Roteiro Ouro preto e Tiradentes

Receba nossas dicas e novidades

Roteiro Ouro Preto e Tiradentes - Roteiros e dicas de viagem Ouro Preto e Tiradentes - Roteiro turistico Ouro Preto e Tiradentes - Melhores Passeios

Roteiro Ouro preto e Tiradentes

Minas Gerais: roteiro Ouro preto e Tiradentes

O Estado de Minas Gerais, no sudeste do Brasil, abriga diversas cidades históricas dos séculos XVII e XVIII, construídas pelos colonizadores portugueses durante o ciclo do ouro e das pedras preciosas. Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, Mariana e São João del Rei, são destacadas por seus belos monumentos e obras barrocas. Para além disso, as paisagens naturais são magníficas. O estado é repleto de montanhas, cachoeiras, rios, lagos e centenas de piscinas naturais de água doce. Veja abaixo, dicas e informações do roteiro Ouro Preto e Tiradentes para uma viagem inesquecível.

Dia 1: Ouro Preto

Ouro Preto está entre as cidades históricas mais visitadas de Minas Gerais e do Brasil. Após o café da manhã, vá em direção à Praça Tiradentes, ponto central da cidade. A partir dali, você pode conhecer a pé, os melhores pontos de interesse do Centro Histórico. Vale referir qua as ruas de Ouro Preto são íngremes, sendo assim, recomenda-se levar calçado confortável.

Comece o roteiro visitando o Museu da Inconfidência, inserido na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. Nas redondezas, também se encontra a Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar e a famosa Igreja São Francisco de Assis., classificada como uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

Igreja de São Francisco de Assis, classificada como uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo

Em frente à Igreja São Francisco de Assis, situa-se a tradicional Feira do Largo de Coimbra. Ali, é o ponto certo para comprar as belíssimas peças de artesanato em Pedra Sabão. Durante a tarde sugerimos conhecer: o Museu do Oratório (edifício anexo à Igreja do Carmo), Casa dos Contos e o Teatro Municipal.

Dia 2: Ouro Preto

Se possível, dedique o segundo dia para fazer passeios ecológicos. Somente a 5 km do centro da cidade, encontra-se o Parque Natural das Andorinhas, emoldurado com paisagens de Mata Atlântica e Cerrado. Os atrativos por ali são: Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira Véu de Noiva e a Pedra do Jacaré. O parque funciona diariamente e a entrada é gratuita!

Para os que desejam realizar alguma trilha pela região, a dica é visitar o Parque Estadual do Itacolomi, localizado a 27 km de Ouro Preto. O foco principal, é percorrer a trilha que leva ao Pico do Itacolomi. Apesar da distância ser de 14 km (ida/volta), o percurso pedestre faz-se relativamente bem.

O cume da montanha do Itacolomi, encontra-se a mais de 1700 metros de altitude, proporcionando aos visitantes panorâmicas arrebatadoras. Do alto, é possível avistar a cidade de Ouro Preto, Lavras Novas, Mariana e, ao longe, a capital Belo Horizonte. O parque funciona de terça a domingo das 8:00 às 17:00. Recomenda-se levar água, boa disposição e calçado para trekking.

Onde dormir em Ouro Preto

Foto divulgação: Solar do Rosário

Hospedagens renomadas para dormir em Ouro Preto: Pousada Guignard, Solar do Rosário, Pousada do Mondego, Pousada do Arcanjo e o Solar da Ópera.

Hospedagens com bom custo benefício: Pousada Laços de Minas, Pousada dos Ofícios, Pousada dos MeninosSolar de Maria, Pousada Clássica e a Pousada Minas Gerais.

Dia 3: Mariana

Mina da Passagem: lago de águas cristalinas, formado após perfuração do lençol freático

Mariana (cidade histórica mais antiga de MG), fica a menos de 15 km de Ouro Preto. Após o café da manhã na pousada em Ouro Preto, pegue o carro e vá explorar a Mina da Passagem – uma das maiores minas de ouro aberta para visitação no mundo.

