?php define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_LOOP_START', true); define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_LOOP_END', true); define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_GET_SIDEBAR', true);

Escreva para pesquisar

DESTINOS NACIONAIS Sergipe

O que fazer em Aracaju

Compartilhar

Roteiro de viagem: O que fazer em Aracaju – Sergipe

O que fazer em Aracaju – Sergipe? Quais os principais pontos turísticos da cidade e arredores? Neste guia de viagem vamos responder a essas e outras dúvidas frequentes. Um roteiro pela capital do Estado de Sergipe, situada entre a Bahia e Alagoas, Aracaju oferece aos visitantes belas atrações históricas e culturais, uma gastronomia genuína e, claro, dezenas de praias paradisíacas, que podem ser frequentadas o ano inteiro. Na pauta de hoje, apresentamos-lhe os melhores passeios em Aracaju para umas férias de verão prolongadas ou uma escapadinha de fim de semana. Aproveite e descubra os principais lugares para visitar durante a sua estadia nesta bela região do Nordeste brasileiro. Saiba também onde ficar hospedado na cidade, qual a melhor época para viajar, dentre outras dicas úteis sobre o turismo de Aracaju. 

o que fazer em Aracaju

Onde fica Aracaju

Aracaju é uma cidade litorânea, capital do estado de Sergipe, localizada na Região Nordeste do Brasil. 

A povoação de Aracaju surgiu em 1855, sendo uma das cidades mais antigas do país e conta atualmente com 673 mil habitantes. É uma cidade pequena e tranquila, mas com muitos e belos atrativos a visitar.

Vale a pena conhecer Aracajú?

Sim, definitivamente vale a pena conhecer Aracajú e arredores. Esta cidade da Região Nordeste do Brasil é um destino imperdível para quem quer explorar belas praias, experimentar a culinária local e mergulhar na cultura nordestina.

Com uma infraestrutura completa e uma população acolhedora, a capital sergipana é o lugar certeiro para quem quer relaxar e aproveitar o sol e o mar.

Se você está a planear sua próxima viagem à Região Nordeste, considere incluir Aracajú no seu roteiro. Com certeza, você vai adorar!

Melhor época para visitar Aracaju – SE: Quando ir

Aracaju tem clima tropical. A temperatura média mais alta é de 32°C e a mais baixa de 25°C. O destino é uma delícia em qualquer altura do ano. Entre Dezembro e Fevereiro a cidade fica mais agitada. Obviamente, Réveillon e Carnaval são as épocas mais procuradas com preços mais elevados.

Entre Maio e Julho costuma chover mais na região, porém a cidade fica tranquila e os preços das hospedagens são mais convidativos. Então, simplesmente, vá quando puder! 

Como circular em Aracaju

A melhor maneira de circular por Aracaju é de carro próprio ou alugado, pois as praias e outros pontos de interesse ficam distribuídos em diferentes regiões da cidade.

Apesar dos longos deslocamentos, locomover-se em Aracaju é bastante tranquilo, uma vez que as principais vias da cidade são bem sinalizadas e pavimentadas. Além disso, com um GPS em mãos não terá qualquer problema.

No entanto, convém prestar atenção aos horários de pico, sobretudo nos meses de alta temporada.

Hotéis de 5 e 4 estrelas bem localizados para se hospedar em Aracaju

Está a planear uma viagem para conhecer Aracaju, mas ainda não sabe onde se hospedar na cidade? Confira as melhores sugestões de hotéis de 5 e 4 estrelas para umas férias memoráveis na capital sergipana.

Além de todo o conforto e comodidade, os hotéis que selecionamos oferecem acesso fácil aos principais lugares turísticos de Aracaju e arredores. Confira! 

VIDAM Hotel

VIDAM Hotel / Divulgação

No centro da Orla de Atalaia, o VIDAM é um renomado hotel de 5 estrelas perfeito para a sua próxima visita a Aracaju.

A unidade hoteleira apresenta uma elevada qualidade de conforto e serviço semelhante aos melhores hotéis de luxo internacionais.

O VIDAM disponibiliza mais de 130 suites planejadas para garantir o bem-estar dos hóspedes, todas equipadas com TV, acesso livre à internet via Wi-Fi, frigo-bar, ar-condicionado, e muitas acomodações ainda contam com varanda e vista para o mar.

Além disso, a área de lazer dispõe de uma piscina exterior, jacuzzi, bar no hall, sala de leitura, bem como um agradável bar oferecendo os melhores drinques e petiscos em um ambiente refinado e exclusivo.

Para completar, há um restaurante que oferece uma combinação de ingredientes regionais e culinária internacional de alta qualidade.

Importa ainda referir que o hotel organiza excursões e passeios exclusivos, city tour em ônibus panorâmico e eventos programados que garantem o entretenimento de seus hóspedes. Boa aposta para casais, famílias e grupos de amigos!

Localização do VIDAM Hotel

Endereço: Rua Dr. Bezerra de Menezes, 40, Aracaju, Sergipe – CEP 49035-300 – Brasil

Celi Hotel

Celi Hotel / Divulgação

Com localização privilegiada na Orla de Atalaia, o Celi é um elegante hotel de 4 estrelas, no coração de Aracaju.

Trata-se de um hotel moderno e confortável, com mobiliário sustentável das marcas mais reconhecidas e uma bela decoração que reflete a cultura local, incluindo obras de arte e esculturas.

Dispõe de 105 acomodações com fantásticas vistas para o mar e para a cidade. Todos os quartos estão equipados com uma cama king-size, ar-condicionado, televisão LCD, frigo-bar e banheiros privativos com amenidades de cortesia.

Há ainda uma deliciosa piscina ao ar livre, serviço de bar, sauna, centro de fitness, assim como um restaurante de culinária regional nordestina com menu à la carte para almoço ou jantar.

Como se isso não bastasse, a poucos metros do Celi Hotel, você encontrará belas praias, dentre outras inúmeras opções de lazer e entretenimento. Boa escolha para casais!

