muccini Ristorante só serve comida italiana, daquela feita com amor a partir de receitas tradicionais.

O restaurante dispõe de um ambiente agradável e aconchegante para um almoço ou jantar descontraído em família, com os amigos ou a dois.

Além dos pratos confecionados de forma caseira, o Famiglia Muccini conta com uma bela carta de vinhos importados e música ao vivo com piano e sanfona.

Algumas especialidades da casa: Ravioli Recheado com Ricota Cremosa e Gorgonzola, Tiras de filet mignon e aspargos com arroz arbório, Camarões salteados, Presunto parma com tomates secos, rúcula e mozzarella de búfala, Risoto All Milanese refogado ao azeite trufado, Canole de dolce de latte ou chocolate.

Endereço: Rua Nossa Senhora dos Navegantes 140, Tambaú, João Pessoa, Estado de Paraíba, 58039-110 – Brasil

Horário de funcionamento: Diariamente das 11h30 às 15h – 18h às 23h30

Contato para reservas: +55 83 3226-8588

16 – Nau Frutos do Mar Restaurante

Nau Frutos do Mar / Divulgação

Eleito um dos melhores restaurantes de João Pessoa, o Nau Restaurante oferece uma seleção sofisticada de peixes e frutos do mar, num ambiente encantador, elegante e despojado.

Os pratos são muito gostosos, das entradas à sobremesa, assim como os vinhos, coquetéis e drinks. 

Além disso, oferece atendimento atencioso e personalizado por todos os garçons. Certamente ficará na memória.

Algumas especialidades do Nau Restaurante: Camarão Nau, Moqueca de peixe, salmão na chapa, Filé à parmegiana, Calda de brigadeiro, Sorvete de creme artesanal e castanhas caramelizadas.

Endereço: Rua Lupercio Branco 130 Manaíra, João Pessoa, Estado da Paraíba 58038-110 – Brasil

Horário de funcionamento: Diariamente das 12h às 15h30; das 18h às 22h

Contato para reservas: (83) 3021-8003

Locais para visitar perto de João Pessoa: Atrações do litoral Norte

Seja você um morador da cidade de Jampa ou um turista de alguns dias, neste guia encontrará diversas sugestões dos melhores passeios bate e volta a partir da capital. Confira!

17 – Praia Ponta de Campina

A Praia Ponta de Campina está localizada em Cabedelo, município paraibano da Região Metropolitana de João Pessoa.

É uma praia de características urbanas, cercada de prédios residenciais, opções de restaurantes e áreas verdes. Por ali acontece o famoso Fest Verão Paraíba.

Mas o lugar encanta mesmo pelos charmosos coqueiros e pela areia fina e dourada banhada por um mar de águas cristalinas e calmas.

Próxima à Praia Ponta de Campina fica a Praia do Poço, uma das praias mais movimentadas da cidade de Cabedelo.

O mar da Praia do Poço reúne boas condições para a prática de kitesurf e windsurf. Além disso, da Praia do Poço partem os passeios de barco para a famosa Ilha de Areia Vermelha.

Como chegar à Praia de Ponta de Campina

Saindo da Zona Sul de João Pessoa, o acesso faz-se pela BR-230 em direção ao litoral Norte e trafegando pela via litorânea Avenida Oceano Atlântico do bairro de Intermares, Cabedelo. Fácil!

18 – Forte de Santa Catarina do Cabedelo

Localizado à margem do Rio Paraíba do Norte, o Forte de Santa Catarina do Cabedelo é uma importante fortaleza militar de origem portuguesa, construída em taipa de pilão no ano de 1586.

O Forte sofreu vários ataques de invasores holandeses e, em 1654, foi reconstruído em pedra, pelos colonizadores portugueses.

As visitas guiadas passam pela Casa do Capitão-mor da Capitania, Capela, Casa da Pólvora, Âncoras e Canhões do século XVI.

Especial atenção à exposição que apresenta um belo conjunto de painéis de azulejos portugueses, que narram a história do Forte. 

O Forte de Santa Catarina do Cabedelo é considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN, desde 1938.

