Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Praia da Ursa

Compartilhar

Dicas para visitar a Praia da Ursa, uma das mais belas praias de Portugal

A Praia da Ursa é um paraíso bruto, emoldurado por magníficas formações rochosas. Foi considerada pelo Guia Michelin como uma das praias mais bonitas do mundo e, frequentemente, entre na lista das melhores praias desertas da Europa. É belíssima, beira o surreal e está ali diante de nós! Contudo, o areal da Ursa não é para todos. A única maneira de lá chegar é a pé. O acesso faz-se através de um trilho sinuoso e pelo trilho já dá para ter uma vista panorâmica maravilhosa da praia. Inclusive, os miradouros naturais sobre a Praia da Ursa são absolutamente imperdíveis! A partir do miradouro você poderá desfrutar do mar e deleitar seus olhos com vistas sublimes. Esta praia é o destino certo para casais aventureiros que amam uma escapadinha na natureza. Descubra neste guia como ir à Praia da Ursa e aproveite a experiência.

Praia da Ursa:

Praia da Ursa: onde fica 

Praia da Ursa:

A Praia da Ursa fica escondida na zona costeira de Sintra, a apenas algumas centenas de metros do famoso Cabo da Roca, o ponto mais ocidental de Portugal Continental e da Europa Continental.

A enseada é parte integrante da Reserva Natural de Sintra-Cascais, o qual integra uma área que vai da Cidadela de Cascais até à Praia de São Julião (palco de encontro do rio Falcão com o mar).

Lenda da Praia da Ursa

Praia da Ursa:

Intocada, remota e curiosa até no nome. Praia da Ursa. Seu nome é uma alusão à enorme pedra em forma de Urso que domina o areal, ao lado de uma outra formação rochosa que recebeu o nome de Gigante.

Conta a lenda que a Ursa habitava ali com seus filhotes durante a Era do Gelo e  quando o degelo começou, os deuses ordenaram a todos os animais que abandonassem as zonas costeiras.

Como a mãe não obedeceu às ordens divinas, pois ali tinha nascido e ali queria ficar, os deuses enfurecidos transformaram a Ursa num enorme rochedo, enquanto os seus filhos foram convertidos nas outras pequenas formações à sua volta, dando assim origem ao nome Praia da Ursa. 

Quando ir à Praia da Ursa – Sintra: Melhor época

Praia da Ursa:

Muito mais do que um passeio ou uma simples ida à praia, a Praia da Ursa é uma verdadeira conexão com a natureza. Um legítimo Santuário Natural de Excelência!

A melhor época para visitá-la é durante o verão europeu que começa em junho e termina em setembro.

Desaconselhamos visitar a Ursa no inverno, principalmente em dias chuvosos e nublados. Nessa altura, o mar costuma levantar grandes ondas contra as rochas. 

Para além disso, as formações rochosas da Ursa e Gigante ocupam boa parte do areal que (quase) desaparece no horário da maré alta.

Assim sendo, quando planear visitar a Praia da Ursa fique atento à tábua das marés e programe a visita no horário da maré baixa. 

Dica: Apesar de não ser oficialmente uma praia naturista, é muito comum a prática de nudismo no areal da Ursa. 

Praia da Ursa: Como chegar a partir de Sintra

A Praia da Ursa é considerada a praia mais ocidental de Portugal Continental e da Europa Continental.

Está localizada na freguesia de Colares, perto do Cabo da Roca (como já referido no tópico acima), e você pode lá chegar facilmente de carro ou autocarro/ônibus. 

Mas se puder vá de carro próprio ou alugado. Porquê? Porque nos arredores da Praia da Ursa você terá a oportunidade de visitar outras belas praias como a Praia da Adraga, Praia Grande, Azenhas do Mar, Praia do Magoito, dentre outros belos locais.

Partindo de carro do centro de Sintra são pouco mais de 15 km até à entrada do trilho/trilha que conduz à Praia da Ursa.

O percurso faz-se pela N247 em direção à Azóia. O caminho não tem nada que enganar. Peça ajuda ao GPS do Google Maps. 