Localização do Celi Hotel

Endereço: Avenida Conselheiro João Moreira Filho, 500 – Atalaia, Aracaju – SE, 49035-655 – Brasil

Quality Hotel Aracaju

Quality Hotel Aracaju / Divulgação

O Quality Hotel fica numa das zonas mais prestigiadas da cidade, próximo ao bairro Treze de Julho e ao Shopping RioMar, considerado um dos centros comerciais mais conceituados de Aracaju.

A unidade oferece aos seus hóspedes acomodações confortáveis e climatizadas, a apenas 300 metros da Avenida Beira Mar, perto dos rios Sergipe e Poxim.

Para maiores comodidades, há uma piscina ao ar livre, um restaurante que serve pratos da culinária local e internacional e um aconchegante lounge bar para momentos de descontração.

A localização é excelente! O hotel fica a poucos metros de distância da passarela mais famosa da cidade e a 300 metros do Parque dos Cajueiros, excelentes lugares para passeios e entretenimento a dois ou em família.

Além disso, no Quality pode iniciar o dia com um café da manhã delicioso, que inclui tapioca, cuscuz, granolas, frutas, sucos e, claro, uma ampla seleção de pães e bolos caseiros.

A propriedade também oferece acesso Wi-Fi e estacionamento privativo gratuito para todos os seus hóspedes.

Localização do Quality Hotel Aracaju

Endereço: Rua Delmiro Gouvêia, 100 – Coroa do Meio, Aracaju – SE, 49035-810 – Brasil

Del Mar Hotel

Del Mar Hotel / Divulgação

O Del Mar Hotel é a escolha certa para quem procura uma hospedagem com bom custo-benefício em Aracaju, quer seja para lazer ou negócios, a dois ou em família.

Situado mesmo em frente à Orla de Atalaia, considerada uma das mais belas orlas marítimas do Brasil, a unidade está localizada somente a 10 minutos de carro do aeroporto (5 km) e a 20 minutos (9 km) do centro da cidade.

A propriedade disponibiliza mais de 110 quartos bem equipados e aconchegantes, um staff amigável e prestativo, bem como um restaurante e uma ampla estrutura de lazer, incluindo piscinas para adultos e crianças, bar molhado, área verde e um centro de convenções com capacidade para até 500 pessoas.

Além disso, nas imediações do hotel, os hóspedes terão excelentes opções de lazer e entretenimento, como praias, a famosa Passarela do Caranguejo, o Oceanário, restaurantes regionais, lagos com opções de caiaque e pedalinho, o Centro Cultural de Artesanato e a Praça de Eventos da Orla (local de grandes eventos culturais na cidade). Boa escolha para casais e famílias!

Localização do Del Mar Hotel

Endereço: Avenida Santos Dumont,1500, Aracaju, CEP 49035-730, Brasil 

Aquários Praia Hotel

Aquários Praia Hotel / Divulgação

O Aquários Praia é um hotel de 4 estrelas que oferece aos hóspedes uma ótima experiência para umas férias inesquecível na capital do Estado de Sergipe.

A unidade hoteleira distingue-se na Zona Sul da cidade, graças à sua elegante arquitetura e ao seu impecável atendimento e serviços de alta qualidade.

Para além disso, o Aquários Praia possui uma localização privilegiada em frente à encantadora Praia de Atalaia, bem como uma série de comodidades, incluindo um caprichado buffet de café da manhã, estacionamento privativo gratuito, dentre outras coisas mais. Excelente opção para casais e famílias!

Localização do Aquários Praia Hotel

Endereço: Avenida Santos Dumont, 1378, Aracaju, CEP 49035730 – Brasil

Makai Resort All Inclusive Convention Aracaju

O que fazer em Aracaju

Makai Resort All Inclusive Convention Aracaju / Divulgação

Procurando um lugar tranquilo para umas férias fantásticas? Eis uma boa opção. O Makai Resort All Inclusive Convention Aracaju oferece todas as comodidades esperadas de um hotel de 4 estrelas bem localizado à beira-mar, em uma área calma e afastada do burburinho da cidade de Aracaju.

Os aconchegantes e exclusivos bangalôs do hotel são confortáveis e dispõe de ambientes espaçosos e climatizados.

Há ainda apartamentos superiores muito bem equipados e decorados. Da varanda tem uma vista simplesmente única do mar e da Praia do Luar da Barra.

Para maiores comodidades e conforto dos hóspedes, o resort ainda oferece diversão para todos, incluindo piscina ao ar livre, restaurante, bar na piscina, espaço kids, quadras de tênis, campo de futebol, bar temático, sala de massagens terapêuticas, lobby café, quadra de vôlei de areia, estacionamento gratuito, bem como uma praia privativa. Vai perder?

Localização do Makai Resort All Inclusive Convention Aracaju

Endereço: Sítio Tingui Ilha de Santa Luzia, Avenida Mangabeira, s/n, Barra dos Coqueiros – Aracaju – SE, 49140-000, Brasil

Hotel da Costa By Nobile

Hotel da Costa By Nobile / Divulgação

O Hotel da Costa By Nobile situa-se na Orla de Atalaia, principal centro turístico de Aracaju, onde há diversos atrativos, tais como praias, feiras de artesanato, centro de arte e cultura, além de vários bares e restaurantes de cozinha regional nordestina.

A unidade hoteleira de 4 estrelas conta com mais de 110 quartos bem equipados, incluindo cama king-size, TV a cabo, frigo-bar, ar-condicionado split e acesso gratuito à internet Wi-Fi.

Há ofertas de acomodações nos padrões Premium Suite, Luxo e Superior. Alguns dos quartos possuem uma varanda com vista para o mar e são adaptados a pessoas com mobilidade reduzida ou para pessoas com necessidades especiais.

Para mais, o Costa By Nobile dispõe de uma piscina exterior e bar com vista para o mar, um centro de fitness, uma sala para eventos corporativos e um restaurante de gastronomia italiana. Ótima proposta para casais!

Localização do Hotel da Costa By Nobile

Endereço: Av. Santos Dumont, 1807 – Praia dos Artistas, Aracaju – SE, 49035-730, Brasil

Hotéis de 3 estrelas bem localizados para se hospedar em Aracaju

Está a planear visitar Aracaju, mas ainda não sabe onde se hospedar na cidade? Confira as melhores sugestões de pousadas e hotéis de 3 estrelas para umas férias com bom custo-benefício na capital sergipana.

As hospedagens que selecionamos oferecem acesso fácil às principais atrações de Aracaju e arredores. Verifique! 

Hospedagens com bom custo-benefício

NB Hoteis: Hotel de 3 estrelas situado a 200 metros do Shopping Jardins e a 10 minutos a pé da Avenida Beira-Mar. Dispõe de quartos modernos, restaurante, bar, centro de fitness, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Go Inn Aracaju: Hotel de 3 estrelas com excelente localização na Avenida Beira-Mar. Disponibiliza aos hóspedes acomodações modernas e climatizadas, piscina exterior, centro de fitness, restaurante, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Hotel Pousada do Sol: Hospedagem de 3 estrelas situada a 10 minutos a pé da Praia de Atalaia, uma das principais atrações turísticas de Aracaju. Dispõe de acomodações aconchegantes, piscina, jardim, parque infantil, restaurante, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Atalaia Apart Hotel: Hospedagem de 3 estrelas localizada na Avenida Beira-Mar, a apenas dois quarteirões do Rio Sergipe. Apresenta acomodações climatizadas, piscina, terraço para banhos de sol, centro de fitness, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

O que fazer em Aracaju – Sergipe: Roteiro de viagem, principais pontos turísticos a visitar

Perfeita para quem quer fazer turismo a dois ou em família, a capital do Estado de Sergipe é famosa pela sua hospitalidade, culinária típica e paisagens naturais.

Claro que, entre os lugares para conhecer em Aracaju, as praias e ilhas estão no topo da lista. Mas há muito mais para ver e fazer na cidade e arredores. Então vale a pena reservar alguns dias para curtir esse incrível destino paradisíaco.

A seguir vamos partilhar dicas dos melhores atrativos turísticos de Aracaju e redondezas. Confira!

1 – Praia de Atalaia 

Aracaju Turismo / Divulgação

Um dos principais motivos que levam os turistas a visitar Aracaju é o mar. A praia urbana mais famosa da cidade, sem dúvida, é a Praia de Atalaia

O local possui 6 km de extensão, coqueiros e a água do mar é quentinha o ano todo.

Além disso, a Praia de Atalaia conta com apoio de bons hotéis, restaurantes típicos, passarelas de madeira para caminhadas ao ar livre, parques infantis e alguns quiosques à beira-mar servindo bebidas e comida regional sergipana.

Uma das áreas da praia mais frequentadas por casais e famílias é a Passarela do Caranguejo.

Lembrando que a Praia de Atalaia também acolhe o Oceanário de Aracaju e o Centro de Cultura e Arte, dois interessantes pontos turísticos para conhecer na Zona Sul da cidade. 

Como chegar à Praia de Atalaia

Saindo do centro de Aracaju, você pode chegar facilmente à Praia de Atalaia de carro, Uber ou Táxi, pela Avenida Tancredo Neves e Avenida Santos Dumont.

Outra opção é o transporte público, através de ônibus municipais que ficam disponíveis na cidade. A distância entre o centro de Aracaju e a Praia de Atalaia é de apenas 9km.

2 – Arcos da Orla de Atalaia

o que fazer em Aracaju

Os Arcos da Orla de Atalaia são um dos principais cartões-postais de Aracaju e do Estado de Sergipe.

Ficam na orla da Praia de Atalaia, próximos à placa turística “Eu Amo Aracaju” e à “Passarela do Caranguejo“.

Durante a noite, a fonte dos arcos fica completamente iluminada e costuma atrair muitos turistas. 

Localização dos Arcos da Orla de Atalaia

Endereço: Avenida Santos Dumont, s/n – Atalaia, Aracaju – SE, 49037-475 – Brasil

Horário: Aberto 24 horas

Coordenadas: 10° 59′ 19.914″ S 37° 2′ 53.443″ 

3 – Passarela do Caranguejo

o que fazer em Aracaju

A Passarela do Caranguejo, rua temática na Zona Sul da cidade de Aracaju, abriga um enorme Caranguejo – famosa escultura de fibra de vidro, criada pelo artista sergipano Ary Marques Tavares.

A imensa escultura de caranguejo está localizada no calçadão da Orla de Atalaia.

Além disso, ao longo deste passeio marítimo vai encontrar alguns dos melhores restaurantes típicos, bares e casas noturnas com música ao vivo, sendo por isso, um dos locais mais frequentados e animados de Aracaju durante a noite.

4 – Praia Aruana

Ponto de encontro de casais, amigos e famílias, a Praia Aruana, vizinha à Praia de Atalaia, está entre as melhores praias urbanas de Aracaju.

O local dispõe de uma boa estrutura de barracas que oferecem petiscos nordestinos e bebidas, bem como uma extensa faixa de areia e mar calmo para banhos tranquilos e revigorantes. Por ali, a diversão e segurança são garantidas!

Como ir à Praia Aruana

Uma vez em Aracaju, você pode chegar à Praia Aruana de carro, ônibus ou a pé pela areia da Praia de Atalaia (3 km de distância).

Se optar por ir de carro são menos de 10 minutos de estrada, saindo da Orla de Atalaia ou da Avenida Beira-Mar.  

5 – Ilha Crôa do Goré

O que fazer em Aracaju

Sergipe Turismo / Divulgação

Eleito um dos lugares mais bonitos de Aracaju, a Ilha Crôa do Goré é um banco de areia no meio do rio Vaza-Barris, que surge apenas no horário da maré baixa.

Para desfrutar das belezas naturais do lugar, você precisa investir em passeios de barco que partem diariamente da famosa Orla Pôr do Sol, no povoado do Mosqueiro, mesmo à beira do rio Vaza-Barris. 

Na Ilha Crôa do Goré, há bares flutuantes que servem petiscos, bebidas, e disponibilizam aos turistas guarda-sóis de palha e cadeiras.

Além do banho gostoso nas águas calmas, mornas e rasas, é possível praticar esportes como o stand up paddle e caiaque. A não perder!

Horários e preço do Passeio Ilha Crôa do Goré

Horários: Os barcos ou catamarãs para a Ilha Crôa do Goré funcionam diariamente, das 09h às 19h.

Preço: O passeio geralmente dura cerca de 5 horas e custa aproximadamente R$ 45,00. O ingresso pode ser adquirido nos quiosques da Orla Pôr do Sol ou através das agências de turismo de Aracaju.

Caso seja de seu interesse, peça mais informações acerca do Passeio Crôa do Goré, no hotel onde ficar hospedado. 

6 – Ilha dos Namorados

Pequena e encantadora ilha paradisíaca localizada entre o rio Vaza-Barris e o oceano Atlântico.

A Ilha dos Namorados surge no horário da maré baixa, e a única forma de lá chegar é por meio de passeios de barco.

Os passeios à Ilha dos Namorados são realizados pela manhã e também à tarde. O tour começa na Orla Pôr do Sol, na Praia do Mosqueiro, a cerca de 20km da Praia de Atalaia (Zona Sul de Aracaju).

Dicas

No passeio de catamarã à Ilha dos Namorados, você também pode incluir uma visita à Ilha Crôa do Goré. Vale muito a pena!

Como já referido no tópico anterior, é da Praia do Mosqueiro que partem os passeios para a Ilha Crôa do Goré e Ilha dos Namorados.

O tour começa na Orla Pôr do Sol, à margem do Rio Vaza-Barris. O local tem um deck que dá acesso ao pier de embarque. Programa imperdível para quem visita Aracaju.

Leve uma máquina fotográfica ou um smartphone para registrar os melhores momentos nessas incríveis ilhas consideradas entre as mais bonitas de Sergipe. As fotos ficam lindas!

7 – Orla Pôr do Sol

O que fazer em Aracaju

Sergipe Turismo / Divulgação

Localizada na Praia do Mosqueiro, a pouco mais de 15 quilômetros da Orla de Atalaia, a Orla do Pôr do Sol é conhecida por sua deslumbrante paisagem ao pôr do sol.

Na Orla do Pôr do Sol ou Praia do Mosqueiro, você verá os últimos raios de sol a desaparecerem nas águas tranquilas do rio Vaza-Barris, um cenário de final de tarde simplesmente maravilhoso.

Este encantador panorama atrai turistas e moradores de Aracaju todos os dias, especialmente nos dias mais ensolarados.

Para além disso, a orla conta com o apoio de barracas à beira da praia, que oferecem variadas porções de petiscos regionais e drinks.

É da Praia do Mosqueiro, como já referido no tópico anterior, que partem os passeios de barco para a Crôa do Goré e Ilha dos Namorados.

No regresso do passeio de barco, vale a pena aguardar pelo pôr do sol mais bonito de Aracaju para ter vistas de cartão-postal. 

Como chegar à Orla do Pôr do Sol em Aracaju

Para chegar à Orla do Pôr do Sol ou Praia do Mosqueiro, siga pela Avenida Inácio Barbosa, rodovia que costeia as praias do Litoral Sul de Aracaju, e dá acesso ao povoado Mosqueiro.

Saindo de carro do bairro Atalaia, o percurso dura cerca de 20 minutos (19km). O preço do Uber é de R$ 60 (ida e volta).

Há também a possibilidade de lá chegar de transporte público (ônibus). Os ônibus que levam do bairro Atalaia até ao povoado Mosqueiro são os 600 CP1 (Circular Praias 01) e 600 CP2 (Circular Praias 02). De ônibus, o trajeto pode durar 50 minutos ou mais.

Atrações históricas e culturais em Aracaju

E não são só as praias e ilhas que fazem de Aracaju um dos melhores destinos de turismo do Nordeste brasileiro.

Quando o assunto é cultura, o que não falta na capital sergipana são atrações históricas e centros culturais de parada obrigatória para qualquer turista. Veja a seguir os passeios a não perder!

8 – Palácio Museu Olímpio Campos

O que fazer em Aracaju

Sergipe Turismo / Divulgação

Situado no centro de Aracaju, o Palácio Museu Olímpio Campos é um lugar imperdível para os apaixonados por história e arte.

O edifício, construído em 1859, é considerado um exemplo notável de arquitetura colonial e abriga uma rica coleção de objetos e artefatos que retratam a história da cidade de Aracaju e do Estado de Sergipe.

Com uma imponente fachada e um design elegante, o Palácio Museu Olímpio Campos é uma atração excelente para os visitantes de Aracaju.

No interior do edifício, você irá descobrir uma ampla variedade de objetos históricos, desde móveis de época e peças de cerâmica até quadros e fotografias antigas.

Para além disso, há uma ampla diversidade de eventos e atividades, incluindo exposições temporárias, palestras e workshops.

Atração absolutamente imperdível para quem quer ter a oportunidade de conhecer a história e a cultura do Estado de Sergipe, desde a época colonial até os dias atuais. Entrada gratuita a todos!

Localização e horário de funcionamento do Palácio Museu Olímpio Campos

Endereço: Praça Olímpio Campos, Centro de Aracaju, Sergipe – Brasil

Horário de visitas: De terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 13h.

9 – Catedral Metropolitana de Aracaju

A Catedral Metropolitana de Aracaju ou Matriz de Nossa Senhora da Conceição, é uma monumental igreja de arquitetura neogótica e neoclássica, construída em 1862 e inaugurada em 1875.

Está localizada no Centro de Aracaju, e apresenta uma imponente fachada e design elegante, que se destaque na paisagem urbana da cidade.

Seu interior abriga uma rica coleção de obras de arte e objetos religiosos.

Ao entrar na igreja, os visitantes são imediatamente surpreendidos pelo seu teto alto e abobadado, que permite a entrada de luz natural no ambiente.

Tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, a Catedral Metropolitana de Aracaju atrai visitantes de todo o Brasil e do mundo.

Além de sua imponente beleza arquitetônica, é também conhecida por sua importância histórica e cultural. Vale a visita para quem tem interesse!

Localização e horário de funcionamento da Catedral Metropolitana de Aracaju

Endereço: R. Propriá, 228 – Centro, Aracaju – SE, 49010-040, Brasil

Horário de visitas: Diariamente, das 06h às 08:00, 14h às 18h

10 – Mercado Municipal de Aracaju

O que fazer em Aracaju

Localizado no coração de Aracaju, o Mercado Municipal Thales Ferraz ou simplesmente Mercado Municipal, é um autêntico mercado tradicional da cultura sergipana.

Desde frutos do mar frescos a produtos artesanais, este mercado oferece uma ampla gama de opções para os viajantes que procuram experimentar a gastronomia e a cultura local.

Os visitantes podem percorrer as barracas coloridas, experimentando as iguarias típicas da região, como o delicioso camarão frito e a tradicional carne de sol com queijo coalho.

Além disso, o mercado também oferece uma ampla seleção de belas peças de artesanato, quitutes, frutas, verduras e temperos.

Vale ainda mencionar que a atmosfera do Mercado Municipal de Aracaju é bastante animada, com presença de música ao vivo. A não perder!

Localização e horário de funcionamento do Mercado Municipal de Aracaju

Endereço: Avenida Ivo do Prado, 534 – Centro, Aracaju, SE – Brasil.

Horário: De segunda a sábado, das 8h às 18h ; domingo, das 8h às 11h30.

11 – Museu da Gente Sergipana

Considerado uma das melhores atrações de Aracaju, o Museu da Gente Sergipana, instalado no antigo prédio do Colégio Atheneuzinho, é um local de grande importância cultural e histórica, premiado pelo Iphan.

O núcleo museológico oferece aos visitantes uma visão única da riqueza e diversidade da cultura sergipana, através de exposições imersivas e interativas. 

O acervo do museu é bastante diversificado e abrange vários aspectos das tradições locais, incluindo culinária, dança, música e artesanato.

Em suma: Aqui os visitantes podem explorar belas exposições permanentes e aprender sobre a rica herança cultural nordestina, assim como seus costumes e tradições. Entrada gratuita a todos!

Localização e horário de funcionamento do Museu da Gente Sergipana

Endereço: Avenida Ivo Prado, no Centro de Aracaju, SE – Brasil

Horário de visitas: De terça a sexta, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.

12 – Centro de Arte e Cultura de Aracaju

O Centro de Arte e Cultura de Aracaju é uma das mais importantes instituições culturais do Estado de Sergipe. 

Está localizado na Orla de Atalaia, e conta com um acervo valioso, incluindo exposições de arte, apresentações de dança e shows de música ao vivo, bem como oficinas e eventos.

As exposições apresentam belas obras de artesãos locais, que expõem seus produtos em uma feira de artesanato especial. 

Por ali, os visitantes podem encontrar obras de diferentes estilos em fibra, madeira, couro, argila, além das tradicionais peças de renda irlandesa, um dos grandes destaques da região.

Visita indispensável para quem quer ter uma visão única da criatividade e diversidade artística da gente sergipana.

Localização e funcionamento do Centro de Arte e Cultura de Aracaju

Endereço: Avenida Santos Dumont – Orla de Atalaia, Aracaju, Sergipe – Brasil

Horário de funcionamento: De segunda à sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 15h às 21h.

13 – Restaurante Casa de Forró Cariri

Casa de Forró Cariri / Divulgação

Localizado na Orla de Atalaia, mais precisamente na Passarela do Caranguejo, o Cariri é um tradicional restaurante e casa de forró da capital sergipana, uma das casas de forró mais famosas do Estado.

Este restaurante existe há mais de 20 anos e costuma receber turistas do mundo todo e moradores locais, em busca de forró e boa comida regional.

A decoração é colorida, típica do sertão nordestino, e o ambiente bastante animado com apresentações de bandas de forró pé de serra.

Além disso, opções como moqueca de peixe com camarão, casquinha de caranguejo e macaxeira frita, não faltam no cardápio do Cariri. As porções são bem servidas e com boa relação qualidade-preço. Vale a pena conhecer quando visitar Aracaju!

Localização e horário de funcionamento da Casa de Forró Cariri

Endereço: Av. Santos Dumont, S/N, Orla da Atalaia, Passarela do Caraguejo Aracaju, SE – Brasil

Horário: Aberto todos os dias, das 10h30 às 03h.

14 – Mangará Restaurante

Mangará Restaurante / Divulgação

Restaurante super indicado para uma experiência bem sergipana. O Mangará oferece um delicioso e variado buffet de comida regional nordestina.

Há opções de carne de sol na nata e farofa de banana, canja de galinha, postas de cação banhadas em caldo de frutos do mar e servidas com arroz branco e pirão, bem como diversas sobremesas de dar água na boca!

Espere encontrar um ambiente agradável e aconchegante, staff prestativo e decoração encantadora, cheia de peças de artesanato típico do nordeste.

Como se não fosse o suficiente, há ainda uma loja com doces regionais, peças lindas de artesanato e cachaça artesanal. Recomendamos de olhos fechados!

Localização e horário de funcionamento do Mangará Restaurante

Endereço: Av. Beira Mar, 1024 – Treze de Julho, Aracaju – SE, 49020-050, Brasil

Horário: Aberto diariamente, das 11h30 às 14h30 – 17h às 21h. 

Lugares para conhecer perto de Aracaju: Melhores passeios bate e volta saindo da cidade

o que fazer em Sergipe pontos turísticos, Aracaju, praias, passeio de barco Canindé de São Francisco, Cânion de Xingó

Está visitando a capital sergipana e quer conhecer outros belos destinos no esquema bate e volta a partir de Aracaju? A seguir selecionamos os passeios imperdíveis. Verifique abaixo! 

15 – Cidade histórica de São Cristóvão

O que fazer em Aracaju

Localizada à margem do rio Paramopama, afluente do Vaza-Barris, a 22km de Aracaju, a cidade de São Cristóvão é uma verdadeira jóia da arquitetura colonial brasileira.

Foi fundada em 1590 pelo capitão português Cristóvão de Barros, e possui uma rica história do período do Brasil Colônia, preservada até hoje em seus monumentos, igrejas e casarões antigos.

São Cristóvão é a cidade mais antiga do Estado de Sergipe e conta com um belo conjunto arquitetônico e urbanístico de caráter monumental, protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

Um dos locais mais bonitos da cidade é a Praça São Francisco, considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, por ser um exemplo único no Brasil do período da União Ibérica, no século XVI, quando Portugal e Espanha estavam sob uma só coroa.

Principais atrações a visitar em São Cristóvão

Praça São Francisco, Convento e Igreja de São Francisco, Museu de Arte Sacra de Sergipe, Santa Casa da Misericórdia, Museu Histórico de Sergipe, Igreja & Convento Da Ordem Terceira Do Carmo – São Cristóvão, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória.

16 – Cidade histórica de Laranjeiras

O que fazer em Aracaju

A cidade de Laranjeiras, a apenas 20km de Aracaju, guarda relíquias históricas e monumentos que remontam à época da colonização portuguesa.

O município foi outrora grande produtor de mandioca e coco, mas tinha na indústria açucareira sua principal fonte de riqueza.

Atualmente é um dos destinos mais conhecidos e visitados pelos turistas que escolhem Sergipe como roteiro de viagem.

Em Laranjeiras, a colonização portuguesa é bem nítida, especialmente no Centro Histórico – marcado por igrejas barrocas e casarões coloniais – singelo conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Para além disso, Laranjeiras é famosa por suas manifestações folclóricas únicas, como a Chegança e o Samba de Pareia, exemplos da cultura popular preservada por homens e mulheres da região.

Se você é apaixonado por história, arte e cultura, esta cidade é uma visita obrigatória em sua viagem ao Estado de Sergipe.

Principais atração a visitar em Laranjeiras

Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, Mercado Municipal, Museu de Arte Sacra, Centro de Artesanato de Laranjeiras, Igreja Bom Jesus dos Navegantes, Casa de Cultura João Ribeiro.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

17 – Cânion do Xingó

o que fazer em Sergipe pontos turísticos, Aracaju, praias, passeio de barco Canindé de São Francisco, Cânion de Xingó

Localizado em pleno sertão nordestino, o Cânion do Xingó, banhado pelas águas do rio São Francisco, é um dos lugares mais bonitos do Brasil.

Trata-se do maior cânion navegável do mundo, com paredões rochosos de cor alaranjada que chegam a alcançar 80 metros de altura.

Uma vez em Aracaju, vale a pena esticar o roteiro e conhecer essa maravilha da natureza, enquanto desfruta de um belo passeio de barco pelo rio São Francisco, uma das principais atividades no Cânion do Xingó.

O passeio tem duração de 3 horas e é realizado a bordo de uma lancha ou catamarã bem equipado, com banheiros, duchas e lanchonete.

Importa ainda mencionar que além do passeio de barco pelo rio, a região do Xingó é bastante procurada por aqueles que buscam atividades de aventura em um ambiente selvagem e praticamente intocado.

De onde sai o passeio de barco pelo Cânion do Xingó?

Um dos pontos de partida dos passeios de catamarã é o Restaurante Karrancas, situado em Canindé de São Francisco, no sertão de Sergipe (202 km de Aracaju).

O primeiro embarque no catamarã começa por volta das 11h da manhã, com destino Cânion do Xingó – Paraíso do Talhado. Absolutamente imperdível! 

Os ingressos podem ser adquiridos no próprio local de embarque do Restaurante Karrancas, ou através das agências de turismo de Aracaju, por exemplo. 

Dica

Quando visitar o Cânion do Xingó, faça um pernoite na cidade histórica de Piranhas – Alagoas, que fica a apenas 11 km de Canindé de São Francisco, e tem a melhor oferta de hospedagem para ficar a dormir perto do Cânion do Xingó. Recomendamos o Pedra do Sino Hotel. Você vai adorar!

18 – Vale dos Mestres

o que fazer em Sergipe pontos turísticos, Aracaju, praias, passeio de barco Canindé de São Francisco, Cânion de Xingó

Vale dos Mestres, Canindé de São Francisco, Sergipe – Brasil

Localizado no alto sertão de Sergipe, o emblemático Vale dos Mestres é um belo lugar para relaxar e aproveitar a natureza no seu estado mais puro.

Trata-se de uma área de proteção ambiental de Canindé de São Francisco, inserida na Fazenda Poço Verde, pertencente à estação Xingó.

Verdadeiro recanto de paz e tranquilidade, o Vale dos Mestres é, provavelmente, um dos nossos lugares de eleição no Sergipe.

A paisagem é fascinante, composta pelas águas calmas e cristalinas do “Velho Chico”, cercadas por paredões rochosos, bem como uma enorme diversidade de vegetação típica do sertão nordestino, como mandacarus e bromélias.

Para completar, o local ainda acolhe inscrições com pinturas rupestres de mais de três mil anos, encontradas ao longo das trilhas, daí a origem do nome Vale dos Mestres.

Aqui também foram gravadas muitas cenas de “Amores Roubados”, famosa minissérie estrelada por Cauã Reymond e Isis Valverde. Quem não lembra?

Como chegar ao Vale dos Mestres

O acesso ao Vale dos Mestres pode ser feito a pé por trilha ou por pequenas embarcações (lanchas).

Se optar por fazer a trilha, o ideal é buscar ajuda de um guia especializado para que o trajeto seja feito com segurança.

Caso prefira ir de barco, nas agências de turismo da região de Canindé de São Francisco ou Piranhas (AL), existe um roteiro de passeio de lancha pelo Cânion do Xingó e Vale dos Mestres.

O Pedra do Sino Hotel, excelente hospedagem para ficar a dormir perto do Cânion do Xingó e do Vale dos Mestres, organiza passeios de lancha. A não perder!

19 – Praia do Saco 

Praia do Saco, considerada uma das praias mais bonitas de Sergipe

Um dos locais mais recomendados para recarregar as energias perto de Aracaju: Praia do Saco, considerada uma das mais bonitas praias de Sergipe.

Está localizada no Litoral Sul, próxima à Bahia, e possui 5km de águas mornas e calmas, propícias para banhos tranquilos, além de dunas, manguezais e coqueiros.

O local também conta com o apoio de barracas e restaurantes à beira-mar, que oferecem uma ampla lista de petiscos e comida à base de peixes e mariscos: camarão, ostra, peixe grelhado, dentre outras iguarias.

Uma vez na Praia do Saco, não perca a oportunidade de fazer um passeio de lancha ou de buggy para descobrir as belezas naturais da região.

O preço do passeio de buggy custa cerca de R$120,00, e o valor pode ser dividido por até 4 pessoas.

As opções de passeios são: Ilha da Sogra (com localização privilegiada entre o rio e o mar) a Ponta do Saco e Mangue Seco, já na Bahia. Pode contratar facilmente o serviço na própria Praia do Saco. Vale a pena!

Como chegar à Praia do Saco

Saindo de Aracaju, você deve seguir rumo ao município de Estância, no Litoral Sul de Sergipe. Pode fazer a visita à Praia do Saco por conta própria ou através de uma excursão guiada de um dia inteiro.

A distância entre Aracaju e a Praia do Saco é de 75km (apenas 1hora de viagem). Programe o GPS do Google Maps e desfrute da bela paisagem litorânea!

20 – Mangue Seco, a terra de Tieta

O que fazer em Aracaju

Mangue Seco Turismo / Divulgação

Com suas dunas douradas, águas cristalinas e vegetação exuberante, Mangue Seco apresenta uma paisagem paradisíaca de cortar a respiração. Um postal. Dos bons.

Não é exagero! Cenário de novela, literalmente! Mangue Seco foi palco da emblemática novela Tieta do Agreste, inspirada no romance de Jorge Amado. Quem não lembra? 

Para conhecer a fundo os encantos de Mangue Seco, é obrigatório fazer um passeio de buggy pela península.

Na pitoresca Vila de Mangue Seco, vai encontrar boas opções de restaurantes para saborear pratos típicos da culinária baiana, assim como pousadas rústicas e charmosas, bares e lojas de artesanato local.

Experimente os petiscos e pratos principais, como camarão no coco e peixe fresco grelhado. De sobremesa prove o delicioso sorvete artesanal de mangaba do Recanto da Dona Sula, casa da prima de Jorge Amado, famoso escritor baiano (1912-2001).

Dica

Recomendamos fazer pelo menos um pernoite em Mangue Seco. As hospedagens que mais gostamos e indicamos a todos são: Hotel Resort o Forte e o Mangue Seco Suítes & Bistrô

Como ir a Mangue Seco

Na divisa com Sergipe e a 80km de Aracaju, Mangue Seco é o primeiro município do Litoral Norte do Estado da Bahia.

A vila, isolada numa península repleta de dunas e praias desertas, fica muito perto da Praia do Saco. Aliás, são vizinhas, separadas apenas pelo Rio Real. A diferença é que uma fica em Sergipe e a outra na Bahia.

Para chegar a Mangue Seco a partir de Aracaju, por exemplo, a melhor alternativa é fazer a travessia de barco que parte das vilas de Pontal e Terra Caída, no Litoral Sul de Sergipe.

Outra opção de chegar a Mangue Seco é através de veículos 4×4 desde a Praia Costa Azul (BA) e do povoado Coqueiro (BA), em estradão precário e com bastante areia no final do percurso. Não é tarefa fácil, mas a natureza envolvente compensa o esforço! 

21 – Pantanal de Pacatuba

Sergipe Turismo / Divulgação

Sergipe é o menor Estado em extensão territorial do Brasil, mas possui uma enorme variedade de paisagens repletas de belezas naturais.

Entre a Praia de Pacatuba e Pirambu, em pleno Litoral Norte, encontramos um paraíso singular: o Pantanal de Pacatuba, uma encantadora planície inundada, coberta por uma vegetação densa e exuberante.

A região é composta por mais de 40 lagoas de água doce, cercadas por dunas, praias, cachoeiras e um lindo riacho.

O Pantanal de Pacatuba ou Pantanal Sergipano, como preferir, é ainda um destino pouco explorado e com pouca – ou quase nenhuma – infraestrutura para receber turistas.

No entanto, a natureza, a tranquilidade e a privacidade, compensam (e muito!) um passeio pelo Pantanal de Pacatuba, considerado um dos mais belos lugares de Sergipe.

E o que não faltam por ali são praias desertas e lugares escondidos para namorar e relaxar a dois – ótima alternativa para fugir da aglomeração das praias urbanas de Aracaju, por exemplo.

Dica

Como há poucas ofertas de bares e restaurantes em Pacatuba, a dica é preparar aquele lanchinho e bastante água para passar o dia com mais conforto.

As atrações imperdíveis para conhecer são: Praia da Ponta dos Mangues, Lagoa Redonda e o belíssimo Mirante do Robalo, onde é possível contemplar um incrível cenário formado pelas belezas naturais da região. Rende fotos lindas!

Como chegar ao Pantanal de Pacatuba

Para visitar o Pantanal de Pacatuba partindo de Aracaju, siga durante 70 km pela BR-101 sentido Norte do Estado, em direção ao vilarejo de Pacatuba. Programe o trajeto no GPS do Google Maps. 

22 – Passeio de barco à Foz do Rio São Francisco

Há diversos passeios bate e volta para fazer desde Aracaju. Um dos mais interessantes é o que leva os turistas ao famoso Delta do São Francisco, ponto de encontro do rio São Francisco com o mar. 

Para quem ainda não teve oportunidade de visitar, a Foz do rio São Francisco é um destino único, que concentra belezas naturais dignas de cartão-postal.

O cenário ao longo do rio é maravilhoso e rende um inesquecível passeio ao ar livre. Durante o percurso é possível observar manguezais, dunas de areia dourada e, claro, o “Velho Chico” a desaguar no oceano Atlântico. Sem palavras para descrever tamanha obra-prima da mãe natureza!

Curiosidades sobre o rio São Francisco

O rio São Francisco, carinhosamente chamado de “Velho Chico”, nasce no alto do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e deságua no oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe – uma divisa natural que separa os dois estados.

Com 2.830km de extensão, é o maior rio 100% brasileiro que liga as regiões Nordeste e Sudeste do país.

O rio São Francisco abrange a maior parte da Região do Semiárido do Nordeste, além de percorrer os Estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Como ir à Foz do rio São Francisco

Partindo de Aracaju, a maneira mais fácil para visitar a Foz do rio São Francisco é viajar até ao município de Brejo Grande. Desde aí, basta pegar um barco rumo ao Delta.

Nós chegamos ao vilarejo de Brejo Grande, de carro, por conta própria. Contudo, em Aracaju, há várias agências de turismo que oferecem os passeios, que inclui o traslado até Brejo Grande, e o catamarã até à Foz do rio São Francisco.

Caso tenha interesse em visitar a Foz do rio São Francisco, através de excursões guiadas, informe-se melhor sobre o passeio, no seu hotel ou pousada. Vale a pena! 

Aracajú é uma cidade segura?

Aracajú está entre as cidades mais seguras do Brasil. No entanto, como em qualquer lugar do mundo, é importante tomar medidas de segurança básicas, como não ostentar objetos de valor e evitar andar em áreas desconhecidas à noite.

Quantos dias ficar em Aracaju?

Se o objetivo da sua viagem a Aracaju é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias na cidade para compensar o deslocamento.

Agora se a ideia for passear e explorar outros lugares turísticos da região, um roteiro de 5 ou 7 dias completos é perfeito. 

Como chegar em Aracajú

Aracajú conta com um aeroporto internacional (Aeroporto Santa Maria) que recebe voos de várias cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília.

Se está vindo de outras partes do mundo, é provável que precise fazer uma conexão em outras cidades brasileiras antes de chegar em Aracajú.

Também é possível chegar a Aracajú de ônibus, a partir de outras cidades do Nordeste do Brasil, como Maceió, Recife ou Salvador, por exemplo.

Quais as melhores maneiras de se locomover

Na nossa opinião alugar um carro e circular por conta própria é uma boa escolha.

Mas se você não estiver com carro próprio ou alugado, a melhor maneira de se deslocar pelas praias de Aracaju e outros pontos de interesse da região, é por meio de passeios guiados, oferecidos pelas agências de turismo.

Ademais, para a área urbana, o Uber costuma ser o melhor custo-benefício para se locomover em Aracaju.

Transporte público (ônibus)

Apesar de ser uma forma barata de circular por Aracaju, o transporte público da região nem sempre é a melhor alternativa.

O valor é baixo, porém muitas vezes as linhas estão lotadas e dão uma volta gigantesca até chegarem ao destino que você deseja.

Por essa razão, se tem poucos dias de férias evite ao máximo o ônibus. No entanto, pode ser vantajoso usá-lo quando você estiver com tempo de sobra em Aracaju.

O que levar na mala para passar férias em Aracaju – SE

Escusado será dizer que se vai para destinos de praia, com muito sol e calor o ano todo, deve optar por levar na mala roupa leve e fresquinha, assim como calçado arejado e confortável para curtir à vontade o clima praiano do Nordeste do Brasil. Mas coloque na mala o mínimo necessário, ok?

Outros itens

Sandálias havaiana e papete;

Trajes de banho, toalha de banho ou canga;

Protetor solar para se proteger do sol escaldante de Sergipe, bem como óculos de sol e chapéu;

Uma máquina fotográfica ou um smartphone para tirar belas fotos!

Ah, lembrando que Aracajú é uma cidade quente e úmida, então não deixe de levar um bom repelente. Com certeza vai precisar dele, principalmente no final da tarde. 

+ Dicas de lugares para conhecer

Agora que você já sabe o que fazer em Aracaju e arredores, aproveite para conferir outros belos destinos para umas férias memoráveis no Nordeste brasileiro.

+ Melhores praias de Sergipe 

+ O que fazer em Maceió

+ O que fazer em Salvador

+ Melhores praias de Trancoso

+ O que fazer em Maragogi

+ O que fazer na Praia dos Carneiros

+ Melhores Praias de Itacaré

+ O que fazer na Praia do Forte

+ O que fazer em Caraíva

+ Melhores praias de Trancoso

+ O que fazer em Porto de Galinhas

+ Onde ficar em Japaratinga

+ O que fazer na Praia do Gunga

+ Praia do Carro Quebrado

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou das dicas sobre o que fazer em Aracaju e arredores? Salve o post nos favoritos e compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar

Histórias relacionadas