Escreva para pesquisar

Compartilhar

Dicas: conheça as mais belas cascatas e lagoas do Soajo

A Serra do Soajo também designada como Serra da Peneda, é a sexta serra mais alta de Portugal Continental, atingindo 1416 metros de altitude. Situa-se no Alto Minho pertencendo aos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção. Se essa é a sua primeira vez na região, saiba que dificilmente será última. O Soajo é lindo, cativante e cheio de tesouros naturais para descobrir, não sendo possível visitar tudo de uma só vez. Grande parte das atrações são integradas no único Parque Nacional português (Peneda-Gerês), considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Esta serra concilia natureza, história, património e tradição ancestral. Aqui, mostramos as mais belas cascatas e lagoas do Soajo que valem, definitivamente, uma viagem.

Como chegar às cascatas e lagoas do Soajo

Poço Negro

cascatas e lagoas do Soajo

De grande beleza natural, o Poço Negro encanta a quem o visita. Está localizado à beira da estrada (M530), a menos de 1 km da vila de Soajo (concelho de Arcos de Valdevez). Confira a localização exata no Google Maps. Possui uma deliciosa lagoa para banho, bastante procurada na época de veraneio. O acesso é feito por uma escadaria segura até ao nível do rio. Não conta com serviço de bar-restaurante.

+ Confira também: o que fazer em Castro Laboreiro

Lagoa dos Druidas

cascatas e lagoas do Soajo

As quedas d’água do rio da Peneda dão uma forma serena à Lagoa dos Druidas – um dos recantos mais místicos e secretos da Serra do Soajo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. A maneira mais fácil de chegar é percorrendo o trilho que começa na aldeia de Tibo. São cerca de 5 km ida/volta, com grau de dificuldade relativamente fácil. A título de curiosidade: o local foi palco de rituais druídicos, uma manifestação religiosa com raízes celtas, onde os seus seguidores veneram a natureza, fazendo dela a base da sua crença. Verifique o post completo de como chegar à Lagoa dos Druidas.

Poço do Bento

cascatas e lagoas do Soajo

O Poço do Bento é outro refúgio aprazível com águas cristalinas para se banhar em plenos dias de calor. Fica escondido em um vale do rio Adrão, somente a 2 km do centro de Soajo. Para lá chegar terá de percorrer um trilho leve (20 minutos a pé), que começa junto à ponte que liga a vila de Soajo a Cunhas. Confira a localização no Google Maps. Não conta com serviço de bar-restaurante.

+ Veja também: o que fazer em Ponte da Barca

Poço das Canejas

O caminho para chegar ao Poço das Canejas é o mesmo que conduz ao Poço do Bento.  Aliás, o Poço do Bento é vizinho ao Poço das Canejas. Local magnífico, composto por uma enorme lagoa de águas cristalinas e jacuzzis naturais. Recomenda-se cautela na descida para os banhos. O melhor horário para visitar e curtir o local é entre as 12h e as 15h.

Cascata do Soajo

A Cascata do Soajo forma várias lagoas, tornando o cenário digno de ser aproveitado nos meses quentes de verão. Esta cascata fica na parte superior aos poços do Bento e Canejas, a 2 km do centro de Soajo. A paz reina por ali, sendo o local perfeito para relaxar a dois, com amigos ou em família. A água, embora fria, é pura e cristalina. Não conta com serviço de bar-restaurante.

Onde ficar a dormir

Fomos à procura dos melhores alojamentos para se hospedar próximo à melhores cascatas e lagoas do Soajo. A oferta hoteleira da região é pequena e a maioria das hospedagens ficam na vila de Soajo. A seguir listamos as hospedagens que oferecem boa relação preço-qualidade. Clique nos links abaixo para conferir e reservar!

Turismo Rural Casa Do Adro – 50 metros de centro de Soajo

Casa da Gandarela – 450 metros do centro de Soajo

Casas do Cavaleiro Eira – 250 metros do centro de Soajo

Casa de Pereiró – 750 metros do centro de Soajo

Casa Rautau – 50 metros do centro

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as cascatas e lagoas do Soajo? Salve nos favoritos!

Tags::