A seguir, visite as principais atrações do Centro Histórico de Mariana, localizado apenas a 10 minutos de carro da Mina da Passagem. Por ali, os pontos turísticos mais interessantes são: Basílica de São Pedro, igrejas de São Francisco e N.S.do Carmo, Pelourinho e a Casa de Câmara e Cadeia. Saiba tudo sobre Mariana no artigo completo (aqui).

Caso seja do seu interesse, há também a possibilidade de fazer o percurso Ouro Preto – Mariana, através de passeios de trem a vapor. A vista durante o trajeto é muito bonita. Para mais, a ferrovia oferece boas condições. Fica a dica!

Dias 4 e 5: Tiradentes e Bichinho

A distância entre Ouro Preto e Tiradentes, é de aproximadamente 160 km (3 horas de carro). A estrada é bastante sinuosa, por isso, aconselhamos fazer o trajeto durante o dia. Tiradentes é uma das cidades histórica mais apaixonantes de Minas Gerais. Por ali, já foram rodados vários filmes, miniseries e novelas de época. O centro antigo está repleto de construções coloniais charmosas.

Dedique a tarde do dia quatro para conhecer o Largo das Forras, Museu de Sant’AnaMatriz de Santo Antônio e o Museu da Liturgia. A cidade é pequena e as atrações ficam próximas umas das outras, sendo possível conhecê-las tranquilamente a pé. Obrigatório levar calçado confortável!

A gastronomia mineira é rica e variada. Aproveite a primeira noite em Tiradentes, jantando no estrelado Tragaluz (rua Direita, nº52). Está gostando do roteiro Ouro Preto e Tiradentes? Salve o post nos favoritos!

O charme da pequena Tiradentes, emoldurada pela imponente Serra de São José

Na manhã do quinto dia conheça a Igreja N.S. do Rasário dos Pretos, Capela São Francisco de Paula, Museu Padre Toledo e o Chafariz de São José. Próximo ao horário de meio dia, siga para o vilarejo de Bichinho (7 km de Tiradentes), no distrito de Prados. Chegando em Bichinho, almoce no Tempero da Ângela, um dos restaurantes mais tradicionais da região.

Durante a tarde visite a famosa Casa Torta, os Alambiques Tabaroa e Velho Ferreira e a Igreja da Penha. Bichinho abriga diversas lojas de artesanato regional, além de ateliês, sendo o mais tradicional, a Oficina de Agosto. Na volta a Tiradentes, faça uma parada no meio do caminho e conheça o Museu do Automóvel da Estrada Real. Veja (aqui) o post completo sobre Tiradentes.

Onde dormir em Tiradentes

Foto divulgação: Pousada Brisa da Serra

Para dormir em Tiradentes sugerimos: Pequena Tiradentes, Pousada Brisa da SerraDon Quixote PousadaTiradentes Village, Solar da Imperatriz, Vila Allegra, Santissimo Resort, e o Solar da Terra Tiradentes.

Dia 6: São João del Rei

Rua das Casas Tortas, São João del Rei – Minas Gerais

Para completar o roteiro Ouro Preto e Tiradentes, durante o dia seis sugerimos fazer o passeio de maria-fumaça entre Tiradentes e São João del Rei. Lembre-se de garantir o ingresso (só de ida) pelo menos um dia antes.

Uma vez por ali, conheça a Rua das Casas Tortas, Igreja de São Francisco de Assis, Ponto do Rosário, Museu Ferroviário e o Solar dos Neves. Confira mais sobre São João del Rei no artigo completo (aqui). Gostou do roteiro Ouro Preto e Tiradentes? Guarde o post nos favoritos!

*Dicas extras

Planejando uma viagem a Minas Gerais? Verifique o post sobre o que fazer em Diamantina e no Parque do Biribiri. Confira (aqui) onde ficar em Ouro Preto, Tiradentes (aqui) e Diamantina. Leia (aqui) o artigo sobre as comidas típicas mineiras. Você vai gostar!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do roteiro Ouro Preto e Tiradentes? Compartilhe com seus amigos!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!