Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Locais para visitar na Serra do Alvão

Compartilhar

Roteiro turístico: locais para visitar na Serra do Alvão

Quais os locais para visitar na Serra do Alvão? Onde ficar a dormir na região? Neste guia turístico vamos revelar o nosso roteiro de viagem e responder a essas e outras dúvidas frequentes. Mas já avisamos: o Parque Natural do Alvão é uma zona de grande beleza natural, com uma área extensa de 7220 hectares. Se gosta de turismo de aventura não deixe de explorar os trilhos, as lagoas naturais (designadas por “piocas”) e as cascatas paradisíacas escondidas em meio aos afloramentos rochosos banhados pelas águas cristalinas do rio Olo. Como todos sabem, as famosas quedas d’água das Fisgas de Ermelo são o ex-libris do Parque Natural. Mas há tanto mais para descobrir nesta encantadora Serra do Norte de Portugal. Preparado para conhecer alguns dos lugares mais bonitos do Parque Natural do Alvão?

locais para visitar na Serra do Alvão

Onde fica a Serra do Alvão?

A Serra do Alvão é uma das mais belas cordilheiras de Portugal Continental. Está localizada no distrito de Vila Real – Trás-os-Montes, a Norte da Serra do Marão e a Oeste da Serra da Padrela. Integra os concelhos de Vila Real, Mondim de Basto, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena.

O Parque Natural do Alvão é um excelente destino para qualquer pessoa interessada em explorar a natureza. Saindo da cidade do Porto são apenas 1h15m de carro. 

Vale a pena conhecer a Serra do Alvão e passar férias?

como chegar às Fisgas de Ermelo, como ir, trilho e percurso pedestres para as Fisgas de Ermelo no Parque Natural do Alvão

Para quem gosta de natureza, turismo rural e percursos pedestres, vale muito a pena conhecer a Serra do Alvão. Além do Parque Natural, onde fica a nascente do rio Olo e as incríveis Fisgas de Ermelo, a região tem outras cascatas e piscinas naturais, além de aldeias pitorescas e belos miradouros para desfrutar de uma vista panorâmica fabulosa.

Dica: O Parque Natural do Alvão tem como principal cidade de apoio Mondim de Basto.

Parque Natural do Alvão: dicas de viagem e locais a visitar

Há muito para ver e explorar no Parque Natural do Alvão, uma região magnífica de Portugal, onde os rios de águas límpidas correm entre rochas escarpadas, formando cascatas maravilhosas como as Fisgas de Ermelo.

Para facilitar o seu planejamento de viagem, decidimos organizar as melhores atrações para um roteiro de 1, 2 ou 3 dias na Serra do Alvão. Os passeios podem ser realizados de forma independente ou através de agências de turismo.

Inclusive, existem agências em Mondim de Basto e Ribeira de Pena que organizam percursos de Canyoning – desporto indicado para quem gosta de praticar rapel e fazer saltos para lagoas naturais cercadas de penhascos gigantes. Se gosta de sentir a adrenalina a correr nas veias, o Canyoning é a aventura certa para você!

Aqui ficam as principais sugestões de locais para visitar na Serra do Alvão para uma escapadinha de fim de semana ou umas férias de verão em família. Divirta-se!

1 – Miradouro Fisgas de Ermelo – Alvão

como chegar às Fisgas de Ermelo, como ir, trilho e percurso pedestres para as Fisgas de Ermelo no Parque Natural do Alvão

Trata-se de um dos miradouros mais visitados da Serra do Alvão, com visual privilegiado para as Fisgas de Ermelo. A partir deste ponto vai avistar os enormes penhascos rochosos e as quedas d’água em todo o seu esplendor.

Chega-se de carro, mas o acesso ao miradouro é feito sobre pedras, o qual exige cuidados redobrados, sobretudo se estiver com crianças.

Dica: Prepare a máquina fotográfica e o smartphone, porque a paisagem é simplesmente deslumbrante e rende fotos lindas!

2 – Ponte Medieval de Ermelo

Foto divulgação: visitar Alvão

Localizada na pequena povoação de Ermelo, a Ponte Medieval de Ermelo sobre o rio Olo corresponde certamente a uma antiga via romana e reconstruída durante o período medieval.

Em 1990 foi classificada como Imóvel de Interesse Público e sofreu há um tempo atrás obras de restauração.

Para conhecer a Ponte Medieval de Ermelo viaje até a aldeia de Ermelo (Mondim de Basto) e depois tome a direção do lugar da Várzea. O caminho não tem nada que enganar!

3 – Alto da Cabeça Grande – Parque Natural do Alvão

locais para visitar na Serra do Alvão

Alto da Cabeça Grande, um dos mais belos miradouros do Parque Natural do Alvão

O Alto da Cabeça Grande é um dos miradouros mais espetaculares do Parque Natural do Alvão. Oferece uma panorâmica única para os imponentes rochedos escarpados e para as Fisgas de Ermelo, uma das maiores quedas d’água do continente europeu. 

O rio Olo é o responsável por alimentar as Fisgas de Ermelo. Nasce em Lamas de Olo e desagua no rio Tâmega em Amarante num percurso de 35 km. 

O Alto da Cabeça Grande faz parte de um dos percursos pedestres mais emblemáticos de Portugal, conhecido como “Trilho das Fisgas de Ermelo“, com a designação de PR3. 

A caminhada com mais de 15 km de extensão começa na pequena localidade de Ermelo, pertencente ao concelho de Mondim de Basto.

No entanto, há alternativas mais fáceis para chegar ao Alto da Cabeça Grande. A partir do Parque de Estacionamento das Piócas de Cima (ver localização no Google Maps), próximo à Aldeia de Varzigueto, existe um caminho de cerca de 4 km (ida e volta) que leva os visitantes até ao Miradouro. Continue lendo as dicas sobre os locais para visitar na Serra do Alvão!

4 – Barragem Cimeira do Alvão

A Barragem Cimeira, conhecida popularmente por Barragem do Alvão, está localizada no coração do Parque Natural do Alvão, a mais de 1000 metros de altitude.

Trata-se de um imenso espelho de água, edificado na década de 40 e reservado ao regadio dos campos agrícolas da região.

A Albufeira da Barragem da Cimeira fica em vetusta Lamas De Olo, junto à estrada M313. É um ótimo local para relaxar e fazer um belo piquenique com a família ou amigos.

5 – Ponte Romana de Travassos – Bilhó

locais para visitar na Serra do Alvão

Seguindo com as dicas sobre o que visitar na Serra do Alvão, no Lugar de Travassos (freguesia de Bilhó), você pode ficar a conhecer a Ponte Romana de Travassos.

Construída em alvenaria de pedra granítica, esta ponte pitoresca passa sobre o rio Cabril, assentando num único arco de volta perfeita. Está gostando das dicas sobre os locais para visitar na Serra do Alvão? Salve o roteiro nos favoritos!

6 – Capela do Fojo e Parque de Merendas

locais para visitar na Serra do Alvão, pontos de interesse no Parque Natural do Alvão, passeios e percursos pedestres, trilho das Fisgas do Ermelo, Como chegar

Dedicada a São José, é uma capela do século XVIII que habitualmente tem celebração no dia 19 de março, dia de São José.

A Capela do Fojo situa-se na freguesia de Vilar de Ferreiros, junto à estrada que liga as Piócas de Cima às Piócas de Baixo, perto do Miradouro das Fisgas do Ermelo.

O entorno é bem arborizado e acolhe um agradável Parque de Merendas, bastante frequentado e procurado por quem gosta de fazer piqueniques. Acesso fácil a todos!

Serra do Alvão: Cascatas e Piócas (Piscinas Naturais)

Perfeitas para aventuras e trilhas, as cascatas e piócas são um bom programa para casais aventureiros, amigos ou famílias com crianças. Verifique as melhores cascatas e lagoas do Parque Natural do Alvão com alternativas para todos os gostos.

7 – Cascata de Galegos da Serra

Situada na freguesia de Vila Marim (concelho de Vila Real), a Cascata de Galegos da Serra é sem dúvida um dos mais belos recantos paradisíacos da região.

Nos meses de inverno, esta cachoeira impõe respeito pela potência da água que corre pelos enormes penedos envoltos em vegetação densa.

Já no verão, o volume da água diminui bastante e permite a formação de uma série de piscinas naturais para tomar uma ducha energizante. 

A Cascata de Galegos da Serra avista-se da estrada M1214. Contudo, a descida para chegar perto da queda-d’água e dos poços é feita por um trilho de pedras irregulares. Por isso, aconselha-se muita atenção e cautela redobrada. Há estacionamento nas proximidades.

8 – Piócas de Cima – Fisgas de Ermelo

locais para visitar na Serra do Alvão

Em meio aos cenários bucólicos do Parque Natural do Alvão, há recantos perfeitos para quem ama cascatas e lagoas naturais, conhecidas na região pelo nome de Piócas.

Cercadas por enormes rochedos escarpados, as Piócas de Cima estão localizadas perto do belíssimo Miradouro Alto da Cabeça Grande e da Aldeia de Varzigueto.

A pouco mais de 600 metros dali, há um parque de estacionamento gratuito, onde pode deixar o carro em segurança (ver localização no Google Maps).

No parque vai encontrar placas indicando o caminho para as Piócas de Cima. O percurso é bem sinalizado e dispensa guias. Obrigatório levar calçado adequado para trekking!

Atenção: As Piócas maiores são profundas e as pedras tornam-se escorregadias quando molhadas, por esse motivo recomenda-se cautela na hora de ir a banhos.

Para além da beleza ímpar do lugar, a partir das Piócas de Cima também pode alcançar facilmente o trilho que leva ao Miradouro Alto da Cabeça Grande (10 minutos a pé).

+ Saiba também: o que visitar em Arcos de Valdevez

9 – Piócas de Baixo – Fisgas de Ermelo

locais para visitar na Serra do Alvão

São consideradas uma das melhores cascatas da Serra do Alvão. As Piócas de Baixo, que ficam a 4 km da Aldeia de Ermelo, contam com um belo conjunto de piscinas e rochas naturais.

A área envolvente e as quedas d’água límpidas do rio Olo, tornam estas lagoas num dos lugares mais bonitos do Parque Natural do Alvão. 

A entrada que conduz os visitantes às Piócas de Baixo encontra-se entre a Várzea e o Fojo, junto à estrada N304 (ver localização no Google Maps). O trilho tem cerca de 4 km (ida e volta). 

As piscinas naturais ficam ainda mais bonitas entre as 12h e as 15h quando os raios de sol iluminam bem os poços, criando um espetáculo visual incrível. Não tem serviço de bares ou restaurantes.

+ Veja também: onde ficar no Douro

10 – Cascata do Bilhó – Serra do Alvão

Parque Natural do Alvão

A Cascata do Bilhó é alimentada pelo rio Cabrão, um rio de montanha que nasce próximo à aldeia do Bobal, no Planalto das Gevancas, e vai ao encontro do rio Cabril, após um percurso de 11km.

A atração engloba um conjunto de cascatas em “escada”, e as piscinas naturais são uma ótima opção se quiser dar uns mergulhos nos dias de maior calor. 

As quedas d’água do Bilhó estão entre as melhores cascatas da Serra do Alvão. Ficam junto à EN 312, que liga Cavernelhe a Bilhó.

O acesso é feito por pedras e nalguns locais pode haver algum risco, como é normal nestes lugares. Então, recomenda-se atenção na subida para os poços, sobretudo com as pedras molhadas.

Tirando isso, é só curtir a paisagem e as boas energias em meio à natureza. Não se esqueça de levar calçado apropriado para trekking, chapéu, traje de banho e água. 

11 – Santuário de Nossa Senhora da Graça – Monte Farinha, Serra do Alvão

Fim de tarde no Santuário de Nossa Senhora da Graça – Monte Farinha

Durante a sua estadia na Serra do Alvão inclua uma visita ao Santuário de Nossa Senhora da Graça, localizado no Monte Farinha. Além do templo católico, este local também se encontra repleto de vestígios arqueológicos, lendas e tradições.

Está localizado a uma altitude de cerca de mil metros, e apresenta um panorama vastíssimo e deslumbrante das montanhas ao redor. Simplesmente imperdível no horário do pôr-do-sol.

+ Confira também: cascatas e lagoas na região de Montalegre

12 – Gastronomia regional da Serra do Alvão

Parque Natural do Alvão

O modo de preparação dos pratos típicos da região é um conhecimento que tem passado de geração para geração. 

Em Mondim de Basto vai encontrar bons restaurantes, onde os pratos são elaborados com ingredientes de qualidade e se destacam por sabores típicos e aromas únicos. 

Para comer bem vá aos Restaurantes Adega Regional 7 CondesCasa da Caínha, ambos situados na Rua Velha, em pelo Centro Histórico da Vila.

Os dois restaurantes são ótimos, com espaço acolhedor, simpatia no atendimento e boa comida com pratos tipicamente portugueses. Bom preço x qualidade!

Alguns pratos e petiscos que tem mesmo de experimentar: a Posta ou Costeleta Maronesa DOP, o feijão com couve, o Arroz de Cabidela de Frango e os Fumeiros (presunto, alheira, salpicão, linguiça e morcela), o Polvo à Lagareiro, o Bacalhau com batatas a murro e legumes salteados no azeite e, claro, o delicioso Cabrito assado com Arroz de forno.

Quer coma peixe quer coma carne, no final da refeição tem mesmo de experimentar o tradicional Pão de Ló húmido. 

Trilhos no Parque Natural do Alvão – Percursos Pedestres

Gosta de praticar longas caminhadas e realizar atividades ao ar livre? Então, deixe-se surpreender pela beleza ímpar das paisagens naturais do território do Alvão, aventurando-se por caminhos e aldeias antigas, entre vales, rios, cascatas e montes, através de uma Rede de Percursos Pedestres.

1 – Percurso Pedestre Agarez – Arnal – Agarez (6,5 km)

2 – Percurso Pedestre Barragens – Barreiro – Lamas de Ôlo (13,5 km)

3 – PR2 MDB – Percurso Pedestre Levada de Piscadeiro (8,8 km)

4 – PR3 – Percurso Pedestre Fisgas de Ermelo (15km / circular)

5 – MDB PP1 – Ponte Medieval do Cabril (6km ida e volta)

+ Veja post completo: Como chegar às Fisgas de Ermelo e aproveite para visitar a Ponte do Arco em Marco de Canaveses

Onde ficar a dormir na Serra do Alvão

Encontrar um alojamento com acesso fácil às principais atrações do Parque Natural do Alvão não é tarefa difícil. Na região há opções para todos os bolsos e para todos os gostos. Aqui ficam as melhores sugestões!

Nota: os alojamentos da região têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência! Pode reservar o hotel através dos links do Booking com até 50% desconto nas tarifas! 

Parque Natural do Alvão

Divulgação: Casa de Canedo

Divulgação: Casa de Canedo

Hotéis confortáveis e bem localizados

Casa do Rio: Alojamento de Turismo Rural com excelente localização em Mondim de Basto. Apresenta acomodações aconchegantes com vista para a montanha, piscina ao ar livre, terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Mondim Água Hotel: Hotel 4 estrelas às margens do magnífico rio Tâmega. Disponibiliza acomodações modernas e climatizadas, 3 piscinas, Spa, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Casa de Canedo: Alojamento de Turismo Rural com acesso fácil às atrações do Parque Natural do Alvão. Dispõe de acomodações românticas com vista para a montanha, terraço para banhos de sol, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Quinta da Baldieira: Alojamento de Turismo Rural com boa localização em Mondim de Basto. Apresenta acomodações confortáveis, kitchenette equipada com área para refeições, piscina exterior, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Casa da Oliveira: Alojamento confortável com excelente localização em Mondim de Basto. Dispõe de acomodações confortáveis, piscina ao ar livre, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Como chegar e se deslocar

Infelizmente a região do Alvão é bastante carente de transportes públicos (autocarros/ônibus). Assim sendo, a melhor maneira de chegar e se locomover na região é mesmo de carro próprio ou alugado.

Para chegar a Mondim de Basto, vindo do Porto deve apanhar a A4 e a N210. De Mondim ao Parque do Alvão, siga pelas estradas N312 e a EM1191-1 e EM1344. O GPS ensina o caminho e as coordenadas estão disponíveis no Google Maps. 

Nota Importante

Quando visitar a Serra do Alvão, lembrem-se que a região é uma área selvagem, e como tal é necessário ter a máxima cautela.

Além disso, tenha a consciência de que está numa Zona de Protecção da Natureza. Tente sempre:

Respeitar o modo de vida e tradições locais.

Evitar o barulho ou atitudes que perturbem a tranquilidade e paz local. 

Manter a distância dos animais e não os tentar alimentar.

Não apanhar plantas nem recolher amostras geológicas.

Trazer sempre consigo um saco para recolher o lixo que produz.

+ Dicas lugares a visitar

Agora que você já sabe quais os locais para visitar na Serra do Alvão, aproveite e confira outros belos destinos turísticos para explorar em Portugal. 

+ O que visitar em Soajo

+ Serra da Freita

+ O que visitar em Viana do Castelo

+ Roteiro Turístico a Ponte de Lima

+ Melhores cascatas do Gerês

+ Visitar a Serra d’Arga

+ Melhores praias de Caminha

+ O que fazer em Braga

+ Locais a visitar em Sistelo

+ Cascatas e lagoas da Serra d’Arga  

+ Visitar Vilar de Mouros

+ O que fazer em Castro Laboreiro

+ Aldeias Históricas do Minho

+ Melhores praias fluviais do Gerês

+ Locais a visitar em Vila Nova de Cerveira

+ Visitar a Serra da Cabreira

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre os locais para visitar na Serra do Alvão? Compartilhe com seus amigos!

Tags:
Próximo Artigo

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *