Escreva para pesquisar

Compartilhar

Dicas: conheça os lugares mais bonitos do Algarve

A Costa Algarvia é constituída por vilarejos e cidades com grande influência moura, palácios, castelos medievais, além de uma riqueza de ilhas e praias premiadas, cada uma com o seu próprio charme e panoramas deslumbrantes sobre o mar. Todo o litoral é maravilhoso, apresentando-se como um destino turístico de excelência. Aliás, o Algarve já ganhou vários prêmios de Melhor Destino de Praia da Europa. A região oferece 200 quilómetros de costa com diferentes características, que enchem os olhos dos turistas nacionais e estrangeiros. O Partiu Pelo Mundo selecionou os lugares mais bonitos do Algarve para se aventurar a dois, com amigos ou em família. Garantimos, vai se apaixonar!

Lugares mais bonitos do Algarve

Praia da Marinha

lugares mais bonitos do Algarve

Praia da Marinha, considerada um dos lugares mais bonitos do Algarve e do mundo

Rainha absoluta das praias algarvias, a Praia da Marinha é considerada como uma das mais belas praias do mundo pelo Guia Michelin, e não será difícil perceber porquê. A água do mar azul-turquesa, as piscinas naturais, as grutas e as enormes falésias douradas que a rodeiam fazem dela um paraíso único. Esta praia fica no sítio da Caramujeira na região de Lagoa e o acesso ao areal é feito através de uma escadaria de madeira. Local imperdível numa visita ao Algarve.

Algar de Benagil

lugares mais bonitos do Algarve

É uma das grutas mais emblemáticas do Algarve. Um enorme buraco no teto permite que a luz natural passe e ilumine o interior da caverna, tornando o cenário ainda mais surpreendente. Foi considerada pelo jornal The Guardian, como uma das 10 Maravilhas Naturais do Mundo. Esta cavidade natural formada pela erosão com cerca de 20 milhões de anos, está localizada no concelho de Lagoa. Pode-se chegar à Gruta de Benagil de caiaque desde a Praia de Benagil ou através de passeios de barco com saídas da Marina de Portimão.

Península de Cacela

lugares mais bonitos do Algarve

A 15 minutos de Tavira encontra-se um dos cartões postais mais bonitos da Costa Algarvia. Sim, estamos falando da Praia de Cacela, também conhecida como Praia da Fábrica. Este recanto paradisíaco situa-se na extremidade poente da Península de Cacela, no concelho de Vila Real de Santo António. Está integrada no Parque Natural da Ria Formosa e já foi eleita uma das praias mais belas do mundo, pela revista Condé Nast Traveler.

Praia de Albandeira

lugares mais bonitos do Algarve

Famosa pelo seu arco esculpido naturalmente pelo vento e pelo mar, a Praia de Albandeira é perfeita para quem procura relaxar em águas calmas, enquanto observa a paisagem de tirar o fôlego. Localiza-se no concelho de Lagoa, a uma curta distância da Praia da Marinha. O areal é de pequenas dimensões, por conta disso, recomenda-se a visita durante o horário da maré baixa. Veja preços de hotéis no Algarve.

Ilha da Armona

Integrada no Parque Natural da Ria Formosa, a Ilha da Armona é um dos recantos mais protegidos e tranquilos do Algarve. Situa-se no concelho de Olhão, a poucas milhas da costa. O extenso areal é perfeito para quem gosta de longas caminhadas à beira mar. As águas são cálidas e cristalinas. Pode ser visitada todo o ano através dos barcos que partem das marinas de Faro e de Olhão. Conta com apoio de cafés, restaurantes, mini-mercados e casas de veraneio.

Vila do Carvoeiro

lugares mais bonitos do Algarve

Famosa por suas casas típicas debruçadas nas encostas, o Carvoeiro é uma vila cosmopolita dedicada cem por cento ao turismo. Acolhe uma encantadora praia em forma de concha, eleita pela European Best Destinations como uma das melhores praias da Europa. O mar da região é lindo com suas águas azuis e ondas perfeitas. Está entre as principais praias do concelho de Lagoa, atraindo centenas de turistas nacionais e estrangeiros durante todo o ano.

+ Verifique também: o que visitar em Carvoeiro

Algar Seco

lugares mais bonitos do Algarve

O Algar Seco é um espaço natural cercado de formações rochosas, esculpidas naturalmente pelo vento e pelo mar. O local abriga grutas encantadoras, piscinas naturais e buracos moldados em rochas com vista sobre o mar. Durante a sua visita conheça a famosa Gruta da Boneca, uma das atrações mais belas do Algar Seco, localizado a pouco mais de 5 minutos de caminhada da Vila do Carvoeiro. Está gostando das dicas sobre os lugares mais bonitos do Algarve? Salve o post nos favoritos!