No local são organizados eventos culturais, do qual se destaca, a Encenação da Paixão de Cristo. Ah, a vista das muralhas rende fotos fantásticas!

Endereço: Forte de Santa Catarina do Cabedelo, Rua Francisco Serafim, Praia – Ponta de Matos, Cabedelo – PB

Horário de funcionamento: Diariamente das 08h às 17h

Entrada: R$ 2,00

19 – Passeio de barco à Ilha de Areia Vermelha

Maresias Tour / Divulgação 

Areia Vermelha é uma ilha paradisíaca que aparece durante a maré baixa, momento ideal para relaxar e mergulhar nas piscinas naturais repletas de peixes coloridos.

Localizada próxima à costa, a ilha é formada por um grande banco de areia de cor avermelhada, de onde surgiu seu nome.

O local ainda conta com apoio de cadeiras, guarda-sóis e barcos com serviço de bar servindo, entre outros petiscos, o tradicional caranguejo ao coco, além de cerveja gelada e drinks exóticos no abacaxi.

Sem dúvida, um dos melhores lugares para conhecer em João Pessoa

Como chegar à Ilha de Areia Vermelha

A maneira mais comum de chegar à Ilha de Areia Vermelha é de barco. O embarque e desembarque acontece na Praia do Poço (município de Cabedelo), situada no litoral Norte, a 10 km da Zona Sul de João Pessoa.

Pode visitar a ilha através das agências de turismo locais ou por conta própria. Se estiver de carro, dirija até à Praia do Poço e compre seu ingresso por lá mesmo (R$ 30,00).

Dica

Na época de maré bem baixa (0.0) não precisa gastar com barco, uma vez que é possível chegar à Ilha de Areia Vermelha a pé, desde a Praia de Camboinhas. Fique de olho na tábua das marés! 

20 – Praia da Barra de Camaratuba

Barra de Camaratuba / Divulgação

A Praia da Barra de Camaratuba apresenta características de praia selvagem.

No local, os visitantes podem mergulhar na água salgada e na água doce, uma vez que ali acontece o encontro do rio Camaratuba com o mar.

Na orla da praia ficam algumas barracas, que oferecem cadeiras, guarda-sóis, comidas regionais e bebidas geladas.

É uma praia ideal para pessoas de todas as idades, perfeita para aproveitar um dia de férias, no litoral Norte da Paraíba.

Como chegar à Praia da Barra de Camaratuba

A Barra de Camaratuba está localizada no município de Mataraca, entre a Baía da Traição e a Praia do Sagi, Pituba (95 km a Norte de João Pessoa).

As agências de turismo de João Pessoa oferecem passeios de um dia à Barra de Camaratuba, mas você pode lá chegar de carro pela Rodovia BR-101 e PB-065.

Porém um alerta: no final da estrada asfaltada é preciso percorrer um pequeno trecho de terra batida e areia.

Sem chuva, dá para seguir de carro comum, mas com o terreno enlameado é melhor não arriscar.

Dito isto, estacione o carro logo a seguir onde termina a estrada asfaltada e siga o resto do caminho a pé. Fácil!

21 – Praia da Barra de Mamanguape

A Praia da Barra de Mamanguape é um dos cenários pouco conhecidos, no litoral da Paraíba.

Longe do turismo de massa, o vilarejo piscatório segue tranquilo na direção dos ventos.

A praia e a vila estão inseridas na Área de Proteção Ambiental – APA da Barra do Mamanguape, e é ali que o rio Mamanguape vira mar.

Com um visual selvagem e paisagem encantadora, a Barra do Mamanguape acolhe os visitantes com uma enorme barreira de coral, piscinas de água doce e salgada, além de uma vasta área de Mata Atlântica primária.

Há barracas rústicas à beira da praia e uma longa faixa de areia, perfeita para atividades ao ar livre.

No Pontal da Barra, na maré baixa, pode contemplar o pôr do sol com um gostoso banho de rio.

A Barra de Mamanguape é sede do Projeto “Peixe Boi Marinho”, que inclui um pequeno Núcleo Museológico, aberto diariamente para visitação (R$ 5,00).

Para além disso, no local são realizados passeios de barco pelo estuário do rio Mamanguape, onde se pode observar manguezais bem preservados, tartarugas marinhas e peixes-boi em seu habitat natural.

As embarcações partem do pequeno porto de pescadores da Barra, rumo à Ilha do Amor. A não perder!

Como ir à Barra do Mamanguape

A Barra do Mamanguape fica no município de Rio Tinto, a 73 km da cidade de João Pessoa. 

O acesso faz-se pela Rodovia BR-101, sentido litoral Norte, com saída à direita no km 51, para a PB-033.

A partir daí, é preciso percorrer 30 km por uma estrada de terra batida, mas acessível a qualquer veículo, menos em dias chuvosos, claro está! Há placas indicando o caminho.

Costa do Conde e Pitimbu: Praias do litoral Sul de João Pessoa

A Costa do Conde e Pitimbu acolhem as mais belas praias paradisíacas do litoral Sul da Paraíba, atraindo moradores de João Pessoa e turistas de todo o Brasil. 

Também pudera, os municípios estão repletos de lugares lindos, com uma diversidade de praias que atende a todos os gostos: Barra do Gramame, Praia Bela, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba, são as mais famosas. A região é perfeita para passeios bate e volta saindo de João Pessoa – PB.  

Dica: Nós desbravamos o litoral da Paraíba por conta própria, mas existe a possibilidade de explorar as principais praias por meio de passeios de buggy ou quadriciclo.

O trajeto passa pela Praia da Barra do Gramame, Praia do Amor, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba. O tour guiado tem duração de 8 horas e o preço ronda os R$ 400,00 para até 4 pessoas. 

22 – Praia de Carapibus

o que fazer em João Pessoa - Pontos turísticos em Joao Pessoa - o que visitar em João Pessoa

A Praia de Carapibus é realmente um dos melhores destinos para quem procura descansar, longe dos lugares mais movimentados da cidade.  

O local é cercado de falésias coloridas e quando a maré baixa apresenta piscinas naturais formadas entre as pedras.

Além disso, a praia dispõe de várias pousadas charmosas à beira-mar, que oferecem serviço de day use para relaxar e ser feliz.  

Como ir à Praia de Carapibus 

Acesso fácil de carro pela Rodovia PB-008. Saindo da Zona Sul de João Pessoa, no sentido litoral Sul, são pouco mais de 30 km até à Praia de Carapibus. 

23 – Praia de Coqueirinho

João Pessoa férias o que fazer onde ficar onde comer pontos turísticos praias nordeste passeios dicas de viagem

A Praia de Coqueirinho reúne falésias coloridas, piscinas naturais, coqueiros e uma linda mata nativa preservada.

O local é protegido por recifes de coral, e a enseada do lado Norte, quase sem ondas, é o lugar ideal para famílias com crianças. 

Além dos banhos e mergulhos nas piscinas naturais, visite o famoso Cânion Coqueirinho, localizado no lado Sul da praia.

O cânion apresenta um cenário lindo, composto por falésias coloridas e argilas medicinais. 

Na entrada da praia fica o Restaurante Canyon de Coqueirinho, onde pode degustar comida típica nordestina.

Não é a opção mais barata, mas é o único espaço da praia que oferece melhores condições de estrutura, pelo menos até à data que escrevo este artigo.

Como chegar à Praia de Coqueirinho

A Praia de Coqueirinho fica no município de Conde. Pode lá chegar de carro por conta própria, ou através de passeios de buggy, que partem diariamente da Zona Sul de João Pessoa (Tambaú, Manaíra, Cabo Branco).

Atenção: para visitar a Praia de Coqueirinho é preciso percorrer pequenos trechos por caminhos de terra batida. Por conta disso, evite o trajeto em dias chuvosos, a não ser que seu veículo seja um 4×4.

24 – Mirante Dedo de Deus

Em pleno litoral da Costa do Conde fica um dos pontos de observação mais famosos da Paraíba. Estamos a falar do emblemático Mirante Dedo de Deus, que entrega uma vista privilegiada do mar e das Orlas de Tabatinga e Coqueirinho.

Pode visitar o local por conta própria ou através de passeios de buggy. A panorâmica é maravilhosa e rende fotos lindas!