Praia da Ursa: Trilho de acesso

Praia da Ursa:

A paisagem encantadora da Praia da Ursa é uma obra da natureza esculpida por milhões de anos de erosão provocada pelos ventos, chuvas e pela força do mar. 

Praia selvagem, deserta e obviamente não vigiada. Uma escolha certeira para quem adora caminhar entre trilhos desafiantes! 

Há vários caminhos que conduzem à Praia da Ursa. Mas o trilho mais indicado para alcançar o areal começa junto à Estrada Cabo da Roca, a apenas 1 km antes de chegar ao Miradouro do Cabo da Roca. 

Uma vez no local, estacione o carro no pequeno parque de terra que fica ao lado de um portão branco e vermelho. Ver localização exata no Google Maps

A partir daí terá de seguir o caminho a pé. O trilho, apesar de curto (aproximadamente 2,5 km ida e volta), é bastante exigente e requer atenção redobrada, devido à descida íngreme com pedras soltas nos últimos 400 metros. Mas o grau de dificuldade elevado será recompensado à chegada!

Reserve cerca de 1 hora e faça o percurso com calma e descanso para recuperar o fôlego, sobretudo na volta. A subida é puxada! 

Atenção: Não indicamos a Praia da Ursa para pessoas de mais idade, grávidas e crianças.

Dica: Os primeiros 900 metros do percurso são fáceis de realizar e irão levá-lo até um belo miradouro natural com vista arrebatadora para a paisagem costeira, inclusive para a Praia da Ursa.

Caso não lhe apeteça, ou tenha algum tipo de limitação física para aceder ao areal, vale sempre a pena visitar o miradouro e contemplar o belíssimo cenário que encanta a todos. Durante a visita, aproveite para tirar umas fotografias.

Se tiver alguma dúvida e precisar de mais informações à cerca da Praia da Ursa e de outros pontos de interesse da região, dirija-se até ao Posto de Turismo do Cabo da Roca (800 metros). Está gostando das dicas? Salve o post nos favoritos!

O que levar na mochila

Praia da Ursa:

A Praia da Ursa é o refúgio certo para relaxar e se desconectar do mundo, pois não há restaurantes ou bares no local. Então, convém ir prevenido com água e lanche.

Para além disso, não se esqueça de levar: 

Ténis ou botas de trekking

Protetor solar, chapéu ou boné

Traje de banho e toalha de praia

Uma sacola para colocar o seu lixo

Máquina fotográfica ou telemóvel/celular para registar os melhores momentos nesta incrível praia, considerada uma das mais belas do mundo.

O que visitar perto da Praia da Ursa

Após a visita à Praia da Ursa, você pode aproveitar para conhecer quatro belas atrações ali mesmo ao lado, como o Cabo da Roca, o Miradouro do Louriçal, a Praia da Aroeira e o Miradouro da Praia do Caneiro

Cabo da Roca

O famoso Cabo da Roca, também conhecido por Promontório da Lua, é o ponto mais ocidental de Portugal Continental e da Europa Continental.

Diz a história que, sobre o Cabo da Roca, o poeta Luís Vaz de Camões terá dito: “Aqui onde a terra se acaba e o mar começa”.

Inserido no Parque Natural de Sintra-Cascais, o Cabo da Roca é composto por um enorme paredão rochoso que avança sobre o mar a 140 metros de altura.

Está entre os locais mais bonitos e visitados do país, pelo magnífico cenário que oferece.

As vistas para a Serra e para o Oceano Atlântico são absolutamente arrebatadoras. Prepare a máquina fotográfica! O visual rende fotos incríveis!

O Cabo da Roca fica na freguesia de Colares e super combina com a Praia da Ursa. Além da beleza natural, no local há um antigo Farol de 1758 (mandado construir pelo Marquês de Pombal), um Posto de Turismo, um restaurante/café, uma loja de souvenirs e um estacionamento amplo e gratuito.

Dica importante: Quando visitar o Cabo da Roca não se esqueça de levar calçado adequado para caminhadas. O chão é bastante irregular com pedras soltas e, além disso, é íngreme e por vezes escorregadio. 

Miradouro do Louriçal

A partir do Miradouro do Louriçal, mesmo ao lado do Cabo da Roca e vizinho à Praia de Assentiz, você pode desfrutar de uma agradável panorâmica sobre o mar.

Além disso, o miradouro também permite uma vista linda para a Praia do Louriçal, uma bela enseada selvagem e quase inacessível por terra e por mar. O local dá uma sensação de fim do mundo! Paisagem espetacular!

Praia da Aroeira

Vizinha à Praia da Ursa, a Praia da Aroeira é uma praia intocada e deserta, inacessível por terra. No entanto, a vista de cima da penhasco é deslumbrante e rende fotos espetaculares!

Para avistar a Praia da Aroeira você precisa percorrer o trilho junto à costa. O miradouro natural está localizado entre o Cabo da Roca e a Praia da Ursa. 

Miradouro da Praia do Caneiro

Após visitar a Praia da Ursa, siga o trilho da falésia para norte, em direção à Praia da Adraga e faça uma parada no Miradouro da Praia do Caneiro com uma linda vista para o oceano atlântico e para as arribas escarpadas. 

Caminhando umas dezenas de metros para norte vai também ficar a conhecer o Fojo dos Morcegos (ou da Adraga), a Pedra de Alvidrar e o Miradouro da Praia da Adraga, logo a seguir. Vale a pena!

Onde ficar a dormir em Sintra (perto da Praia da Ursa): Melhores Alojamentos

Quando nos perguntam onde ficar a dormir em Sintra, qual o melhor lugar da região para reservar um alojamento, sempre respondemos com outra pergunta: que tipo de viagem você quer fazer?

Dizemos isto porque o concelho de Sintra serve a quem procura um roteiro cultural, sossego à beira-mar ou até aventuras por trilhos.

Para que pernoite descansado nesta vila de conto de fadas, listamos a seguir as melhores sugestões para dormir em Sintra, que vai desde alojamentos românticos com preço-qualidade, ao requinte e luxo dos hotéis 5 estrelas de topo mundial. Confira!

Hotéis de luxo em Sintra

Visitar Sintra /Divulgação: Tivoli Palácio de Seteais – The Leading Hotels of the World

Penha Longa Resort: luxuosa propriedade de estilo palaciano, inserido no Parque Natural de Sintra-Cascais. O Hotel 5 estrelas disponibiliza acomodações amplas e confortáveis com varanda privativa, um Spa completo, 9 restaurantes (3 deles com estrelas Michelin), campo de golfe profissional, piscinas interiores e exteriores, campos de ténis e de squash, equitação, parque infantil, um clube infantil, bar, Wi-Fi e estacionamento. Pequeno-almoço servido no estilo buffet. Boa aposta!

Tivoli Palácio de Seteais: inserido num antigo palácio do século XVIII, o Tivoli Palácio de Seteais irá proporcionar-lhe uma estadia de sonho no coração de Sintra. O hotel 5 estrelas apresenta acomodações luxuosas e aconchegantes com vista para o Palácio da Pena, Castelo dos Mouros e para o mar de Sintra. Além disso, dispõe de uma piscina exterior, campos de ténis, centro equestre, Spa e centro de bem-estar, salões de bailes, restaurante de cozinha internacional, bar, Wi-Fi e estacionamento. Pequeno-almoço servido no estilo buffet. Excelente escolha!

Casa Holstein Quinta de Sao Sebastiao Sintra: Alojamento de charme 5 estrelas com excelente localização no Centro Histórico de Sintra. Dispõe de acomodações de luxo, piscina ao ar livre e terraço para banhos de sol, jardim, Wi-Fi e estacionamento. Pequeno-almoço servido no estilo buffet. Boa aposta!

Alojamentos em Sintra com bom preço-qualidade

Visitar Sintra /Divulgação: Chalet Saudade

Chalet Saudade: Alojamento romântico em pleno coração do Centro Histórico de Sintra. Dispõe de suites aconchegantes e climatizadas, salas de estar com frescos trompe l’oeil, belos jardins com lagos e fontes antigas. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Excelente escolha!