Ponta da Piedade

A Ponta da Piedade é dona de um dos cenários mais bonitos do Algarve. Uma das melhores formas de explorar o lugar é fazendo um passeio de barco pelas grutas, com direito a algumas paradas para mergulho no meio do mar e em pequenas baías de areia fininha. Situa-se a 10 minutos de carro do centro de Lagos, uma das cidades costeiras mais visitadas do Barlavento Algarvio. Local digno de vários flashes! Veja preços de hotéis no Algarve.

Praia de João Vaz

lugares mais bonitos do Algarve

De grande beleza natural, a Praia de João Vaz é um dos segredos mais bem guardados do Algarve. Este paraíso encontra-se rodado por penhascos, criando as condições perfeitas para a formação de uma baía neste local. É muito famosa entre mergulhadores dado que é o lar de uma grande diversidade de espécies marinhas. Localiza-se no município de Vila do Bispo, a pouco mais de 10 minutos de caminhada da Praia do Barranco.

+ Descubra também: melhores praias de Vila do Bispo

Vila de Burgau

lugares mais bonitos do Algarve

Construída em meio aos penhascos defronte para o mar, Burgau é considerada uma das vilas piscatórias mais bonitas do Algarve. Está localizada no município de Vila do Bispo, sendo o destino certo para quem gosta de ambientes tranquilos. Além disso, oferece ótimas infraestruturas de apoio, bons restaurantes e hospedagens mais baratas que a vizinha Lagos. Para mais, cafés, bares descolados e águas cristalinas para mergulhos refrescantes.

Prainha Alvor

lugares mais bonitos do Algarve

A Prainha é um dos refúgios mais bonitos do Algarve. Situa-se a pouco mais de 1 km do centro de Alvor, em Portimão. A maneira mais prática de chegar, é através do Aldeamento Prainha Club – Alvor. O acesso ao areal pode ser pedestre ou por meio do elevador do Caniço Restaurante. As águas transparentes são convidativas à prática de mergulho e observação da vida marinha.

+ Veja também: o que fazer em Portimão 

Ponta de João De Arens

lugares mais bonitos do Algarve

A cinematográfica Ponta de João de Arens situa-se em Alvor – Portimão. É um dos paraísos escondidos no Algarve. O acesso a este recanto mágico é feito pela estrada de terra batida, próxima ao Aldeamento Prainha Club – Alvor. A partir do estacionamento ao lado da Villa Casa da Guarda V2, basta caminhar durante 3 minutos por uma trilha leve e chega-se ao topo da falésia, que oferece uma panorâmica alucinante para a Praia de João de Arens. A descida para o areal é um pouco sinuosa, no entanto a exclusividade é praticamente total.

Praia do Camilo

A Praia do Camilo está entre as atrações mais visitadas de Lagos. Não por acaso recebe anualmente milhares de turistas. O segredo deve-se às suas belezas naturais, deslumbrando qualquer turista com suas falésias imponentes escoltadas por águas azuis-turquesa. Apresenta um areal de pequenas dimensões e o acesso faz-se por meio de uma longa escadaria. Tem apoio de bar, restaurante e um estacionamento próprio. Veja preços de hotéis no Algarve.

Aldeia de Cacela Velha

A aldeia piscatória de Cacela Velha, exibe um casario típico algarvio à beira mar. Além disso, vai encontrar uma vista deslumbrante sobre a Península de Cacela, protegida pelo Parque Natural da Ria Formosa. O povoado pertence ao concelho de Vila Real de Santo António, estando apenas a 10 km ao sul de Tavira. Durante a visita à aldeia conheça a Igreja Matriz, o Forte de Cacela e a cisterna Almohade.

Praia de São Rafael

A Praia de São Rafael está entre as melhores praias de Albufeira e do Algarve. É cercada por falésias cênicas e banhada por águas transparentes que revelam formações rochosas submersas. Tem boas infraestruturas de apoio como bares, restaurantes e hotéis, além de vigilância permanente durante a época balnear. Acesso fácil.

+ Confira também: o que fazer em Albufeira

Centro Histórico de Tavira

Localizada à margem do rio Gilão, Tavira mistura traços da herança portuguesa com influências mouras profundamente enraizadas. A cidade acolhe um dos centros históricos mais bonitos do Algarve. Os monumentos expressivos por ali são: Ponte Romana de Tavira, Castelo Medieval, Igreja de Santa Maria do Castelo, Palácio Galeria e a Igreja da Misericórdia. Visitem!