O Mirante está localizado entre as praias de Tabatinga e do Coqueirinho. O Google Maps ensina o caminho para lá chegar. Não tem erro!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

25 – Praia de Tabatinga

João Pessoa férias o que fazer onde ficar onde comer pontos turísticos praias nordeste passeios dicas de viagem

A quase deserta Praia de Tabatinga é uma das melhores praias da Paraíba. Tabatinga é mais um belo exemplar de praia paradisíaca com ambiente rústico, perfeito para relaxar a dois.

O cenário inclui areia dourada, mar verde-azulado, coqueiros e as tão renomadas falésias cobertas pela Mata Atlântica. Cenário exuberante que rende momentos inesquecíveis e imagens de sonho! 

Localizada a pouco mais de 30 km de João Pessoa, Tabatinga é certamente uma bela pedida para fugir do agito das praias mais badaladas da capital da Paraíba. Absolutamente imperdível!

Como ir à Praia de Tabatinga

A Praia de Tabatinga situa-se no litoral Sul da Paraíba, entre as praias de Carapibus e Coqueirinho, no município de Conde.

O trajeto mais fácil para lá chegar é feito pela Rodovia PB-008 (40 minutos a partir da Zona Sul de João Pessoa).

26 – Praia do Amor – Jacumã

Está entre os lugares mais tranquilos para visitar perto de João Pessoa. É muito provável que você já tenha ouvido falar da Praia do Amor.

O local é bastante conhecido por conta de sua pedra furada – dizem que tocá-la ou passar embaixo dela garante sorte no amor. 

Além do Arco do Amor, um dos mais belos cartões-postais da Paraíba, a praia é rodeada por falésias avermelhadas e apresenta uma longa faixa de areia para caminhadas e atividades ao ar livre.

A ondulação do mar é levemente agitada, propícia para a prática de esportes náuticos como vela e windsurf.

Como ir à Praia do Amor

A Praia do Amor fica perto da pitoresca vila de Jacumã, no município de Conde (Litoral Sul da Paraíba).

Chega-se à praia facilmente de carro desde João Pessoa, pela Rodovia PB-008 (30 minutos). 

27 – Praia da Barra do Gramame

Pôr do sol deslumbrante – Barra do Gramame

Palco de encontro do rio Gramame com o mar, a Praia da Barra do Gramame ostenta uma paisagem única, no litoral Sul da Paraíba.

Espere encontrar uma praia com um areal extenso, cercado por falésias cobertas de vegetação nativa.

Quando a maré baixa, a praia de rio forma dezenas de piscinas naturais de água doce, onde crianças e adultos fazem a festa.

Já o lado do mar aberto e os ventos privilegiados são propícios para esportes como kitesurf e windsurf.

O local tem um ambiente rústico e conta com apoio de algumas barracas simples servindo petiscos regionais. Imperdível no horário do pôr-do-sol! 

Como ir à Praia da Barra do Gramame

Pode visitar o local de carro por conta própria. A partir da capital João Pessoa são apenas 20 km percorridos pela Rodovia BR-230. Colocando as coordenadas no GPS, o caminho fica ainda mais fácil. 

28 – Pico Castelo Da Princesa

Trata-se de um mirante natural fantástico, situado entre as praias de Tambaba e Coqueirinho. Além do visual incrível das falésias e do mar, o local ainda tem apoio de um quiosque que vende licores e cachaças nacionais, doces típicos, sorvetes, água mineral, etc. Vale a pena conhecer!

29 – Praia da Arapuca

Melhores Praias da Paraíba  Praia de Tambaba  Praia do Coqueirinho  Praia de Japaratinga  Praia do Amor-Jacumã  Barra de Gramame João Pessoa

Vizinha à famosa Praia de Tambaba, a Praia da Arapuca é marcada por encantadoras falésias coloridas, vegetação preservada e por uma longa faixa de areia branquinha que se estende até à Praia de Coqueirinho.

O clima é de praia deserta e as águas do mar da Arapuca são aconselhadas para surfistas experientes.

Se gosta de passeios pela natureza, vai certamente adorar percorrer a trilha pelo topo da falésia e curtir o visual do Mirante Estreito Praia de Arapuca. Lindo!

Lembrando, a praia não conta com qualquer tipo de serviço de apoio ou vigilância. Logo, se lá quiser passar o dia, vá prevenido com lanchinho, água e, claro, uma sacola para recolher seu lixo. 

Por favor, deixe a Praia da Arapuca (e todos os lugares por onde passar) tal como os encontrou ou ainda melhores! Não destrua, não polua! Conserve, preserve!

Como ir à Praia da Arapuca

A Praia da Arapuca está localizada no município de Conde, entre as praias de Coqueirinho e Tambaba.

Saindo de João Pessoa, dirija até à Praia de Tambaba, no sentido litoral Sul, pela Rodovia PB-008 (39 km).

A mini-trilha que dá acesso ao areal da Praia da Arapuca fica junto ao Mirante da Praia de Tambaba. 

30 – Mirante de Tambaba

Está localizado a poucos metros da entrada para a Praia de Tambaba. A vista privilegiada do Mirante permite conferir o panorama das falésias e do mar de Arapuca e Tambaba.

Recomenda-se fazer uma parada para tirar fotos e admirar a paisagem ao redor. Há estacionamento nas proximidades e um bar com esplanada.

31 – Praia de Tambaba

João Pessoa férias o que fazer onde ficar onde comer pontos turísticos praias nordeste passeios dicas de viagem

Eleita uma das praias mais lindas da Paraíba, Tambaba é rodeada por falésias, vegetação de restinga, coqueiros, formações vulcânicas e corais.

Localizada no município de Conde, o local atrai visitantes e amantes do sossego que adoram um cenário de praia paradisíaca com ares de litoral preservado. 

A Praia de Tambaba ganhou fama por se ter tornado a primeira praia oficial de nudismo do Nordeste brasileiro.

Atualmente, a praia divide-se em duas partes: uma para naturistas e outra para aqueles menos desinibidos.

O primeiro trecho do areal é destinado aos que preferem usar traje de banho. Já a parte mais à direita encontra-se reservada exclusivamente para naturistas/nudistas.

Lembrando, para quem deseja entrar no espaço naturista, é obrigatório tirar a roupa e homens desacompanhados não são permitidos. Existe um posto de controle na área naturista, que é responsável pelas regras de conduta do local. 

A praia também possui restaurantes e bares que oferecem aos turistas comida nordestina à base de frutos do mar, além de disponibilizar mesas e cadeiras na areia da praia. A não perder!

Como chegar à Praia de Tambaba

A Praia de Tambaba fica no litoral Sul da Paraíba, entre a Praia da Arapuca e a Barra do Graú.

Acesso fácil de carro. Saindo da Zona Sul de João Pessoa são aproximadamente 35 km percorridos pela Rodovia PB-008 (40 minutos). 

32 – Praia da Barra do Graú

No encontro do rio com o mar, a paisagem da Praia da Barra do Graú mistura falésias coloridas, coqueiros e uma bela Mata Atlântica primária.

A praia está escondida no município de Pitimbu, entre a Praia Bela e a Praia de Tambaba, no litoral Sul de Paraíba.

É um refúgio perfeito para quem procura isolamento em meio à natureza. A faixa de areia possui mais de 2 km de extensão e o mar levemente agitado, costuma atrair alguns surfistas da região.

Além das boas ondas para o surf, casais e famílias com crianças podem relaxar nas piscinas naturais de água doce formadas pelo rio Graú, que divide os municípios de Conde e Pitimbu.

Você pode optar por conhecer a Barra do Graú de forma independente ou através das agências de turismo que organizam passeios guiados no litoral Sul de Paraíba.

Mais abaixo vou ensinar-lhe o caminho para lá chegar sem precisar gastar um centavo com passeios de quadriciculo. 

Dica

A Barra do Graú é deserta e selvagem, não há nenhum bar ou restaurante por ali. Logo, convém levar o necessário para não passar aperto (lanchinho, água, protetor solar, chapéu).

Próximo à Praia da Barra do Graú, do outro lado do rio, há apenas um bar e um club de praia, o famoso Tambazulik Beach Cub.

No sistema de Day Use, o Tambazulik é um espaço de lazer que propicia relax, gastronomia nordestina, além de passeios de barco e quadriciculo.

Como ir à Praia da Barra do Graú

Inserida na Área de Proteção Ambiental de Tambaba, a Praia da Barra do Graú é um dos lugares mais especiais do Nordeste brasileiro.

Contudo, para lá chegar é preciso percorrer alguns caminhos de terra num veículo 4×4, ou estar disposto a fazer caminhadas.

Se não tem um 4×4, mas quer visitar a Barra do Graú por conta própria, faça assim: tendo como referência João Pessoa, dirija pela Rodovia PB-008 em direção à Praia Bela (litoral Sul da Paraíba).

Chegando à Praia Bela, caminhe para Norte pela areia da praia por aproximadamente 20 minutos até à Barra do Graú.

Durante o percurso Praia Bela – Barra do Graú, vai avistar cenários absolutamente paradisíacos, que fazem a caminhada valer a pena!

Para chegar à Praia Bela peça ajuda ao GPS do Google Maps. Recomendo ficar atento à tábua das marés e visitar a Praia da Barra do Graú no horário da maré baixa. 

33 – Praia Bela

Cercada de penhascos, coqueiros e vegetação nativa, a paisagem da Praia Bela, no litoral Sul da Paraíba, mescla o encontro do rio Mucatu com o mar.

O belo cenário e clima agradável costumam encantar os turistas que chegam à praia para relaxar, petiscar e tomar um delicioso banho nas águas cálidas do rio.

Atenção: O mar da Praia Bela não é indicado para ir a banhos por conta da profundidade e ondulação forte.

Logo, a pedida é ficar de boa nas piscinas naturais do rio Mucatu, com vista para o mar. Há diversos cantinhos para relaxar e ser feliz em meio à natureza paraíbana. 

A praia tem apoio de barracas e costuma ter bastante movimento, mas quem quiser aproveitar o lado deserto da Praia Bela não terá dificuldade: basta caminhar alguns metros para ter a sensação de ser o único na praia. 

Inclusive, a partir da Praia Bela, você chega facilmente à Praia da Barra do Graú, um recanto de paz e tranquilidade, como já referido no tópico acima.

Como ir à Praia Bela

A Praia Bela está localizada no município de Pitimbu, a apenas 45 km de João Pessoa. O acesso faz-se pela Rodovia PB-008.

Você pode lá chegar de carro ou ir com as operadoras de turismo que fazem o passeio até lá de buggy ou vans.

A estrada está em boas condições de rodagem e o percurso não tem nada que enganar. O Google Maps funciona muito bem. Não há pedágios!

34 – Praia da Barra do Abiaí

Barra do Abiaí / Divulgação

Como não amar uma praia selvagem e deserta? A boa notícia é que viajando pelo litoral da Paraíba é possível encontrar alguns refúgios paradisíacos e que dificilmente ficam lotados de turistas.

A Barra do Abiaí é um tesouro de praia! Isolada e tranquila o ano todo, a praia recebe os visitantes com um cenário espetacular de beleza natural preservada. 

Suas águas cristalinas e areias douradas, além do encontro do rio Abiaí com o mar, são um convite para conhecer este paraíso, considerado entre os mais belos lugares do Nordeste brasileiro.

A praia é completamente selvagem e, desse modo, sem qualquer serviço de bares e restaurantes. E é precisamente assim que queremos que ela se mantenha.

Dito isto, convém ir prevenido com lanche e bebidas para passar o dia de praia com mais conforto. Mas não se esqueça de trazer o lixo de volta.

Como ir à Praia da Barra do Abiaí

A Praia da Barra do Abiaí está localizada no município de Pitimbu, perto da Praia Bela e da Barra do Graú, no litoral Sul da Paraíba (50 km de distância de João Pessoa) .

O trajeto de carro para a praia é feito por um caminho rural, de terra batida, com acesso na Rodovia PB-008, alguns quilômetros antes da entrada para o vilarejo de Camucim.

Pode tentar chegar à Barra do Abiaí de carro comum. No entanto, os últimos metros do caminho antes da beira-mar são de areia e há possibilidade de derrapagem e atolamento, principalmente em dias de chuva.

Logo, os últimos metros para alcançar a praia terão de ser feitos num carro 4×4 ou pé. O visual deslumbrante compensa – e muito! 

35 – Pôr do sol na Praia Fluvial do Jacaré – Cabedelo

Pôr do sol na Praia Fluvial do Jacaré – Cabedelo

Ver o pôr do sol no rio Paraíba, ao som do Bolero de Ravel, é uma daquelas experiências inesquecíveis!

Depois de curtir as praias do litoral, a boa é seguir para a Praia Fluvial do Jacaré, no município de Cabedelo, e apreciar esse espetáculo da natureza.

O fim de tarde por ali pode ser apreciado em pé, junto à mureta da orla, ou através de passeios de barco que zarpam diariamente a partir das 16h. O passeio dura aproximadamente 2 horas e pode ser contratado na própria Praia Fluvial do Jacaré por R$ 35,00.

Dica: Chegue cedo! O Sol no Nordeste põe-se às 17h30 e às 18h anoitece.

Como chegar à Praia do Jacaré

Acesso fácil pela Rodovia BR-230 (João Pessoa-Cabedelo). A praia situa-se em Cabedelo, à altura da praia de Intermares (25 km da Zona Sul de Jampa). 

O que fazer em João Pessoa à noite

O que fazer em João Pessoa à noite? A vida noturna de João Pessoa é bastante animada e oferece aos seus visitantes uma boa variedade de opções para curtir a noite. 

Em Tambaú o que não faltam são boas ofertas de bares e botecos à beira-mar. O calçadão por ali costuma ficar repleto de turistas caminhando e aproveitando a noite ao ar livre.

Se a ideia é dançar forró, vá ao Fellini, uma das melhores casas de shows de João Pessoa. Está localizada na Av. Cabo Branco (Zona Sul da cidade), e o ambiente é super agradável.

O espaço inclui um restaurante de comida regional e casa de shows com música ao vivo para dançar o tradicional forró pé de serra. Vale a pena!

Quantos dias ficar em João Pessoa

Caso você não tenha uma semana de férias, por exemplo, reserve pelo menos 3 dias completos: 1 dia para desbravar as praias do litoral Sul, 1 dia para as praias do litoral Norte e um 1 dia para fazer o famoso passeio de barco às melhores piscinas naturais de Jampa.

Se der tempo, pode ainda incluir no roteiro uma visita ao Centro Histórico e à Estação e Farol do Cabo Branco, Ponto mais Oriental das Américas, relativamente perto da praia urbana de Cabo Branco.

Por fim, mas não menos importante, o passeio do pôr do sol pode entrar em qualquer um desses dias. Fica a dica!

O que levar na mala para João Pessoa

Escusado será dizer que se vai para destinos de praia, com sol e calor o ano todo, deve optar por levar na mala roupa leve e fresquinha, além de calçado arejado e confortável para curtir à vontade o clima praiano. Mas coloque na mala o mínimo necessário, ok?

Outros itens

Sandálias havaiana e papete (para visitar as piscinas naturais);

Trajes de banho, toalha de banho ou canga;

Protetor solar, óculos de sol e chapéu;

Máscara e snorkel para aproveitar ao máximo as piscinas naturais da região;

Uma máquina fotográfica, um smartphone e se puder uma câmera própria para tirar fotos debaixo d’água e registar os incontornáveis mergulhos nas piscinas naturais repletas de peixinhos coloridos – As fotografias ficam lindíssimas!

Ah, não deixe de levar também um bom repelente!

+ Dicas de lugares para conhecer

Agora que você já sabe quais os lugares para conhecer em João Pessoa, aproveite e descubra outros destinos lindos para viajar no Nordeste. 

+ Melhores praias da Paraíba

+ Melhores praias do RN

+ O que fazer em Pipa

+ Lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

+ Roteiro de 3 dias em João Pessoa

+ O que fazer na Paraíba

+ Melhores praias de Tibau do Sul

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em João Pessoa – PB? Salve o post e compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar