Escreva para pesquisar

Como ir à Cascata da Portela do Homem

Compartilhar

Dicas de como ir à Cascata da Portela do Homem

O Gerês é cheio de lugares incríveis para descobrir. O Parque Nacional abrange os concelhos de Terras de Bouro, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço e Montalegre. É considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Acolhe uma área com cerca de 70.000 hectares, salpicada por cascatas, vales, rios, poços de águas cristalina e fabulosas formações rochosas, sem falar da fauna e flora exuberantes. Em 2009, foi eleito uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na categoria de Zonas Protegidas. O destino atrai milhares de turistas, principalmente, durante os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro, em busca das belas quedas-d’água. No artigo de hoje, trazemos dicas e informações de como ir à Cascata da Portela do Homem, uma das atrações mais fascinantes do Parque Nacional.

Cascata da Portela do Homem, uma das atrações mais fascinantes do Parque Nacional Peneda-Gerês

Como ir à Cascata da Portela do Homem

Como ir à Cascata da Portela do Homem

Como ir à Cascata da Portela do Homem

As águas puras e cristalinas do rio Homem – Parque Nacional Peneda-Gerês

A Cascata São Miguel, mais conhecida por Cascata da Portela do Homem ou mesmo por Cascata do Rio Homem, está localizada a 12 km da vila do Gerês, próxima à fronteira espanhola.

Chegar até lá é super fácil. Então, com a ajuda do Google Maps, pode-se mesmo dizer que é canja! Desde a vila do Gerês, siga pela estrada N308-1, em direcção à fronteira da Portela do Homem.

A estrada que conduz à Cascata da Portela do Homem, passa pela Mata da Albergaria – o emblemático bosque do Parque Nacional, que parece até cenário de história encantada.

A Cascata da Portela do Homem, encontra-se apenas a 50 metros da estrada. Após passar a Ponte do rio Homem, estacione no parque (junto à fronteira) e daí retroceda caminhando até à Cascata.

Cercada pelas rochas graníticas polidas pela erosão milenar, a fascinante Cascata da Portela do Homem forma uma piscina natural cristalina de cor verde-azulado. O local é perfeito para uns bons banhos e mergulhos refrescantes durante os meses de verão. Vai perder?

+ Veja também: como ir à Cascata do Tahiti

Quando ir à Cascata da Portela do Homem


O Gerês é um destino para todo ano, com boas caminhadas, as trilhas são um exemplo de atração com belíssimas paisagens. No entanto, para quem quer curtir e aproveitar os banhos de rio, os meses ideais são Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro (em dias ensolarados).

A Cascata da Portela do Homem está entre as atrações mais visitadas do Gerês. Por isso, se não gosta de ambientes lotados, evite a visita durante as férias escolares, fins de semana e feriados prolongados.

+ Saiba também: como ir à Cascata do Arado

O que levar

Como ir à Cascata da Portela do Homem

Cenários paradisíacos do rio Homem

A Cascata da Portela do Homem não conta com apoio de bares ou restaurantes. Se pretende passar umas horas por ali, lembre-se de levar lanche e bebidas. E, claro, o saquinho para recolher o seu lixo! Outros itens: chapéu, protetor solar, traje de banho, toalha e calçado para trekking.

Onde dormir no Gerês

Divulgação: Agrinho Suites & Spa Gerês, um dos melhores alojamentos do Gerês


Divulgação: Pousada Mosteiro de Amares, considerado o melhor hotel histórico de luxo do Gerês

Os melhores alojamentos com acesso fácil à Cascata da Portela do Homem e a outros pontos de interesse do Parque Nacional, encontram-se entre Vilar da Veiga e a Vila do Gerês.

Os hotéis que mais gostamos e recomendamos são: Pousada Mosteiro de AmaresAgrinho Suites & Spa Gerês e a Casa do Eido – sustainable living & nature experiences.

Viajantes econômicos com certeza vão adorar o Hotel S. Bento da Porta Aberta, a Quinta da Penela e a Beleza Serra Guide Hotel.

Nota importante: os hotéis no Gerês têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados. Portanto, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links acima e garanta o seu quarto com antecedência.

+ Veja também: hotéis bons e baratos no Gerês

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post de como ir à Cascata da Portela do Homem? Compartilhe com seus amigos!

Tags::
Próximo Artigo

Você pode gostar também