Escreva para pesquisar

DESTINOS NACIONAIS Sergipe

O que fazer em Aracaju

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Aracaju – Sergipe

O que fazer em Aracaju? Quais os principais pontos turísticos da cidade e arredores? Neste guia de viagem vamos responder a essas e outras dúvidas frequentes. Um roteiro pela capital do Estado de Sergipe, situado entre a Bahia e Alagoas, oferece aos visitantes belas atrações históricas e culturais, uma gastronomia genuína e, claro, dezenas de praias paradisíacas, que podem ser frequentadas o ano inteiro. Na pauta de hoje, apresentamos-lhe os melhores passeios em Aracaju para umas férias de verão ou um fim de semana. Aproveite e descubra a seguir os lugares para visitar durante a sua estadia na região, onde ficar hospedado, melhor época para viajar, dentre outras dicas úteis sobre o turismo de Aracaju. 

o que fazer em Aracaju

Hotéis confortáveis e bem localizados em Aracaju

Está planejando conhecer Aracaju, mas ainda não sabe onde se hospedar na cidade? Confira as melhores sugestões de hotéis com bom custo-benefício para dormir na região.

Além do conforto e comodidade, as hospedagens que selecionamos oferecem acesso fácil aos principais lugares turísticos. 

Hotéis para se hospedar em Aracaju

Foto/divulgação: Quality Hotel Aracaju

Celi Hotel: hospedagem 4 estrelas com excelente localização na Orla de Atalaia. Oferece acomodações modernas com vista para o mar, piscina exterior, terraço, restaurante, bar e Wi-Fi gratuito. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Quality Hotel Aracaju: hospedagem 4 estrelas, localizada a 300 metros da Avenida Beira-Mar e junto aos rios Sergipe e Poxim. Apresenta quartos amplos e climatizados, piscina exterior, terraço para banhos de sol, centro de fitness, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

NB Hoteis: hotel 3 estrelas, situado a 200 metros do Shopping Jardins e a 10 minutos a pé da Avenida Beira-Mar. Dispõe de quartos modernos, restaurante, bar, centro de fitness, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Go Inn Aracaju: hotel 3 estrelas com excelente localização na Avenida Beira-Mar. Disponibiliza aos hóspedes acomodações modernas e climatizadas, piscina exterior, centro de fitness, restaurante, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Hotel Pousada do Sol: hospedagem 3 estrelas, situada a 10 minutos a pé da Praia de Atalaia, uma das principais atrações turísticas de Aracaju. Dispõe de acomodações aconchegantes, piscina, jardim, parque infantil, restaurante, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Atalaia Apart Hotel: hospedagem 3 estrelas, localizada na Avenida Beira-Mar, somente a dois quarteirões do Rio Sergipe. Apresenta acomodações climatizadas, piscina, terraço para banhos de sol, centro de fitness, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

O que fazer em Aracaju – Sergipe: principais pontos turísticos

Perfeita para quem quer fazer turismo em família, a capital de Sergipe é famosa pela sua hospitalidade, culinária típica e paisagens naturais.

Claro que, entre os lugares para conhecer em Aracaju, as praias e ilhas estão no topo da lista. Mas há muito mais para ver e fazer na cidade e arredores.

Por isso, reserve alguns dias para curtir esse incrível destino paradisíaco. A seguir vamos partilhar dicas dos melhores atrativos turísticos de Aracaju. Confira!

Praia de Atalaia 

Um dos principais motivos que levam os turistas a visitar Aracaju é o mar. A praia urbana mais famosa da cidade, sem dúvida, é a Praia de Atalaia.

O local possui uma longa extensão de areia, coqueiros e a água do mar é própria para banho. Além disso, conta com apoio de hotéis, restaurantes, passarelas de madeira para atividades ao ar livre, parques infantis e alguns quiosques à beira-mar servindo bebidas e comida regional sergipana.

Uma das áreas mais frequentadas por casais e famílias com crianças é a chamada Passarela do Caranguejo. Lembrando que a Praia de Atalaia também acolhe o Oceanário de Aracaju e o Centro de Cultura e Arte, dois interessantes pontos turísticos para conhecer na Zona Sul da cidade. 

Arcos da Orla de Atalaia

o que fazer em Aracaju

Os Arcos da Orla de Atalaia são um dos principais cartões-postais de Aracaju. Ficam na orla da Praia de Atalaia, próximos à placa turística “Eu Amo Aracaju” e à “Passarela do Caranguejo“. Durante a noite, a fonte dos arcos fica iluminada e costuma atrair muitos turistas. 

Passarela do Caranguejo

o que fazer em Aracaju

A Passarela do Caranguejo, rua temática em Aracaju, abriga um enorme Caranguejo – famosa escultura de fibra de vidro, criada pelo artista sergipano Ary Marques Tavares.

Localizada em frente ao calçadão da Praia de Atalaia, a região também concentra alguns dos melhores restaurantes típicos, bares e casas noturnas com música ao vivo, sendo por isso, um dos locais mais frequentados e animados da cidade durante a noite.

Praia Aruana

Ponto de encontro de casais, amigos e famílias com crianças, a Praia Aruana, vizinha à Praia de Atalaia, oferece boa estrutura de quiosques, uma extensa faixa de areia e mar calmo para banhos tranquilos. Por ali, a diversão e segurança são garantidas!

Como ir: pode chegar à Praia Aruana de carro, ônibus ou a pé pela areia da Praia de Atalaia. Se optar por ir de carro são menos de 10 minutos de estrada, saindo da Orla de Atalaia ou da Avenida Beira-Mar.  

Ilha Crôa do Goré

Foto/divulgação: Sergipe Turismo

Eleito um dos lugares mais bonitos de Aracaju, a Ilha Crôa do Goré é um banco de areia no meio do rio Vaza Barris, que surge apenas no horário da maré baixa.

Para desfrutar das belezas naturais do lugar, você precisa investir em passeios de barco que partem diariamente da Orla Pôr do Sol, no bairro do Mosqueiro, à beira do rio Vaza Barris. 

Horários e preço: os barcos para a Crôa do Goré funcionam das 9h às 19h. O passeio geralmente dura cerca de 5 horas e custa aproximadamente R$ 45,00. O ingresso pode ser adquirido no próprio local ou através das agências de turismo de Aracaju.

No local há bares flutuantes que servem petiscos, bebidas e disponibilizam aos turistas guarda-sóis de palha e cadeiras. Além do banho gostoso nas águas calmas, mornas e rasas, é possível praticar esportes como o stand up paddle e caiaque. A não perder!

Ilha dos Namorados

Pequena ilha paradisíaca, localizada entre o rio Vaza Barris e o oceano Atlântico. A Ilha dos Namorados surge no horário da maré baixa e a única forma de lá chegar é por meio de passeios de barco.

O tour começa na Orla Pôr do Sol, no bairro de Mosqueiro, a cerca de 20 km da Praia de Atalaia. Lembrando que dá para incluir a Ilha dos Namorados no mesmo roteiro da Ilha Crôa do Goré. 

Orla Pôr do Sol

Foto/divulgação: Sergipe Turismo

Situada no bairro do Mosqueiro, a orla é famosa pelo pôr do sol mais bonito de Aracaju. Além disso, o local tem apoio de bistrôs que oferecem um ambiente de lounge, petiscos regionais e drinks exclusivos. Simplesmente imperdível!

Atrações históricas e culturais em Aracaju

E não são só as praias e as paisagens naturais que fazem de Aracaju um dos melhores destinos de turismo no Nordeste e no Brasil.

Quando o assunto é cultura, o que não faltam na cidade são atrações históricas e centros culturais de parada obrigatória para qualquer turista. Veja a seguir os passeios culturais a não perder!

Palácio Museu Olímpio Campos

Foto/divulgação: Sergipe Turismo

Que tal conhecer mais detalhes da história da região. Para isso, faça uma visita ao Palácio Museu Olímpio Campos, suntuosa construção que data de 1859. 

Antiga sede do governo, o Palácio-Museu acolhe um centro de memória que explica a trajetória da evolução do Estado de Sergipe, realçando os principais fatos históricos da região e do povo sergipano.

Localizado na Praça Olímpio Campos, no centro de Aracaju, o museu fica aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 13h. Entrada gratuita!

Catedral Metropolitana

Tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é uma das mais importantes edificações históricas e religiosas de Aracaju. 

A Catedral está localizada na praça Olímpio Campos, perto do Palácio Olímpio Campos, em pleno coração do Centro Histórico da cidade. No entorno há várias feirinhas de artesanato local, cafés e restaurantes. 

Mercado Municipal de Aracaju

O Mercado Municipal é o destino certo para mergulhar na cultura local, comprar artesanato e produtos sergipanos e experimentar a cozinha regional. 

A vantagem de visitar o Mercado Municipal Thales Ferraz é que ele agrupa uma grande variedade de lojas, permitindo encontrar um pouco de tudo no mesmo lugar: peças de artesanato, castanhas, frutas, queijos, quitutes típicos, ervas aromáticas, roupas, etc.

Endereço: Av. Ivo do Prado, 534 – Centro, Aracaju. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 18h ; domingo, das 8h às 11h30.

Museu da Gente Sergipana

Se gosta de passeios culturais inclua no roteiro a Aracaju uma visita ao Museu da Gente Sergipana, premiado pelo Iphan.

Inserido no antigo prédio do Colégio Atheneuzinho, o museu conta com diversos espaços expográficos e exposições temporárias que levam os visitantes numa espetacular viagem pela cultura sergipana. 

Localizado na Avenida Ivo Prado, no Centro de Aracaju, o espaço funciona de terça a sexta, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h. Entrada gratuita!

Centro de Arte e Cultura

Espaço renovado destinado às artes e à cultura. O enorme galpão reúne artesãos cadastrados pela prefeitura, que expõem seus produtos em uma feira de artesanato especial. 

Por ali, os visitantes podem encontrar obras de diferentes estilos em fibra, madeira, couro, argila, além das tradicionais peças de renda irlandesa, um dos grandes destaques da região.

Endereço: Av. Santos Dumont – Orla de Atalaia. Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 9h às 21h; domingos e feriados, das 15h às 21h.

Passeios bate e volta saindo de Aracaju

Está visitando Aracaju e quer conhecer outros belos destinos no esquema bate e volta a partir da capital? Pois selecionamos os passeios imperdíveis. Verifique abaixo! 

Cânion do Xingó

o que fazer em Sergipe pontos turísticos, Aracaju, praias, passeio de barco Canindé de São Francisco, Cânion de Xingó

O belíssimo Cânion do Xingó, na divisa entre os Estados de Sergipe e Alagoas, é uma das maiores maravilhas naturais do sertão nordestino, situado a 200 km de Aracaju.

Para visitar o Cânion do Xingó é necessário navegar alguns quilômetros pelo majestoso rio São Francisco.

As embarcações zarpam do pier do restaurante Karrancas, no município de Canindé de São Francisco, até à parada para banho no Paraíso do Talhado, um dos pontos mais estreitos do cânion em terras alagoanas.

O passeio é realizado em lancha ou catamarã. Os ingressos podem ser adquiridos no próprio local de embarque, ou através das agências de turismo de Aracaju, por exemplo. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Vale dos Mestres

o que fazer em Sergipe pontos turísticos, Aracaju, praias, passeio de barco Canindé de São Francisco, Cânion de Xingó

Uma vez na região do Xingó, não deixe de conhecer o Vale dos Mestres, um verdadeiro recanto de paz, que possui um cenário lindo em pleno sertão sergipano.

O local ficou famoso por ter sido palco de várias cenas da minissérie da Rede Globo, “Amores Roubados”, protagonizada por Cauã Reymond e Isis Valverde. Quem não lembra?

A maneira mais comum de visitar o Vale dos Mestres é por meio de passeios de lanchas, que partem do restaurante Karrancas, em Canindé de São Francisco.

Dica: caso tenha interesse solicite ao seu hotel em Aracaju mais informações acerca dos passeios de barco na região do Xingó. 

Praia do Saco e Mangue Seco

Praia do Saco, considerada a mais bela praia de Sergipe

A Praia do Saco e Mangue Seco são dois lugares maravilhosos que fazem parte do combo perfeito para explorar os litorais sul de Sergipe e o norte da Bahia.

Praia do Saco: localizada a 70 km ao sul de Aracaju, a Praia do Saco, no município de Estância, é considerada uma das mais belas praias de Sergipe. Nós concordamos! A enseada é enfeitada por dunas, coqueiros e piscinas naturais.

Além disso, o local conta com estrutura para receber os turistas, com alguns restaurantes que servem comida à base de peixes e mariscos: camarão, caranguejo, peixe grelhado, ostra, dentre outras iguarias. 

Os cartões de visita mais lindos da Praia do Saco são a Ponta do Saco e a cinematográfica Ilha da Sogra, um banco de areia branquinha, com localização privilegiada entre o rio e o mar. 

Mangue Seco: é provavelmente a praia mais bonita e exótica do extremo litoral norte da Bahia. Uma das maneiras mais fáceis de explorar a Praia de Mangue Seco é fazendo um passeio de barco ou de buggy, desde a Praia do Saco, em Sergipe. 

Situado no município baiano de Jandaíra, entre uma praia de água doce e as ondas do mar, o vilarejo de Mangue Seco é cercado por dunas, restingas, coqueiros e a foz do rio Real.

O local ganhou fama por ter sido palco da novela da Rede Globo “Tieta do Agreste”, inspirada no livro de Jorge Amado.

A vila é rústica e não possui grande infraestrutura turística, logo é muito procurada por quem deseja fazer passeios bate e volta partindo de Aracaju, da Praia do Forte ou da Costa do Sauípe.

Pantanal de Pacatuba

Foto/divulgação: Sergipe Turismo

O Pantanal de Pacatuba está entre os lugares mais belos e isolados do litoral norte de Sergipe. A paisagem é composta por praias de mar e de rio, lagoas, dunas, vegetação de restinga, planícies alagadas e centenas de coqueiros. 

As atrações imperdíveis para conhecer num passeio de 1 dia no Pantanal sergipano ou Pantanal nordestino são: a Praia da Ponta dos Mangues, a Lagoa Redonda e o belíssimo Mirante do Robalo.

Para visitar o Pantanal de Pacatuba partindo de Aracaju, siga durante 70 km pela BR-101 sentido norte do Estado, em direção ao vilarejo de Pacatuba. 

A região é o destino certo para quem busca sossego, tranquilidade e descanso total. O que não faltam por ali são praias desertas e lugares escondidos para relaxar a dois – ótima alternativa para fugir da aglomeração das praias urbanas de Aracaju.

Mas vale referir que o local é ainda bem rústico com pouca ou quase nenhuma infraestrutura turística. Assim sendo, vá prevenido com lanche e bebidas para passar o dia. Outros itens indispensáveis: traje de banho, chapéu, protetor solar e uma máquina fotográfica ou smartphone para tirar fotos lindas! 

Passeio de barco à Foz do Rio São Francisco

Há diversos passeios para fazer desde Aracaju, mas um dos mais interessantes é o que leva os turistas ao Delta do São Francisco, ponto de encontro do rio São Francisco com o mar. 

Para visitar a Foz do rio São Francisco você precisa viajar até ao município do Brejo Grande. Desde aí, basta pegar um barco rumo ao Delta.

Nó chegamos ao Brejo Grande de carro, por conta própria, mas em Aracaju há várias agências de turismo que oferecem os passeios, que inclui o traslado até Brejo Grande e o catamarã até à Foz do rio São Francisco.

Caso tenha interesse em visitar a Foz do rio São Francisco através de excursões guiadas, informe-se com o seu hotel ou pousada. 

Quando ir: melhor época para visitar Aracaju

Aracaju tem clima tropical. A temperatura média mais alta é de 32°C e a mais baixa de 25°C. O destino é uma delícia em qualquer altura do ano. Entre Dezembro e Fevereiro a cidade fica mais agitada. Obviamente, Réveillon e Carnaval são as épocas mais procuradas com preços mais elevados.

Entre Maio e Julho costuma chover mais na região, porém a cidade fica tranquila e os preços das hospedagens são mais convidativos. Então, simplesmente, vá quando puder! 

Quantos dias ficar em Aracaju?

Se o objetivo da sua viagem a Aracaju é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias na cidade para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar outros lugares turísticos da região, um roteiro de 5 ou 7 dias completos é perfeito. 

Quais as melhores maneiras de se locomover

Na nossa opinião alugar um carro e circular por conta própria é uma boa escolha. Mas se você não estiver com carro próprio ou alugado, a melhor maneira de se deslocar pelas praias de Aracaju e outros pontos de interesse da região é por meio de passeios guiados, oferecidos pelas agências de turismo. Ademais, para a área urbana, o Uber costuma ser o melhor custo-benefício para se locomover em Aracaju.

Atenção: apesar de ser uma forma barata de andar por Aracaju, o transporte público da região nem sempre é a melhor alternativa. O valor é baixo, porém muitas vezes as linhas estão lotadas e dão uma volta gigantesca até chegarem ao destino que você deseja. Por isso, se tem poucos dias na cidade evite ao máximo o ônibus. No entanto, pode ser vantajoso usá-lo quando você estiver com tempo de sobra.

+ Dicas de lugares para conhecer

Aproveite para conferir o artigo sobre as melhores praias de Sergipe, inclusive sobre a Praia de Atalaia. Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Sergipe? Compartilhe com seus amigos!

Tags:
Artigo Anterior

Você também vai gostar

Histórias relacionadas