+ Saiba também: o que fazer em Tavira

Praia Ninho de Andorinha

É um dos recantos idílicos de Albufeira. A entrada para a Praia do Ninho de Andorinha pode ser feita por trilhas, a partir das praias de São Rafael e da Coelha (esforço físico médio) ou através de passeios de barco. Caso você prefira chegar de carro, estacione próximo ao Hotel Baía Grande e siga pelo caminho paralelo à Rua de João Guita – em pouco mais de 2 minutos, você chegará ao topo da falésia. Recomenda-se cautela na descida para os banhos.

Ilha Deserta

A Barreta, popularmente conhecida como ilha Deserta, preenche requisitos básicos para quem está em busca de uma praia paradisíaca bem preservada. Integrada ao Parque Natural da Ria Formosa, o local convida à tranquilidade e ao descanso. Possui mais de 10 km de extensão e o acesso faz-se pelo mar, a partir do Cais da Porta Nova em Faro. A viagem de barco dura aproximadamente 35 minutos. Veja preços de hotéis no Algarve.

Vila de Ferragudo

Ferragudo é uma tradicional vila piscatória. Possui um centrinho de charme pitoresco à margem do rio Arade, além de várias praias nos arredores. O povoado fica no concelho de Lagoa, a curtas distâncias de Portimão e do Carvoeiro. Vale sempre uma visita e a melhor forma de percorrer a pequena localidade é a pé. Destaque especial para o Castelo de São João do Arade, um dos cartões postais mais bonitos de Ferragudo.

Praia da Barrinha

A Praia da Barrinha encontra-se na extremidade nascente da Península do Ancão em Faro. É um paraíso (quase) secreto que, só para lá chegar, terá de caminhar por um passadiço de madeira durante 20 minutos. Nos meses de verão, agências turísticas realizam passeios de barco pela Barrinha, com paradas para mergulhos refrescantes nas lagunas da Ria Formosa. Continue lendo as dicas sobre os lugares mais bonitos do Algarve.

Castelo de Silves

O Castelo de Silves ergue-se no cume de um morro, em pleno centro histórico de Silves, antiga capital algarvia. Edificado pelos mouros, a fortificação é uma das mais notáveis obras de arquitetura militar em Portugal, com mais de mil anos de existência. A vista das muralhas do castelo dominam o horizonte da cidade e toda a paisagem ao redor. Está classificado como monumento nacional, desde 1910.

Praia do Carvalho

Seguindo com as dicas sobre os lugares mais bonitos do Algarve, nesta lista, não poderia faltar a Praia do Carvalho, uma das mais belas enseadas de Lagoa. As falésias, o mar, o sol, a vibe, tudo nesta praia é belo e surpreendente. Pode ser visitada durante o percurso dos Sete Vales Suspensos, um dos trilhos mais bonitos do Algarve. O acesso ao areal é feito por umas escadas estreitas escavadas na falésia. A não perder!

Palácio de Estoi

Construído na segunda metade do século XVIII, o Palácio de Estoi é um dos complexos palacianos mais belos do Algarve. Sua arquitetura baseia-se nos estilos neoclássico e rococó. Igualmente interessante são os jardins, dispostos em estilo francês, contendo árvores frutíferas, palmeiras, fontes, vasos e uma série de esculturas em mármore. Situa-se na pequena localidade de Estoi, a uma curta distância da capital Faro. Actualmente, faz parte da rede Pousadas de Portugal, geridas pelo Grupo Pestana. Devidamente aproveitado como hotel de charme, permite visitas gratuitas aos espaços interiores e exteriores.

Praia da Senhora da Rocha

Aninhada entre as falésias douradas, a Praia da Senhora da Rocha é mais um paraíso do concelho de Lagoa. Atmosfera tranquila, mar com ondas deliciosas e um areal de pequenas dimensões. Além disso, o promontório da Senhora da Rocha (local que outrora fora culto de Visigodos e Muçulmanos), torna a praia ainda mais especial. O miradouro oferece uma vista espetacular para o mar e para as praias vizinhas. Veja preços de hotéis no Algarve.

Cabo de São vicente

O Cabo de São Vicente é o tradicional camarote para assistir ao pôr do sol mais bonito do Algarve. O local que desde a Idade Média era chamado “o fim do mundo”, situa-se na região de Sagres (ponto mais a sudoeste da Europa). Por isso, vá até lá no horário do entardecer e viva momentos únicos de paz e de comunhão com o mar.

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre os lugares mais bonitos do Algarve? Compartilhe!

Tags::