Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Ponte do Arco

Compartilhar

Rota do Românico: Ponte do Arco, Marco de Canaveses 

Já ouviu falar da Rota do Românico? Uma fascinante viagem pelo Norte de Portugal para quem gosta de descobrir locais de grande importância histórica e cultural. O circuito foi fundado nas memórias do Românico e passa por mais de 50 monumentos situados junto aos rios Sousa, Tâmega e Douro. Engloba mosteiros, conventos, igrejas, capelas, pontes e castelos que têm em comum a arquitetura românica peculiar deste território. Na pauta de hoje, vamos apresentar-lhe a encantadora Ponte do Arco, uma das mais belas atrações da Rota do Românico do Vale do Tâmega. Ficou curioso? Então role a página e saiba mais!

Ponte do Arco - Rota do Românico, Marco de Canaveses - Rio Ovelha

Onde fica a Ponte do Arco 

Localizada na Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada (Concelho de Marco de Canaveses), a Ponte do Arco une as margens do rio Ovelha, um pequeno rio de montanha que nasce em plena Serra do Marão e vai desaguar no Tâmega, após um percurso de 23km. 

Rota do Românico: Ponte do Arco, Marco de Canaveses

A Ponte do Arco está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1982, e sofreu recentemente obras de recuperação. 

Formada por um único arco de grandes dimensões, a Ponte do Arco apresenta-se como uma imponente construção de arquitetura, fazendo juz à sua fama. Não à toa, a Ponte do Arco é considerada um dos mais belos cartões de visita da Rota do Românico.

A atração integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico do Vale do Tâmega e, para além disso, faz parte do chamado “Trilho Aldeias e Margens do Rio Ovelha“, com a designação PR7

Caso seja de seu interesse saiba que o “Trilho Aldeias e Margens do Rio Ovelha” é um percurso circular de aproximadamente 14 km, com início e fim na sede da Junta de Freguesia de Várzea da Ovelha, Aliviada e Folhada (Marco de Canaveses).

Programa indicado para quem gosta de longas caminhadas e atividades ao ar livre. O trajeto dura cerca de 5 horas, com grau de dificuldade médio.

A época aconselhada para fazer este trilho é durante os meses de primavera e outono, mas sempre em dias ensolarados, claro está! O percurso encontra-se bem sinalizado e dispensa guias. 

Praia Fluvial do rio Ovelha

Ponte do Arco - Rota do Românico, Marco de Canaveses - Rio Ovelha

Se os dias de maior calor convidam a mergulhos no mar, o interior mostra a sua força com opções igualmente refrescantes e mais afastadas das aglomerações.

A Praia Fluvial do rio Ovelha tem uma beleza paisagística única com a Ponte do Arco como pano de fundo. O local apresenta um belo areal cercado por uma natureza verdejante, pequenas quedas d’água e uma enorme piscina natural junto à Ponte do Arco. Tem como não desejar?

Apesar dos rochedos que envolvem o mergulho, o chão da lagoa é formado por areia branquinha e fofa, e as águas do rio são completamente límpidas, a ponto de permitir a observação de peixinhos. Ficaríamos por ali as férias inteiras, em repousos prolongados e mergulhos demorados. Um sonho! 

Caracterizada pelo seu ambiente bucólico e rural, a Praia Fluvial do rio Ovelha encontra-se numa área protegida e preservada. É o destino ideal para casais zen. Não há cafés/restaurantes nem qualquer tipo de serviço de apoio na Praia Fluvial do rio Ovelha.

Onde ficar a dormir perto da Ponte do Arco e da Praia Fluvial do rio Ovelha

Nós adoramos conhecer a Ponte do Arco, bem como a Praia Fluvial do rio Ovelha. Por isso, convidamo-lo então a conhecer este belo recanto paradisíaco do Norte de Portugal e a hospedar-se num dos melhores alojamentos de Turismo Rural da região.

Nas proximidades da Ponte do Arco e da Praia Fluvial do rio Ovelha encontra bons alojamentos de Turismo Rural, perfeitos para uma escapadinha romântica de fim de semana.

No artigo abaixo listamos as nossas hospedagens favoritas para ficar a dormir na região. Além de confortáveis, os alojamentos que indicamos a seguir apresentam a melhor relação custo x benefício para dormir perto da Ponte do Arco e da Praia Fluvial do rio Ovelha.

Nota: os alojamentos da região têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência! Clique nos nomes dos hotéis para conferir os preços e fazer a sua reserva online com até 50% desconto através dos links do Booking!

Ponte do Arco - Rota do Românico, Marco de Canaveses - Rio OvelhaPonte do Arco - Rota do Românico, Marco de Canaveses - Rio Ovelha

Hotéis confortáveis e bem localizados

Casa de Quintã: Alojamento de Turismo Rural com excelente localização em Marco de Canaveses. A Casa de Quintã é uma bela propriedade do século XVII. Apresenta acomodações confortáveis e românticas com vista para a montanha, amplas áreas de lazer, piscina exterior, terraço para banhos de sol, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária! Para além disso, a Casa da Quintã oferece acesso fácil aos pontos de interesse turístico de Marco de Canaveses: Praias Fluviais do rio Ovelha e de Bitetos, Ponte do Arco e às restantes atrações da Rota do Românico do Vale do Tâmega. Boa aposta!

Quinta de Vila Verde – Paixão Ancestral: Alojamento de Turismo Rural com localização privilegiada na região de Marco de Canaveses. A Quinta de Vila Verde dispõe de acomodações aconchegantes para uma bela escapadinha na natureza, piscina ao ar livre, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária! Costuma praticar bons preços! 

Outeiro Tuías – Manor House: Alojamento de Turismo Rural com excelente localização no concelho de Marco de Canaveses. A Outeiro Tuías – Manor House é uma casa do século XVII e apresenta acomodações românticas, com todas as comodidades necessárias para uma experiência memorável a dois. Disponibiliza quartos climatizados com varanda privativa e vista para o jardim, piscina ao ar livre cercada por uma magnífica área verde, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária! Bom preço-qualidade!

Como chegar a partir de Marco de Canaveses

Uma vez na cidade de Marco de Canaveses, tome a variante à estrada N211 na direção de Baião. Saia para Tabuado e siga a sinalização da Ponte do Arco Rota do Românico.

O caminho que desce para o rio a partir da povoação de Valadares é de terra batida, mas facilmente percorrido por qualquer viatura. Há estacionamento nas imediações. Acesso fácil!

O que levar quando visitar a Praia Fluvial do rio Ovelha

Ponte do Arco - Rota do Românico, Marco de Canaveses - Rio Ovelha

Se resolver passar o dia na Praia Fluvial do rio Ovelha leve uma mochila com comida e bebida para fazer um piquenique, além de traje de banho, toalha, chapéu, protetor solar, óculos de sol e uma máquina fotográfica e smartphone. O cenário é maravilhoso e rende fotos lindas e vídeos incríveis! A não perder!

Quando ir

Já tivemos a oportunidade de visitar o Vale do Tâmega em todas as estações do ano, e a verdade é que todas elas são extraordinárias.

Nos meses de primavera as temperaturas são agradáveis e região presenteia os visitantes com as cores das flores. 

No verão os dias são mais ensolarados, e os pontos turísticos famosos costumam atrair mais pessoas e, por estar muito calor, é mais difícil percorrer a pé alguns trilhos. Em compensação, é a melhor estação do ano para curtir e relaxar nas praias fluviais.

Já no outono, a região recebe os turistas com as cores típicas da estação e a probabilidade de apanhar temperaturas mais baixas é maior. Ainda assim, o outono é uma das alturas perfeitas para realizar percursos pedestres. 

No inverno, admitimos que não é a altura que mais gostamos de visitar o Vale do Tâmega, por conta da chuva, do nevoeiro e das baixas temperaturas que nos impedem de explorar melhor a região.

+ Dicas de monumentos a visitar na Rota do Românico do Vale do Tâmega

Perto da Ponte do Arco e da Praia Fluvial do rio Ovelha, existem outros belos monumentos da Rota do Românico, dos quais destacamos: Igreja de São Gens de Boelhe (século XIII), Mosteiro de Santa Maria de Vila Boa do Bispo (localidade de Vila Boa do Bispo), Igreja de São Nicolau (Marco de Canaveses), Igreja de Santa Maria de Sobretâmega (Marco de Canaveses) e a Ponte de Fundo de Rua sobre o rio Ovelha (Aboadela, Amarante). 

Nota importante

Quando visitar o rio Ovelha lembre-se que a região é uma área selvagem, e como tal é necessário ter a máxima cautela.

Além disso, tenha a consciência de que está numa Zona de Protecção da Natureza. Tente sempre:

Respeitar o modo de vida e tradições locais.

Evitar o barulho ou atitudes que perturbem a tranquilidade e paz local.

Manter a distância dos animais e não os tentar alimentar.

Não apanhar plantas nem recolher amostras geológicas.

Trazer sempre consigo um saco para recolher o lixo que produz.

E você, já conhece a Ponte do Arco e a Praia Fluvial do rio Ovelha? Não, então se ficou com vontade de conhecer programe uma visita e encaminhe este post para alguém que vai amar este paraíso também!

+ Dicas lugares a visitar

Agora que você já leu as dicas sobre a Ponte do Arco e da Praia Fluvial do rio Ovelha, aproveite e confira outros belos destinos turísticos para explorar em Portugal. 

+ Locais para visitar na Serra do Alvão

+ O que visitar em Soajo

+ Serra da Freita

+ O que visitar em Viana do Castelo

+ Roteiro Turístico a Ponte de Lima

+ Melhores cascatas do Gerês

+ Visitar a Serra d’Arga

+ Melhores praias de Caminha

+ O que fazer em Braga

+ Locais a visitar em Sistelo

+ Cascatas e lagoas da Serra d’Arga  

+ Visitar Vilar de Mouros

+ O que fazer em Castro Laboreiro

+ Aldeias Históricas do Minho

+ Melhores praias fluviais do Gerês

+ Locais a visitar em Vila Nova de Cerveira

+ Visitar a Serra da Cabreira

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre a Ponte do Arco em Marco de Canaveses? Salve o post nos favoritos!

Tags:

Você também vai gostar

o que fazer em Sintra pontos turísticos em Sintra Portugal Pontos de interesse em Sintra onde comer bem em Sintra
o que fazer em Albufeira - roteiro turístico - pontos turísticos - melhores praias - passeios em Albufeira - pontos de interesse em Albufeira
o que fazer em Faro pontos turísticos em Faro Portugal

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *