Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: locais para visitar na Serra do Alvão

A Serra do Alvão é uma das mais belas cordilheiras de Portugal Continental, com 1283 metros de altitude. Está localizada entre os concelhos de Mondim de Basto e Vila Real, em Trás-os-Montes. O destino é excelente para qualquer pessoa interessada em explorar a natureza. A região encontra-se pontilhada com aldeias encantadoras, coberta de paisagens naturais deslumbrantes. Além disso, o Parque Natural do Alvão acolhe uma das maiores quedas d’água da Europa – as famosas Fisgas de Ermelo. Esta parte de Portugal está repleta de cultura única e vistas inigualáveis. Aqui, reunimos dicas de pontos de interesse para uma escapadinha, o que ver e fazer, trilhos pedestres e onde ficar a dormir. Veja a seguir os locais para visitar na Serra do Alvão.

Locais para visitar na Serra do Alvão

Alto da Cabeça Grande

locais para visitar na Serra do Alvão

Local imponente e misterioso, com uma magia especial

O Alto da Cabeça Grande é um dos miradouros mais espetaculares do Parque Natural do Alvão. Oferece uma panorâmica única para as Fisgas de Ermelo (uma das maiores quedas d’água da Europa) e para os imponentes rochedos com escarpas verticais.

O local faz parte de um dos percursos pedestres mais emblemáticos de Portugal, conhecido como Trilho das Fisgas de Ermelo. A caminhada com mais de 15 km de extensão inicia na pequena localidade de Ermelo, concelho de Mondim de Basto.

No entanto, há outras alternativas mais fáceis de chegar. A partir do Parque de Estacionamento das Piócas de Cima (ver no Google Maps), próximo à Aldeia de Varzigueto (1,2km) há um caminho de cerca de 4 km (ida/volta) que leva os visitantes até ao miradouro. Além disso, dá para chegar de 4×4, moto ou bicicleta. Fica a dica!

Piócas de Cima

locais para visitar na Serra do Alvão

São piscinas naturais escavadas na rocha pelas águas do rio, conhecidas na região pelo nome de Piócas. O local fica a pouco mais de 600 metros do Parque de Estacionamento das Piócas de Cima (ver no Google Maps), próximo à Aldeia de Varzigueto.

Além da beleza ímpar do lugar, a partir daqui você também pode acessar o trilho que leva ao Miradouro Alto da Cabeça Grande. O percurso é super fácil, demorando pouco mais de 5 minutos.

+ Saiba também: o que visitar em Arcos de Valdevez 

Capela do Fojo

Foi construída no século XVIII, em pleno Parque Natural do Alvão. Seu interior acolhe a imagem de São José. A Capela do Fojo situa-se na freguesia de Vilar de Ferreiros, junto à estrada que liga as Piócas de Cima às Piócas de Baixo. O entorno é arborizado e abriga um agradável Parque de Merendas. Acesso fácil.

Piócas de Baixo

locais para visitar na Serra do Alvão

A área envolvente e as quedas de água límpidas, tornam as Piócas de Baixo um dos lugares mais bonitos da Serra do Alvão. Este recanto paradisíaco fica a 4 km da Aldeia de Ermelo. A entrada para estas piscinas naturais encontra-se nas proximidades do Parque Estacionamento das Piócas de Baixo (ver no Google Maps).

Um trilho de 3 km ida/volta leva os visitantes até lá. Também é possível chegar de 4×4, moto ou bicicleta. O melhor horário para curtir por ali é entre as 11h e as 16h. Não tem serviço de bares ou restaurantes.

+ Veja também: onde ficar no Douro

Monte Farinha

Fim de tarde no Santuário de Nossa Senhora da Graça – Monte Farinha

Durante a sua estada na Serra do Alvão inclua uma visita ao Santuário de Nossa Senhora da Graça, localizado no Monte Farinha. Além do templo católico, este local também se encontra repleto de vestígios arqueológicos, lendas e tradições. Possui altitude de cerca de mil metros, ostentando um panorama vastíssimo e deslumbrante das montanhas ao redor. Imperdível no horário do pôr do sol.

+ Confira também: cascatas e lagoas na região de Montalegre

Gastronomia regional

A cozinha transmontana é rica e deliciosa. Os pratos tradicionais são elaborados com ingredientes de qualidade, que destacam-se pelos seus sabores naturais únicos. A região reserva muitos prazeres gastronômicos. Para comer bem vá aos Restaurantes Adega Regional 7 Condes ou à Casa da Caínha, ambos situados na Rua Velha, em pelo Centro Histórico de Mondim de Basto.

Onde ficar a dormir

Vai visitar a Serra do Alvão e não sabe onde pernoitar? Então, siga as nossas sugestões para uma estada memorável. Lembrando que os alojamentos da região têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência. Nota: todas as hospedagens que selecionamos são bem avaliadas e oferecem acesso fácil aos pontos turísticos mencionados acima. Confira os links abaixo e saiba mais!

Divulgação: Casa de Canedo

Divulgação: Casa de Canedo

Casa do Rio – Alojamento de Turismo Rural
Mondim Água Hotel – Hotel 4 estrelas, situado nas margens do rio Tâmega
Casa de Canedo – Casa de Campo charmosa, com vista para as montanhas
Quinta da Baldieira – Casa de férias com piscina e vista maravilhosa para as montanhas
Casa da Oliveira – Alojamento confortável com piscina e área para banhos de sol
Celorico Palace Hotel & Spa – Hotel 4 estrelas com piscina interior e exterior

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre os locais para visitar na Serra do Alvão? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar