Visitar a Serra da Cabreira
Compartilhar
Roteiro turístico: visitar a Serra da Cabreira
Destino maravilhoso para atividades ao ar livre, a Serra da Cabreira é uma região abençoada pela frescura dos cursos de água que escorrem das suas encostas. Além do delicioso clima serrano, pode ainda aventurar-se por caminhos e trilhos rurais de montanha, que irão levá-lo a belas cascatas e lagoas paradisíacas. Gostou da ideia? Então confira a nossa seleção dos lugares mais bonitos para você já ir sonhando. Veja a seguir quais são os melhores sítios, percursos pedestres, dentre outros pontos de interesse para passear quando visitar a Serra da Cabreira.
Onde fica a Serra da Cabreira?
A Serra da Cabreira é uma elevação de Portugal Continental, com 1262 metros de altitude. Situa-se no Baixo Minho e no Baixo Barroso (Norte de Portugal), abrangendo os concelhos de Montalegre, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto. A melhor maneira de conhecer a região é de carro, por conta própria, ou através de excursões guiadas.
Quais são os locais a visitar na Serra da Cabreira
A Serra da Cabreira é um paraíso recheado de belos lugares para explorar. Para facilitar a sua vida, listamos neste guia de viagem as melhores dicas de passeios imperdíveis a fazer quando visitar o destino.
Veja de seguida as principais atividades para incluir no seu roteiro de fim de semana ou numas férias em família. Vale a pena!
Cascata da Candosa
Alimentada pelo rio Ave, um dos mais importantes cursos de água do Norte de Portugal, a Cascata da Candosa é uma das atrações a não perder na Serra da Cabreira.
A queda mais bonita termina num poço de água cristalina, sendo o local perfeito para mergulhos refrescantes nas tardes quentes de verão.
Esta Cascata faz parte do percurso pedestre “Moinhos do Ave” (PR6), e a única forma de lá chegar é a pé. O trilho inicia-se no pequeno povoado de Lamedo (Vieira do Minho), junto à antiga Casa do Telhado e termina na Ponte Romana de Agra.
Quase todo o percurso é calcorreado na companhia do rio Ave, por isso não faltam lagoas nem oportunidades para ir a banhos.
O trilho “Moinhos do Ave” tem uma extensão de 4 km com grau de dificuldade médio. Há placas indicativas pelo caminho. Se puder visite a cachoeira entre as 13h e as 15h, horário em que o sol revela toda a beleza do lugar. Obrigatório levar calçado apropriado para trekking!
Dica extra: se precisar de um hotel perto da Cascata da Candosa, fique hospedado na Quinta Cercas da Costa, um dos melhores alojamentos da Serra da Cabreira.
Ponte Romana de Agra
Testemunho de que o território se inseria numa região estratégica para os romanos, a Ponte Romana de Agra, sobre o rio Ave, é um dos mais belos cartões postais da Serra da Cabreira.
Localizada a apenas 1 km da aldeia histórica de Agra (concelho de Vieira do Minho), o local faz parte do percurso pedestre “Moinhos do Ave” pelas margens do rio, com vários moinhos (azenhas), lagoas e a Cascata da Candosa, uma das mais emblemáticas quedas-d’água desta região serrana.
A Ponte Romana de Agra fica junto à estrada M526, sendo possível lá chegar de carro ou pelo trilho “Moinhos do Ave” (PR6), que começa em Lamedo (Vieira do Minho), junto à Casa do Telhado, como já referido no tópico acima.
Dica extra: se precisar de um hotel perto da Ponte Romana de Agra, fique hospedado na Quinta Cercas da Costa, um dos melhores alojamentos da Serra da Cabreira.
Poço Negro
O Poço Negro é uma das mais belas lagoas “secretas” da Serra da Cabreira. Fica timidamente escondido perto da Ponte Romana de Agra e a única maneira de lá chegar é a pé.
O Poço Negro, além de lindo, é pouco explorado por turistas que visitam esta serra, sendo por isso um dos melhores lugares sossegados e românticos para desfrutar a dois.
O acesso é feito a pé pelo trilho que começa junto ao moinho da ponte (menos de 10 minutos de caminhada leve). Recomenda-se cautela na descida para os banhos.
Poço dos Gatos
Belíssima piscina natural, abastecida pelas águas cristalinas do rio Ave. O Poço dos Gatos está localizado entre a Ponte Romana de Agra e o Poço Negro.
A única forma de lá chegar é a pé. Aliás, o pequeno trilho que conduz ao Poço dos Gatos é o mesmo que leva ao Poço Negro.
Destino excelente para ir a banhos com crianças. Nas proximidades há um parque de merendas e um estacionamento próprio. Acesso fácil.
Santuário Nossa Senhora da Lapa
Localizado no sopé da serra, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa é um dos atrativos históricos mais lindos e encantadores da região da Cabreira.
Fica perto da freguesia de Soutelo (concelho de Vieira do Minho), e chega-se ao local facilmente de carro.
Construída em baixo de um enorme penedo de granito, a famosa capela data de 1694. O cenário inquestionavelmente exótico, transporta os visitantes para um mundo de conto de fadas.
Além disso, a vista panorâmica do miradouro é de cortar a respiração, transmitindo uma sensação de paz e tranquilidade difíceis de igualar! Ao lado do Santuário, há um agradável parque de merendas onde pode fazer uma pausa e petiscar.
Cascata do Caldeirão
Próxima à aldeia de Zebral (concelho de Vieira do Minho), a Cascata do Caldeirão insere-se numa paisagem natural maravilhosa! Fica à beira da estrada que liga Zebral a Espindo, e ir a banhos ali é canja!
Dica importante: planeie a visita à Cascata do Caldeirão durante os meses de Maio e Junho – época em que as quedas de água e as lagoas atingem todo seu esplendor, causando um efeito ainda mais fascinante à cascata.
Alto do Talefe
Visitar o Alto do Talefe é visitar o ponto mais alto da Serra da Cabreira, com uma altitude em relação ao nível do mar de 1262 metros.
A montanha fica na divisória entre as bacias hidrográficas do Ave e do Cávado. Atualmente, a zona do cume abriga o Parque Eólico da Cabreira.
Além da vista privilegiada para as Serras do Parque Nacional da Peneda-Gerês, durante a visita à montanha do Talefe pode ficar a conhecer de perto a Lenda da Serra da Cabreira e do rio Ave, uma vez que a nascente do mesmo se encontra ali.
O pico propriamente dito fica na pequena freguesia de Ruivães, concelho de Vieira do Minho, perto das aldeias de Agra, Espindo e Zebral. É possível chegar ao Talefe de carro usando os seus estradões de terra batida.
Nós subimos a montanha de carro a partir de Agra (8 km), inserimos no aplicativo Google Maps – Talefe Serra da Cabreira, e chegamos lá tranquilamente.
Parque de Lazer Poço das Traves
Recanto paradisíaco, situado na freguesia de Ruivães (Vieira do Minho). O Parque de Lazer Poço das Traves é ideal para uma escapadinha em família à Serra da Cabreira.
O local oferece uma boa infraestrutura turística. Espere encontrar uma área verde bem cuidada e arborizada, com uma praia fluvial excelente para adultos e crianças, um café, mesas de pic-nic, estacionamento nas imediações, além do próprio Poço das Traves – principal atrativo do parque. Acesso fácil a todos!
Dica extra: se precisar de um hotel perto do Parque de Lazer do Poço das Traves, fique hospedado na Casa de Dentro – Capitão Mor, um dos melhores alojamentos da Serra da Cabreira.
Praia Fluvial de Gondiães
A Praia Fluvial de Gondiães, é um dos melhores pontos de encontro de amantes da natureza que gostam de curtir ao ar livre seus momentos de lazer.
Além das águas límpidas e cristalinas, o local dispõe de estacionamento, espaço de grelhadores e mesas de pic-nic inseridas num ambiente verdejante e fresco com árvores frondosas.
Dica extra: se precisar de um hotel perto da Praia Fluvial de Gondiães, fique hospedado na Casa dos Codessos, um dos melhores alojamentos da região.
Poço das Relvas
O Poço das Relvas está inserido numa das paisagens mágicas da aldeia de Moscoso, de onde se tem uma panorâmica espetacular para o Alto da Senhora da Graça, das Serras do Marão e do Alvão e do famoso Nariz do Mundo da Serra da Cabreira (cume pontiagudo com uma vista fantástica sobre o vale da Ribeira de Cavez.
A maneira mais fácil de chegar ao Poço das Relvas é viajar até à aldeia de Moscoso (pequena localidade do concelho de Cabeceiras de Basto), e depois estacionar o carro aqui (ver localização exata e coordenadas no Google Maps). A partir daí o trilho de 10 minutos de caminhada é sempre a descer. Há placas indicando o caminho.
Nota importante: no Google Maps o nome do local está como Cascata do Prego Fundo, mas o nome original é Poço das Relvas. Quando ir? Planeje a sua visita durante os meses de Maio e Junho, em dias ensolarados.
Dica extra: se deseja pernoitar perto do Poço das Relvas fique hospedado na Quinta Rural – Eco Lodge, um dos melhores alojamentos da Serra da Cabreira.
Onde dormir na Serra da Cabreira
A seguir listamos os melhores alojamentos com bom preço-qualidade para dormir na Serra da Cabreira. Além de confortáveis, as hospedagens também oferecem acesso fácil aos pontos turísticos mencionados acima. Clique nos links do Booking e saiba mais!
Quinta Cercas da Costa – alojamento confortável, com fácil acesso à Cascata da Candosa, Ponte Romana de Agra, Poço Negro, Poço dos Gatos e o Alto do Talefe.
Casa de Dentro – Capitão Mor – casa de turismo rural aconchegante, com fácil acesso ao Parque de Lazer Poço das Traves e à Cascata do Caldeirão.
Quinta Rural – Eco Lodge – disponibiliza acomodações confortáveis, com acesso fácil o Poço das Relvas, na aldeia de Moscoso.
Casa dos Codessos – alojamento confortável, com fácil acesso à Praia Fluvial de Gondiães.
Dicas de outros lugares lindos para viajar
Agora que você já descobriu os melhores locais para visitar a Serra da Cabreira, aproveite e confira outros destinos fantásticos para viajar no Norte de Portugal.
+ Melhores praias fluviais do Gerês
+ Cascatas de Arcos de Valdevez
+ Como ir às 7 Lagoas do Gerês
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre visitar a Serra da Cabreira? Compartilhe com seus amigos!