Casa da Estefanea Boutique: Guest House inserida num edifício com uma arquitetura de estilo romântico. Apresenta acomodações espaçosas e confortáveis, a poucos minutos de caminhada das atrações da vila de Sintra. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Ótima aposta!

Águamel Sintra Boutique: Guest House instalada num edifício do século XIX. Disponibiliza acomodações confortáveis, a poucos metros dos atrativos de Sintra.  Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Chá e bolo caseiro 24H. Boa escolha!

CasAzulApartments: Apartamento confortável com localização privilegiada no centro de Sintra. Apresenta suites confortáveis e climatizadas com casa de banho privativa, sala e cozinha totalmente equipada, terraço com vista e Wi-Fi gratuito! 

Happy Sintra GuestHouse by Casa do Preto: Alojamento Local com bom preço-qualidade no centro de Sintra. Dispõe de acomodações simpáticas com vista para o jardim, Wi-Fi e parque de estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária.  

Alojamentos em Sintra perto das melhores praias

Visitar Sintra /Divulgação: Chalet O Amorzinho Sintra Praia

Chalet O Amorzinho Sintra Praia: Hotel de charme com excelente localização nas Azenhas do Mar. Apresenta acomodações de luxo com vista para o mar, piscina exterior sazonal, terraço, jardim, salão partilhado, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Boa aposta!

Arribas Sintra: Hotel 4 estrelas com excelente localização na Praia Grande, uma das melhores praias de Sintra. Dispõe de acomodações amplas e confortáveis com vista para o mar, piscinas de água salgada, terraço e espreguiçadeiras, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Boa escolha!

Azenhas do Mar West Coast Design and Surf Villas: Apartamentos confortáveis com boa localização nas Azenhas do Mar. Todas as unidades disponibilizam terraço com vista para o mar, quartos com ar condicionado, cozinha totalmente equipada, uma sala de estar com um sofá, Wi-Fi gratuito, dentre outras comodidades. 

Chez Nous: Alojamento Local com acesso fácil às praias das Azenhas do Mar e das Maçãs (800 metros). Dispõe de acomodações simpáticas, jardim, terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária.

Atenção às informações extras

Praia da Ursa

Tenha atenção às placas de sinalização que indicam a possibilidade de deslizamento de pedras e mantenha a distância de segurança em relação às arribas.

Quando for a banhos lembre-se que as correntes da Praia da Ursa são perigosas, principalmente quando a maré está cheia.

Não apanhe plantas nem recolha amostras geológicas.

Traga sempre consigo um saco para recolher o lixo que produz.

Não faça barulhos desnecessários. Respeite a natureza.

– Evite fazer o trilho sozinho, se o fizer, avise alguém. 

Verifique a hora de partida e certifique-se que pode terminar a visita à Praia da Ursa antes do anoitecer.

Informe-se sobre a previsão meteorológica.

Não visite a Praia da Ursa em dias chuvosos.

Leve calçado adequado para caminhadas e esqueça a sandália havaiana.

Consulte a tábua das marés e visite a Praia da Ursa no horário da maré baixa.

Leve máquina fotográfica e telemóvel/celular com bateria carregada.

Não leve consigo objetos de valor desnecessários.

Deixe a praia ainda melhor do que a encontrou. A natureza agradece!

+ Dicas de locais a visitar

Agora que você já sabe como ir à Praia da Ursa, em Sintra, aproveite e descubra outros belos locais para visitar no Sul de Portugal. Você vai gostar!

+ O que visitar em Sesimbra

+ Melhores praias de Setúbal

+ Melhores praias do Alentejo

+ O que fazer em Sintra

+ O que fazer em Cascais

+ Melhores praias da Costa Vicentina

+ Melhores lugares para conhecer em Lisboa

+ O que fazer em Albufeira

+ Melhores praias de Lagos

+ Melhores praias de Portimão

+ O que fazer em Tavira

+ Melhores praias de Vila do Bispo

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui

*Gostou das dicas sobre a Praia da Ursa? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *